O vento sabe meu nome

O vento sabe meu nome Isabel Allende

Resenhas - O vento sabe meu nome

Ane 09/01/2024

Samuel por favor seja o meu avô
Uma estória linda que apenas Isabel Allende conseguiria escrever, eu amo como ela sempre consegue trazer questões políticas e nos sensibilizar.

Lilian.Ladeira 05/08/2023

Porque o vento sabe o meu nome?
Uma viagem histórica escrita com maestria, como sempre. De 1938 a 2022. Personagens ricos, envolventes, intrigantes.
O começo pode parecer descritivo demais pois os capítulos iniciais contam sobre cada personagem, até que em um ponto eles se cruzam.
Uma história sobre perdas, dor, o lado sombrio do ser humano. Mas também sobre superação, resiliência e amor.

taisbellini 13/01/2024

Enredo envolvente, contemporâneo
De início, demorei para engrenar no livro, não havia entendido a dinâmica, mas em seguida fui completamente envolvida pelo enredo e não conseguia parar de ler. Isabel Allende entrelaça diversas histórias, completamente diferentes, sempre com um elo em comum: as vidas afetadas pelas políticas de ódio e discriminação. Adoro histórias assim, onde várias narrativas se conectam e criam uma dinâmica interessante e que prende o leitor. Isabel Allende é uma das minhas autoras preferidas, mas ainda acho A Casa dos Espíritos sua melhor obra, não só pela narrativa mas pela maneira da escrita. Tenho a sensação que os últimos livros dela estão mais diretos no ativismo, sem sutilezas e com menos complexidade na construção do texto. Não que eu não concorde com suas visões, mas prefiro narrativas mais indiretas. De qualquer forma, é um excelente livro, com histórias muito interessantes e personagens envolventes, uma delícia de ler!

Ãrtemis 21/01/2024

Durante a leitura me interessei tanto pela história individual de cada personagem quanto pelo contexto social e real que é descrito.
Um dos aspectos que mais me prendeu foi a curiosidade de saber como a vida deles iria se entrelaçar, e a resolução não decepciona.
Histórias tristes, emocionantes e encantadoras.

Josy Lops 18/05/2024

Muito bom, super recomendo a leitura e confesso q queria mais páginas pra ver mais sobre a vida desses personagens! Amo como a Isabel vai contando a história e vc vai se prendendo e todos os pontos vão se conectando! Quero ler tudo q essa mulher já escreveu kkkk

Beatriz 05/08/2023

Escrita muito boa, mas não me prendeu muito
A escrita da Allende é incrível, cheia de nuances, poética, linda. O livro fala de assuntos muito importantes e é emocionante. Porém, a história não me prendeu muito, acho que teve pouco tempo em cada personagem

melnoliteraverso 05/09/2023

Avaliação: O vento sabe o meu nome
Avaliação geral:

- O livro me prendeu?: ???
- Ambientação: ????

- Instagram: @melnoliteraverso
- Tiktok: @melnoliteraverso
- Threads: @melnoliteraverso

Mamarinovic 09/03/2024

A dura realidade de ser um refugiado
Novamente Isabel Allende impecável.
Todo livro dela é uma aula, com personagens complexos, fatos históricos muito bem detalhados, narrativa envolvente e poderosa.
E nesse livro não poderia ser diferente, ainda mais retratando a realidade do pesar de ser um refugiado tanto durante a Segunda Guerra Mundial como anos depois, em 2020.
Amei cada detalhe como sempre.

Daniella.Mancino 04/11/2023

Incrível
Mais um livro incrível da grande escritora chilena, que encanta e emociona sempre. Histórias de vidas duras costuradas com afeto.

Paola.Fico 21/11/2023

Resenha
Excelente leitura! Trama muito bem narrada, entrelaçando os personagens ao longo do decurso de tempo.

profa_ana_paula 07/12/2023

O vento sabe meu nome
A história faz a improvável ligação entre um jovem judeu no holocausto e dramas vividos em El Salvador e Guatemala. O pano de fundo são as condições dos imigrantes separados dos filhos, governo Trump e pandemia Covid. Achei que foram muitos elementos e que a história ficou meio mal costurada. Não gostei também da tradução, muitas vezes precisei voltar e reler algumas frases, sempre parecendo que eu perdi algum significado.

leiturasdabiaprado 23/12/2023

Eu sou apaixonada pela escrita da Isabel Allende e o novo livro dela veio para reforçar isso ainda mais!
Duas histórias de dores, perdas, orfandade, dois corações que se encontram e se amparam!
Samuel é um judeu que durante a infância é enviado por sua mãe à Inglaterra, ainda muito pequeno se vê sozinho num país com uma língua estranha...
Sua mãe, assim como várias outras, faz isso por amor, para dar uma chance dele sobreviver aos nazistas...
Seus pais e sua tia são três das milhares vítimas do nazismo, Samuel cresce amparado e amado por um casa Quaker!
Anos mais tarde Samuel se apaixona por uma americana de alma livre, se muda para os Estados Unidos e faz de lar o seu lar!
Durante a pandemia do covid ele se vê recebendo em sua casa a pequena Anita uma menina de El Salvador que entrou ilegalmente nos Estados Unidos com a sua mãe e que foi separada desta na fronteira, após alguns lares temporários seus destinos se cruzam já que a tia de Anita e sua única parente em solo americano trabalha para Samuel!
Anita traz uma nova motivação de vida para Samuel e juntos eles vão descobrindo um amor de neta e avô!
Um livro lindo, que ainda nos mostra a luta de vários voluntários para ajudar as crianças separadas de seus pais na imigração e que ainda nos mostra genocídios e extermínios na América Latina, além das questões políticas e falta de condições dignas de vida!
Uma obra para furar a bolha e nos fazer olhar para essa questão tão séria que faz milhares de pessoas abandonarem seus países com quase nada embusca de sobrevivência!

Fabiana 07/01/2024

Livro com contexto histórico incrível, autora não perde o foco em momento algum, cadência maravilhosa!

Rafaela.Garcia 07/01/2024

Uma história sensível que retrata a crueldade daqueles que se julgam no poder e no direito de fazerem com o outro o que bem entendem. História nos mostrar que mesmo diante de uma imensidão de dor é possível ter recomeço!

Eloiza Castro 10/01/2024

Sob um título e inúmeros fatos fortes, temos aqui um romance cheio de contexto histórico carregado de um peso que dói. Percorremos histórias de personagens em guerras, massacres, a infelicidade da imigração? tudo sob um olhar corajoso da autora em não calar, invocando também suas raizes fortes em cada linha. Pra mim o problema foi a abordagem de muitos temas de suma importância juntos e em pinceladas, houve aprofundamento na questão da imigração ilegal, mas muitos assuntos até envolvendo o enredo ficaram abertos. Não tirou a profundidade e sensibilidade, de modo algum, mas ficou a impressão de que faltou algo.