Nada pode me ferir David Goggins

Resenhas - Nada pode me ferir

Alane.Sthefany 10/10/2023

Nada Pode Me Ferir - David Goggins
Nada Pode Me Ferir é um livro autobiográfico de David Goggins, em que ele compartilha sua história de como superou as dificuldades e como enfrentou os desafios da vida, e sobretudo, como aprendeu com eles e como essas dificuldades moldaram e formaram quem ele é hoje.

O autor nos ensina como podemos vencer nossos obstáculos mentais que nos impedem de alcançar a melhor versão de nós mesmos.
Deixando claro que nossas maiores batalhas são as que enfrentamos sozinhos em nossa mente.

O livro é para aqueles que querem sair da sua zona de conforto, enfrentar seus medos e ir em busca dos seus sonhos. O autor nos convida a questionar nossas crenças limitantes, nossos maus hábitos e nossas desculpas esfarrapadas. Que só então conseguiremos sair do lugar de vítimas para sermos protagonistas de nossa própria história, vivendo assim, uma vida que de fato vale a pena ser vivida e que nos traga orgulho.

David Goggins nos ensina a assumir responsabilidade por nossas próprias escolhas, a estabelecer metas desafiadoras e a persistir até alcançá-las, pois para ele somos capazes de muito mais do que imaginamos ser capazes, se tivermos disciplina, determinação e coragem.

Obs: O autor é bastante extremista em alguns momentos, não se importando nem mesmo com os sinais que o corpo dele estava mostrando, de que a saúde dele estava se comprometendo e que ele estava precisando de um descanso. Leiam de forma consciente.

Trechos Preferidos ?????

À voz na minha cabeça que nunca se cala e nunca vai me deixar parar.

(...)

Tudo que eu fazia era para conseguir alguma reação das pessoas que mais me odiavam, porque a opinião que todo mundo tinha a meu respeito era importante para mim, e isso é um jeito superficial de se viver.

Quando você não tem autoestima fica fácil valorizar a opinião alheia.

(...)

Naquela noite, ao chegar em casa e ler a carta da escola, não tive como negar a realidade, e a afirmei de forma dura. Não fiquei de rodeios e disse: ?Poxa, David, você não está levando sua educação muito a sério.? Não! Tive que assumir aquilo de um jeito duro, porque a única maneira de mudar é encarando a realidade. Se você não sabe nada e nunca levou os estudos a sério, então diga: ?Eu sou ignorante!? Diga que precisa pôr mãos à obra porque está ficando para trás na vida! Se você olhar no espelho e vir uma pessoa gorda, não diga que precisa perder uns quilinhos. Diga a verdade. Você está gordo! (...) Se estiver gordo, diga que está gordo e pronto. O espelho sujo que você vê todos os dias vai lhe dizer a verdade toda vez, então por que continuar mentindo para si mesmo? Para se sentir melhor durante alguns minutos e continuar igual?

Tanto individual quanto culturalmente, evitamos o que mais precisamos ouvir.

(...)

O fato é que a vida é um grande jogo mental. A única pessoa contra a qual você está jogando é você mesmo.

Nós sempre podemos ficar mais fortes e mais ágeis, tanto mental quanto fisicamente. Sempre podemos nos tornar mais capazes e mais confiáveis. Sendo assim, nunca deveríamos sentir que nosso trabalho está feito. Sempre há mais a fazer.

Você é um mergulhador experiente? Ótimo. Largue seu equipamento, respire fundo e torne-se um mergulhador de 30 metros em apneia. É um triatleta competitivo? Ótimo, aprenda a escalar. É extremamente bem sucedido na carreira? Maravilha, aprenda um novo idioma ou habilidade. Faça uma segunda faculdade. Esteja sempre disposto a abraçar a ignorância e se tornar de novo o idiota da turma, porque essa é a única forma de expandir seu conhecimento e sua obra. É a única forma de expandir sua mente.

Muita gente acha que, quando alcança um determinado status, respeito ou sucesso, já venceu na vida. Estou aqui para dizer que você tem sempre que buscar mais. Se você encontra a grandeza uma vez, ela não vai acompanhá-la para sempre.

Acredite: ser uma pessoa rara entre os raros não é para todo mundo, (...) se você já estiver cercado por pessoas que são as melhores na sua área, o que vai fazer de diferente para se destacar? É fácil se destacar entre pessoas comuns e ser um peixe grande num laguinho. A tarefa fica bem mais difícil quando você é um lobo cercado por lobos.

Não pode permitir que um simples fracasso tire sua missão dos trilhos e deixar que ele assuma o controle do seu cérebro e sabote suas relações com as pessoas que lhe são próximas. Todo mundo fracassa às vezes, e na vida não existe garantia de justiça, muito menos de que todos os seus mínimos desejos serão atendidos.

A sorte é caprichosa. Ela nem sempre lhe será favorável, então você não pode se deixar encurralar pela ideia de que, só porque imaginou uma possibilidade para si, de alguma forma a merece. A sua mente que se acha no direito de alguma coisa é um peso morto. Livre-se dela. Não foque naquilo que pensa merecer. Mire no que você está disposto a fazer por merecer!

Nunca culpei ninguém pelos meus fracassos e não baixei a cabeça em Nashville. Mantive a humildade e passei por cima da minha mente que se achava no direito de conquistar aquilo, porque sabia muito bem que não tinha feito por merecer. O placar não mente, e eu não fiquei me iludindo do contrário. Acredite ou não, a maioria das pessoas prefere se iludir. Elas culpam os outros, a falta de sorte ou as circunstâncias caóticas.

(...)

A vida é um longo jogo imaginário sem placar, nem juiz, que só termina quando estamos mortos e enterrados. E tudo que eu sempre havia querido dela fora me tornar bem-sucedido aos meus próprios olhos. Isso não significava riqueza, fama, uma garagem cheia de carros bacanas (...) Significava me tornar o homem mais casca-grossa que o mundo já viu. Com certeza acumulei alguns fracassos pelo caminho, mas na minha mente aquele recorde provou que eu estava perto. Só que o jogo ainda não tinha terminado, e ser casca-grossa vinha acoplado à exigência de extrair da minha mente, do meu corpo e da minha alma a última gota antes do apito final. Eu continuaria numa busca constante. Não iria deixar nada por fazer. Queria fazer por merecer o meu descanso final.

(...)

Em primeiro lugar, anote todas as coisas boas relacionadas aos seus fracassos, tudo que tiver corrido bem. Entre em detalhes e seja generoso consigo mesmo. Certamente, muita coisa boa aconteceu. É raro tudo ser ruim. Então anote de que forma você lidou com o fracasso.

Agora volte e faça uma lista das coisas que pode mudar. Não é hora de ser brando nem generoso. Seja brutalmente sincero e anote tudo. Estude essas coisas.

(...)

Esta vida inteira é um jogo mental.

Como diz a frase famosa de Buda, a vida é sofrimento. Eu não sou budista, mas sei o que ele quis dizer e você também sabe. Para existir neste mundo nós precisamos suportar humilhação, sonhos destruídos, tristeza, perdas. É simplesmente assim que a natureza é. Cada vida vem com o próprio quinhão personalizado de dor. Ela vai chegar. Não há como detê-la, e você sabe disso.

Por essa razão, a maioria das pessoas é programada para procurar conforto como um modo de anestesiar a dor e amortecer os golpes. Nós criamos espaços seguros. Consumimos produtos de mídia que confirmem nossas crenças, adotamos hobbies alinhados com nossos talentos, tentamos passar o mínimo de tempo possível realizando as tarefas que odiamos, e isso nos faz amolecer.

(...)

Quando chegou minha hora de perder 48 quilos em menos de três meses, todo mundo com quem conversei me disse que não tinha como. ?Não tenha muita expectativa?, disseram todas essas pessoas. Seu diálogo fraco só fez alimentar minha própria dúvida.

Mas não é a voz externa que fará você desistir. O importante é o que você diz para si. As conversas mais importantes que terá são consigo mesmo. Você acorda com elas, anda para lá e para cá com elas, vai para a cama com elas e finalmente acaba fazendo o que elas dizem ? sejam elas boas ou más.

Todos nós somos os nossos piores haters e céticos, porque a dúvida em relação a si mesmo é uma reação natural a qualquer tentativa ousada de mudar a própria vida para melhor. Você não consegue impedi-la de surgir na sua mente, mas pode neutralizá-la, assim como todos os outros ruídos externos, perguntando: E se?

Sejam quais forem os fracassos e conquistas que se acumularem nos anos que estão por vir ? e tenho certeza de que haverá bastante das duas coisas ?, sei que continuarei a me dedicar por inteiro e a fixar objetivos que parecem impossíveis para a maioria. E, quando os céticos disserem que é impossível, eu os olharei nos olhos e responderei com uma pergunta simples: E se?
Zaqueu 11/10/2023minha estante
Uma das melhores leituras que eu fiz esse ano...

Alane.Sthefany 11/10/2023minha estante
O livro realmente é inspirador. Mas até então, o melhor livro que eu li esse ano foi "Uma Confissão" de Tolstói.

Zaqueu 11/10/2023minha estante
Fiz a leitura dessa obra de Tolstoi no começo do ano.

Alane.Sthefany 11/10/2023minha estante
Você tem um ótimo gosto literário, parabéns ???

Raulison.Barbedo 20/11/2023minha estante
Esse livro deu um upgrade nos meus objetivos

Michela Wakami 16/12/2023minha estante
Acho que a maioria dos homens ignoram as dores físicas, infelizmente.?

Maria 02/05/2023

Livro que muda vidas
Sem palavras pra história de vida desse cara, todo mundo deveria ler esse livro! Ele começa contando desde a infância dele e quando você pensa que não tem como piorar outra desgraça acontece, ai você pensa ? ah é só mais uma história sobre um cara com uma vida merda e depressivo reclamando? mas como ele superou todos esses traumas e usou pra impulsionar as conquistas dele (GRANDES CONQUISTAS) você fica de boca aberta, esse cara é uma máquina e não dá pra acreditar nos recordes que ele já quebrou.
Além de toda a história de superação ele lança desafios todo o capítulo e da grandes conselhos que fazem a sua cabeça pirar, o que eu achei impressionante e animal! Já vou começar a aplicar eles na minha vida. Fiquei abismada quando só ouvia os amigos atletas do meu irmão falando desse cara, realmente ele da jus a fama! Ele é surreal
Sandra Clara 08/06/2023minha estante
A Sextante retirou os palavrões kkkk

Patrick.Ramos 26/11/2023

Nada pode me ferir
Já conhecia um pouco da história do David Goggins através de alguns trechos de podcasts que ele participou, então para mim não foi surpresa saber o quanto ele é casca grossa.

Acabei me surpreendendo logo no início do livro com sua infância tão conturbada e sua dificuldade de aprendizado, creio que nessa parte muitas pessoas já teriam aceitado seu "destino" e teriam parado de lutar por um futuro melhor, graças a sua resiliência e capacidade de adaptação Goggins conseguiu ir além dos limites que sempre estavam no seu caminho.

No decorrer de cada capítulo enquanto Goggins relatava sua história, sempre aparecia algum desafio que no início parecia quase ou impossível de ser resolvido, é aí que somos apresentados a como a sua mente funciona e sua forma de solucionar essas questões da melhor forma possível. Ao final do capítulo é lançado um desafio conosco, para usarmos a ferramenta que Goggins mostrou em alguma situação difícil que estejamos passando. É nessa parte que está o ouro do livro, são muitos ensinamentos valiosos que qualquer pessoa pode usar em sua vida.

Recomendo a todos que querem ler sobre alguém fora de série e ainda por cima aprender com sua vida, sua forma única de pensar e a serem impulsionadas a buscar sua melhor versão.

Leonardo88 23/07/2023

Inspirador!
Simplesmente inspirador ! O melhor livro do ano pois recarregou minha mentalidade de de nos esforçarmos de dar sempre o melhor de nós mesmos sempre! Espetacular!!!!!!!!!!

Agnaldo 16/07/2023

Existem desculpas fáceis para todo momento que vivemos
Para de criar justificativas para o seu insucesso, procrastinação, hábitos ruins ou uma vida de mediocridade. Esse livro trata de coisas pesadas, de situações ruins, de escolhas difíceis porque levam tempo para gerar resultados, mas acima de tudo de nunca desistir dos seus sonhos e objetivos. Por mais difícil que seja, por mais que você seja desencorajado pelas pessoas ou por mais que seja demorado o processo, não desista, se preciso seja um psicopata em busca de um sonho, um extremista que abdica de momentos para criar uma história incrível. Esse livro não é só uma biografia, ele é uma história de foco, superação e perseverança.

Nathalia Polito 14/11/2023

Virada de chave
Foi a melhor leitura desse ano, sem dúvidas. Veio em boa hora ?? ansiosa para o próximo dele. O cara né bom não, é BOM !!! ?
Levi87 14/11/2023minha estante
Esse maluco é foda!

Nathalia Polito 14/11/2023minha estante
Muito !! Já sou fã

Eichelberg 11/02/2024

Nada pode me ferir
Um livro sensacional e emocionante, que tem muito a nos ensinar e nos faz repensar sobre nossos próprios limites e, o quanto conseguimos suportar nossas dores para calejarmos nossa mente.

" E se?" é uma excelente resposta para todos que algum dia duvidaram da sua grandeza ou atrapalharam seu caminho. Ela faz calar a negatividade; é um lembrete de que você na verdade só sabe do que é capaz quando arrisca tudo que tem, quando faz o impossível parecer ao menos um pouco mais possível. "E se?" é o poder e a permissão para encarar seus demônios mais sombrios, suas piores lembranças, e aceitá-los como parte da sua história. Se e quando fizer isso, você conseguirá usá-los como combustível para visualizar a conquista mais ousada e mais extravagante possível e ir atrás dela.

Laercio.Luiz 21/04/2023

Absolutamente inspirador, comovente e animal!
Lendo a história do Goggins, você pensa seriamente(assim como ele em alguns momentos) se esse cara não tem alguns probleminhas mentais para buscar tanto sofrimento, exaustão e colapso físico e mental, mas ele realmente tem, assim como todos nós! E isso ele mesmo os nomeia como seus demônios sombrios, acontecimentos que marcaram sua vida: Abusos, racismo, perdas precoces, pobreza, atraso escolar, tudo isso culminando num aumento gigantesco de sua insegurança, de seus medos, de suas dores e o levando a obesidade e depressão, quando ele finalmente ''acorda pra vida'', tem-se início umas das maiores e mais surreais transformações de vida que o mundo tem pra contar...David Goggins se torna um espartano em plena era moderna, cheio de lições sobre força, resistência e superação dos próprios sofrimentos e limites para te presentear e te mostrar que você também é capaz de chegar longe e onde ninguém achava que vc poderia chegar...
Nada pode me ferir é um manual para se tornar um ''raro entre os raros'', um casca grossa pra enfrentar tudo que a vida oferecer, apanhar e levantar pra mais, um manual para ser implacável no jogo da vida...
Maria 21/04/2023minha estante
Ansiosa pra ler!

Ingrid 05/04/2024

Repetitivo e egocêntrico
A história de vida de Goggins é realmente impressionante. Porém me parece um livro muito egocêntrico. Ele muitas vezes quer passar os limites dos corpo, sem se importar com as consequências e na maioria das vezes, o propósito nem está claro? além disso foi uma leitura muito densa e repetitiva.
No geral, é um bom livro.

Fabio.Barbosa 14/05/2023

Top demais
Perfeito, esse livro e sensacional, acaba nos mostrando nossas limitações, sem contar com a história do David, te conta o cara e f***a pra c*****o.

matheus_marinho_ 06/01/2024

A neurociência moderna nos ensina que o caminho para a coragem e o sucesso passa por abraçarmos a dor e o medo, não evitá-lós.

Gi Santos 31/05/2023

Uma história sensacional.
O livro te prende já nas primeiras palavras. Uma história chocante cheia de superações e obsessões. Se uma pessoa sem discernimento inventar de fazer as coisas que esse cara fez eu acredito que vá fazer merda rs. Esse cara é um tipo de super-humano, sabe? Que ultrapassou com o poder da mente dor, sofrimento, traumas...de formas mtooo Loucas. Mas de verdade adorei o livro, uma linguagem bem tranquila e gostosa de ler.

Agneli 05/02/2024

Hipócrita?
No inicio do livro, Goggins conta como sua infância foi difícil e sofrida, como seu pai transformou sua vida em um inferno. Mais a diante, ele conta que sua namorada engravidou, e isso é tudo que se diz no livro sobre um possível filho dele.
Pesquisando mais a fundo, descobri que ele tem uma filha de 21 anos que ele não criou e não mantem contato.
Sei que o objetivo do livro não é falar sobre isso, e sim falar sobre as incríveis façanhas dele, e nesse ponto o livro é excelente, muito motivador e inspirador. Mas eu, como pai, não consigo ignorar o fato de que talvez ele tenha feito com a filha dele algo muito parecido com o que o pai fez com ele. Não no sentido de agredir, mas no sentido de não se fazer presente. A criança cresceu sem um pai. Ele motiva e inspira milhares de pessoas pelo mundo, mas não criou a própria filha... Enfim, isso é uma questão complexa e talvez a culpa nem seja dele, mas pra mim, isso diminuiu bastante o "respeito" pelo cara "durão" que ele construiu no livro.

RonaldosChagas 23/04/2024

Este livro nos prova que tudo que queremos fazer só pode ser concluído se mudarmos nossa mente, é a prova daquele velho ditado "mente sâ corpo são

Nic @cortedelivros 02/03/2024

Goggins escreveu esse livro só pra inflar o próprio ego.
Peguei esse livro pra ler depois de ter visto uma fala do Goggins em um podcast, fiquei interessada em saber mais sobre sua história.

Comecei gostando do livro mas acho que o ponto crucial pra eu mudar minha visão sobre o David foi quando ele trapaceou em um dos treinamentos da semana infernal e ficou se vangloriando por isso, fiquei indignada e foi aí que percebi que ele era um perturbado que precisava urgente de terapia. O segundo ponto que me fez ter repúdio foi descobrir que ele não foi um pai presente para sua filha, ainda mais depois de tudo que ele passou com seu próprio pai, o que faz dele um grande hipócrita.

O que esse cara tem é um transtorno de estresse pós-traumático devido a todos os abusos que sofreu e desconta isso na obsessão doentia em fazer desafios que põem em risco sua própria vida.

Do meio pro fim é ele sendo arrogante e egoísta em todos os capítulos combinado com um pouco de ladainha motivacional que você encontra em qualquer livro do gênero.
MD 05/03/2024minha estante
Também acho que ele força demais. Muitas vezes arrisca sua própria saúde ao levar seu corpo aos limites que mal consegue suportar...

Espero que hoje em dia ele tenha noção da sorte que teve. Especialmente naquela primeira corrida em que diz ter urinado sangue e passado por outras situações. Tantos já perderam suas vidas por menos...

Nic @cortedelivros 26/03/2024minha estante
Nossa fiquei em choque com o lance do sangue.. em vários outros momentos tb. O que era para ser motivador fez foi despertar meu repúdio.