Meus dias na livraria Morisaki

Meus dias na livraria Morisaki Satoshi Yagisawa

Resenhas - Os Meus Dias na Livraria Morisaki

luna188 08/06/2024

Tipo de livro que sempre me faz sentir em paz e calma. A maneira que consegue transmitir verdades profundas e lições importantes de vida. A protagonista Takako, uma pessoa sensível e reservada, realmente floresce ao longo do livro. É reconfortante saber que as livrarias compartilham o mesmo fascínio em todo o mundo. Pessoas se conectando por meio de livros e café é uma alegria universal. Queria ter uma livraria e passar meus dias rodeada de livros e pessoas legais, sinto que encontraria a paz.

Mine 15/03/2024

Então, eu tô meio perdida. Não sei se achei o livro bom, ruim, mediano. A história não é tão cativante. Enfim, não sei opinar sobre ele.

Jess 29/05/2024

Uma grande lição sobre o poder de transformação que a literatura tem em nossas vidas. Mas, fora isso, é uma história totalmente esquecível.

Sthefany211 18/02/2024

Eh...
Eu não sei se considero ruim ou razoável. é um livro bem curto que eu demorei 8 dias pra ler pq era muito chato e sem norte. ele vai do nada pra lugar nenhum.

Mas fica aqui um trecho que eu gostei:
?Observar é algo extraordinário. Parte do espírito, ou talvez todo ele, é transferido para aquilo que se observa.?
Alguém antes de mim leu este livro e, ao chegar nesta frase, se encantou a ponto de achar que precisava sublinhá-la; e eu, igualmente encantada pelo texto, senti como que uma conexão com este leitor anterior.
Mais de uma vez encontrei dentro de livros flores secas usadas como marcador de página. Quando isso acontecia, eu tentava imaginar, pelo que restava de seu aroma, que tipo de pessoa as pusera ali, em que época, e com que sentimentos.
Esse tipo de encontro para além do tempo só é possível com um livro usado. Foi então que comecei aos poucos a me apaixonar também pela livraria Morisaki, onde ficavam todos esses livros que aprendi a amar. O tempo que eu passava ali, naquele pequeno espaço de tranquilidade, me parecia cada vez mais precioso.

Isa 27/01/2024

Indecisa
Comecei a ter contato com essa escrita nesse ano, e confesso que ainda estranho um pouco. Algo me incomoda, mas ainda não consegui identificar exatamente o que. A história é legal, a escrita é fluida, mas sinto falta em relação a profundidade dos personagens. Acho que poderia ser bem melhor do que de fato foi.
No mais, rendeu algumas risadas e reflexões. E ah! Amo livros que grifo vários quotes, esse foi um desses.

iammoremylrds 28/03/2024

Uma leitura apaixonante, mesmo tendo poucas páginas, com personagens cativantes, vc nem nota o tempo passar, trazendo inúmeras reflexões, uma obra bem levinha, ótima para passar o tempo e relaxar, bastante encantadora

Bru 30/03/2024

Vi a recomendação desse livro em uma postagem sobre "literatura de cura" e citavam ele como um livro conforto, aquele que se lê quando se quer relaxar e confortar o coração. E é exatamente isso que ele é, um livro fácil, envolvente e que esquenta o coração.

Amei a relação dos personagens e a forma como lidavam com os conflitos. Também gostei do final, nao achei necessário um maior aprofundamento.

Eva Ev 24/03/2024

Quem não queria um tio igual o Satoru é maluco! ?
Prepara a caneta para sublinhar o livro inteiro, pois o que não falta são citações belíssimas nessa história que nos ensina que está tudo bem parar, descansar, retomar o fôlego e então recomeçar, independente da idade. E que sim, precisamos aprender a olhar para as pessoas além do físico, do superficial. Aprender a ver a poesia que nos habita.

Apesar de não ser o tipo de livro que costumo ler e de achar que o fim foi um pouco "apressado", digo: vale muito a leitura!

Lara 17/08/2023

?Os meus dias na livraria Morisaki?
Um livro muito sensível. Te desperta dezenas de emoções diferentes, e te faz pensar muito sobre o que estamos fazendo com as nossas vidas.
Takako é uma mulher complicada, cheia de questões, mas que surpreendentemente, se achou completamente dentro dos livros. Acho q isso é um retrato da maioria dos leitores. Ela se encontra dentro deles. E com isso, começa a apreciar as pequenas coisas, coisas que ela antes ignorava totalmente.
É um livro que fala muito sobre auto-conhecimento, família, amizades, confiança e sentimentos.
Um livro que eu acho que todos deveriam dar uma chance, pra que consigamos entender que sempre existem dois lados (ou mais) em uma história.

Emmily 17/02/2024

Um livro de poucas páginas, mas mostra muitas coisas. Adorei ler, me apaixonei pelos personagens, a história de superação ambos os lados.

Giulietta1 09/04/2024

O poder de um simples livro
Acho que descreveria essa leitura como inesperado. Comecei a ler o livro e não me apeteci a ele de cara. No entanto, conforme a leitura foi correndo, entendi que não se tratava de uma história comum, com um objetivo final de um personagem. Entendi que o livro é sobre pausa e recomeço.

Não se trata apenas da história de Takako, mas também das histórias ao redor dela e isso tornou a leitura linda.
São bastantes aspectos que tornaram o livro bom para mim: as emoções da Takako, sua evolução, o nascimento de sua paixão pelos livros, sua relação com o tio, a história da tia, o recomeço de todos no fim.
Uma obra linda ao todo, que me surpreendeu no final e me deixou com aquela sensação de coração mais quentinho.

Também senti uma espécie de calma quando cheguei na metado do livro em diante e me emocionei no final.

Recomendo a leitura para aqueles que buscam algo simples e leve.
Talvez nem todos tenham a mesma perspectiva lendo, acho que não é daqueles livros que se devora, mas sim aqueles livros que se aprecia. Que você realmente para e lê uma simples e boa história da vida acontecendo de uma forma linda.

Mila F. @delivroemlivro_ 18/01/2024

Um livro sobre oportunidade de recomeçar
Está "pipocando" no Brasil vários romances asiáticos que entraram no chamado de "literatura de cura" ou "literatura de conforto" e muitos desses romances trazem nomes e capas muito parecidas - já adquiri vários para conferir (aguardem opiniões em algum momento). Dito isso, meu pontapé inicial nesse tipo de livro foi com Meus Dias na Livraria Morisaki, escrito pelo japonês Satoshi Yagisawa, inclusive este livro foi ganhador de prêmio (Prêmio Literário Chiyoda) e já foi traduzido para mais de 20 países e adaptado para o cinema.

De início quero comentar que quando comecei a ler Meus Dias na Livraria Morisaki achei incrível e até a metade do livro estava super envolvida, mas na segunda metade teve uma quebra de ritmo que me deixou mais lenta na leitura, porém ao chegar ao final e quanto mais tempo passa que terminei a leitura, mas percebo o quão este livro foi bom e quero convencê-lo a mergulhar nessas páginas, vamos?

No início de Meus Dias na Livraria Morisaki iremos conhecer uma jovem de 25 anos, chamada Takako, que perdeu basicamente tudo - de uma forma inesperada e impactante - que lhe dava conforto e segurança e agora se vê tendo que recomeçar, superar uma frustração amorosa e a perda do emprego. Takako só irá conseguir dar os primeiros passos para uma mudança de vida quando é convidada por seu tio Satoru para o ajudar na Livraria Morisaki, que está na família há mais de três gerações e com essa ajuda, ela poderá morar no quarto acima da livraria.

A história por trás de Meus Dias na Livraria Morisaki é bem simples e objetiva, pois é através da rotina, do cotidiano e da forma como a personagem se deixa aberta a possibilidades que conseguirá viver novas experiências e ultrapassar a fase mais sombria que está vivendo até o momento.

Ao passo que iremos acompanhar a história de Takako, também seguiremos de forma velada a vida do tio Satoru, da comunidade livreira do bairro, serão introduzidos outros personagens e até a "tia" que abandonou o marido Santoru, chamada Momoko. Vamos desvendando nuances em toda a trama e o autor Satoshi Yagisawa vai nos proporcionando diversas reflexões sobre a vida e as relações, mostrando que nada é tão simples quanto aparenta e que todos carregam suas cruzes, pois na maioria das vezes todos estamos em processo de cicatrização de alguma ferida deixada por alguém.

Ao final da leitura, como já mencionei, Meus Dias na Livraria Morisaki tem se mostrado cada vez mais significativo pelas reflexões propostas, de modo que, consigo perceber os motivos do volume fazer muito sucesso: a leitura é fluida, o livro é curto (poucas páginas) e a história é reconfortante. Uma boa pedida para quando queremos uma leitura menos exigente, só pra ajudar em nosso hábito de leitura e nos acolher.

Contudo, devo comentar que também senti falta de alguma coisa que tornasse a narrativa mais emocionante, dramática, porém essa pode ser uma característica da literatura asiática, pois já vi, em vários momentos, outros leitores falando da frieza e objetividade dos livros asiáticos e isso acaba sendo um choque pois estamos acostumados com leituras e narrativas com mais emoção. Entretanto, ressalto como ponto incrível o fato de conhecer mais o bairro (ou distrito) japonês Jinbôchô, saber que lá se encontram inúmeras livrarias e sebos diferenciados; conhecer um pouco mais sobre o Japão foi realmente incrível.

Em suam, Meus Dias na Livraria Morisaki é um bom livro, cheio de reflexões e recomendo enormemente, mas alerto que é objetivo demais e dificilmente vamos conseguir entrar na pele desses personagens entendendo de fato suas dores e motivações.

StarTiny 26/05/2024

Um abraço quentinho.
Pense num livro gostosinho de ler. Ele traz uma sensação tão reconfortante. É uma ambientação tão boa que não consigo colocar em palavras.
É uma história sem tantas complexidades e plot twist, mas que te envolve de uma forma inexplicável.
Terminei o livro completamente apaixonada e com vontade de chorar, mas de alegria. O livro é lindo.

maywin 07/02/2024

O tio Satoru e a tia Momoko são uns queridos, nunca imaginei que essa vibe de sebo seria tão aconchegante

@sandraalmeidaeseuslivros 27/12/2023

A importância de parar para reavaliar nossas escolhas.
O primeiro livro japonês, a gente nunca esquece .

Eu gostei muito desta leitura, mas já aviso, não se trata de um romance, confesso que queria muito que no final o autor explorasse mais este lado. O livro aborda outros temas como desilusão, depressão, aborto, superação, laços familiares e o amor pelos livros.

? ?Quando tudo desmorona, os livros podem ser o caminho para um novo caminho.

Takako descobre que seu namorado vai se casar com uma outra mulher :(. Para piorar eles trabalhavam no mesmo lugar o que torna seus dias insuportáveis. Ela decide pedir demissão e a tristeza passa a ser uma constante em sua vida. Um tio que ela não via a muito tempo oferece para ela uma oportunidade única e ela sabiamente aceita passando a morara na Livraria do tio.

Além de trazer algumas reflexões eu adorei conhecer um pouco dos bairros do Japão.

Amei esta citação; os livros usados têm, em suas paginas, uma quantidade de histórias que até então era desconhecida para mim. Em cada livro, eu descobria vestígios de sua longa existência. ( nunca tinha pensado nisso)

Vale muito a pena
Parceria Grupo Editorial Record e @Drialevato