A visita cruel do tempo

A visita cruel do tempo Jennifer Egan

Resenhas - A visita cruel do tempo

Lari 30/01/2023

Não é o melhor livro que tenho em mãos, como diz o LA Times. É um livro ok.
Tem uns capítulos muito bons, outros nem tanto. O capítulo dos slides, por exemplo, é bem interessante, já o último achei meio descolado de todo o resto (senti esse gostei/não-gostei o livro todo).

PS: O jeito que a escritora descreve 90% dos personagens não brancos me irritou um pouco. É sutil, até por que ela não gastava mais que 2 linhas pra falar deles, mas é algo que já me tira a vontade de ler outros títulos dela (ainda mais se forem mais antigos).

Caio 07/03/2023

Conexões Como uma Teia de Aranha
A Visita Cruel do Tempo retrata como diferentes pessoas se conectam ao decorrer do tempo e suas repercussões.
Trazendo um ponto de vista meio melancólico, triste e até em momentos deprimente, o livro se desenvolve de maneira não linear, indo e vindo na linha do tempo. Cada capítulo sendo visto da perspectiva de personagens diferentes, todos interligados de alguma maneira.
No entanto, sem muita proximidade. Um personagem secundário em um capítulo se torna o protagonista e então outro secundário e o ciclo continua.
Todos os personagens agem bem humanamente, talvez humanos até de mais.
O maior problema do livro está justamente na sua proposta principal, uma vez que se torna bem confuso bem rápido e particularmente não prendeu muito minha atenção inicialmente. Enquanto no final foi interessante ver todas as peças se encaixando, o processo todo foi lento e até mesmo entediante.
Dito isso, o livro não é ruim, apenas não é para todo mundo. Uma leitura mediana, mas interessante.

Benaia 14/03/2021

Entre 8 ou 80, escolhi 36
Li o livro em um dia, tem uma história fluida, porém por ser narrado por muitos personagens diferentes em tempos distintos pode ser confuso. Confesso que entre um capítulo e outro tinha dificuldade em lembrar se já tinha ou não lido sobre aquele personagem e qual seu papel na história.

É uma escrita não linear, diferente do que estou acostumada a ler, realmente me surpreendeu o formato.

Apesar de achar o modelo de história diferente, intrigante e ler o livro rápido (li em algumas horas) eu esperava mais.

Um livro que vários definiram como ?ame? ou ?odeie?, eu consegui gostar, mas não amar e nem odiar. Para os interessados em conhecer um modelo diferente de escrita vale a pena.

?Pensei: se eu tivesse uma vista como esta para olhar todos os dias, teria energia e inspiração para conquistar o mundo. O problema é que, quando você mais precisa de uma vista assim, ninguém lhe dá.?

LaAs183 05/11/2021

"O tempo venceu"
História cheia de nuances, com vários personagens que tem suas vidas ligadas por algum acontecimento, tendo o tempo como fio condutor, cruel e inevitável.

Higor 23/01/2020

'20 melhores livros do século 21': Livro 07
Mesmo que ainda não seja cultuado como um clássico, embora tenha nascido para tal, "A visita cruel do tempo" é um dos livros mais premiados da famigerada lista de melhores livros do século 21: das nove nomeações mais importantes, saiu vencedor em 4 – mais até que o número 1, o que faz questionar ainda mais os méritos de uma lista.

Tido como perfeito, brilhante e adjetivos pomposos, eu caminhei, curiosamente, para o inverso de todos, procurando ler todos os livros anteriores da autora, que vieram para cá graças ao hype com o premiado, talvez temendo que não fosse isso tudo, afinal, embora proveitosos, os outros livros de Jennifer Egan se mostraram irregulares.

E eu fiz muito bem em esperar 10 anos para lê-lo, totalmente às cegas e sem saber nada da história, além de que seria algo pós-moderno e caleidoscópico, para poder apreciar toda a sua inteligência e frescor, que me fizeram engolir o livro para encaixar as peças desse temível quebra-cabeça.

Concentrando-se em um grupo de pessoas que giram direta ou indiretamente em torno de Bennie Salazar, este, por sua vez, um executivo da indústria musical, “A visita cruel do tempo” embarca de cabeça em um tema que é muito do meu interesse, o do tempo e suas relatividades, com anseios, planos e concretizações que acontecem ao longo dos anos.

A quebra da cronologia, que traz a sensação caleidoscópica, é justamente o grande trunfo da história, pois em um capitulo que alguém é apenas mencionado, no outro é um protagonista, para em um capítulo mais a frente, voltar ao esquecimento para ser um personagem secundário.

E é justamente essa questão do que é, de onde está, do que poderia ser se..., ou de onde poderia estar se..., que me é caro, e que leva o leitor a reflexão, tanto durante a leitura, como após o final do livro, onde todas as cenas, montadas em uma só, demonstram como a vida, o destino, a força da natureza, Deus ou o próprio tempo age. Personagens que idealizaram um futuro, mas que se tornou catastrófico, enquanto outros até conquistaram o que almejaram, em um âmbito da vida, mas ainda permeia o vazio em outras questões.

Sem floreios, sentimentalismos ou detalhes que apenas engordariam o livro, mas com uma escrita acertada e necessária, “A visita cruel do tempo” não hesita em apresentar a crua transitoriedade da vida, onde o tempo rouba a cena de qualquer personagem e se apresenta como o verdadeiro protagonista.

’20 melhores livros do século 21’ é uma lista encomendada pelo site de cultura da BBC, em que diferentes especialistas foram responsáveis por eleger os melhores livros do mais recente século. Este livro também faz parte do projeto "Lendo Pulitzer". Para saber mais sobre a lista e conhecer os demais livros, assim como o Prêmio Pulitzer, acesse:

site: leiturasedesafios.blogspot.com

Camilly 12/04/2022

8 ou 80
Esse livro definitivamente não é pra todo mundo, uma lida nas resenhas e você vê que as pessoas ou amam ou odeiam, eu particularmente amei. O formato é diferente de qualquer coisa que eu já li antes, não existe plot, não tem personagem principal, não tem clímax e a linha do tempo não é linear.
Os capítulos tem cara de conto, isso que fez com que eu demorasse um pouco pra engajar na leitura, mas no final é exatamente o que torna essa obra tão genial. As coisas vão se encaixando como peças de um quebra cabeça e você vai lentamente fazendo as conexões necessárias para entender a história como um todo, o que é extremamente satisfatório.
O livro te mostra os personagens em vários estágios da vida, pelo ponto de vista das mais variadas pessoas te provando que o tempo é sim, de fato, cruel e chega para todos.

marianamanzano 05/08/2021

a visita CRUEL do tempo
adorei a forma da autora de escrever e ligar os personagens.
o que mais gostei foi a "indiferença" que senti lendo, como se tanto as coisas boas como ruins da vida tivessem o mesmo peso ao serem contadas. como se o tempo fosse realmente o narrador (!!!)
super diferente de tudo que eu li e com certeza lerei de novo um dia

Igor Gabriel 20/06/2012

"O melhor livro que você terá em mãos. " Los Angeles Times
Nunca tinha ouvido falar em Jennifer Egan e nunca tinha ouvido falar neste livro até começarem com a enxurrada de propaganda. Logo pesquisei sobre a opinião dos leitores, a sinopse e gostei muito do que li.

Ao ler o livro, porém, descobri que tudo foi uma jogada de marketing e que eu fui vítima da forte propaganda da editora.
O livro começa com uma narrativa interessante sobre uma das personagens, o que me fez ficar mais empolgado com o livro no início, mas nos outros capítulos aquilo tudo foi se desfazendo aos poucos.
Em cada capítulo a narrativa vai mudando: No primeiro é a personagem quem narra o que aconteceu com ela, no segundo, com uma narrativa diferente, um personagem que tem a ver com a primeira mas numa linha de tempo diferente, no terceiro muda de novo, personagem e narrativa.
Isso se dá o livro inteiro, mudando narrativa, personagem e tempo, ora no passado, ora no futuro... Chega um momento em que você começa a se perguntar em que linha do tempo você está e em que momento as estórias dos personagens vão se cruzar para criar uma trama complexa e misteriosa! Isso não acontece e é quando você chega na metade do livro e é bombardeado com mais de cem páginas do que parecem ser slides feitos por um dos personagens, sendo que isso entra sem explicação, de um personagem que você nunca ouviu falar e que é chato e não influencia em nada na trama (se é que tem uma), os personagens são pouco cativantes e a maioria fortemente estereotipados.

Se você está procurando um bom livro, com uma trama misteriosa, com uma mensagem diferente, um livro que faz você sonhar com ele, que torna os personagens palpáveis nas nossas mentes... Esse certamente não é o livro que você procura.

Notas 0 a 5

Arte da capa: 2
Narrativa: 0
Trama: 1
Personagens: 1
Idéia: 1
Eduardo Cesar 27/12/2012minha estante
Realmente este livro é horrível... tive a mesma impressão que você... fui enganado pela propaganda..

Diego Lops 17/10/2015minha estante
Realmente não é um livro para qualquer tipo de leitor. Pessoas com pouca carga literária, mais acostumadas a ler best-sellers, Dan Brown & Cia, enfim, livros para descansar o cérebro, poderão ter dificuldades para apreciá-lo.
Agora, uma coisa importante quando se faz uma crítica: lembrar que "não gostei" não significa, necessariamente, "não é bom". Cuidado para não transferir as suas próprias limitações de julgamento (que são gritantes na sua resenha) ao trabalho do autor.

Lize 28/04/2016minha estante
Concordo com você na parte dos slides, tudo bem que a história é narrada deforma diferente por cada personagem, mas achei essa dos slides desnecessários.

Liiz 18/02/2022

Fui com muita sede ao pote
Fico até mal por não ter gostado tanto deste livro. Ele é premiado e mega elogiado. Fui com muitas expectativas, mas sei lá, não fluiu bem, talvez não seja pra mim. É isso !!

Lucas1429 01/03/2019

Já dizia Nenhum de Nós "O tempo passa e nem tudo fica"
Esse livro é uma crônica do tempo, de vidas aproveitadas, vívidas, desaproveitadas, não vividas. De vida, de morte. De envelhecimento, de juventude, gerações. Acompanha diversos personagens, todos bem trabalhados, todos defeituosos, virtuosos, reais. Sem ordem cronológica, apenas um vai e vem de histórias, memórias, momentos. Estou maravilhado. No fundo, levo para mim que o verdadeiro personagem principal deste livro é aquele que está em seu título: o tempo.
Roberta 10/03/2019minha estante
Fiquei muito curiosa. Já vai pra estante.?

Lucas1429 12/03/2019minha estante
Roberta, acredito que você gostará muito da leitura. É fluida e gostosa, além de rápida! Esse eu guardarei com carinho na fileira dos favoritos!

Cleuzita 07/01/2022

Que livro muito bom!
São tantas camadas, tantos jeitos de entrelaçar destinos, idas e vindas no tempo, que uma leitura só não é o suficiente para alcançar todos os recantos desse livro. O enredo não é o mais importante aqui, embora seja muito bom, mas sim as escolhas narrativas que Jennifer Egan fez. Se você tiver esse livro parado na sua estante, não espere mais, comece a ler hoje.

Natália 07/10/2020

A visita cruel do tempo é o nome
Livro confuso?
Sim.
Livro com muitos personagens, em diferentes tempos.
Cada um narrado em uma pessoa diferente.
Ora primeira, ora terceira, ora por slides de powerpoint.

Perdas. Encontros. Nomes. Lugares. Épocas.
É um livro confuso, mas a vida é confusa.
A passagem do tempo é confusa. Principalmente quando olhamos para trás.
“Quem era aquela pessoa mesmo?”
“Onde eu estava quando fiz aquilo?”

Eu li um comentário sobre esse livro que resume bem a essência dele, ‘Não é um livro sobre uma história. Muito menos uma história com começo, meio e fim. São vários meios.’
São vários meios sim, porque são várias vidas. Acaba a vida de um no meio da vida do outro. E assim que segue o mundo.

Jennifer Egan nos envolve na história, em recortes aleatórios da vida, que se cruzam, mesmo que sutilmente.
A cada salto no tempo, a cada novo personagem apresentado, ela nos faz refletir sobre a passagem do tempo.
Até porque, esse é o enfoque do livro. Tempo e consequências. Não o personagem X ou Y.

Jennifer Egan ganhou o prêmio Pulitzer de Ficção em 2011, e outros vários prêmios, com sua história não linear, intrínseca da confusão da vida e do tempo.
E de seus personagens reais, pessoas que estão ao nosso redor, vivendo, ganhando, envelhecendo, lembrando, e, principalmente, esquecendo.

(Resenha publicada originalmente na página "Radialista é o nome")

site: https://www.facebook.com/radialistaeonome/posts/193844712143346

Gabriela 21/08/2020

Leitura incrível!
Um livro que proporciona tantas reflexões sobre o tempo, a vida e as pessoas!
Ao longo da vida, com o decorrer desenfreado do tempo, alguns se arrependem, outros se perguntam como teria sido se fizessem uma escolha diferente, outros desistem no caminho, outros aproveitam maravilhosamente suas novas chances. Muitos podem se surpreender com as surpresas reservadas pelo tempo.
Todo o percurso está conectado, as pessoas e os acontecimentos deixam marcas e se constroem simultaneamente.
Este livro me passa a mensagem de que o tempo é repleto de possibilidades e oportunidades. O destino não está determinado previamente, não está nada fechado e imutável. O caminho vai sendo feito a cada decisão, frente às circunstâncias. E o tempo não para, nada é estático, tudo está em constante transformação.
Adoro como as diferentes histórias, de várias pessoas, em variados tempos e lugares, que estão ligadas e são vistas a partir de diferentes perspectivas, de forma simples, podem nos fazer pensar de maneira tão profunda sobre o tempo.