A visita cruel do tempo

A visita cruel do tempo Jennifer Egan

Resenhas - A visita cruel do tempo

Nan ® 02/11/2016minha estante
Seu aviso eu acatei, mas notando que escreveu tanto na resenha fez-me ver mais a respeito, gostei, parece um livro interessante. Mal posso esperar para conseguir meu exemplar, então voltarei para ler a sua paixão... ódio, ou inspiração, que provoca tantas boas curiosidades.
:P

Lizi 02/11/2016minha estante
Foi um misto de emoções mesmo, rsrsrs. Quero saber o que achou depois!!

larizsa 10/08/2023

"e o zumbido, sempre aquele mesmo zumbido, que talvez, no final das contas, não fosse um eco, mas sim o barulho do tempo que passa."
SIMPLESMENTE PERFEITO. o tempo é cruel, a gente cresce, a vida muda, perdemos pessoas, perdemos nossos sentidos, nossa razão. entrou para um dos meus livros favoritos.

Nat 16/08/2020

Genial
Li resenhas que diziam ser um livro de contos. Quem interpretou dessa forma, na minha opinião, não captou a essência do livro. Não é um livro sobre uma determinada história, que tem começo, meio e fim. São vários meios! As histórias se conectam através dos personagens. O tempo vem e vai.. como para nós mostrar a sua importância, sua visita cruel na vida de cada personagem. Nos faz refletir. Li no momento certo da minha vida.

Nathalia 01/03/2022

O tempo como protagonista
O que uma cleptomaníaca, um produtor musical, um músico, um jornalista, uma profissional de Relações Públicas, uma atriz, um jornalista entre, outros personagens, poderiam ter em comum?
A história não é contada de forma cronológica, não há um personagem principal e não há um clímax. Existem algumas conexões entre as personagens mas a principal delas é a eminente ação do tempo sobre suas vidas.

Iza Santos 30/10/2021

Gostei do livro mas demorei a me ligar na leitura, no fim as histórias se interlaçam e nos fisga.
Mas foi boa a experiência.

LUA 02/07/2013

CONFUSÃO/EU SOU LIMITADA.
Livro lido para o Desafio Desafiante - Item 17 Ler um livro que tenha o mesmo nome/apelido que você.
Livro Lido para o DL 2013 mês Junho 2013.

Um livro difícil, eu diria confuso.
O livro começa contando a história de Sasha assistente de Benny Salazar, que teve um selo fonográfico e hoje(?) é produtor musical da empresa que vendeu.
Sasha é cleptomaniaca e está discutindo sua compulsão com seu analista, discutindo os seus últimos "casos de roubo", em especial um encontro que teve com um rapaz chamado Alex, em que ela "pega" a carteira de uma mulher no banheiro de um restaurante e se vê obrigada a devolver.
O segundo capítulo é sobre Bennie, vinte anos atrás com sua turma de amigos de escola "góticos" que tem uma banda e consegue um show por intermédio de um produtor que uma de suas amigas conhece e com quem tem um caso.
O terceiro capítulo, começa com um protagonista diferente mas que você só descobre quem é lá pela segunda página. Aí eu fiz uma pausa.
O livro não tem ordem cronológica, ele muda de protagonista, muda de cenário eu fiquei perdida, mas até aí ele vai contando a história dos amigos de Bennie e você pensa que o livro é sobre o que tempo faz com a amizade e com as pessoas, mas quando o livro muda para contar a história da ex chefe da ex mulher de Bennie, eu parei novamente.
Sério, a única maneira que tive de acabar de ler o livro foi pensando nele como um livro de cronicas onde os personagens se conhecem.
Eu na verdade não consigo nem definir quem era o personagem principal do livro, porque quando você acha que tudo gira em torno de Bennie, você percebe que tudo na verdade tem haver com Sasha.É sobre ela o último capítulo do livro, que diga-se de passagem está a 20 anos para frente de quando encontra Alex no dia citado no primeiro capítulo.
Antes disso, tem um capítulo inteiro feito com slides ou projeçoes pois a filha de Sasha prefere escrever por meio de gráficos e assim ela conta a história de sua vida no livro.
Sobre a minha personagem, Lulu aparece em dois momentos no livro, o primeiro criança acompanhando a mãe (ela é filha da ex chefe da ex mulher de Bennie) e depois como assistente de Bennie super inteligente em um cenário hi tec de uma Nova York futurista.
Sinceramente eu não apreendi nada do livro e não entendi o motivo de tantas críticas excepcionais e de ter ganho o prêmio Pultizer.
Para mim foi uma experiência muito confusa ou eu sou muito limitada.
Só não dou uma estrela só porque o livro tem umas frases interessantes.

Michelle Gimene 02/07/2013minha estante
Nossa, Luana! Sério que é assim esquizofrênico? Tenho altas expectativas de tanto ouvir elogios e também estou curiosa porque adoro histórias que envolvam música. Pena que não foi uma boa experiência para você. Veremos o que vou achar...
bjo

David 29/07/2013minha estante
sim, vc é limitada! TO BRINCANDO!KKK
numa outra resenha indicaram as datas, locais e quem é o narrador de cada capítulo. vai ajudar um pouco a vc se localizar. mas isso é o que menos importa, a questão principal do livro sao as mudanças que o tempo faz

LUA 29/07/2013minha estante
Sim David, eu sou limitada, eu aceito isso,rsrsrs.
Não acho que não seja importante as datas ou os narradores, o texto para mim sem esses detalhes não fluiu.Como vc diz a questão principal são as mudanças que o tempo faz, sim mas e daí? qual o sentido nesse livro, o que faz isso de tão brilhante nesse livro? No mínimo não é um livro para mim, eu admito isso,rs.
Obrigada pelo comentário.

Luiz Correa 29/09/2013minha estante
estou ainda no inicio e tenho essa mesma opiniao Lua... mas vou continuar lendo..

LUA 29/09/2013minha estante
Oi Luiz,
Continue lendo sim. De repente você acha o plug que torna o livro tão maravilhoso para tantas pessoas e que eu infelizmente não achei.Depois venha me contar.
Obrigada pelo comentário
bjs,

Luiz Correa 09/11/2013minha estante
Não consegui Luana, desisti dele. Uma pena, porque eu esperava muito desse livro... tb sou limitado.. hehe.
bjs!

LUA 17/01/2014minha estante
Poxa Luis que pena!
Mas pelo menos eu não fui a única,rs.
bjs,

Luize 12/11/2016minha estante
O protagonista do livro é o tempo.Tinha altas expectativas e no fim a leitura não fluiu e não consegui me envolver com os personagens. A mensagem do livro é boa: que a gente reflita sobre nossas escolhas e sobre a vida que levamos, para não receber , lá na frente, a visita cruel do tempo. Mas não consegui nem considerar o livro bom,olha, porque foi um parto para eu ler de tão chato que achei. Também dei 2 estrelas e só.

cary 10/09/2013

A Visita Cruel do Tempo
A Visita Cruel do Tempo é um livro que você vai amar e odiar na mesma intensidade e as vezes lendo a mesma coisa. Ele incomoda, e acho que esse é o grande truque.

A história começa com uma das personagens mais bem montadas e que aparece com mais frequência: Sasha, uma jovem de cabelos vermelhos e cleptomaníaca que trabalha como assistente do famoso produtor musical Bennie. Depois de introduzir Sasha, a autora Jennifer Egan parte para o capítulo onde a vida de Bennie é apresentada. Ele relembra sua juventude nos anos 70/80, quando era punk e tinha uma banda com seu amigo Scott, também são apresentados seu grupo de amigos e assim por diante com os demais personagens.

Uma coisa boa de se fazer é prestar muita atenção em todos os personagens de cada capítulo, até os que parecem secundários, porque cada um deles pode ser citado lá na frente. Embora nem todos se conheçam, eles formam uma teia, cada um dos personagem tem relação com o outro, a narração vai e volta no tempo. O que demora um pouco para se acostumar é com o fato de que cada capítulo é focado em um personagem em uma época diferente, esse personagem pode voltar a aparecer, pode ter outro capítulo ou não, a história dele pode acabar em três palavras. Excelente sacada da autora, porque, afinal, a vida é assim.

Eu disse lá em cima que o livro incomoda. Sim, ele faz isso porque esfrega na sua cara, sem piedade alguma, as verdades sobre os efeitos do tempo na nossa vida. E para nós, que estamos acostumados a não saber o futuro de um personagem 30 anos depois do fim de uma história, é difícil sabermos assim na lata o que virou a vida deles. Jennifer Egan joga de uma vez como realmente o tempo pode ser uma visita cruel, mas às vezes nem tão ruim.

Não são todos os personagens que acabam tendo futuro triste, o que é cruel pode ser simplesmente o fato de o tempo existir, de eles nos moldar, mudar e nós sermos totalmente passivos a ele. Cabe a nós então, e a esses personagens completamente humanos, apenas aceitá-lo. Apesar de serem personagens muito bem montados, com histórias realistas e interessantes, a personagem principal mesmo é a vida de um modo geral, as relações interpessoais, as experiências, tendo como protagonista os efeitos do tempo

E bom, se você, se sente incomodado vendo gente real, bonita e bem sucedida no fim da vida, o livro vai ser doloroso para você.

Os desfechos finais de A Visita Cruel do Tempo não são nada óbvios e já no capítulo final, a autora dá um tapa na nossa cara se arriscando a mostrar também o nosso futuro. É com certeza um livro deprimente, mas excelente.

site: http://mobiliaminima.blogspot.com.br/

Gabi SN 15/07/2012

O rock, o tempo e suas grandes pausas
Todos os contos são, de alguma maneira, sobre o mesmo tema: o tempo. Os diferentes protagonistas são colocados no centro da história justamente naqueles momentos de suas vida em que se dão conta de que o tempo passou e eles cresceram, envelheceram, e suas vidas não são mais o que foram um dia (para o bem ou para o mal). Esse elemento comum faz do livro uma obra bastante coesa mas também um pouco irregular, porque alguns dos capítulos parecem um pouco deslocados e desinteressantes quando comparados com outros.

No entanto, é a diversidade na narrativa que dá a graça. Todas histórias trazem algo diferente: algumas são mais convencionais que outras (no sétimo, De A a B, somos apresentados rapidamente ao jornalista Jules, só para depois lermos uma reportagem escrita por ele, que compõe o capítulo nove); algumas são tragicamente engraçados (como o terceiro, Não estou nem aí, ou o sexto, Xis-Zero), enquanto outros são só trágicos (como o lindíssimo décimo capítulo, Fora do corpo, que usa uma rara narrativa em segunda pessoa de maneira extremamente competente e comovente); alguns se passam na década de setenta, enquanto outros vão até um futuro próximo, talvez 2020. Este, aliás, é cenário para o mais original de todos os contos do livro: As grandes pausas do rock and roll, por Alison Blake.

Jennifer Egan queria escrever um romance contemporâneo sobre o tempo e, para isso, usou diferentes vozes e estilos. O resultado é um conjunto de histórias que se conectam não só pelas relações de seus personagens, mas também pelo sentimento geral de que o tempo é cruel e, pior, passa praticamente despercebido. São só em alguns momentos da nossa vida que paramos para perceber como estamos mais velhos, crescidos, vividos e que aquilo que já foi não volta mais. As mudanças são irreversíveis.

(Texto completo: http://aestanteladecasa.wordpress.com/2012/04/30/o-rock-o-tempo-e-suas-grandes-pausas/ )

Roberto 19/05/2012

Frustração
Esperava mais de um livro tão recomendado e ganhador de prêmios. Não achei nada de surpreendente. Fiquei esperando o final com a explicação de tantas idas e vindas no tempo e explicação para os personagens dispersos anteriormente e nada aconteceu. Bom, nem sempre o que os críticos gostam são os meus favoritos. Este, com certeza, não é.

Debora 21/01/2018

A expectativa é a mãe da decepção?!
Lendo agora as outras resenhas, percebi q sou mais uma das pessoas que acabou se ?decepcionando? um tanto com o livro. É um livro bom, uma ideia interessante, personagens complexos e uma trama bem entrelaçada mas que, no final, me deixou com aquela sensação: ?nhehhhh, esse livro ganhou msm um pulitzer?!?

Talvez eu tenha exagerado nas expectativas...

fanny.Dyatlov 27/10/2022

Assisti e li muitas resenhas sobre esse livro, e eu fiquei apaixonada pelo o tema que aborda neste livro, o TEMPO.

Estava com as expectativas lá em cima, mas não rolou mesmo, não foi uma leitura boa para mim, história muito espaçada.Pretendo dar mais uma chance para este livro no futuro.

Maria17758 30/12/2020

A visita cruel do tempo
"Eu não entendo o que aconteceu comigo"
"Você cresceu, Alex. Assim como todo mundo"

Ouso dizer que este se tornou um dos meus livros favoritos da vida! Jennifer Egan escreveu uma história genial, juntando a vida de milhares de personagens de forma majestosa e tratando encontros e desencontros, vitórias e perdas, morte e vida da forma mais sensível e poética possível. Cada um dos inúmeros personagens, apesar de possuírem pouco (ou quase nulo) tempo de protagonismo, nos cativa a ponto de criarmos afeição e nos emocionarmos com suas experiências de vida como se fossemos amigos de longa data. Não tenho palavras pra explicar o quanto esse livro me tocou!
Luani 24/01/2021minha estante
esse diálogo, tão simples, mas tão profundo, arrancou algumas lágrimas de mim

Emmmel 12/03/2013

Tempo
Na verdade não é resenha, é resumo, mas enfim.
Fiz esse vídeo porque meu professor comentou que a palavra é ambígua e a imagem, na maioria das vezes, carrega um significado bem desenvolvido e único - discordo um pouco desse ponto, mas achei interessantes traduzir da minha imaginação o que entendi do livro.