Escravidão

Escravidão Laurentino Gomes

Resenhas - Escravidão - Volume 3: Da Independência do Brasil à Lei Áurea

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Miria.Oliveira 11/08/2022

Final que não é bem um final
Confesso que gostei mais dos volumes anteriores mas, foi um final coeso e necessário para explicar como chegamos aos dias atuais e como o passado reflete tanto em nossos dias, principalmente um passado tão doloroso que tentam apagar todos os dias.

Recomendo a leitura para todos os brasileiros.

Willy Robert 29/07/2022

Excelente conclusão da trilogia!
No terceiro e último volume da trilogia Escravidão, Laurentino Gomes se debruça sobre o período entre a independência do Brasil em 1922 e a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888. O autor mostra quem eram os principais traficantes de escravo brasileiros do séc XIX. Fala da pressão do império britânico para o fim da escravidão, passando pela lei Eusébio de Quirós, de 1850 que proibia o tráfico negreiro, lei do ventre livre de 1871, lei do sexágenário de 1885 até chegar na lei áurea.

No capítulo 10, o relato é estarrecedor, o autor fala sobre o Valongo, onde inúmeros escravos foram sepultados sem nenhuma cerimônia, pós uma travessia desumana pelo atlântico.

Pro fim da obra, Laurentino se debruça sobre as figuras dos principais abolicionistas, tais como Luís Gama, Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e André Rebouças. O autor se debruça também sobre a queda de braço que foi a luta pela abolição, por um lado fazendeiros escravagistas pressionando o império para que se mantivesse sua "propriedade", por outro lado a figura do imperador, aparentemente favorável à abolição, porém dependente do apoio da ala escravagista para se manter no poder.

Há espaço no livro para se referir às várias revoltas que começaram a acontecer às vésperas da assinatura da lei. Além do clima belicoso e inseguro que orbitava 1888. Vale muito a pena a leitura.

Kelly899 28/07/2022

O Brasil continua o mesmo...
Amei a trilogia ESCRAVIDÃO, Laurentino conta os fatos como eles ocorreram e com fontes fidedignas. Este livro nos faz mergulhar no passado para entender o presente e, quem sabe, construir um futuro diferente. Por várias vezes, me senti como se estivesse lendo um livro de ficção, ficava difícil acreditar que aquilo realmente aconteceu com seres humanos, mas, aconteceu!! Leia e veja o Brasil de outra forma.

Luan 19/07/2022

O último volume da trilogia narra os principais acontecimentos do século XIX para a escravidão brasileira. Mantém a qualidade e o padrão dos volumes anteriores se tornando uma referência para estudos sobre a escravidão e o seu papel na construção da nação.

Lucas990 09/07/2022

O volume que encerra essa trilogia tem como foco principal a reta final da escravidão no Brasil, e todos os acontecimentos anteriores e posteriores à assinatura da lei Áurea. É um livro sobre a história do Brasil e do povo brasileiro. Um livro sobre passado e também sobre presente.
Deveria ser leitura obrigatória!

1 | 2 | 3 | 4 | 5