É assim que começa

É assim que começa Colleen Hoover
Élida Lima

Resenhas - É Assim que Começa

90soph 09/06/2024

é assim que começa ? by colleen hoover
Atlas realmente é um amor ? gostei bastante desse livro, mas realmente não me conectei taaaanto com os protagonistas? achei o final meio corrido tbm, mas a história é muito boa!
LuAsa163 09/06/2024minha estante
Como faz pra ler os livros?

90soph 09/06/2024minha estante
amg peguei no telegram

LuAsa163 09/06/2024minha estante
Ata obrigada

JAlia372 09/06/2024minha estante
eu amei esse ?

larissamfmachado 09/06/2024minha estante
estou lendo ?é assim que acaba? e acredito que começarei esse aí essa semana! tomara que me prenda tanto quanto o primeiro ?

itssmejoyci 31/05/2024

PERFEITO!
Que continuação amorzinho e gostosinha de ler.

ATLASSSS, você é perfeito! Sério, ainda estou na procura de um personagem que se iguale a esse mendigo cozinheiro de cookies.

"Pode parar de nadar Lilly, chegamos a costa"
Cleiber 31/05/2024minha estante
Adoro esse livro!

Lana 24/10/2022

P.S.: Só mais uma coisinha... quer ser minha peixinha?
Eu estava muito ansiosa pra essa continuação de "é assim que acaba", que é um dos meus livros favs, e não me decepcionei. Acho que o ponto alto do livro é a aparição do josh e do theo, inclusive queria ter visto um pouco mais da relação dos dois. O livro nos trás uma certa melancolia sem deixar de lado a leveza merecida que a leitura pede. Foi muito bom ver a lily tendo o desfecho que ela e a filha mereciam. a única coisa que não gostei foi o final "aberto" do ryle (por mim ele já tava na cadeia).
Julia5765 24/10/2022minha estante
???tão fofinho

Andréa 24/10/2022minha estante
Theo terapeuta é o ponto alto do livro.

Ally 24/10/2022minha estante
Sendo realista, a Lily dificilmente conseguria ir contra o Ryle, ele é muito influente,infelizmente.

Bru 24/10/2022minha estante
aah, não acho que o final do Ryle ficou em aberto, queria tb ele na cadeia, mas não dava pra provar as merdas que ele fez mais. O final dele acabou sendo tendo que se submeter ao que a Lily pediu para seguir tendo contato com a filha

labbacchio 10/12/2022

It all starts with us, within us
Bem, eu já terminei uma resenha depois desse ano inteiro sem postar nenhuma, mas essa é a primeira que escrevo do início, então me deem um desconto.

Sinceramente, eu adorei É Assim que Começa. O livro conseguiu fechar todos os ciclos que foram abertos em É Assim que Acaba, e pra mim essa foi a melhor parte do mesmo. Olha, não é mentira que minhas expectativas para esse livro eram realmente muito altas, afinal, Atlas narrando? Eu não poderia esperar pouco. Todavia, o ponto sobre isso é que minhas expectativas realmente foram alcançadas. O desenvolvimento foi ótimo, os personagens super envolventes, a leitura rápida e fluida e as críticas sociais perfeitas. Não que eu seja o maior fã da Colleen Hoover, mas ela entregou tudo nesse livro.

Bom, agora que ja dei uma uma resumida sobre algumas coisas que pretendo pontuar na resenha, vamos ao aprofundamento de cada ponto!

Primeiro ponto: ótimo desenvolvimento. Para quem lia minhas resenhas, acho que devem saber que desenvolvimento é um ponto que pesa muito para mim, e, honestamente, eu amei o desenvolvimento desse livro. Tudo aconteceu de maneira totalmente plausível e tudo foi acontecendo no tempo certo, sem pressa ou atraso, do jeitinho que eu estava esperando.

Segundo ponto: fechamento de ciclos. Quanto terminei o primeiro livro, genuinamente nem reparei na quantidade de ciclos que foram deixados em aberto, mas É Assim que Começa não só me mostrou esses ciclos, como também conseguiu fechá-los de forma plausível e bem desenvolvida. O livro contém muitas coisas que eu nem sabia que precisava saber, mas após ler eu sentia como se algum vazio deixado pelo anterior tivesse sido preenchido, realmente incrível.

Terceiro ponto: personagens envolventes. Sendo sincero, como eu achava que todos os ciclos já haviam sido fechados no primeiro livro, não consegui imaginar como os personagens ? e o livro em si ? poderiam me envolver, mas eu não poderia estar mais errado. Atlas e Lily narrando um livro era simplesmente o que eu mais precisava na minha vida, eu só não sabia disso. Os personagens desse livro me envolveram tanto que fiquei triste no final por já ter acabado. Inclusive, devo dizer que não foram só os dois protagonistas que roubaram a cena, uns certos personagens novos ganharam meu coração de uma forma que nem sei explicar, amo muito eles!! Enfim, se estiver preocupado com os personagens não te envolverem como envolveram no primeiro livro, pode tirar isso da cabeça!

Quarto ponto: ótima escrita. Bem, não é segredo que a escrita da CoHo é impecável, você pode até não gostar dela, mas dizer que a escrita não prende do início ao fim seria uma mentira. Eu simplesmente adoro a escrita dela, só li 3 livros da mesma, porém, meus amores, dando nota 5 ou nota 2.5, sempre leio os livros dela de uma vez. É só pegar que poof já foi, devorei. Sério, a escrita me prende tanto que não importa a ressaca, quando leio, leio tudo de uma vez.

Quinto ponto: críticas sociais excelentes. Bicho, esse livro me fez refletir tanto que vocês não tem noção. Quando li o primeiro livro, minha visão sobre uma mulher que sofre violência doméstica mudou muito, o livro mostra como realmente é tudo de forma clara, e eu fiquei apaixonado por ele exatamente por ter aberto meus olhos daquela forma. Bem, esse livro fez o mesmo. No fim de É Assim que Acaba, eu jamais teria pensado sobre como seria o depois. Não me toquei que Ryle ainda estaria ali, nem que não seria tão fácil assim para Atlas e Lily voltarem. Para mim, após aquele final a história só ficaria feliz e nada mais aconteceria, mas como eu já disse várias vezes nessa resenha, eu estava errado. O livro aborda o depois, aborda como fica a vida de alguém que sofreu abuso, principalmente no caso de Lily, que teve uma filha com seu abusador. E, além disso, também tiveram muitas críticas relacionadas ao abandono de menores. Aos maus tratos de pais com filhos. Enfim, dá pra ter uma noção do quanto o livro é bom, né? Trazer problemas tão presentes na sociedade de forma que se possa entender de verdade como é viver aquilo, pra mim essa é a parte mais incrível tanto do primeiro quanto desse segundo livro.

Sexto ponto: livro sem foco principal. Sim, mesmo tendo adorado o livro, ainda tenho alguma reclamação sobre ele. No livro anterior, todos sabem que tinha, de fato, um tema específico mo qual o livro se voltava, mas isso não é visto em É Assim que Começa. O livro tem muitos focos diferentes, e quando tudo é colocado junto você sente que muitas coisas são desconexas e sem foco. Todavia, eu mesmo tenho certa "desculpa" para essa falta de foco. O livro pareceu ser realmente feito apenas para fechar os ciclos que foram deixados em aberto no primeiro, então é entendível que não tenha um foco principal como teve no primeiro livro. Esse ponto não chegou a ser algo tão relevante para mim, mas foi o responsável pelo -0,5 da minha nota.

Por fim, quero deixar bem claro ? se já não deixei ? que recomendo muito o livro. Atendeu totalmente às minhas expectativas e foi tão bom quanto eu esperava que fosse. Realmente adorei o livro, leiam!!
juh 10/12/2022minha estante
falou tudo e mto mais, eu dei 5 ?? O seu sexto ponto faz sentido, mas não afetou muito para mim. Agora o quinto ponto é muito real. Eu achei que ja tava tudo feliz e ponto no primeiro livro. E a Coho pode ser tudo MAS a mulher escreve para um caralho!

labbacchio 10/12/2022minha estante
@juh SIMMMM

shuhuavr 13/01/2023

Encantador
Diferente do primeiro livro, "É assim que começa" é uma leitura leve, com diversos momentos incríveis e fofos entre Lily e o (surreal) Atlas, sendo o final que ambos mereciam.

O que mais gostei aqui foram as perspectivas do Atlas, bem como toda a revelação de seu passado. A inserção de personagens, a construção, e o aprofundamento de alguns deles, como sempre maravilhosa. O desenvolvimento da relação de Lily e Atlas é muito real e fluida.

Algo que achei prejudicial ao livro, mas é, ao mesmo tempo, parecido com a realidade é o final Ryle, além da estranha e grande preocupação que ela tem com seu agressor (bom, talvez eu tenha entendido errado, e a preocupação seja com a filha, e não com ele...)

Alguns pontos que não gostei: escrita arrastada em alguns momentos e acontecimentos monótomos (sobretudo na vida da protagonista) que fizeram da leitura entendiante numa boa parte dela.
Gabrielle 15/01/2023minha estante
Acho que a preocupação dela é mais com o pai da filha que com seu agressor. Pelo menos, foi o que eu senti lendo, sabe?

shuhuavr 15/01/2023minha estante
Provavelmente é isso, mas não sei o porquê que senti impressões diferentes :/

Claudia.Manuelly 20/12/2022

Que incrível
Este livro me fez me apaixonar ainda mais por Atlas.
Este livro tem muitas emoções e finalmente dá um final e uma história que tanto Lily quanto Atlas merecem, narrativa incrível e apaixonante.

summie 04/01/2024

Que livro foi esse.
Primeiramente, eu amei o livro, sério mesmo.
amei acompanhar a jornada da lily e do atlas, tudo que eu precisava era desses dois end game e foi isso que aconteceu ??
segundo, só não estou dando 5 estrelas para esse livro (pq sinceramente ele tá muito bom, na minha humilde opinião) porque eu passei muito ÓDIO com ryle kincaid.
tirando o energúmeno e o ódio que ele me fez passar quase o livro todo, o livro é ótimo, recomendo muito :)
dariankv 04/01/2024minha estante
eu adorei tanto, pra dar uma acalmada dps de tanta tragedia no eh assim que acaba, mas confesso que gosto mais do primeiro do que desse

Rosangela Max 27/11/2022

Ótima continuação.
Pra mim, essa duologia e o livro ?Verity? são as únicas histórias, até o momento, que justificam o hype da Colleen Hoover.
A história da Lily e do Atlas é muito boa. A única coisa que me incomodou é que, apesar de saber que há homens que não aceitam que a ex tenham um novo relacionamento, as vezes acho que a Lily exagerou na preocupação em assumir um relacionamento com o Atlas. Mas entendo o medo dela por ter que lidar com alguém manipulador e abusivo como o Ryle.
A escrita é fluída.
Recomendo a leitura.
Mendeesss 27/11/2022minha estante
EU AMEI É ASSIM Q COMEÇA, ACHEI UMA CONTINUAÇÃO PERFEITA, Q NAO PODERIA SER DIFERENTE, E Q FOI MUITO FIEL

Leticia 27/11/2022minha estante
Concordo sobre o hype da autora, dos que eu li até agora, só o "É assim que acaba" que achei realmente bom.

Sidneia.Ruthes 27/11/2022minha estante
Também tive essa opinião sobre ela assumir o relacionamento.

carol 10/09/2023minha estante
exagerou? amiga, ele quase est*pr*u ela sem ela nem ter tido nada com o cara, imagina descobrir que ela ?trocou? ele pelo atlas? Não achei nada exagerado, na verdade eu mesma provavelmente teria evitado ele pelo resto da minha vida e procuraria outra pessoa na esperança de não ser tão ruim assim com o Ryle.

gii 04/01/2023

lily & atlas 4eva??
esse livro me surpreendeu tanto quanto o primeiro, trata temas sensíveis e que devem ser trabalhados e apresentados ao público, que foi feito de uma forma estonteante e muito bonita!
é assim que começa mostra a reconstrução do relacionamento dela com o atlas e mostra tb que a pessoa certa não vai machucar, judiar de qualquer forma que seja; a pessoa certa irá amar e respeitar, acima de tudo e todos? o que pra mim é a maior lição do livro, porque uma vez que vc sabe disso, vc aceita muito menos e os padrões de relacionamento se tornam os corretos.
os personagens secundários são lindos! josh, theo, marshall e allysa são meus amorzinhos e quero sempre que os 6 sejam felizes e sofram somente o necessário, além das bebês, óbvio?
queria muito o casamento dos dois e que mostrasse o futuro do ryle, se ele ficou mais tranquilo, se ele continuou um babaca e tal. mas fora isso o livro é perfeito! te prende do início ao fim e a escrita é maravilhosa como em ?é assim que acaba?.
espero de coração que a lily não sofra mais, que o atlas seja tão perfeito quanto foi durante o livro e que eles sejam felizes!
recomendo muito o livro!!!!!! leiam e fiquem com o coração quentinho

Chufis 22/10/2022

Minha primeira humilde opinião
Era isso que a gente queria e foi isso que ela entregou: um livro mais leve falando somente do amor de Atlas e Lily.

Tudo que foi adicionado nesse segundo livro só melhoraram a história, mas não acho que seja melhor que o primeiro, pois a trama de "É assim que acaba" é mais interessante. Enquanto que no primeiro livro, a pauta principal era tratar sobre a violência doméstica; nesse, o principal foco é o amor.

De qualquer forma, é um livro de leitura simples e rápida e que com certeza, vai te deixar com sorrisos bobos e loucamente apaixonad@.

(Falando sério, esse livro acabou de criar mais 50 requisitos para se conquistar alguém. Se eu morrer sozinho, eu culpo Atlas Corrigan)
Cris 22/10/2022minha estante
Lendo......?

Patymony 22/10/2022minha estante
Quero muito ler! ?

sophia 22/10/2022minha estante
KKKKKKKK me identifiquei com o final

Alice 26/10/2022minha estante
Minha opinião todinha aí, bom saber que não viajei muito na maionese kkkkkk

Ana 28/10/2022minha estante
Pois meu namorado tem quase a mesma personalidade do Atlas, dei sorte

Patymony 30/10/2022minha estante
Que sorte a sua @Ana

Ísis 31/10/2022minha estante
Kkkkkkk desse jeitinho!

Suellen 20/03/2024

Bom e clichê
É um livro muito gostosinho de ler, clichê, romântico, sensível. Fala sobre os reencontros da vida de Atlas e Lily, e que reencontros!
Muito bonita a forma como a autora continua a história dos dois de uma forma leve, apesar do 1° livro ser pesado, esse é totalmente o oposto.
Com certeza, se você procura algo como "É assim que acaba", sinto lhe informar que não achará, pelo menos não nessa continuação. Leia sem expectativas e tenha uma ótima experiência!

Mendeesss 31/10/2022minha estante
Oh meudeyso, q resenha mais bem escrita... senti daqui tudo o que você quis transmitir e seus sentimentos ao fazer essa resenha... qlindo

Eduarda 31/10/2022minha estante
Coloca aviso de spoiler pelo amor de Deusss amg

Swt_Tears 31/10/2022minha estante
Obrigada ???. Eu realmente escrevi com todo o meu coração, fico feliz em conseguir transmitir meus sentimentos

Swt_Tears 31/10/2022minha estante
@Eduarda eu esqueci de colocar, daqui a pouco eu mudo!

Gabriele 01/05/2024

Eu te amo Atlas, eu te amo infinitamente
EU TE AMO ATLAS, EU TE AMO!!!. Eu li em uma madrugada inteira e por mais que eu esteja com sono não me arrependo de ter lido essa perfeição. A evolução dos personagens são previsões, mas não é entediante e sim algo extremamente gostoso de ler. O livro é extremamente gostoso de ler, fácil e romântico.
Ps: Nem respirei quando eu li o capítulo 28. Você sempre será famoso, Atlas!!
Duarte__ 01/05/2024minha estante
Atlas é tudo de bom, maravilhoso

Ellen.Pereira 01/05/2024minha estante
Todas nós merecemos um Atlas ??

Inae 20/10/2022

"É assim que começa" ?
"Estou exatamente onde é o meu lugar, sendo amada por Atlas Corrigan." ??
Aí gente que livrinho gostoso e leve, tudo que a Lily e o Atlas mereciam depois do último livro. Bem diferente dos outros livros da Colleen, esse é bem mais tranquilo e sem muitas reviravoltas.
Amei ver a Lily evoluindo e superando os traumas e conhecer a história do Atlas mais a fundo foi tudo. Melhor personagem masculino da Colleen falo com tranquilidade. O Ryle como sempre apenas atrapalhando a vida de todos.
Esperava um pouquinho mais mas mesmo assim gostei e eu amei os personagens secundários. Estou com o coração quentinho. ??

Leandra 04/04/2023

Q livro maravilhoso, perfeito, eu amei ver lily e atlas juntinhos de novo, e ver q eles tiveram um final feliz me deixa muito animada, eu amei tudo nesse livro a escrita, a história, tudo desse livro. Eu surtei o livro inteiro não teve um capítulo q eu não surtei junto com a lily por causa do atlas
Isabelly 04/04/2023minha estante
Eu assim, surtei demaaais

Alessandra 04/04/2023minha estante
Perfeito demais !! Melhor que o primeiro

Marcia.Gomes 04/04/2023minha estante
Ah não? spoiler, estou lendo o livro ? É assim que acaba ?