O misterioso caso de Styles

Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles

Marlonbsan 10/11/2020

O Misterioso Caso de Styles
Mr. Hastings aceita o convite de John Cavendish para passar uma temporada na casa de campo de Styles. A tensão já estava instaurada por conta de mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John, ter se casado com Alfred Inglethorp, 20 anos mais novo que ela e tudo chega ao limite quando mrs. Emily é encontrada nos últimos momentos de vida em seu quarto. Por não saber se foi causa natural ou envenenamento, os familiares aceitam que o detetive belga Hercule Poirot, velho amigo de mr. Hastings, investigue o caso.

Narrado em primeira pessoa por Hastings, acompanhamos sob sua ótica o que acontece na mansão de Styles. A linguagem é simples e bem fluída, sendo característica da Agatha demorar um pouco mais na apresentação e depois focar essencialmente no desenvolvimento da trama, como é por meio de diálogos, ajuda bastante na progressão.

Esse livro traz o primeiro caso de Hercule Poirot e já podemos perceber a forma de pensar de Agatha ao introduzir seu mais famoso detetive. É perceptível como a sua fórmula ainda não era tão bem alinhada para conduzir a narrativa e também, quem já leu outras obras dela, observar os ajustes que ela fez em seus outros livros para que ficassem no melhor caminho, pois, apesar de suas ótimas ideias e tramas, nesse livro faltou uma dinâmica mais concisa na interligação da progressão.

Poirot, nesse livro, utiliza certas técnicas que foram mais bem aprimoradas nos anos seguintes, ao revelar suas observações e até mesmo durante a condução da investigação, mas ele já possuía seu cerne e todo seu brilhantismo na forma de pensar. Sua excentricidade é marcante e já é apresentada.

A trama em si é muito boa, tem suas reviravoltas e tentamos descobrir quem foi o responsável. Há mistérios paralelos e atitudes suspeitas que endossam a curiosidade e permite desviar o foco, o que é muito bem feito, ainda mais considerando que foi a primeira história de detetive escrito por Agatha.

Núbia Cortinhas 16/08/2022

Ainda bem que Agatha aceitou o desafio da irmã!
O Misterioso Caso de Styles, é o primeiro romance policial de Agatha Christie. Graças a um desafio imposto por sua irmã Madge, para que escrevesse uma boa estória de detetive. E... Ainda bem que ela aceitou! Pois Agatha mostrou possuir um talento genial para este gênero.
Agatha, antes, já havia sido autora de um romance como ela mesma se referiu como sendo "longo e monótono", e também de alguns contos.

O Misterioso Caso de Styles foi escrito em 1916, na época, Agatha trabalhava na farmácia de um hospital e ela possuía um vasto conhecimento técnico sobre venenos. Este fato somado aos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial como a chegada dos refugiados belgas à sua cidade natal, na Inglaterra, influenciaram grandemente no processo criativo desta obra que só foi publicado anos depois, em 1920 e tendo chegado às livrarias em 21 de Janeiro de 1921.

Este livro é um caso familiar. O crime acontecerá na casa de campo chamada Styles Court, (pois é kkk eu pensei que Styles fosse uma pessoa) cujos empregados, familiares e transeuntes serão os suspeitos dessa trama super complicada e quase impossível de ser resolvida.

Hercule Poirot será apresentado neste livro. Ele é cavalheiro, dono de uma personalidade exuberante, astuto, perspicaz, sagaz e dono de um grande coração.Terá como parceiro e aprendiz de detetive, seu amigo Hastings.
Hastings é ora engraçado, ora irritante; transparente em suas emoções, também resmungão e às vezes ironiza o modo de agir de Poirot e muitas vezes não consegue acompanhar o raciocínio do detetive belga.

E foi sensacional o meu primeiro contato com as obras de Agatha Christie. Decidi fazer a leitura por ordem cronológica para acompanhar a sua evolução, assim como a dos personagens.
Comecei a leitura com baixas expectativas, por se tratar de ser o primeiro livro dela do gênero, mas fui surpreendida pela desenvoltura, criatividade, senso de humor, lógica, escrita fluída e fácil visualização da estória.
E as reviravoltas? Agatha brincou com as minhas deduções, kkk, sendo surpreendente o fechamento do caso, mesmo sendo um pouco corrido e o Poirot tendo se atrapalhado um pouco. Super valeu a diversão, recomendo a leitura

Ah! Vale a pena ler esta edição da Editora Globo, pois traz texto extra além de dois finais. O final publicado (que a pedido de John Lane, Agatha o reescreveu) e o final originalmente escrito pela autora, ambos possuem o mesmo final sendo alterado o local da explicação de Poirot.
Cleber 17/08/2022minha estante
Adorei sua resenha!! Ainda não conhecia esse livro da Agatha.

Núbia Cortinhas 17/08/2022minha estante
Obrigada, Cleber! Pode ler sem receio. ?

@tigloko 17/08/2022minha estante
Ótima resenha Núbia ??? já li alguns livros dela mas ainda quero conhecer esse.

Núbia Cortinhas 17/08/2022minha estante
Obrigada, @tigloko. Ela brinca com as nossas deduções nos despistando a todo o tempo, kkk. E mesmo que o palpite possa estar certo, a gente nunca tem certeza para sustentar até o fim.

Michelle.Gandolfi 18/08/2022minha estante
Uau!!?

Núbia Cortinhas 18/08/2022minha estante
Obrigada, Gandolfi. ?

JPHoppe 31/07/2011

O começo da história de Poirot
Para quem já conhece o excêntrico detetive belga Hercule Poirot, duas histórias são muito interessantes. A primeira é "Curtain" (Cai o Pano), seu último caso. Na outra ponta está a segunda história: O Misterioso Caso de Styles, que registra sua primeira aparição.

[Curiosidade: ambos têm seus eventos ocorrendo em Essex, Inglaterra.]

Dizem que o que levou Agatha a escrever este conto foi uma forma de vencer a aposta de que o leitor não conseguiria descobrir o culpado, mesmo quando apresentado à todas as evidências fornecidas para o detetive. A autora, por sorte, é mestre na técnica do "red herring", carinhosamente conhecida por aqui como a técnica do "olha o avião!". Funciona assim: alguém lhe faz um questionamento e, para evitar responder, você aponta para um fato que nada tem a ver.

Enfim, mais de uma vez acha-se que descobriu-se o culpado e o esquema, apenas para na página seguinte descobrir-se que nada tinha a ver. E é a pergunta aparentemente fora de lugar e o jeito maluco de Poirot que consegue ver nas entrelinhas e resolver o caso. Queria falar mais a respeito, mas estragaria boa parte do livro. Apenas mantenha em mente o seguinte: o culpado é quem você MAIS ou MENOS se espera. Sempre.

Agatha Christie foi uma das pessoas que mais souberam avaliar o caráter e a personalidade humana. Ela fez, no começo do século XX, o que hoje séries como The Mentalist fazem, utilizando fatos e traços do comportamento para resolver casos, onde ninguém mais consegue ver a solução.

Recomendo fortemente a leitura!

[Mais reviews disponíveis em jphoppe.blogspot.com]
Mauro Guedes 08/04/2014minha estante
"Apenas mantenha em mente o seguinte: o culpado é quem você MAIS ou MENOS se espera. Sempre."

O fato colocado acima é verdadeiro. Todavia, o único assassino que eu não esperava foi o do livro "O assassinato de Roger Ackroyd", realmente me pegou de surpresa. Ouso até dizer que foi o melhor caso desvendado por M. Poirot.
Gosto muito dos livros de Agatha. Leituras instigantes, sempre!

Kezinha' 03/08/2014minha estante
Cai o pano é um dos melhores da Agatha Christie que já li =D Amei o livro, amo o Poirot'!

Jéssica | @jehbreda 06/10/2020

Suspense gostoso de ler
Meu segundo livro da autora e é legal sentir as semelhanças com os contos policiais de Sherlock Holmes. Devo confessar que acho uma delícia esses suspenses bem construídos e sem muitas extravagâncias.

Quem curte no gênero policial não pode ficar sem ler essa preciosidade cheia de reviravoltas. Quase pegou fogo minha suspeita do culpado, mas na reviravolta eu mudei de ideia e a autora me pegou! xD

Miih.... 17/12/2021

O misterioso caso de Styles
Eu não paro pensar que essa mulher, começou a escrever suspense policial.... Por conta de uma aposta com a irmã.... E se tornou a rainha do crime ?.....

Meu primeiro contato com a autora e confesso que me surpreendeu positivamente.... Ansiosa pelos próximos ?

ACASO (Ana) 07/04/2024

Eu desconfiei até da porta gente! Sensacional!
A Ágatha sempre surpreende! Amei a dinâmica do livro, saiu um pouco do que estamos acostumados. Ver o julgamento foi muito legal..

Eu desconfiei de todos... Depois não sabia mais oq pensar... Depois desconfiei até dos móveis ..???

Perfeito!
Debora.Rosa 07/04/2024minha estante
Ela faz isso msm, kkkkk

ACASO (Ana) 07/04/2024minha estante
Por isso ela é a rainha ??????

isabella 09/05/2021

Surpreendente
Um romance realmente digno de Ágatha Christie, viajei por quase 300 páginas sem saber quem era o assassino, duvidando de todos e ao mesmo tempo de nenhum

Cinara... 12/04/2021

"Saber que um homem é culpado é uma coisa: prová-lo é outra coisa completamente diferente."

Uma hora você sabe quem é o assassino, depois não sabe mais, depois acha que sabe, mas não sabe, daí defitivitamente você sabe, mas não ????
Gostei muito do livro, a leitura é bem rápida, não achei tedioso em nenhum momento, leitura leve (mesmo com um assassinato?) que distrai bastante!
Elisabete 12/04/2021minha estante
Preciso ler Agatha Christie. Está nos meus planos ?

Cinara... 12/04/2021minha estante
Elisabete os livros estão parados aqui há anos, agora que deu vontade?

Carla Foster 23/08/2020

A genialidade dessa mulher
É sem igual! Resolvi que leria todos os livros da Agatha Christie e esse foi o primeiro. Com certeza foi uma escolha certa pois a genialidade de colocar todos os fatos no nosso nariz e ainda sim precisar explicá-los porque na verdade não os vimos, é o que consagrou essa autora com certeza!

Viih 25/10/2021

Papel de trouxa atualizado com sucesso
NÃO É POSSÍVEL QUE MAIS UMA VEZ EU FUI FEITA DE TROUXA PELA DONA AGATHA
Rainha que é rainha faz assim no primeiro livro da carreira né

JacBel 09/07/2020

Olhos atentos
Minha primeira experiência com Agatha e gostei bastante quero ler os próximos!!
O livro em si no início achei bem difícil e confuso mas depois se torna mais fácil e desenrolado e fiquei bem surpresa em saber quem era o assassino, fui descobrindo junto com os personagens, vale a pena!!
ravena ð¦ 09/07/2020minha estante
Esse livro é incrível!! Recomendo ?Os cinco porquinhos? da Agatha, é um dos melhores que já li dela!!!

Jessé 09/07/2020minha estante
Aí está uma escritora que todo mundo gosta menos eu. Hahahahah

@Estantedelivrosdamylla 09/07/2020minha estante
Eu gostei muito desse livro. Da para perceber a diferença da escrita da autora com relação aos títulos mais tardios dela. Recomendo "Morte no Nilo", é muito bom! Kkkk

Lívia 09/07/2020minha estante
Aah, pra mim o melhor é "E não sobrou nenhum".. uma coisa que faço, é sempre fazer uma lista dos personagens hahha Porque a Ágatha ama lotar o livro de personagens

ravena ð¦ 09/07/2020minha estante
Eu não gostava muito dela no início tb, mas depois fiquei apaixonada!!

Vicente Tavares 18/02/2022

Um começo de carreira brilhante.
A Agatha Christie consegue sempre seguir um caminho que não imaginamos. É claro que esse, por ser o primeiro livro que ela escreveu, não é sua obra-prima. Pra mim o livro E não sobrou nenhum é o melhor até agora (dos que eu li).
Sem dar Spoiler, nesse livro de estreia, escrito após uma aposta que Agatha fez com sua irmã vemos o primeiro caso do detetive mais famoso da dama do crime. Hercule Poirot, o belga com TOC que tem a mente brilhante desvenda um caso de assassinato na mansão Styles.
Nesse livro já estão presentes todos os elementos que a fizeram famosa: Assassinatos, famílias, Poirot com seu amigo Hastings (duvido que a semelhança com Holmes e Watson seja mera coincidência), venenos e principalmente finais surpreendentes.

Fernanda Coelho 14/09/2023

MERECEDORA DE 5 ??
Vou dar 5 ?? levando em conta que é a sua primeira obra e ainda assim foi incrível!!!!!
Errei todos os meus palpites e a cada vez que errava ficava mais amarrada ao caso.
GRITEI TODAS AS VEZES QUE ERREI O PALPITE KKKKKKKKKKK

Poirot é simplesmente foda!
ESTOU EM ÊXTASE
Lelêti 14/09/2023minha estante
Quero muito ler Agatha, mas n sei por qual começar aaaaa

Fernanda Coelho 14/09/2023minha estante
Pode começar por esse! Foi o primeiro dela e já é muito bom

Felipe 29/06/2020

O primeiro livro de Agatha Christie
Desde que comecei a ler os livros de Agatha Christie, me apaixonei pelo estilo, pelo suspense que as obras apresentam. Decidi então ler todos os livros escritos pela autora. Um projeto que vou levar alguns anos para concluir porque são mais de 90 livros publicados. O primeiro livro por ela publicado foi esse, "O Misterioso Caso de Styles" que eu gostei demais!! E nesse livro conhecemos o Hercule Poirot, um dos detetives mais famosos da literatura mundial.
A autora nos faz suspeitar de todos os personagens no assassinato da Mrs. Inglethorp e só no final que temos a grande revelação do assassino. Confesso que fui enganado em vários momentos da leitura.
Uma leitura extremamente prazerosa para você que gosta de suspense policial!
Italo Bernardo | @wesleyliterario 12/07/2020minha estante
Eu adoro esse livro!