O misterioso caso de Styles

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles

Wesley.Rodrigues 03/01/2022

Nossa, amei o livro, é bem envolvente, a leitura é fluída, quanto mais vc lê, mais você quer ler. O final do livro do livro é surpreendente, não esperava de jeito nenhum, me senti tão trouxa lendo, Agatha eu te odeio, mentira, eu te amo kkkk

Ivania 05/01/2022

Rainha
Primeira leitura do ano concluída e eu nao poderia ter iniciado por obra melhor!

Esse ano me comprometi a ler 12 livros da Agatha Cristhie para conhecer mais as obras dela, que é uma das minhas autoras favoritas da vida.

Pra iniciar comecei do começo, O misterioso caso de Styles foi a primeiro "livro de detetive" que a Agatha escreveu, então não esperava muita coisa, uma vez que ela escreveu a obra em uma aposta com a irmã (e deu super certo!)

No livro temos o drama de uma poderosa família, quando um assassinato ocorre de dentro da residência Styles, daí entra em cena o famoso Hércule Poirot para investigar o crime.

O plot como sempre foi incrível e eu mais uma vez errei feio tentando descobrir quem era o assassino ?

Recomendo MUITO

Arthur.Timotheo 16/04/2023

Bom mas nem tanto
Estava com poucas esperanças pois foi o primeiro livro dela. Precisava lembrar que a Agatha Christie é sinistra de foda. Livro muito bom, apenas uma crítica: o leitor, para adivinhar o final, precisa de conhecimento em venenos, fazendo ser realmente impossível adivinhar.

(para mim, a graça é tentar adivinhar, errar, perceber que tava na cara e se surpreender com a sua burrice, mas nesse livro, isso não é possível)

Lagado:) 21/04/2021

O Misterioso Caso de Styles
Segundo livro da agatha Christie que leio e a Agatha realmente me ganhou, eu estou simplemsente amando ler cada livro dela, nesse livro eu nao consegui nem suspeitar de alguem, ngm parecia suspeito mesmo dando pistas eu ficava " quem matou a veia meu deus, eu não consigo achar alguem pra suspeitar " uma leitura muito envolvente e fluida, como esperado da Agatha, e como sempre o Hercule Poirot dando um show de inteligencia, em morte no nilo eu fiquei perdido com o raciocinio dele, nesse foi pior.
Sofi 21/04/2021minha estante
Realmente Agatha Chistie é perfeita!!! Eu índico outro livro dela "hora zero" é ótimo

luizaxfm 20/12/2021

"nunca se deve permitir que a confusão tome conta"
o livro me surpreendeu muito, cada vez que surgia alguma pista ou cada momento que inclinava mais para tal personagem só serviam para me deixar confusa JSJSMSKKFKF foi o meu primeiro livro da rainha e um dos primeiros de mistério, mas foi muito bom acompanhar a leitura.
gostei muito dos personagens, principalmente da Cynthia e Evie, fico muito feliz por saber que ainda vou ver o Poirot em muitos outros livros porque ele é simplesmente incrível, amei que no final teve uma migalha de romance, eu achei isso perfeito?!
gostei muito do final e fiquei chocada com a revelação, SERIO uma coisa eu até esperava, mas a outra nunca tinha passado pela minha cabeça.
eu acho que nunca vou adivinhar o mistério desse tipo de livro, meu sonho é raciocinar igual o Poirot, mas espero ler outros livros da autora!!

Nunca se deve permitir que a confusão tome conta.

A felicidade de um homem e de uma mulher é a coisa mais preciosa deste mundo.

E, naturalmente, não existe homicídio sem motivo.

Sim, ela é dessas mulheres que mostram o melhor de si diante da adversidade. Os momentos difíceis trazem de dentro delas o que há de mais meigo e verdadeiro.

Saber que um homem é culpado é uma coisa; prová-lo é outra completamente diferente.

Mas eles não estavam satisfeitos. Tentaram ser espertos demais... e aí reside seu fracasso.

Você há de se lembrar de mim quando disse que devemos estar atentos com as pessoas que não dizem a verdade.

Nada, exceto o grande perigo pelo qual passaram, poderia ter unido aquelas duas almas orgulhosas outra vez.

Um homem apaixonado pode ser um espetáculo lamentável.

? A senhora vai rir de mim. - Ela sorriu.
? Talvez.

"estar diante de uma mulher inteiramente fascinante."

mas como decidiremos o que é importante e o que não é? Essa sempre me pareceu a parte mais difícil.

Corre perigo o detetive que diz: ?Detalhe tão insignificante... Isto não importa. Isto não se encaixa em nada. Vamos esquecer isto?. Aí está a confusão! Tudo importa!

O sangue diz muito, lembre-se sempre disso, o sangue diz muito.

?Nunca confie num homem, Dorcas, eles não merecem!?

?custo tantas libras por ano à senhora. Muito bem. Mas nem um único centavo a mais. Nem um par de luvas. Nem uma entrada de teatro?.

Tudo precisa ser levado em consideração. Se o fato não se encaixar na teoria, deixe a teoria de lado.

? Mas as provas são tão conclusivas...? Sim, conclusivas até demais.

A prova real é normalmente vaga e insatisfatória.

Agora, qual é o instinto básico do criminoso? Afastar qualquer suspeita de si próprio, não é mesmo? E qual a melhor maneira de se fazer isso? Atribuindo essa suspeita a outra pessoa.

O que pode ser uma ótima explicação, mas também uma péssima.? observou Poirot.? Engloba tudo e não explica nada.

Sempre preste atenção ao que lhe diz seu instinto.

Temos de ser tão inteligentes que a tal pessoa não irá suspeitar nem um pouco da nossa inteligência.

É porque a senhorita vem tentando acreditar naquilo que deseja acreditar.

? O instinto é uma coisa maravilhosa? murmurou Poirot.? Não se pode explicá-lo nem ignorá-lo.

Há situações em que você tem de confiar em si mesmo.

De qualquer modo, é horrível quando ninguém gosta de você, não é?

Para minha total surpresa, Cynthia desatou a rir e me chamou de ?fofinho?. (ESSA PARTE.)

E, de fato, correu e saltou de um jeito travesso e dançante sobre o gramado em frente à mansão.
Às vezes, acho que é louco varrido e, de repente, em meio a mais disparatada loucura, vislumbro coerência em sua atitude.

ele se cansou de mim muito cedo.

? Todo assassino é provavelmente um velho amigo de alguém

castelo de cartas! Este passatempo requer precisão dos dedos. A precisão dos dedos vem acompanhada da precisão do cérebro. E nunca antes precisei tanto disso como agora!

Eu não o enganei, mon ami. No máximo, permiti que você mesmo se enganasse.

Não é que monsieur Lawrence fechava a cara sempre que mademoiselle Cynthia conversava e dava risadas junto a monsieur John?

Era bom ganhar um beijo de Cynthia, mas a coisa feita assim, em público, tirava-lhe boa parte do prazer.

Um fato leva a outro... e assim prosseguimos. Este se encaixa naquele? A merveille! Bom! Podemos ir em frente. Já este próximo fato... Não! Ah, que curioso! Está faltando uma coisa... Um elo da corrente que não está lá. Examinemos. Busquemos. E aquele pequeno fato curioso, aquele detalhezinho aparentemente insignificante... a gente o coloca ali!? e fez um gesto extravagante com a mão? É significante, sim! Tremendamente!
beatriz.miguita 21/12/2021minha estante
que resenha maravilhosa!!!! amei amiga ahzgajvsjags

beatriz.miguita 21/12/2021minha estante
tenho o livro, mas nunca fiquei tão empolgado para ler!! VOU LER ASSIM QUE DER FDS AMAKAKDHWJSB AMEI ARRASOU

luizaxfm 21/12/2021minha estante
scr eu amo seus comentários!! obgg

beatriz.miguita 21/12/2021minha estante
eu que agradeço amg!!!! eu amo suas resenhas, comecei a ler o livro assim que terminei de lê-la!!! JDHJAHDSKHDKSHD

Aécio de Paula 02/04/2020

O Misterioso Caso de Styles - Agatha Christie
Primeiro livro da Agatha Christie. Uma leitura muito boa, e o caso é bastante instigante.

Maria13849 26/12/2021

reli esse livro numa tentativa de sair da ressaca literária e começar um projeto que quero realizar há tempos: ler todos os livros da agatha na ordem de publicação original.

relendo eu percebi como essa mulher era perspicaz... eu sabia quem era o assassino e ainda assim desconfiei de todos os personagens de novo (embora dessa vez tenha reconhecido a importância de trechos que da primeira vez não percebi).

incrível, principalmente sendo esse o livro de estreia dela.

Gui Castelo 23/12/2021

Um dos melhores livros de estreia de todos os tempos!
A história é bem construída, intrigante e surpreendente. Já a escrita é deliciosa a cada palavra lida. Poirot incrível como sempre.

edineideo 22/03/2021

1ª edição, Editora Globo, 2014, 286 páginas
Literatura: Inglesa
Gênero: Ficção Policial

TRAGÉDIA MISTERIOSA EM ESSEX - RICA SENHORA ENVENENADA

1º romance de Agatha, publicado em 1920, nasceu de um desafio feito pela irmã Madge, de que ela não seria capaz de escrever uma boa história de detetive. E o mais inacreditável é que superou todas as minhas expectativas... achei uma estreia brilhante.

Outra curiosidade é que, na época, a autora trabalhava em uma farmácia e possuía conhecimento sobre venenos.

Narrada sob o ponto de vista de Mr. Hastings, hóspede na casa de Mrs. Emily Inglethorp, em Essex – Styles, local onde ocorre o assassinato da matriarca. Diversas pessoas estão entre os suspeitos: o esposo Alfred Inglethorp (muito mais jovem), os enteados John Cavendish e Lawrence Cavendish, Mary Cavendish (esposa de John), Cynthia Murdoch (protegida da vítima), Evelyn Howard (prima de Alfred), Dr. Bauerstein (pesquisador de Londres, especialista em veneno).

Por conta da suspeita de envenenamento por estricnina, Mr. Hastings solicitou a ajuda de Hercule Poirot, um amigo e famoso detetive, para investigar e descobrir o assassino. Impossível não lembrar de Sherlock Holmes.

“Tudo importa!” P. 59 “Tudo precisa ser levado em consideração.” P. 114

Em meio a cartas, selos, hidrocloreto de estricnina – VENENO, testamentos, xícaras de café e chocolate, manchas de café e vela branca, chave com arame retorcido, cacos de xícara, impressões digitais (1,2,3), entorpecente, castelo de cartas (baralho)...

“O instinto é uma coisa maravilhosa – Não se pode explicá-lo nem ignorá-lo.” P. 173

Uma narrativa impecável, detalhista, inteligente, cheia de surpresas e reviravoltas, com personagens bem construídos, muitas pistas falsas, um encadeamento de acontecimentos que tiram o fôlego, além de uma pitada de humor. Difícil não ler de uma sentada só. Somos transportados para o local do crime, envolvidos, influenciados, enganados com maestria.

“A imaginação é boa criada, porém má conselheira. A explicação mais simples é sempre a mais provável.” P. 111

6 pontos de interesse no bloco de notas de Poirot: 1 xícara de café esmigalhada, 1 valise com 1 chave na fechadura, 1 mancha de café no chão (ainda úmida), 1 fragmento de tecido verde-escuro (quase um fiapo), 1 grande mancha de vela branca derretida no chão, 1 caixinha de papelão sem nome – para medicamento em pó (calmante) – escrito no rótulo: “Tomar um calmamente na hora de dormir, se necessário.” P. 76

E o final não poderia ter sido melhor. Aliás, temos a versão original da parte final - não publicada (do tribunal) e também a versão oficialmente publicada (da sala de estar). Gostei de ambas.

“Uma consciência tranquila produz o melhor sono.” P. 128

“É sempre prudente suspeitar de todo mundo até que se possa provar com toda a lógica, até alcançar sua plena satisfação, que as pessoas são inocentes.” P. 159

Nosso Clube de Leitura Coletiva está lendo todas as obras de Agatha Christie, em ordem de publicação. Estou radiante e ainda mais fã da Rainha do Crime.

Indico d+. Nota 5 com coração infinito.

“Papai Poirot estará sempre às suas ordens.” P. 211
Dani 22/03/2021minha estante
Excelente resenha! Já deu vontade de ler logo

edineideo 22/03/2021minha estante
Obrigada! Estou ainda iniciante nesse mundo das resenhas, mas fiquei super empolgada com o seu carinho. Ah, o livro é fantástico!!!

Dani 22/03/2021minha estante
???

ANA.CLARA 23/01/2023

"Quando mr. Hastings encontra seu velho conhecido John Cavendish casualmente e aceita seu convite para passar uma temporada na enorme e isolada casa de campo de Styles, não imagina a misteriosa trama que o espera."

Kel 26/05/2020

Maravilhoso!!!
Agatha Christie é mesmo a Rainha do Mistério! Um livro de estreia incrível! Personagens bem construídos, enredo envolvente, um detetive baixinho divertido e encantador! Poirot é, sem dúvidas, um dos melhores personagens já escritos! E que final surpreendente!!! Simplesmente maravilhoso!!!

Grazielly 18/10/2021

Por @booksdagrazi
Hastings é convidado por seu velho amigo John á passar alguns dias na mansão de sua madrasta em Styles. Tudo estava indo bem,todos receberam Hastings muito bem. Até que em uma noite aparentemente normal e tranquila,a família é acordada por barulhos vindos do quarto da anvitriã da casa. O resultado disso vem minutos depois com a constatação que a senhora está morta. Não se sabe quem foi ou o motivo de tamanha crueldade. Uma velha senhora que só fazia o bem, não teria motivos para ser morta. Ou teria?

Meu primeiro contato com a escrita da famosa Gatha Triste se deu a partir desse livro,e sinceramente, não foi uma experiência tão incrível como imaginava. A escrita é de fato muito cativante e rica em detalhes que deixam a leitura mais dinâmica. Mas,em alguns pontos,a narrativa se torna maçante e lenta. Algo que eu não estava esperando. Outra coisa que não gostei muito foi o final do livro. Eu não consegui prever quem seria o assassino,mas ainda assim o final me decepcionou um pouco. O final foi uma confusão imensa. Ainda não consegui entender o motivo pelo qual ocorreu toda uma confusão na descoberta do assassino. Primeiro, parecia que tinha sido uma pessoa. Logo em seguida,surgia outra explicação para incriminar outra pessoa. Não acho que isso seja necessariamente um problema,mas não achei legal.

Admirei muito a inteligência de Hercule Poirot e acredito que ele se dará melhor em outros casos,por que nesse daqui, até ele se confundiu todo. E me confundiu também. Quanto aos outros personagens, só estavam ali para te confundir mesmo. No início,eu não tinha sacado ainda o por quê de tantos personagens,mas deduzi a partir do momento que, aparentemente,todos ali teriam um motivo para ser o assassino.

Foi uma leitura razoavelmente boa, levando em consideração o que citei anteriormente. Gostei,mas poderia ter sido melhor.

Bruna396 03/10/2021

Meu primeiro contato com autora Agatha, e foi incrível!
Sou uma amante de investigações, gosto daquelas que fazem a gente perder o sono até descobrir kkk
Esse livro o início foi meio devagar, mas depois que engrena, fica muito bom!!!
Muitaa reviravoltas, tem hora que parece que nao vai saber mais nada, e quando tudo se esclarece dá um "boom" na mente!
Gostei bastante e pretendo ler mais livros da autora.

Bárbara 04/01/2021

O primeiro mistério
O livro já é maravilhoso de ser lido pelo simples fato de ser o primeiro caso do Hercule, para quem é fã da Agatha poder prestar atenção em como a sua escrita se desenvolveu e o que continuou sendo utilizado em muitos outros crimes traz muito satisfação.
A trama me enganou direitinho, o sentimento de surpresa e a angustia por querer saber quem foi o assassino é o que me faz devorar os livros da autora.

Brenda.Cardoso 31/05/2020

Primeira leitura de Agatha Christie com o famoso detetive Poirot e devo dizer que eu amei. Ela conseguiu juntar peças ao longo do livro todo para no final revelar quem foi responsável pelo Misterioso Caso de Styles.