O misterioso caso de Styles

Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles

Felipe 29/06/2020

O primeiro livro de Agatha Christie
Desde que comecei a ler os livros de Agatha Christie, me apaixonei pelo estilo, pelo suspense que as obras apresentam. Decidi então ler todos os livros escritos pela autora. Um projeto que vou levar alguns anos para concluir porque são mais de 90 livros publicados. O primeiro livro por ela publicado foi esse, "O Misterioso Caso de Styles" que eu gostei demais!! E nesse livro conhecemos o Hercule Poirot, um dos detetives mais famosos da literatura mundial.
A autora nos faz suspeitar de todos os personagens no assassinato da Mrs. Inglethorp e só no final que temos a grande revelação do assassino. Confesso que fui enganado em vários momentos da leitura.
Uma leitura extremamente prazerosa para você que gosta de suspense policial!
Italo Bernardo | @wesleyliterario 12/07/2020minha estante
Eu adoro esse livro!

Victoria (Vic) 18/05/2020

A gente acha que consegue ser mais esperto que a Agatha, mas não consegue! Eu amei o livro! É puramente AC! Amo o Poirot e Hastings está particularmente chato nesse livro, mas amo a dupla. Surpreendente como sempre, leitura leve e deliciosa. Recomendadíssimo.

vih ð¥ 07/05/2021

muito bom
gostei muito do livro. confesso que achei que ele seria chato, por causa de ter lido o outro da agatha christie e nao ter gostado muito, mas ele me surpreendeu muito. o jeito que ela foi escrevendo, deixando o leitor curioso e quebrando a cabeça pra saber quem é o assassino, foi muito engenhoso.
durante o livro eu pensei em todas as pessoas pra serem o assassino e no final foi quem eu menos achava que era, e achei muito legal que nessa versão colocaram o penúltimo capítulo que ela escreveu e nao foi lançado.
um livro pra ler quando você quer sair da rotina, muito bem escrito e que a cada página você só quer ler mais.

Joane 01/10/2021

Primeiro caso de Hércules Poirot
Tive só alguns problemas de focar na leitura, mas quando o Poirot aparece melhorou demais tudooo. Eu já amo esse detetive!
A história também é muita boaaa, e eu realmente achei que o culpado fosse um e realmente acreditei que ia acertar, mas fiz papel de trouxa e a revelação de quem era culpado, realmente me chocou muito. Tanto pela perspicácia desse nosso detetive querido (por mim, desde já). E não acredito que demorei tanto pra apenas começar esse livro.
E nos vemos na história, como se fossemos o próprio Hastings, pq nem ele consegue desvendar quem é.

Uma ótima história de mistério com a rainha do crime, há de ter melhores mas pra mim, esse não fica pra trás não, como um primeiro livro publicado.
Com uma revelação que me surpreendeu e um detetive que me cativou por demais, desde já. Adorei!!

Gabi Fonseca 27/09/2020

Fantástico!
Esse foi o primeiro livro publicado pela Agatha Christie que curiosamente começou a escrevê-lo por conta de uma provocação da irmã que a desafiou a começar um romance policial (obrigada Madge!).

É um típico caso familiar, com poucos personagens para serem feitos de suspeitos, mas é genial a forma como a autora nos faz duvidar de cada um apresentando diversos motivos com que os mesmos pudessem se beneficiar com a morte daquela senhorinha.

Poirot é apresentando pela primeira vez neste livro e é definitivamente maravilhoso, tem uma personalidade única, muito vaidoso e nada modesto, mas possui um grande coração e senso de justiça.

O livro é narrado do ponto de vista de Hastings, foi meu primeiro contato com ele e posso dizer que adorei, ele se sente muitas vezes completamente estúpido por conta de Poirot e reflete exatamente como me senti em diversos momentos haha

Confesso que fiquei muito surpresa com a solução do caso, foi uma reviravolta que não esperava apesar de todas as pistas deixadas pela Agatha, que foram se encaixando conforme foi chegando o final. Acredito que houveram alguns aspectos de conhecimentos muito específicos que acabam passando despercebidos aos olhos do autos comum, mas fora isso e de forma resumida gostei muito da obra como um todo, com um desfecho muito bem arquitedado, amei e recomendo!

Rahrt 04/06/2021

"Engloba tudo e não explica nada."
Aquele tipo de leitura que, no final, te apresenta um monte de elementos que nunca sequer foram mencionados e diz: mas como você não percebeu? Era óbvio!
Particularmente não sou fã.
Foi meu primeiro contato com um livro de Agatha Christie e, embora entenda todo o sucesso massivo que ela fez (e ainda faz), me senti só feita de boba durante a leitura mesmo.
Diego 05/06/2021minha estante
Parece mistério do desenho do Scooby doo

Rahrt 05/06/2021minha estante
NOSSA, SIM. Obrigada. Já tava me achando um ET por ter achado tão mais ou menos.

trizisreading 20/01/2024

Romance de estréia de Agatha Christie
"O misterioso caso de Styles", originalmente publicado em 1920, foi o primeiro romance publicado da autora. Sua irmã havia desafiado Agatha a escrever um bom livro, e fruto disso, nasceu essa obra que, embora tenha sido um terreno ainda não explorado pela autora, já nos mostra o grande talento que ela possuía para tanto.

Nesta obra, nos é apresentado o tão famoso detetive Hercule Poirot, chamado pelo seu colega, Sr. Hastings, à mansão de Styles após sua proprietária ser, aparentamente, assassinada.

No que tange ao seu estilo de construção da trama, não é diferente de suas demais obras. Agatha Christie desenvolve a narrativa iniciando pelo detetive que vai ao local do crime e analisa a cena, colhe depoimentos, busca vestígios, etc. No desenrolar da história, vão surgindo novos fatos e fica então, aberto ao leitor, nesse ínterim, buscar através da leitura dos fatos apresentados o seu suspeito. Ao final, com maestria, Poirot nos traz o assassino e a relosução do crime.

As minhas impressões sobre essa obra são duas: a primeira, é que esse livro possui dois capítulos 12, um deles é o original escrito pela autora, mas não publicado, e o outro é o que foi publicado. Ao meu ver, o original é muito mais explicativo e causa um efeito mais agradável, visto que anteriormente, na história, há os momentos de julgamento no tribunal, fazendo total sentido terminar no tribunal e não, conforme publicado, na mansão. Além disso, conhecendo Poirot, achei o capítulo com a explicação na mansão não tão digno do detetive.

O segundo ponto, que é muito positivo, é que contrariamente ao que eu acreditava, essa é uma das melhores tramas da autora. Particularmente, perde apenas para "A noite das bruxas", que é meu favorito.

É um livro excelente e nem por um segundo eu adivinhei o desfecho, o que me leva a pensar que sim, Hercule Poirot até pode ser um gênio, mas ele foi criado por essa mente que é Agatha Christie, que além de 'cometer os crimes', os soluciona com tamanha precisão.

Janaina Edwiges 14/05/2020

“Sempre preste atenção ao que lhe diz seu instinto” - Hercule Poirot
Meu instinto me enganou, querido Poirot, não consegui desvendar este mistério rsrsrs! A trama de O misterioso caso de Styles é ótima, repleta de surpresas e reviravoltas, fazendo com que você suspeite de todos os personagens envolvidos. Gostei bastante desta história.

Carla Verçoza 18/09/2021

Um dos melhores livros da Agatha!
Releitura divertidíssima!
O Misterioso Caso de Styles, além de ser o primeiro livro da Agatha, também é um dos que eu considero melhores. Diversão pura, o livro é narrado pelo Capitão Hastings, amigo e parceiro de Poirot em alguns casos. A dinâmica entre Hastings e Poirot é muito boa de acompanhar, Hastings sempre duvidando da sanidade de Poirot, enquanto Poirot ri internamente das deduções erradas do caro Hastings.
Eu sou totalmente o Hastings, nunca consigo saber quem é o culpado na história, porém o processo até ápice, aquele momento em que Poirot manda reunir os envolvidos para expor suas descobertas, é bom demais!

Alberto 31/03/2021

Leve e divertido
A obra é muito fácil de ler e me manteve bem entretido. Foi bom conhecer os personagens neste primeiro livro da Agatha Christie. O Hastings ficou tão perdido quanto eu e foi fácil me identificar com ele, ainda mais quando se chateava com Poirot por reter informações dele.?

Tatiane554 05/01/2023

Gosteii
Gostei bastante de conhecer o livro de estreia da Agatha Christie ,temos um assassinato, muitos suspeitos ,e várias reviravoltas, e pude felizmente conhecer o Poirot e sua inteligência surreal.Gostei bastante do prefácio desse livro onde nos apresenta algumas informações sobre a Agatha Christie e sobre a motivação da criação do livro e do mundo dela na escrita.

Rodrigo Silvestre 29/07/2020

Não gostei tanto da leitura.
Não me apeguei tanto aos detalhes da história e aos personagens.
(Culpa minha por ler 3 mil livros ao mesmo tempo ou culpa do livro??
Fica no ar)
Márcia Naur 29/07/2020minha estante
Esse é chatinho mesmo.

Rodrigo Silvestre 29/07/2020minha estante
Ainda bem que não foi culpa minha kkkk

Márcia Naur 29/07/2020minha estante
Não mesmo. Tem muitos melhores. Como por exemplo Convite para um homicídio, Elefantes não esquecem, um brinde de cianureto, o caso dos 10 negrinhos e por aí vai.

Laura 29/04/2022

É bem interessante ver como tudo começou para Poirot e o caso é cheio de reviravoltas mirabolantes bem no estilo da Agatha Christie, mas admito que não curti muito.
Acho que nesse livro ela ainda tava encontrando a dose certa de investigação e acabou que ele se estendeu mais do que deveria, outra coisa que não curti é que muita coisa foi revelada em ambiente de tribunal ou inquérito, que não é um aspecto que gosto muito.
Mas de qualquer forma a escrita é boa, Poirot é um personagem bem divertidissimo e valeu a pena a leitura.

Gabi 12/03/2021

agatha perfeita
perdi a conta de quantas vezes fui enganada nesse livro, realmente genial. não consegui me envolver tanto na história como já me envolvi em outros livros da agatha christie, não sei o motivo, mas foi realmente muito legal conhecer esse primeiro livro do poirot!
Pathy 12/03/2021minha estante
Como faço pra um livro

Zé Paulo 26/02/2023

O primeiro caso do querido Hercule Poirot
No primeiro caso do amado detetive Hercule Poirot ele investiga um assassinato da matriarca Emily Inglethorp com a ajuda de seu amigo Hasting. Aparentemente ela foi envenenada, mas algumas pessoas dizem que não.
Primeiro livro com o Detetive excêntrico Poirot e seu fiel amigo Arthur Hasting.
É uma trama com vários personagens, alguns deles com motivos para querer a morte da matriarca da casa é uma história com muito suspense muitas reviravoltas no decorrer da trama.
O final foi muito legal, todo mundo reunido na sala de estar para o Poirot elucidar o caso com um desfecho memorável.