Véspera

Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

Beta 12/05/2024

Muito bom!
Mais um livro muito bom de Carla Madeira! Porém esse comecei com as expectativas muito altas, o que fez que eu não achasse tão maravilhoso, porém é também muito bom, com uma escrita poética, o livro fala de conflitos familiares, decepção e traição.
O livro narra a história no presente de Vedina que está no meio de uma crise conjugal e vive um drama com seu filho, ao mesmo tempo que vai falando do passado dos personagens Caim e Abel.
O livro trata das dificuldades de uma mãe muito católica conviver com os filhos genes e com a individualidade deles. Para mim o melhor personagem foi o Padre Tadeu, porém há vários outros personagens complexos e maravilhosos.

Além de poético o livro é triste e reflexivo, mas é uma delícia acompanhar o desenrolar dessa história.

Virei fã da autora!

carol.valadao 11/05/2024

O realizar de um desejo
Véspera para mim foi angustiante. Talvez porque o não saber é pior do que a morte. Talvez porque as personagens atravessam a linha que divide o desejo / o executar. Linha tênue.

Sem falar do grande questionamento do livro: onde começa a semente de um grande acontecimento? A véspera da véspera da véspera?

Vou precisar digerir.

Emanuelle.Scherbai 11/05/2024

Gostei, mas dos três livros da carlinha, esse foi o que MENOS me prendeu.
mas apesar disso, gostei de como a história foi acontecendo

Myrelly.Kethlen 11/05/2024

Visceral
Carla Madeira escreve muito bem, uma leitura fluida e realista.

Achei esse livro melhor do que ?Tudo é Rio?.
Irei ler o 3 dela.

Não ignore os sinais de um homem abusivo.

Maria.OthAvia 10/05/2024

Dar uma bela novela
A escrita da Carla Madeira é interessantíssima e de tirar o fôlego. Já li Todo é rio e a autora tem um padrão de escrita bem interessante, uma das melhores autoras brasileiras da atualidade. A história tem uma pegada de suspense para saber o que acontece com o pequeno augusto, a parte religiosa também incita algo diferente na história. muito bom!!!

Letteles 10/05/2024

Mais um espetáculo de Carla Madeira
O livro mais diferente da Carla Madeira mas com a espetacularidade de sempre.

Para mim ficou entre tudo é rio e a natureza da mordida em nível de favoritismo

Perfeito como os outros dois

Apenas leiam!

Catarina 10/05/2024

Véspera - Carla Madeira ?
Carla Madeira apresenta uma narrativa delicada e sensível sobre relacionamentos e situações vividas e compartilhadas por diversas gerações. Neste novo romance, conhecemos Custódia, uma mãe que está preocupada em modificar o destino dos filhos gêmeos que foram designados Caim e Abel pelo pai Antunes.

Custódia e Antunes retratam um casamento marcado por sentimentos de frustração, tristeza e desilusão. Após o nascimento dos filhos, tudo se intensifica e o que já era difícil acaba ficando pior. A mãe religiosa, sempre tentando moldar o destino dos filhos, para que a realidade não imitasse uma história bíblica antiga. Porém, ela percebe que a vida não funciona como ela quer, e que nomes nem sempre ditam o futuro de alguém.

Ao longo do livro, vamos acompanhando o crescimento e a vida dos gêmeos, mas também como Custódia e Antunes vão mudando durante o tempo. Todas as situações, emoções e circunstâncias nos levam até um evento marcante na vida de cada um e isso nos faz pensar em como detalhes podem muitas vezes mudar totalmente o nosso destino.

Histórias de rachaduras familiares, relacionamentos difíceis, dramas e tristezas compartilhadas por muitos. Um livro que merece ser lido e relido por todos.

Nota: ??????????

Você já leu? O que achou?

Um grande abraço! ?

Sigam meu IG literário: https://instagram.com/vinho.livros.cultura

Manuela.Passos 10/05/2024

Nao deu
Não me prendeu infelizmente, demorei Bastante pra finalizar, não me prendi na escrita, peguei raiva de todos os personagens, e só me empolguei com a história quando chegou em 70%.

Mariana.Crespo 10/05/2024

? Às vezes, é preciso ir longe para chegar vindo de trás e alcançar a véspera da véspera da véspera do acontecimento. O momento preciso em que tomamos ou somos tomados por uma direção e um belo dia? ou um triste dia, somos o que somos.?

Véspera foi o primeiro livro de Carla Madeira que eu li, e apesar de ter gostado, acho que esperava mais do tanto que eu ouvi a respeito.

Mas que ele é um livro que nos faz pensar no que a família, o ambiente, e as experiências interferem na formação de quem somos e em como cada um vê as coisas da sua própria forma.

marinaqz 09/05/2024

Um impasse entre gostar ou nao
Sou suspeita a falar sobre o livro por ser fã da escrita da autora, uma série de barbaridades contadas com uma leveza.
A história de uma família onde faltou amor, perdão e sobraram traumas e amargura. Gostei muito do livro apesar de ter me estendido para conclui-lo.
Confesso que fiquei com pena de Vedina no final, bem como passei a maior parte do tempo com pena de Antunes e desgosto por Custodia e Abel.

Elisa507 09/05/2024

Precioso!! merece mil estrelas
Entre tragédias e felicidades, Véspera me trouxe todo o efeito borboleta dessa vida, me fazendo pensar sobre como tudo acontece ao meu redor e seus motivos, suas razões, suas vésperas. recomendo muuuuito!!!

Laura.Schmidt 09/05/2024

Véspera
Comecei o livro horas atras e simplesmente nao consegui fazer mais nada até terminar ele. O final ?? meu deus skdkskdmdd. Minha escritora favorita, nao tem como

Ellen 09/05/2024

Carla Madeira, a senhora é braba
Que livro maravilhoso!! poesia, passado e presente se misturando, os personagens crescendo junto com a tensão entre eles, péssimas mães e pais dando cada um seu melhor? tudo isso prendendo a atenção do leitor, instigando curiosidade sem necessariamente por algum mistério.
Uma história sem protagonista, sem uma temática concreta, sem saber o que esperar do final. Apenas uma história maravilhosa.

Sara Marinho 09/05/2024

Carla Madeira como sempre genial! Amo a escrita dela que é poesia pura. Acompanhar a história de Caim e Abel e a ruptura entre eles, foi simplesmente hipnotizante. Com certeza uma das minhas escritoras preferidas da vida.

Malu.Baccarin 09/05/2024

Que livro bom!
Depois de Tudo é Rio, eu tinha expectativas altas para esse livro. Embora não tenha me prendido tanto de primeira, é um livro incrível que eu super recomendo.