Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

bibs 19/05/2024

Carla madeira sendo carla madeira
Um livro sobre como nossas ações tem consequências muitas vezes irreparáveis e como o acaso nem sempre é por acaso. às vésperas dos acontecimentos dizem muito sobre ele. mais uma vez a Carla Madeira deu aula em como escrever de forma madura e coesa, criando duas linhas de narrativa que se conectam e formam uma obra brilhante!

Pbrandaomachado 19/05/2024

Mais um de Carla
Terceiro livro lido da autora e mais uma vez a constatação de como a escrita dessa autora nos prende do início ao fim.
Amei! Queria mais!!!
Os capítulos indo para o passado e voltando para o presente é o diferencial desse livro.

Algumas frases achei interessante destacar e deixar registro aqui.

"O belo não é feito só de beleza."

"Nada é mais comovente do que encontrar o coração macio de uma rocha."

"E uma mulher não deve se enganar quanto a isso: se é preciso força para tocar no amor de um homem, melhor deixá-lo. Mil vezes: melhor deixá-lo."

"Acho um perigo o elogio excessivo. Gera vaidade, e vaidade é um vício terrível. As pessoas se agarram a ela e ficam comprometidas em manter os elogios em alta, o que é fatal em qualquer área: nas artes, na ciência e principalmente na vida. Além disso, a maior parte das coisas incríveis que somos capazes de fazer, não fazemos porque somos particularmente incríveis. Muita coisa precisa acontecer ao mesmo tempo, e não é mérito de ninguém orquestrar todas elas."

"Há nas famílias uma demarcação de território onde as fronteiras dizem: daqui para dentro somos nós. Dentro é onde cresce um tipo de vegetação particular, que a um estranho parecerá mato, mas que na família é flor. E pode ser flor aos olhos do visitante o que é espinho entre os que se machucam faz tempo.as sonoridades também exigem ouvidos apurados ali, naquelas solenidades. Há entonações que vibram mágoas, e trinados de alegrias ou saudade. Há sempre uma faixa de volume tolerado ao desrespeito, a textura da ironia consanguínea, os tons menores da tristeza e a resiliência do amor, quase sempre nas pausas, além do som, ora estridente, pra sutil, das entrelinhas. Coisas ouvidas na fermentação dos anos. Nas famílias, desiste-se muito das palavras para evitar exílios e, assim, nascem desertos."

yasmin.malaquias 19/05/2024

?Véspera? foi uma leitura bastante incômoda, de modo geral. Acho que ler Carla Madeira na ordem de lançamento foi a melhor coisa, porque se tivesse lido esse antes, teria desanimado.
Apesar do enredo ser interessante, o decorrer dele me causou grande estranheza, por conta de Abel, claro. Pior ainda é pensar que existem pessoas como ele fora do ficcional.
É uma narrativa sobre família, desidealizando o comercial de margarina.
Demorei pra ler esse mais do que os dois anteriores da autora, mas ainda assim, foi uma leitura rápida.
ps: esperei com força que Abel matasse Caim, só a literatura poderia nos oferecer um negócio desse

Jhersica 19/05/2024

Véspera
Foi meu primeiro contato com Carla Madeira, achei a escrita dela bem tranquila, só tem que prestar bastante atenção.
O livro em si foi bem bom, a parte do Augusto não me pagava muito, mas o crescimento dos irmãos Caim e Abel me pagava mais, gostei bastante.

Rubia.MaAalai 19/05/2024

Livro que muito bom no início é o final deixar a desejar e esperando um final surpreendente entre os irmãos.

Eduarda.Acioli 19/05/2024

Começa interessante, mas fica arrastado com o tempo. Depois de ler Tudo é Rio, minhas expectativas eram altas e fiquei bem frustrada

lulu197 19/05/2024

Meu favorito depois de Tudo é Rio. Personagens complexos e bem esquisitos ?????... O final me chocou bastante, achei que seria diferente.

felipex0 18/05/2024

A história é ok, mas o final eu fiquei sem entender. Não achei nada fluída, não é o tipo de leitura que eu gosto. Eu meio que peguei uma ressaca lendo esse livro, nunca demorei tanto (17 dias) pra ler um livro. Enfim, é isso. Iria comprar ?Tudo é rio? mas já cancelei.
hadley1 19/05/2024minha estante
já li tudo é rio e agora estou lendo véspera, e assim tudo é rio é bem superior, a leitura é fluída e impactante bem diferente de véspera que estou achando tudo bem morno

felipex0 19/05/2024minha estante
Foi um desafio grande ler esse livro viu? O pior é que vejo muita gente falando bem, e eu achei bem fraco

hadley1 19/05/2024minha estante
nossa sim, comecei o livro com expectativa devido a experiência de tudo é rio mas lendo tô só aquele meme "acaba pelo amor de Deus"

Ana Paula Barros 18/05/2024

Ainda não sei o que achei da leitura. Li tudo é rio e me apaixonei pela escrita, mas Véspera foi uma leitura lenta, demorei bastante pra engatar na história.

sobre o final, ainda não tenho uma opinião, ainda tô absorvendo o livro

Luisa Jordana 18/05/2024

Mais uma chance
Este é um livro que fisga o leitor logo em seu primeiro capítulo, pois começa narrando como uma mãe sobrecarregada, com um filho pequeno e um casamento falido acaba abandonando sua criança na rua, em meio a uma crise de estresse. Mas quando dá a volta no quarteirão para buscá-lo, já mais do que arrependida pelo que fez, seu filho não está mais lá.
Em Tudo é Rio, primeira obra que li desta autora, achei sua escrita belíssima e, apesar da história não ter me agradado tanto, a narrativa me fisgou ao ponto de me fazer não largar mais o livro. Aqui foi justamente o contrário, acredito que a autora tenha pesado a mão na escrita poética, o que deixou uma história interessante um tanto enfadonha.
Para compreendermos o que levou a mãe do primeiro capítulo a fazer o que fez, a autora volta no passado para contar a história dos irmãos Caim e Abel, que foram assim nomeados por um pai alcóolatra e frustrado, para se vingar de uma esposa controladora e fanática religiosa. Acabei gostando menos desta leitura do que da outra, mas o enredo mostra a excelente criatividade da autora para criar histórias que abordam o âmago do ser humano em todas as suas facetas, mesmo se perdendo em meio a tantos floreios e monólogos internos dos personagens.

Jéssica 18/05/2024

Não tem como não ser nota cinco
Esse é o segundo livro que eu li da Carla e para mim, foi ainda melhor do que Tudo é Rio. Simplesmente a escrita dela é sensacional. Ao mesmo tempo que faz uso de metáforas e subterfúgios que deixam o texto com cara de clássico atemporal, a escrita é fluida e a narrativa nos prende de uma maneira que nos deixa ávidos por saber o que está por vir.
O livro narra a história de dois irmãos fadados a serem inimigos e uma mãe obcecada por fazer com que sejam amigos. Custódia não quer permitir de jeito algum que Abel e Caim se separem, mas o destino é mais forte do que o desejo de uma mãe. Os irmãos acabam se provando muito diferentes um do outro e não há força da natureza que impeça a separação dos dois.
Uma história de erros, invejas, brigas, perdões, redenções, arrependimentos, lutas, vitórias e derrotas.

Luana 18/05/2024

É só isso?
Abel, você é chato. Você não é vítima, não é coitado, VOCÊ É CHATO! Seu problema é falta de apanhar.

E digo mais: JUSTIÇA POR PAULO PAREDE!!!!

Caroline.Vasconcellos 18/05/2024

?A omissão sangra o amor a conta-gotas??
?? e o perde um pouco a cada dia?

Carla Madeira, impecável na escrita, nunca decepciona. Simplesmente dá vontade de devorar o livro e assim como se dá o título, vc sente sempre que está às vésperas de alguma acontecimento que vai mudar tudo. Os capítulos são intercalados entre dois momentos e acho que isso faz a gente ficar mais e mais preso!

Natascha 18/05/2024

Amei, Carla madeira entre na minha casa e coma o cy da minha família.
Reviravoltas no melhor estilo dela e só tenho a dizer uma coisa, só tem uma pessoa que merece que tudo de ruim aconteça e não é a vedina

Cris 17/05/2024

Véspera
Gostei e não gostei. Os personagens são comuns e a história é bem a vida como ela é. Carla Madeira não fantasia a vida e mostra o lado mais feio das relações e das pessoas. A escrita da autora é apurada, lírica e reflexiva. Veneza é a personagem mais racional e ciente do que os rodeia, mas nem por isso consegue reagir. É difícil. Eu sei. Alguém esperava aquele final? Rsrs Acho que algumas coisas ficaram em aberto e não explicadas. Ficou pra gente imaginar.