Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

Léia Saturno 22/05/2024

Clara Madeira um grande nome da literatura brasileira contemporânea. Foda demais, narração fantástica. Gosto de como ela explora as relações como grandes teias de aranha que podem nos prender ou nos soltar.

torturedpoetss 22/05/2024

Que livro incrivel, a carla madeira sempree se supera, realmente melhor escritora brasileira contemporânea

Jane.Mello 22/05/2024

Impactante...
Segundo livro que leu dessa autora e estou apaixonada pela escrita dela ..

Ela coloca realidades profundas nas histórias, e essa é um tapa na cara ...

Faz a gente pensar de como gerações passadas acabam influenciando tanto a geração futura, mesmo tentando tirar só as coisas boas de exemplo, o respingo das coisas negativas sempre está lá espreitando...

Como um nome , uma história, pode mexer tanto com a Vida das pessoas...

Confesso que esse final eu não esperava, e até demorei pra vir fazer a resenha pra poder absorver e entender esse desfecho.
E realmente consigo ver o que a autora tema nos mostrar...

Quote
"A felicidade às vezes é uma manta curta, não dá para todos. Puxei com demasiada força a minha parte. As consequências, ainda hoje, varão minhas madrugadas."

Naiana.Massitelli 22/05/2024

FASCINANTE
A escrita é envolvente e os personagens são profundamente bem construídos, cada um com suas próprias complexidades e dilemas. A narrativa mergulha fundo nas emoções humanas, explorando temas como amor, perda e redenção de uma maneira muito tocante. A forma como Madeira tece a história mantém você preso do início ao fim. É uma leitura poderosa e emocionante que realmente mexe com a gente. INDICO MUITO!!!!! TE AMO CARLA

annak4 22/05/2024

Véspera
"A eles dei a misericórdia de um punhado de vésperas. Uma reserva de absolvições, ainda assim, os condenei. E junto deles, condenei-me."

que livro magnífico!! ele me fez querer ler mais e mais e não parar até que acabasse. o livro não é sobre o desaparecido de augusto, é sobre muito mais, é sobre vida, morte, amor, traição e solidão. tudo nesse livro é bom e me fez pensar sobre a vida.

João joao 22/05/2024

Escrita perfeita??
Mas acho que esse final poderia ser explicado melhor, ficou sem nexo a história??

joao_pedrola 21/05/2024

Véspera
Me diziam que o final desse livro é corrido e realmente a Carla Madeira não se estendeu ao falar o que aconteceu com Augusto, mas não acho que isso seja de um todo ruim.
Acredito que o foco da história não seja Augusto, penso que ele é apenas um personagem que fez parte da história dos personagens do núcleo principal (Abel, Caim, Vedina e Veneza).
Achei interessante como a Carla intercalou a história e foi nos apresentando cada vez mais um pouco sobre cada um dos personagens e nos permitindo compreender a formação da personalidade deles, afinal, não somos a soma de nossas escolhas e vivências?
Os dois irmãos frequentaram os mesmos lugares, mas viveram de forma diferente, Caim querendo realmente viver o que estava disponível a ele e Abel aguardando a sombra do irmão para poder viver, invejando tudo.
Acho que o que mais me incomodou nesse livro foi Abel não ter ido preso pelas coisas que cometeu ou pelo menos sofrido, para mim, ele escolheu ser ruim e deixou a todo momento os ?pensamentos intrusivos? vencerem, nada justifica as ações dele.

Duda 21/05/2024

Como pode carla madeira
Essa mulher só lança bomba atrás de bomba. Meu deus que livro bom, fiquei super envolvida principalmente depois que as histórias se entrelaçaram. Quanto mais o passado se aproximava do presente, mais eu me envolvia e queria chegar no final! Dei uma brisada legal no final, mas depois entendi. Bom demais!

Julia Ledra 21/05/2024

Carla Madeira sendo Carla Madeira
Sério... a escrita dessa mulher tinha que ser estudada nas universidades
Essa história é extremamente viciante, não tem a menor condição de parar de ler. Tu precisa saber porquê essa mulher surtou e largou o filho dela no meio da rua, o que houve para ela estar assim, como vai ser a vida desses irmãos gêmeos

Os personagens são perfeitamente odiáveis. Todos eles são tão realistas que quando tu pensa que pessoas assim realmente existem no mundo tu já fica meio enjoado.
E eu digo isso no bom sentido! Os personagens são muito bem construídos, nenhuma das ações deles pareceram fora de contexto, tudo fez muito sentido (por mais que eles me dessem raiva)

site: https://youtu.be/NbaPm9kpuCM

Jade 21/05/2024

Esperava mais
Vixi, não gostei. Achei a leitura maçante e penosa. Não me senti cativada pelo enredo ou personagens e por vezes precisei reler capítulos para identificar o que era tempo passado ou presente e entender melhor a cronologia. Também, achei os acontecimentos bem apelativos, a começar pelos nomes das crianças - não me desce a vingança que origina tais registros. Caí de supetão em ?Véspera?, que foi meu primeiro contato com a autora, e depois até li referências positivas a ?Tudo é rio?, mas não instiguei de ler dado a essa experiência desgostosa.

Maria22040 20/05/2024

De fato Carla Madeiro sabe escrever uma história em que ficamos preso do início ao fim e sempre com um plot twist maravilhoso. Porém não gostei muito do final por ter deixando algumas pontas soltas

Drielli.Miranda 20/05/2024

Se o intuito é relaxar, procure outra coisa rs
Sabe o ?algumas coisas são assustadoras demais para serem ditas em voz alta??! Esse livro pra mim é isso. A escrita de Carla é isso. Ela coloca no papel o sentimento feio, que todos ignoram, mas que existe. Nunca é fácil pra mim ler ela, sempre é pesado, demorado, saio com uma necessidade de um romance bobo pós livro. Nesse não foi diferente. Me tocou mais que Tudo é rio. Foi dolorido, mas que escrita, pqp..

Anne_03 20/05/2024

Meu deus
Comecei esse livro pensando já na fama da Carla madeira e de seus romances e eu estou apaixonada pela escrita dessa mulher
achei perfeita a interligação entre os acontecimentos do passado com os acontecimentos do presente (a mulher sabe escrever), a história me envolveu e eu não consiga parar de ler
(gente esse final me deixou muito ???)

Cassiane.Schultz 20/05/2024

Carla Madeira é Genial
Véspera me encantou desde o início, eu precisava saber qual era a conexão entre os irmãos Caim e Abel com o menino Augusto, que escrita envolvente.

A Carla escreve de forma poética e ao mesmo tempo não é floreada e sim, muito real. É uma leitura que incomoda mas te deixa tão apegado que mesmo incomodando você não consegue largar.

Eu não consigo decidir entre Tudo é Rio e Véspera, os dois tem o mesmo peso de obra prima na minha opinião.

Thaliane 20/05/2024

Não entendi nada ?
Me senti burra pq não entendi nada. Entendi sim o que aconteceu com os personagens, mas não consigo colocar em ordem na minha cabeça pra compreender o contexto de tudo?. No final, o menino morreu?? Foi sequestrado?? Ele era um anjo e Deus buscou ele? Alguém me explicaaaaa!!! Pq sinceramente, sou muito leiga pra ler Carla Madeira, só por isso 3 estrelas.
Monychio 28/05/2024minha estante
Amiga, não se sinta assim kkkk
Mas confesso que vi tantos elogios desse livro e agora que terminei tô aqui tentando digerir tudo e entender esse final. Ainda não sei o que achei do livro kkkk

Thaliane 28/05/2024minha estante
Kkkkkkk eu não consigo parar de pensar nesse livro, minha mente bugou. Vou ter que ler de novo

Monychio 28/05/2024minha estante
Hahaha um dia eu volto a ler tbm, quero ler os outros dela e ver o que acho.