Véspera

Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

jusayuriih 26/05/2024

Tudo é causa e consequência
O livro narra na perspectiva de mulheres presentes na vida dos gêmeos, em como todas as suas ações são sempre moldadas em auxiliar/satisfazer os homens ao ser redor (do contrário vem a culpa). No fim, é muito disso, por que só as mulheres se veem obrigadas a sempre perdoar? Ou então em viver em constante (auto)crítica?

Falando mais do plot, a história dos irmãos é irônica e trágica. A clara diferença entre os dois - mesmo crescendo como a mesma pessoa. Um é inteligente, bem sucedido e acaba com a garota desejada, enquanto o outro é medroso, problemático e um total COVARDE. Senti falta de mais cenas retratando a relação dos dois, especialmente o final que fica MUITO em aberto. MUITAS lacunas sem resposta. Isso não é poético, é simplesmente tortura para qualquer leitor curioso.

O foco principal da obra é brincar com passado e presente, tentando desvendar como certas atitudes e traços de personalidade do agora, na verdade são respostas/consequências de eventos específicos (por vezes irrelevantes) que aconteceram antes. A vida é uma constante véspera para o momento clímax de cada história.

De modo geral, gostei da leitura. Cada passagem leva a boas e diferentes reflexões sobre a vida e seus detalhes engraçados e, por vezes, trágicos.
Sinto que passei por muitas emoções ao longo da leitura. Poucas delas boas, porém, acho que era a intenção da autora. Ou eu me colocando demais no lugar das personagens. De qualquer forma, significa que o livro foi bom.

mai 25/05/2024

DEPOIS DE TUDO É RIO
Minhas expectativas eram elevadas para véspera e não me desapontei. Incrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

claribru. 25/05/2024

Finalizando a santíssima trindade de Carla Madeira com Véspera, sigo descrente com a POTÊNCIA da escrita dessa mulher!
A força com que ela nos adentra num universo tão vivo, íntimo, violento e - sem dúvida alguma - brasileiro.
Ela nos traz nessa obra algo tão humano e incontrolável: o peso que o passado exerce sobre nós, sobre as nossas famílias, entre preconceitos, faltas e mártir. O pensamento denso de como a própria autora pontua nessa narrativa: véspera.
O que carregamos é de fato nosso ou apenas repassado a nós como uma maldição? Como nossas escolhas afetam de fato o caminho que percorremos? O que poderia ser evitado?
Sem a romantizar, ou nos fazer reprimir o desprezo, a angústia palpável que o livro nos causa no âmago.

thelivros 25/05/2024

This is Carla Madeira!!!!
Esse livro com certeza vai ser livro de vestibular daqui alguns.
A complexidade da escrita que começa na numeração dos capítulos é maravilhosa, a construção de todo o contexto, das relações familiares influenciando nas futuras famílias é o paraíso para quem gosta de psicologia e história.
Pegou meu top 1 dela.

Karime 25/05/2024

Simplesmente perfeito ?
O que acontece quando chegamos ao extremo de tudo que aguentamos, quando decidimos agir sem pensar?
Machucamos mais o outro ou a nós mesmos?
A qual caminho as nossas mágoas nos levam, quem magoamos enquanto estamos magoados?

Acompanhar as mágoas de Caim e Abel e em algum momento se aprofundar em nossas próprias mágoas, ambos os irmãos vieram de um lar quebrado e não conseguiram evitar suas vidas de se quebrarem.

Véspera é um livro intenso, repleto de sentimentos e reflexões que invadem a mente e afogam a alma.

adam joseph 24/05/2024

A escrita de Carla é notavelmente fluida e envolvente, capturando o leitor desde o início. Alternando habilmente entre presente e passado, a narrativa se desenrola de maneira que nada parece previsível, culminando em um desfecho surpreendente e impactante.

Desde o começo, senti uma intensa aversão por Abel, cujo caráter me incomodou ao longo de toda a história. Em contraste, senti uma profunda empatia por Antunes; ele buscava apenas amor e afeto, enquanto a maneira como sua esposa o tratava só serviu para entristecer ainda mais suas vidas.

Sofi 24/05/2024

Véspera
Incrível, e nada fora do esperado. Carla Madeira é, definitivamente, uma das minhas escritoras preferidas. Profundamente humana, as personagens são reais, são pessoas, tão repletas de falhas que simpatizamos até com o asco. Ainda estou processando e tenho certeza de que há muito além da compreensão superficial, ainda mais atrelada às tantas referências religiosas.
"Só melhorando os homens melhoramos os seus deuses."

amandsreads 24/05/2024

Se nos quisesse perfeitos, nos fizesse perfeitos.
Mais uma vez, a escrita de Carla Madeira é o personagem principal da obra. Que prazer é ler qualquer coisa escrita por ela. Fluida e fácil, como um conforto em meio a literatura por vezes muito elitizada. Qualquer um pode entender Carla Madeira porque ela explica sentimentos, acima de tudo. Mas isso se torna um perigo quando não se está atento à leitura, já que a facilidade com a qual ela retrata as coisas mais cruéis pode, muitas vezes, parecer abrandar a cena. Comigo, isso não aconteceu; Carla me agarrou logo de começo.

A história de Caim e Abel, registrados assim pelo pai que buscava atingir a esposa religiosa onde mais doeria, é mais um retrato da realidade (cruel) em que vivemos. Conta sobre família, silêncios, distâncias, obsessões e abusos; sobre nós. Da maneira mais nua possível.

Quando eu pensava já ter entendido tudo, algo me surpreendia. O sentimento de suspenção, do aguardo pela véspera de um acontecimento desastroso que se construía a cada página. Os capítulos que intercalam presente e passado costuram muito bem esse sentimento. Os personagens, se comparados a "Tudo é rio", têm uma profundidade maior que permite que o leitor entenda o que os motiva a ser quem são, potencializando a empatia e o ódio que eu senti por eles. Principalmente por Abel (o ódio). Gostei muito dos personagens coadjuvantes que fazem a história parecer mais real, mais humana. Principalmente Padre Tadeu e Paulo Parede.

É um ótimo livro e recomendo demais!!

Aliás... empurrou. Com certeza empurrou.
PCosta 25/05/2024minha estante
CIRURGICA!!!

Marina T 24/05/2024

Mais um da série ?a vida como ela é?. Ah como a vida pode ser dura?
Ainda tentando recuperar o apetite depois de terminar esse livro. Impecável!

Flavia_Lo 24/05/2024

Eu não estou nada bem.
Fui dormir muda e acordei calada, de tanto choque e indignação.

Esse é o segundo livro que leio da Carla Madeira e nada me preparou pra quando ele me desestabilizou.

Como já era de esperar, essa história passeia muito por emoções e ações muito humanas, a Custódia desde muito cedo foi muito podada, por ser a única filha mulher em uma família muito conservadora. Tudo isso acarretou que abraçasse a primeira oportunidade de se casar, para sair da casa dos pais.

Mesmo vivendo um casamento sem amor, sem parceria, sem absolutamente nada que um bom relacionamento precisa para se estruturar, ela se arrasta pelos dias como se essa fosse a melhor e única opção, aquele era o grande desejo de Deus pra vida dela e como uma boa serva, ela seguia persistente a base de orações.

Quando as coisas parecem que vão melhorar, toda essa ausência de sentimentos é ocupada com ódio e rancor, por conta de uma decisão tomada por mágoas.

Esse livro conta com dois pontos de vista, um do passado e um do presente (que se passa praticamente em um único dia).

O início mesmo sendo triste e denso, me fez ter certeza que esse livro seria bem vai leve que ?Tudo é Rio?, mas parece que eu me enganei (risos), os acontecimentos mais pesados acontecem nas últimas 50 páginas de livro e foi o suficiente para me gerar angústia e uma crise de ansiedade.

Foi sufocante num nível que eu não esperava, o primeiro livro que li dela, me trouxe muita dor e desespero, mas esses momentos eram sempre quebrados por um capítulo mais leve, essa brincadeira de sentimentos que a autora faz, é uma analogia ao rio (que tem partes mais agitadas, mais calmas, mais baixas e mais altas).

Mas nesse, as coisas mais densas aconteceram aos poucos e depois tudo de uma vez, o que me deixou fisicamente mal, chegou um momento que eu só queria abandonar, mas a curiosidade pra saber o que ia acontecer era melhor.

Não sei se foi proposital, mas nesse livro a narração em 3° pessoa tem voz ativa e tem seu próprio ponto de vista, a Carla continua tratando de assuntos pesados e os personagens não tomam as atitudes, que nós pessoas de fora, julgamos como apropriadas.

Só que dessa vez, a narradora não personagem faz muitos comentários sobre os temas, deixando mais explícito o posicionamento da autora sobre tudo. Não sei se ela fez de propósito, mas grande parte dos debates levantados no livro anterior pelos leitores, ela traz de volta nesse, mas agora de uma forma mais explícita, enquanto ?Tudo é Rio? ela deixa muito em aberto as interpretações, aqui ela direciona o leitor em uma linha de raciocínio.

Trecho do livro:
"Há tanto tempo ela queria ter ido embora. Quem a impediu? Por que não foi? Por que se pôs assim na rota do imperdoável? Não dependia financeiramente dele, mas ficou. Ficou porque estava presa à inabalável convicção de poder penetrar na rocha! Talvez no miolo da rocha houvesse uma carne terna. E ela queria essa ternura mais do que tudo. Sabia Deus por que acreditava nisso. Sabe Deus por que acreditamos no que inventamos. [...] Uma vez, ele fez as malas, mas ela as desfez. Pensou ter visto um desamparo tão grande que se comoveu. Mas o miolo da rocha é mais rocha. E uma mulher não deve se enganar quanto a isso: se é preciso força para tocar no amor de um homem, melhor deixá-lo. Mil vezes: melhor deixá-lo."

Eu gostei muito dos temas abordados, família, amizade, maternidade, irmandade, religiosidade excessiva, exaustão, abandono?

Compartilhei minha leitura com a minha amiga que já tinha lido e na reta final a minha única reação foi não ter reação, tive que dormir para organizar melhor meus pensamentos.

Enfim, ainda prefiro ?Tudo é Rio?, mas esse sem dúvida é o que aborda temas que me interessam mais e que me deixou ansiosa pra saber o que iria acontecer no final. Quando os capítulos do passado e do presente se encontram, muitas coisas fazem sentido. É uma leitura cheia de culpa, de julgamento e de empatia.

Li sem pressa, tracei metas de dois capítulos por vez, estava lendo outros livros no momento, então não era todo dia que eu lia, por conta disso demorei mais do que provável pra um livro curto.

Mas agora eu entendi aquela trecho da live da Bel Rodrigues: "Véspera do que, Carla Madeira? Do meu enterro, da minha morte, do meu colapso? Não chorei, não me tremi. Simplesmente senti um vazio, preenchendo todo o meu corpo e pensei: o que estou fazendo aqui? No mundo?" Até agora sinto esse vazio só de lembrar.

Só quem conhece ou já conheceu uma mulher que insiste e da tudo de si em um relacionamento, na tentativa de mudar um homem, que acredita firmemente que ele é pessoa boa, sabe como é difícil ver alguém próximo de você, ser apaixonada por uma pessoa que não existe, uma mera idealização em meio ao caus.

Quero muito ler ?A Natureza da Mordida?, porque eu vi um vídeo de indicação que começava assim ?Dizem que o império romano de toda menina, é a forma abrupta que a amizade com a primeira melhor amiga dela acabou? isso foi o suficiente pra me convencer (risos), não sei quando, mas vou ler.

Aí Flávia, você vai ler outro livro dela, você se odeia ou se ama? Analisando minhas últimas leituras (tirando os romances de "tira gosto") tô começando a achar que me odeio mais do que eu imaginava.

obs. Muito obrigada padre, por ser o alívio no meio de todo aquele drama (risos), Abel, saiba que nada brilha em você, apenas minha raiva. Carla, entre na minha casa e escreva mais livros de gente problemática.
AliJu 24/05/2024minha estante
Vou te aplaudir por ter lido, mas não vou abrir a resenha porque não sei se quero saber algo dele ?

arilopes 24/05/2024minha estante
pretendo ler em breve esse!!!

Flavia_Lo 24/05/2024minha estante
Ali, certíssima, se não te faz bem, fica distante, melhor pra ti, mas a resenha não tá pesada, ou meus neurônios estão anestesiados kkkkkkkkk melhor não ler mesmo

Flavia_Lo 24/05/2024minha estante
Ari, indico muito pra quem não é sensível as dezenas de gatilhos que tem kkkkkk você já leu algum livro dela?

arilopes 24/05/2024minha estante
já simm flavia, eu li tudo é rio e a natureza da mordida dela! eu acho Carla Madeira esplêndida e gosto de ambos os livros, espero não me decepcionar com Véspera

Flavia_Lo 24/05/2024minha estante
Eu quero muito ler A Natureza da Mordida, tô animada pra uma temática diferente, se você se gostou de dois livros dela, se também vai gostar de Véspera ?

.Igor 24/05/2024minha estante
Sua resenha tá simplesmente magnífica, Flávia! Confesso que não sei se irei ler Véspera, não pela qualidade (até porque para um livro te afetar desse jeito ele tem que ser muito bom), mas porque parece ser bem pesado mesmo... Mas isso não muda o fato de que o seu texto é um dos melhores que li nos últimos tempos!

Flavia_Lo 24/05/2024minha estante
Obrigada, Igor? esse livro pra mim foi uma confusão de sentimentos, jurava que seria mais leva do que o outro e quando vi tava cinco minutos de silêncio tentando digerir o que tinha acontecido kkkkkkkkk o que me pega nos livros da Carla, é são temáticas tão familiares, que todo mundo conhece alguém que já passou por tudo isso, da até um aperto, recomendo pra pessoas querem não são sensíveis

.Igor 24/05/2024minha estante
Essa familiaridade e realismo muitas vezes são mais perturbadores (e até mais assustadores) que muita situação fantasiosa, especialmente nos temas que a Carla aborda. Por exemplo, fiquei curioso pra ler "Tudo é Rio" porque gostei do título (sou desses), mas fui lendo algumas coisas sobre ele e vi que eu iria entrar numa jornada bem sofrida e deixei pra depois kkkkkk

Flavia_Lo 25/05/2024minha estante
Eu recomendo Tudo é Rio ser lido aos poucos ou você revezar com outro mais leve, não é o livro mais pesado ou com cenas mais explícitas do mundo, mas por conta dessa dose de realismo, dói de uma forma diferente

.Igor 25/05/2024minha estante
Hmmmm, recomendações interessante, não tinha pensado nessa abordagem! Vou dar uma chance à ele ?

xzsatur.no 29/05/2024minha estante
O melhor dos três!!

Fabio 31/05/2024minha estante
Resenha, impecável, Flavinha!???
Parabéns por esta escrita primorosa!??????

Flavia_Lo 31/05/2024minha estante
Obrigada, Fa ??
Nessa resenha eu me empolguei kkkkkkkk

marina 24/05/2024

O final de novo me confundindo
Eu precisei de alguns dias pra digerir o que foi essa experiência de leitura, novamente Carla Madeira me deixando boquiaberta com algo, me prendendo em uma narrativa eletrizante.

quando comecei o livro não entendia muito bem essa alternância de narrativa, até porque claramente a história do passado, de Abel e Caim é mais interessante que toda a história do presente.

a construção da tensão entre os familiares, a forma como a história se desenrola e vemos as tendências dos nossos personagens desde que eles eram pequenos é muito interessante.

eu me apaixonei pelo Caim, como todos em sua volta faziam, pelo jeito meigo, pelo carisma e durante toda a história tudo que queria era o bem dele, que ele ficasse bem.

na mesma proporção me assustei com o Abel a medida que o livro se passava. me enojei com ele, não confiei nele um segundo sequer, e isso me deixou desnorteada, porque toda a construção leva ele a ser esse ser humano horrível.

as camadas dos nossos personagens, são tantas que eu me diverti muito lendo o passado, descobrindo ele e criando sua trajetória.

mas novamente Carla Madeira me decepciona em algo que me impede de dar cinco estrelas para o livro: o final.

não me entendam mal, a escrita é perfeita e eu amei cada segundo em que o Padre Tadeu aparecia e me fazia questionar minha própria sanidade e meu ponto de vista sobre a vida mesmo.

mas o final desse livro pra mim precisava de mais conclusão, mais sentido. mais.. mágica. a forma como ele terminou me deixou inquieta, me fez continuar questionando aonde ela queria chegar com essa parte do presente e me senti um pouco decepcionada.

o livro é divertido, intenso e difícil de ler, por pegar em várias facetas importantes dos seres humanos, principalmente em entender até aonde podemos ir quando nos sentimos injustiçados com algo.

brutal, isso é tudo que consigo dizer.
Bito Borges 27/05/2024minha estante
Recomendo ler o início e o final mais uma vez. Li o livro com um clube e depois disso minha percepção mudou total: tem uma twist que pouca gente vê.

marina 29/05/2024minha estante
socorro agora você alugou um triplex na minha cabeça e eu tô fora de casa

Laís 24/05/2024

De tirar o fôlego
E mais uma vez a autora nos deixa sem fôlego e querendo mais e mais. Ela nos cativa em cada palavra. Sentimos a dor e alegrias e desejos de cada personagem, que nos apegamos, amamos e odiamos

Nicole 23/05/2024

"A tragédia dos outros é um fato corriqueiro, ninguém se abala"
A Carla Madeira faz personagens e conflitos como ninguém! Ao ler seus livros, sempre encontramos citações gêniais, por isso fica realmente muito difícil não gostar de um livro dela.
Véspera me proporcionou um misto de sensações. Desta vez demorei a me envolver com a história, mas os personagens são cativantes, a gente se importa com eles e é impossível ler o livro com tédio, a vontade é devorá-lo e descobrir qual o fim da trama.
Me importei e me emocionei, mas infelizmente o final não me ganhou, o desfecho na minha opinião foi fraco e fiquei com muitos questionamentos. Pórem, o final é um detalhe comparado ao todo do livro, que vale muito.