Véspera

Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

Julia Ledra 21/05/2024

Carla Madeira sendo Carla Madeira
Sério... a escrita dessa mulher tinha que ser estudada nas universidades
Essa história é extremamente viciante, não tem a menor condição de parar de ler. Tu precisa saber porquê essa mulher surtou e largou o filho dela no meio da rua, o que houve para ela estar assim, como vai ser a vida desses irmãos gêmeos

Os personagens são perfeitamente odiáveis. Todos eles são tão realistas que quando tu pensa que pessoas assim realmente existem no mundo tu já fica meio enjoado.
E eu digo isso no bom sentido! Os personagens são muito bem construídos, nenhuma das ações deles pareceram fora de contexto, tudo fez muito sentido (por mais que eles me dessem raiva)

site: https://youtu.be/NbaPm9kpuCM

Jade 21/05/2024

Esperava mais
Vixi, não gostei. Achei a leitura maçante e penosa. Não me senti cativada pelo enredo ou personagens e por vezes precisei reler capítulos para identificar o que era tempo passado ou presente e entender melhor a cronologia. Também, achei os acontecimentos bem apelativos, a começar pelos nomes das crianças - não me desce a vingança que origina tais registros. Caí de supetão em ?Véspera?, que foi meu primeiro contato com a autora, e depois até li referências positivas a ?Tudo é rio?, mas não instiguei de ler dado a essa experiência desgostosa.

Maria22040 20/05/2024

De fato Carla Madeiro sabe escrever uma história em que ficamos preso do início ao fim e sempre com um plot twist maravilhoso. Porém não gostei muito do final por ter deixando algumas pontas soltas

Drielli.Miranda 20/05/2024

Se o intuito é relaxar, procure outra coisa rs
Sabe o ?algumas coisas são assustadoras demais para serem ditas em voz alta??! Esse livro pra mim é isso. A escrita de Carla é isso. Ela coloca no papel o sentimento feio, que todos ignoram, mas que existe. Nunca é fácil pra mim ler ela, sempre é pesado, demorado, saio com uma necessidade de um romance bobo pós livro. Nesse não foi diferente. Me tocou mais que Tudo é rio. Foi dolorido, mas que escrita, pqp..

Anne_03 20/05/2024

Meu deus
Comecei esse livro pensando já na fama da Carla madeira e de seus romances e eu estou apaixonada pela escrita dessa mulher
achei perfeita a interligação entre os acontecimentos do passado com os acontecimentos do presente (a mulher sabe escrever), a história me envolveu e eu não consiga parar de ler
(gente esse final me deixou muito ???)

Cassiane.Schultz 20/05/2024

Carla Madeira é Genial
Véspera me encantou desde o início, eu precisava saber qual era a conexão entre os irmãos Caim e Abel com o menino Augusto, que escrita envolvente.

A Carla escreve de forma poética e ao mesmo tempo não é floreada e sim, muito real. É uma leitura que incomoda mas te deixa tão apegado que mesmo incomodando você não consegue largar.

Eu não consigo decidir entre Tudo é Rio e Véspera, os dois tem o mesmo peso de obra prima na minha opinião.

Thaliane 20/05/2024

Não entendi nada ?
Me senti burra pq não entendi nada. Entendi sim o que aconteceu com os personagens, mas não consigo colocar em ordem na minha cabeça pra compreender o contexto de tudo?. No final, o menino morreu?? Foi sequestrado?? Ele era um anjo e Deus buscou ele? Alguém me explicaaaaa!!! Pq sinceramente, sou muito leiga pra ler Carla Madeira, só por isso 3 estrelas.
Monychio 28/05/2024minha estante
Amiga, não se sinta assim kkkk
Mas confesso que vi tantos elogios desse livro e agora que terminei tô aqui tentando digerir tudo e entender esse final. Ainda não sei o que achei do livro kkkk

Thaliane 28/05/2024minha estante
Kkkkkkk eu não consigo parar de pensar nesse livro, minha mente bugou. Vou ter que ler de novo

Monychio 28/05/2024minha estante
Hahaha um dia eu volto a ler tbm, quero ler os outros dela e ver o que acho.

Thaliane 31/05/2024minha estante
Li tudo é rio e amei, depois vou procurar outros dela pra let

Silvania.Vilela 20/05/2024

Véspera - Carla Madeira
Este foi o primeiro livro que li da autora, embora tanto já tenha ouvido falar e inclusive tenho Tudo é rio. Penso que há livros que nos convidam a lê-los, cada livro tem seu momento para cada pessoa em particular.

É um livro narrado em terceira pessoa, o narrador conhece cada sentimento, bom ou mal no coração de cada personagem, nos mostra gentilmente toda a beleza capturada de pequenos momentos na lembrança, e também toda a perversidade que cresce feito erva daninha, virando um acumulado de sensações opressoras e causadores de consequências irreparáveis.

O início do livro tem uma cena chocante, que é o acumulado de tudo o que ocorre na história. Uma mãe exausta de um casamento que é sinônimo de repulsa, abandono> Em um momento de estresse que ocupa seu auge, como nunca visto, essa mãe abandona seu único filho de 5 anos e 7 meses em uma calçada movimentada. Ao se dar conta do que fez, volta imediatamente, mas tudo favorece para que chegue em um tempo tardio, seu pequeno e inocente filho não está mais lá.

Depois dessa cena, o livro é dividido em dois tempos, o atual após Vedina não encontrar seu filho, que se segue nessa cena e com lembranças do passado internalizadas. E a outra parte, intercalada com o tempo atual, tem sua contagem regredindo, contando a história de uma mãe, a Custódia e seus filhos gêmeos, Abel e Caim. A todo momento, você imagina como essas famílias vão estar conectadas, eu pensei inúmeras possibilidades, e no decorrer da história os personagens vão suavemente se conectando, sem que você quase perceba. Dois tempos indo de encontro até se chocarem.

Há uma pequena parte do livro narrada em primeira pessoa, com objetivos claros. Uma história muito bem estruturada, muito bem escrita, e com grande maestria, nos causa sentimentos diversos.

Esse sentimento de caos, estresse, limite, é vivido por todas as mães em algum momento de suas vidas, ler essas páginas causa uma dor aguda nos ossos de uma mãe, ao mesmo tempo que nos faz pensar sempre mais, respirar, e ter calma, e lembrar desse livro pelo resto da vida.

A forma como o narrador conta das diferentes fases da vida dos personagens, acontece de forma tão reflexiva, nos causa espanto, como as coisas que nos ocorrem na infância nos moldam para sempre. Somos um acumulado das coisas que nos ocorrem. É um verdadeiro convite à nossa própria autoanálise, como filhos, pais, irmãos, seres humanos.

site: https://www.instagram.com/escritorasilvania_vilela/

Julia Souza 20/05/2024

Impecável, talvez o melhor que já li.
Acabei de terminar e na minha cabeça só passa uma palavra: complexidade do ser humano e suas relações.
Esse livro retrata muito bem a forma com que as experiências da nossa infância afetam constantemente as nossas atitudes e nosso desenvolvimento na vida adulta. A Carla consegue detalhar cada raciocínio dos personagens e como esses raciocínios e também, as atitudes tomadas a partir deles, são influência de experiências passadas.
Claro, nada disso apaga a pessoa terrível que o Abel é, mas com certeza toda a omissão e o ofuscamento dele durante a infância e a adolescência diante do Caim tem influência demais na pessoa que ele se tornou.
O fato de eles terem esses nomes que, a princípio, parecia não ter relevância, ao longo do livro só demonstrou o pensamento errôneo do Padre Tadeu, de que "Deus é criativo", e que a história primitiva não ia se repetir. Mas, esse livro é maravilhoso. A Custódia é uma personagem muito cativante, de início, odiável, por conta do seu comportamento diante do marido, os mesmos carregam o fardo de um casamento sem amor e no fim, uma possível ver uma mulher frágil, dedicada a sua fé e principalmente a família.
O Abel é inconstante, ao mesmo tempo que se pode sentir pena e compaixão, o ódio e a desconfiança se tornam muito presentes quando ele vai sendo de certa forma "desmascarado", mesmo quando pequeno, principalmente depois daquilo que aconteceu com o Parede. No final do livro, só resta ódio.
O Caim, a "celebridade" do livro, tudo nele floresce, tudo nele é bom, e ele é excepcional, mas toda essa bondade faz com que ele seja meio apagado no livro, sem grande protagonização.
A Veneza é apaixonante e ao mesmo tempo uma mulher questionável, diante de tudo oque aconteceu, ela representa muito bem as fragilidades humanas e o desejo de ter algo diferente da rotina, mas no caso dela, o marido.
Antunes é meu protegido e não aceito críticas, acabo aqui.
A Vedina, uma coitada, é coadjuvante de uma família fragmentada e ela, é depósito das frustrações do Abel.

sugawaraa 20/05/2024

Novelão
Véspera traz mais nuances dos personagens,se compararmos com o primeiro livro da Carla (o que eu amei). Um enredo digno de novela das 21h, escrita por Walcyr ou João E. Carneiro (um elogio, inclusive). O final, assim como em Tudo é Rio, deixa aquela dorzinha no braço depois de receber um beliscão desavisado. Queríamos mais, mas talvez não gostaríamos do continuar das coisas.

Bruno Meneghello 19/05/2024

A história nos mostra que algumas atitudes impensadas e/ou animalescas podem gerar consequências para toda uma vida. Gerando desentendimentos, angústias, medos, e tantos outros sentimentos ruins.
E pra piorar podem afetar a outros ao nosso redor, colocando um peso desnecessário sobre o próximo, que já irá conviver com suas próprias dificuldades e problemas ao longo de sua vida.
Tudo isso pode culminar em um fim com muitas desavenças, ou até mesmo trágico.

A autora escreve muito bem. Nos faz sentir a angústia das personagens em poucas palavras.
Recomendo.

Gabii Bilk 19/05/2024

Tipo? Caramba
Mais um livro da Carla que a gente fica em um estado completo de meu deus.

Este livro tem dois tempos da vida de dois irmãos e duas amigas, infância e vida adulta, tentativa e caos, com vidas extremamente reais (as vezes infelizmente), complexos e cheios de emoções e precisando de muita terapia para todos. Não dá pra comentar muito sem dar spoiler mas recomendo ler com atenção pra pegar todos os detalhes.

Recomendo a leitura, ela envolve a gente fácil mesmo sendo uma escrita um pouco "diferente" do comum.

Eu fiquei o tempo todo entre tipo???? Meu deus e misericórdia e nem religiosa eu sou.

bibs 19/05/2024

Carla madeira sendo carla madeira
Um livro sobre como nossas ações tem consequências muitas vezes irreparáveis e como o acaso nem sempre é por acaso. às vésperas dos acontecimentos dizem muito sobre ele. mais uma vez a Carla Madeira deu aula em como escrever de forma madura e coesa, criando duas linhas de narrativa que se conectam e formam uma obra brilhante!