Véspera

Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

Monychio 28/05/2024

Gostei da escrita, mas nem tanto, gostei que é um livro que traz várias reflexões. Mas a história, não sei, eu senti raiva de todos os personagens, não me apeguei a ninguém e não me identifiquei com ninguém.

A forma com é narrado é bem interessante. Ainda assim não me emocionou, não me tocou.

O final então, não sei ainda o que achei. Tenho a impressão que essa história vai sim ficar marcada na minha memória, mas como se eu nao tivesse terminado de ler o livro.

Nai 28/05/2024

Poema? Prosa? Poesia
Como não se prender na escrita de Carla Madeira! Segundo livro que leio da autora e a sensação que tenho é a de entrar em um mundo que pertence a ela (ou aos personagens). Na trama que envolve Caim e Abel, Veneza e Vedina, Custódia e Antunes, é possível ver que dentro de um lar, nada é superficial, nada passa desapercebido, as coisas se prendem no tempo e o silêncio pode tornar-se um inimigo invencível! O suspense que assola o final para a história de Vedina me corroeu durante toda a leitura! A maternidade romantizada aliada à traumas da infância são questões ainda pouco abordadas porém que entremeiam a realidade de muitas mulheres! Diante da realidade cruel da vida, acompanhando o densenrolar da história de Vedina, seria utópico termos um final feliz. O muro da magoa e vigança pode se tornar intransponível.

?Sabe-se lá de onde vem a força de uma primeira impressão, menos ainda para onde vái. Mas há nesse começo um grande poder.?

?Não suporto a fé que você quer que eu tenha?

?Como toda interpretação, carrega um pouco do desejo de quem a faz.?

?Deus queria nos ensinar o quanto pode ser brutal, o quanto pode machucar, com consequências aterradoras, destrutivas, quando um pai compara dois filhos e não aceita que eles possam ser diferentes ?

?O gesto bruto não nasce de uma intenção. Irrompe, vazia o limite da alma exausta, é um corpo em derrame?

?Um paraíso não é suficiente contra determinados infernos?

?? cada acaso tem poderes de deslocar os acontecimentos e eles se tornam o que são?

??. Deus é mesmo uma esfera cujo centro está em todas as coisas e a circunferência em nenhuma. Nada pode limita-ló.?

?A gente não manda no que sente, só manda no que

?Há nas famílias uma demarcação de território onde as fronteiras dizem: daqui para dentro somos nós. Dentro é onde cresce um tipo de vegetação particular, que a um estranho parecerá mato, mas que na família é flor. E pode ser flor aos olhos do visitante o que é espinho entre os que se machucam faz tempo. Nas famílias, desiste-se muito das palavras para evitar exílios e, assim, nascem desertos?!

?As palavras permitem todo tipo de realidade?

FlAvia1667 28/05/2024

Sabe aquelas histórias que te envolvem por completo? É exatamente o que acontece neste livro de Carla Madeira! Assim como os outros livros dela, este também foi impossível de consumir em pequenas doses; precisei absorver a história de uma só vez.

Madeira nos apresenta uma trama rica e intricada, oferecendo uma visão profunda sobre as nuances das relações humanas. A narrativa não linear revela, aos poucos, as camadas de cada personagem e como suas histórias se entrelaçam de maneiras inesperadas.

Os personagens são incrivelmente realistas, cada um com suas complexidades e contradições. Admiro essa característica da autora: ela cria personagens tão verossímeis, com sentimentos e dilemas tão humanos, que é fácil se identificar com eles em vários aspectos. Por exemplo, Custódia, a mãe dos gêmeos, é uma figura fascinante que enfrenta desafios profundos e universais relacionados à maternidade, religião e ao sacrifício pessoal, que nos fazem refletir sobre nossas próprias escolhas e emoções.

Minha recomendação é que você leia ?Véspera?. Assim, talvez você me entenda. E não se limite a ele; leia também os outros livros da autora. Tenho certeza de que eles também irão te impactar profundamente.

Luuh_Marx 28/05/2024

A felicidade as vezes é uma manta curta, não dá pra todos...
Bom, finalizei mais um da Carla... tô bem extasiada com a leitura vou pontuar sobre...

Primeiro de tudo, é um livro muito fluído, pelo menos pra mim pois as ligações que são feitas mexendo a história inteira deixa tudo muito interessante.

Segundo, a forma que os personagens vão sendo retratados faz você sentir uma mistura de sentimentos sobre...(Menos o f0d1d0 do Abel deveria ter sido apagado do mundo)

Gostei muito, só não dei 5 stars pq o final...ele e um bom final mas acho que por ter deixando aquela coisa meio solta tirou o potencial foda que o livro tinha pra finalizar perfeitamente...

Mas a narrativa é perfeita...todas suas escolhas e consequências são iniciadas na véspera, da véspera da outra véspera do acontecimento principal...

Por fim é isso, leia Carla Madeira se tiver psicologico...

(Ps: Cadeia no asquer0so do Abel)

Caroline 27/05/2024

A véspera da véspera da véspera
"Às vezes, é preciso ir longe para chegar vindo de trás e alcançar a véspera da véspera da véspera do acontecimento. O momento preciso em que tomamos ou somos tomados por uma direção e um belo dia... ou um triste dia, somos o que somos."

Lais349 27/05/2024

ótimo pra quem não faltou nenhuma aula da catequese
Vou confessar que estava com uma expectativa altíssima pra esse livro, aliás, quem lê "tudo é rio" e não cria essa esperança com os outros livros da autora?
porém acabei me frustrando um pouco, não é que o livro seja ruim, mas não merece as 4 estrelas, nem 3,5, digamos que é um 3,75.
meu problema principal foi com o caráter dos personagens, odiei a Custódia, não aguentava mais ler o nome dessa mulher doida varrida, posso estar sendo insensível, pq era explícito no enredo o quanto a relação dela com o marido e com os próprios pais fez com que ela ficasse desse jeito e enxergasse no fanatismo religioso a solução dos problemas, mas mesmo assim não vejo justificativa pra fazer TORTURA PSICOLÓGICA nos filhos!
pra ser bem sincera, senti raiva de todos os personagens, com exceção à Veneza (rainha), e absolutamente todos eles tem problemas com os pais gente... o que é isso sabe...
enfim, achei o final bem inesperado (epílogo com pov do homem do saco) e não sei ainda o que dizer sobre.
estou debatendo internamente se entendi esse desfecho ou não.
mas vamos à escrita da autora, simplesmente incrível, é de se sentar por horas no sofá e saborear as palavras de um jeito fácil e que te desperta uma interpretação incrível, a lírica da Carla é maravilhosa, o jeito que ela descreve as cenas (mesmo que com palavras feias) chega a ser erudito.
achei incrível a lógica de Abel e Caim, muito genial e um enredo muito rico, ela soube aproveitar muito bem todos os pontos, religiosos ou não, acerca dos nomes.
não é tão forte e dramático quanto "tudo é rio" mas COM CERTEZA não é uma leiturinha leve de sábado a tarde.

Alana 27/05/2024

Com quantas vésperas se faz o desespero?
Eu não tenho palavras pra falar sobre esse livro porque a Carla Madeira já roubou todas elas pra si. É impressionante a capacidade que ela tem de fazer o texto dançar na sua frente no ritmo que ela dita, numa experiência quase visual. Se a autora fosse uma pessoa tocando uma flauta, eu seria a naja saindo do pote. Claro que a história em si possui o seu mérito: muito profunda e complexa, provocando todo tipo de sentimento a cada página. Mas acho que o ponto forte é mesmo a habilidade da autora com as palavras, tão densas e arrebatadoras. Eu tatuaria o segundo parágrafo da página 226 - sobre o tempo - na minha testa (tem espaço).

Ana Lu 27/05/2024

Véspera
Véspera é mais um livro que eu li da Carla Madeira, é mais um leitura leve e legal mas não possui algo que torne o livro especial. Por isso, é uma obra boa porém não chega as pés de Tudo é rio.
Eu descreveria este livro em uma frase: Que é bom é mas também é "sem sal"!

Juninho 27/05/2024

Vedina briga com seu filho, Augusto, e abandona ele no meio da rua. Ao dar a volta no quarteirão, ela não encontra mais ele. A partir dessa angústia se dá o início dessa história. Mas para explicar a ação e os sentimentos de Vedina é preciso entender a história dos irmão gêmeos, Caim e Abel. O ambiente em que esses meninos foram criados e o desenvolvimento deles e de seus pais serão importantes para o desfecho da história.
Esse é outro livro de Carla Madeira, o qual gostei devido a construção dos personagens, a história e a escrita da autora.

Bito Borges 27/05/2024

Retornem pra véspera do livro
Participei da discussão de um clube do livro e saí com o queixo caído. Alguém convidou a roda pra reler o início, a véspera do livro, pra entender uma coisa que passava despercebido pela maioria das pessoas: uma reviravolta gigantesca no jeito de entender a obra, que a Carla joga na nossa cara não uma, mas várias vezes, e que nem assim eu e a maioria havíamos captado. Genial!
Marê 27/05/2024minha estante
O que passou despercebido?? Tô curiosa ?

Bito Borges 27/05/2024minha estante
Te mandei por dm, Mari. Se mais alguém quiser saber só mandar um recado que compartilho.

Marianna.Mota 27/05/2024minha estante
Terminei o livro inquieta querendo explicações mais profundas sobre oq aconteceu, fiquei curiosa para saber oq você percebeu kkkkk

opss_la 27/05/2024minha estante
o que passou despercebido?? mds esse livro me deixou doida com esse final kkkk

Caroline 27/05/2024minha estante
oq???? tbm estou curiosa

anacarola.s2 01/06/2024minha estante
O que passou despercebido? ?

Gabriela 27/05/2024

A mulher é braba
Estou impactada com essa história. Simplesmente devorei o livro. Tudo nele é bom. Os personagens bem criados, os cenários, a forma elegante de narrar sexo.

Nos livros da Carla Madeira as leituras devem ser feitas com calma. Assim como degustar um vinho, precisamos saber apreciar e saborear cada palavra para entender o impacto de cada uma delas.

Sem sombra de dúvidas, o melhor livro da autora!

Deborah268 26/05/2024

Confesso que eu imaginei vários finais diferentes? Mas a leitura vale a pena, o modo como ela costura o passado com o presente, vai te deixando curioso.

jung.fe 26/05/2024

Dos livros da Carla Madeira, Véspera foi o que mais demorou para me ganhar, mas me ganhou. O final é desconcertante. A história me tocou e me surpreendeu.
Pâm 26/05/2024minha estante
Se tudo é rios já é desconcertante, nem imagino o que tem em Véspera. Vou começar a ler.

potranca 26/05/2024

Carla Madeira a maior mineira de Minas ?
Acabei de descobrir que essa diva é mineira de BH e agora fez total sentido ela ser tão icônica rs.

Não quero falar muito sobre o livro porquê só lendo pra sentir. Só quero elogiar a escrita da Carla e como ela consegue dar vida aos personagens, eu fico chocada toda vez.

Sou burra e não entendi direito o último capítulo, mas vou reler. Mas independente disso, eu amei toda a experiência e já tô ansiosa pra ler "A Natureza da Mordida" ??

Jennifer 26/05/2024

Não vejo ninguém falando deste livro, uma pena.
O melhor da Carla Madeira.
A construção da história é perfeita e vai te envolvendo a cada capítulo.