O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O jardim secreto

Imersa 19/05/2024

Emocionante! Uma história leve e cativante sobre os milagres que a magia de uma amizade verdadeira é capaz de realizar!

Sunnys.file 19/05/2024

O melhor livro de todos
Quando falamos do jardim secreto, estamos falando sobre crianças que cresceram sem cuidado, desejando serem amadas, e sem nem ao certo saber o que significa cada sentimento. Estamos faltando principalmente de Mary, nossa protagonista, inicialmente mimada, chata, mas que se tivermos um olhar sensível vamos ver que tudo isso foi fruto da falta de amor e presença dos pais, qual criança ficaria bem?

Porém, Mary recebe uma segunda chance, uma segunda chance após um desastre, ou seja, claro que ela não vai acatar bem.

O livro traz o amadurecimento como ponto chave, mas o medo da morte, a visão dos outros sobre você, a solidão, a negligência também estão presentes.

O jardim é um refúgio para ela, é o lugar Dela, e de quem ela quiser convidar.

Colin, seu primo, que até então não se conheciam, também é importantíssimo no livro, ambos tinham comportamentos semelhantes e Mary como nunca levava desaforo para casa o confrontou e pela primeira vez ele tomou consciência de suas atitudes (digamos assim)...

Vale muito a pena a leitura e assistir o filme da edição de 1993, achei muito fiel! O ponto é que no livro criamos mais empatia com a menina, prestando mais atenção no que ela sente.

Frases para te convencer a ler:

"Ela é uma criança muito sem graça, e a mãe dela era uma criatura muito bonita, tinha boas maneiras também, mas Mary tem as maneiras mais desagradáveis que jamais vi em uma criança. As crianças a chamam de "senhorita Mary do contra", embora seja maldoso da parte delas é impossível não compreendê-las"

"Eu não tenho nenhum amigo, nunca tive, minha Aia não gostava de mim, e eu nunca brinquei com ninguém "

"Mary começou a rir, enquanto ele dava bolinhos e fazia voos curtos por cima do muro, ela corria atrás dele. A pobre Mary, magra, abatida, feia... por um momento, pareceu quase bonita"

" 10 anos era muito tempo, Mary pensou, há 10 anos ela nem existia. Tinha começado a gostar do Jardim, como havia começado a gostar do sabiá, de Dickon, e da mãe de Marta ponto ele estava começando a gostar de Martha também, era muita gente para gostar, quando não se está acostumado a gostar de ninguém"

" Ele não devia falar demais, não devia esquecer que estava doente, não devia esquecer que se cansava com muita facilidade. Colin parecia agitado e mantinha os inusitados olhos de cílios pretos cravados no rosto do Dr Craven. "Eu quero esquecer, ela me faz esquecer essas coisas, por isso eu quero aqui"

" Uma das coisas estranhas de se viver no mundo é que só de vez em quando uma pessoa tem certeza de que vai viver para sempre, e sempre, e sempre. Esse sentimento acontece às vezes, ao se levantar na hora solene do nascer do dia, sair e sozinha, olhar para o alto e ver o céu pálido se transformando lentamente, e coisas maravilhosas, passageiras e desconhecidas acontecem até que o leste quase a faz chorar e travar o coração diante da estranha majestade imutável do nascer do sol. A pessoa então, tem essa certeza por um momento. E tem essa certeza às vezes, quando fica sozinha em um bosque no momento do pôr do sol, e a misteriosa e profunda quietude dourada penetra, oblíqua, entre os galhos e parece estar dizendo bem devagar, de novo, de novo e de novo alguma coisa que não se pode ouvir, por mais que se tente. E às vezes no silêncio do escuro céu escuro à noite, com milhões de estrelas espera observando, a pessoa tem certeza, e de vez em quando um som distante de música faz isso realidade, e às vezes quando se olha nos olhos de alguém"

natAlia1938 15/05/2024

Achei bom, n é aqla coisa toda, mas tbm n é ruim. eu já tinha assistido o filme e já sabia como era o processo da história. achei muito fofo a evolução da personagem, a história por trás dos choros q ela escutava, tudo bem fofinho

l.hadba 13/05/2024

Leitura necessária
Li esse livro por uma recomendação no tiktok de livros clássicos e tranquilos de ler. Apesar de ser um livro voltado para crianças, ler ele como adulta foi extremamente necessário. O livro possui uma série de ensinamentos sobre como enxergamos a nossa própria vida e como enfrentamos os problemas dela.
A narrativa do livro é muito fluída e detalhada, e me deu uma mega vontade de ter um jardim kkkk.
Acho uma leitura super necessária pelo menos uma vez na vida.

Vania.Cristina 13/05/2024

Sutil, delicado e apaixonante
Conhecido clássico da literatura infanto-juvenil inglesa, esse livro foi escrito quando a Inglaterra ainda era dona de um império e de colônias.

É importante ter esse contexto em mente durante a leitura, porque o livro é fruto dessa época, e por isso o linguajar dos personagens pode parecer racista, em alguns (poucos) momentos. O livro sutilmente fala do preconceito e do segregacionismo, mesmo que sem profundidade.

A protagonista da história é Mary Lennox, uma menina de dez anos, nascida na Índia, filha de um funcionário do governo inglês. Ignorada pelos pais, Mary é tratada pelos criados nativos de uma forma extremamente servil e distante. Tem tudo o que quer e torna-se uma criança arrogante, mimada, sem limites e profundamente solitária.

Um dia, um surto de cólera atinge a Índia e os pais de Mary morrem. Os poucos empregados que sobrevivem fogem e a deixam sozinha, até ser resgatada pelas autoridades.

A partir daí, a vida de Mary muda drasticamente. Ela é levada para viver com o tio na Inglaterra, numa mansão de seiscentos anos, cercada de jardins. Para os ingleses, Mary é apenas uma criança da exótica colônia. A menina é recebida pela governanta com rigor. Será abrigada e cuidada mas terá que se virar sozinha, com limites que nunca teve antes.

O choque cultural é imenso. O ambiente é totalmente diferente, com hábitos, formas de agir e falar, clima... tudo totalmente novo.

Se a governanta é distante e seu tio é mais um adulto ausente, por outro lado é na mansão que a menina conhece pessoas simples que irão fazer uma enorme diferença em sua vida: a jovem criada, o jardineiro ranzinza e o menino encantador de animais.

A capacidade de resiliência de Mary se revela potente. Em contato com a diversidade cultural e natural, ela cresce como pessoa e começa a aprender o valor das coisas que, de fato, são importantes.

Nos jardins que cercam a mansão, a menina aprende a brincar e a explorar a natureza de uma forma saudável. Mesmo quando sozinha, não se sente mais solitária como antes.

Nos relacionamentos que estabelece com as pessoas simples do lugar, Mary encontra uma sabedoria imensa. Passa a refletir sobre tudo e a se deixar guiar pela curiosidade infantil. Se espelha nos outros, busca semelhanças e diferenças, e assim aprende sobre si mesma.

Quanto mais experiencia, mais descobre como viver intensamente a própria infância.

Alguns lugares são proibidos a Mary, dentro e fora da mansão. Ainda existem segredos... Durante a noite, Mary escuta choro de criança que ninguém quer explicar. Além disso, os criados falam sobre um antigo jardim escondido, que ninguém sabe onde fica.

Quando Mary desvenda esses segredos, ainda estamos no começo da história, e muito está por acontecer. Seus encontros e descobertas a transformam, e uma vez que se tornou uma criança mais aberta ao mundo, ao seu redor e a partir dela as coisas passam a se transformar também.

Esse é um clássico extremamente fluido e encantador, que tem muito mais a dizer do que pode parecer num primeiro momento.

Aqui tudo é sutil e delicado, inclusive a magia. Ela aparece discretamente nas relações que as crianças estabelecem com os animais e com as plantas.

E não apenas... No livro, a magia também está no poder das palavras e dos pensamentos, na força transformadora que é o contato com a diversidade, no encontro profundo com o outro, e na simplicidade do povo.
Vania.Cristina 13/05/2024minha estante
Fiz a inclusão de um pensamento a mais no texto. Achei importante e não quis deixar de fora. Atualizei, mas demora para aparecer aqui.

Max 13/05/2024minha estante
Uau, que capricho de resenha, Vânia! ?

Vania.Cristina 13/05/2024minha estante
Obrigada Max ?

Witney fr 12/05/2024

Encantador !
Que leitura gostosinha, os personagens são anjos e tu ama cada um deles individualmente, tem uma lição muito boa.
QUE LIVRO INCRÍVEL !

pietradoagreste 06/05/2024

Acolhi minha criança interior
Gosto muito do mundo da imaginação e da fantasia e esse livro traz muito disso.
Na verdade, depois que terminei de ler, me senti disposta a deixar minha criança interior fazer mais parte da minha vida, pude perceber que realmente o que pode nos adoecer é a mente, quando todos ao redor tentam te convencer de que você não é capaz, alguma hora acabamos acreditando nisso.
Apesar de ser antigo e conter informações que fazem você fazer cara feia por causa da leitura, é um bom livro.
Sentimos raiva da personagem, mas ela é um reflexo de uma vida amarga e mimada e como somos capazes de mudar isso com esperança e natureza. ?

Igor Almeida 05/05/2024

Aquele livro...
Um clássico contemporânea, aquela história para relaxar, início, meio e fim ótimos, um equilíbrio de tudo.

vickytty 03/05/2024

Como eu posso descrever essa leitura além de linda? foi um livro tão mágico e tão engraçadinho, enxergar o mundo e a fé nos olhos de crianças é muito LINDO, esse livro faz isso sem você perceber. Eu sou uma pessoa q não gosto de ler muito sobre fé apenas sinto e esse livro faz exatamente isso tanto q você nem percebe q é um livro que se trata de fé. Pelo menos eu interpretei o livro assim, eh muito fofo! vale a pena ler.

Tacia7 28/04/2024

Encanto
O livro O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett, é um dos clássicos mais lindo e encantador que li em toda a minha vida! Sei que é classificado como um clássico infanto-juvenil, porém, ele é escrito para todas as idades! Pois o livro contém a magia de fazermos redescobrir em nós a fé, a esperança de que tudo é possível se tivermos pensamentos e atitudes positivas, com valores e nobreza! Tenho dois pontos importantes para comentar a mais sobre esse magnífico livro. O primeiro explicando o porquê desse livro ser um clássico. Porque toda a sua linha narrativa é PERFEITA! A autora escreveu com maestria todo o enredo. Só isso já nos deixa extasiados com tanta perfeição em uma escrita! O tempo, espaço, os personagens, o foco narrativo, tudo está sublime na obra. Impressionante! Essa maestria em uma escrita, só encontramos em escritores geniais, que é o caso de Frances Hodgson Burnett, pois escreveram magníficos livros, que tornaram-se obras primas da literatura e perpassam através do tempo! Em O Jardim Secreto, vemos também como a autora mescla com perfeição os pensamentos dos personagens e suas ações nos acontecimentos descritos, e sobretudo, não há momento algum redundância e enrolação na narração. A história é desenvolvida a cada parágrafo! Ao início e fim da leitura vemos uma progressão na escrita, sem se perder em nenhum momento. Ressalto também, como a escritora desenvolveu cada capítulo por um título introdutório, apresentando sequência entre eles, e como isso é bem detalhado. Perfeito! O segundo ponto são as mensagens que a história permeia. Mensagens essas, que nos fazem refletir como indivíduos e questionar até que ponto as nossas ações e pensamentos refletem no que recebemos de outras pessoas ao nosso redor e como filtramos e reproduzimos. O livro foi escrito em um dado momento na história, em que não se via problemas em reproduzir falas preconceituosas como em umas das passagens que Mary e Martha reproduziram em suas interações, ou atitudes grosseiras de Mary e Colin. Atitudes essas que os próprios personagens refletiram e reconheceram que eram abusivas e desrespeitosas. Diferente das falas preconceituosas, que em nenhum momento no enredo foram corrigidas pelas personagens de Mary e Martha. Cabe a nós leitores termos o discernimento de não reproduzir tais falas e nem repudiar a obra. Mas que sirva para refletirmos de que tais falas e atitudes não são mais normalizadas nos dias atuais. E que ao lermos essa obra para as crianças, que não deixemos de aproveitar o momento da leitura para inferir a elas, que certas falas e atitudes preconceituosas descritas no livro não condizem ao mundo que queremos, que é de respeito às diferenças! Apesar desses problemas que encontramos no livro, é um clássico e que com certeza ainda encantará por muitos e muitos anos, leitores pelo mundo inteiro! Lindas cinco estrelas eternizadas!

Patrícia 21/04/2024

Clássico e belo
Um clássico que remete a infância, nos levando por memórias afetivas de amor e esperança. Elementos atuais apesar do tempo? leitura linda e afetuosa.

Erika497 19/04/2024

Pensamentos Bons
Ganhei o livro de aniversário de uma prima, o livro é lindo, ele possui lindos desenhos.
A história em si é boa, n me agradou 100% mas é boa.
Ele possui varias mensagens, e pra mim, a principal mensagem dele é que aquilo que pensamos e dissemos pode se tornar real a medida em que acreditamos nesse pensamento.