O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O jardim secreto

Karol405 18/12/2023

Não ter gostado tanto me faz questionar se não estou sendo rabugenta demais ou se coloquei expectativas demais nessa leitura. É difícil dizer quem é o protagonista, Mary ou Colin? A impressão que fica é que Mary foi apenas um dos mecanismos usados para que Colin percebe-se que poderia viver.

Rafaellamfferreira 17/12/2023

??
Que livro lindo! Que escrita fácil e doce. Eu amo livros q são atemporais e que deve ler com idades diferentes, pra que as experiências de vida façam parte do entendimento.

Lethicia Allana 16/12/2023

Um livro que é narrado por uma criança de 10 anos, é tão gostoso você ler a inocência de uma criança que acredita em magia? Um livro cheio de mensagens? simplesmente amei ??

Isa 13/12/2023

Onde se planta uma rosa, um espinheiro não pode crescer.
Achei o livro bom. Pela lição de moral que ele trás, e que fica mais evidente no último capítulo. (Estou falando da questão dos pensamentos e do que você atrai com ele e o que ele pode causar até fisicamente em você). É muito real a reflexão. Porém, não era só isso que eu esperava e fui com expectativas diferentes no que se relaciona a magia/fantasia do jardim.

Mila F. @delivroemlivro_ 12/12/2023

O Jardim Secreto cumpre com seu papel tanto de entreter quanto de proporcionar muitas reflexões pertinentes
O Jardim Secreto (1911), trata-se de um clássico da literatura infantil escrito pela inglesa Frances Hodgson Burnett que tem encantado gerações com esse livro que traz uma história de amizade e esperança. Frances Hodgson Burnett escreveu diversos livros entre os mais aclamados temos este que vou comentar além de O Pequeno Lorde (1886) e A Princesinha (1905).

Agora vamos ao que interessa, falar sobre O Jardim Secreto: a história segue a jovem Mary Lennox, uma menina solitária e negligenciada, que após a morte de seus pais na Índia, é enviada para viver na mansão de seu tio distante, o Sr. Craven, no interior da Inglaterra. Lá, ela descobre um mundo sombrio, recluso, cheio de portas fechadas e segredos, tanto na mansão quanto nos amplos jardins que a cercam.

Conforme Mary explora a propriedade, ela descobre um jardim secreto trancado há anos, tornando-se determinada a desvendar seus mistérios e ressuscitar seu esplendor. Com a ajuda de seu novo amigo Dickon e de seu primo doente, Colin, ela começa a cuidar do jardim, descobrindo ao mesmo tempo a magia da natureza e a cura que ela pode oferecer para todos.

Desse modo temos, em O Jardim Secreto, uma jornada de autodescoberta e transformação, tanto para Mary quanto para os outros personagens. É uma história que celebra a amizade, a resiliência e o poder do amor, mostrando como o contato com a natureza pode curar não apenas o jardim, mas também as almas feridas, mostrando a evolução de todos os personagens.

Frances Hodgson Burnett cria personagens memoráveis e cativantes, cada um com suas próprias lutas e transformações ao longo da história. A ambientação do livro, com suas descrições detalhadas dos jardins e da paisagem, transporta o leitor para um mundo mágico e encantador.

O Jardim Secreto é uma obra atemporal que continua a emocionar leitores de todas as idades. A mensagem de esperança, a redescoberta da beleza escondida e a importância da conexão com a natureza fazem desta história um verdadeiro tesouro literário, repleto de lições valiosas sobre o poder da amizade, da empatia e da renovação pessoal.

Há muito tempo que tinha vontade de ler O Jardim Secreto, mas fui adiando a leitura e, acredito, o li no tempo determinado, pois soube apreciar demais a experiência, me apaixonei, me importei com os personagens e com a narrativa também.

site: www.delivroemlivro.com.br

Andressa.Mikaely 11/12/2023

Infância
Adorei a leitura, muito gostoso acompanhar o crescimento da Mary e vê-la se tornar uma criança determinada e cheia de vida. Foi um livro que me lembrou a minha infância com as imaginações e as brincadeiras.

John 08/12/2023

As pessoas como jardins
Quem nunca assistiu esse filme na sessão da tarde, tendo toda magia que ele passou na infância?!
Mary Lennox após perder os pais que mal a notavam é levada para uma propriedade de um tio rico no interior da Inglaterra. Lá em meio a passagem das estações Mary transforma-se a si mesma, pessoas a seu redor e um Jardim secreto de maravilhas.
Com personagens cativantes, passagens simples, mas profundas em sentido, O jardim secreto foi para mim uma metáfora de como a alma humana assim como um jardim pode ser cuidado fazendo florescer e brotar coisas lindas e boas.

itslecca 07/12/2023

Tá, e aí?
O livro tem muita ponta solta que seria interessante fechar. Não entendi quem é o protagonista e nem a real relação entre pai e filho.

No mais, é legal.

Alan (@coracaodeleitor) 04/12/2023

Acabei fazendo a releitura nessa edição linda da Darkside e posso dizer que só fez eu me apaixonar ainda mais por essa obra.

Maria Fernanda Greiner 29/11/2023

Um clássico com cara de domingo, minha mae contava essa história quando eu era pequena, de cabeça, sem ler, e finalmente terminar essa leitura foi muito gostoso, eu imagino esse jardim desde pequena.
Fora meu apego emocional ao título, o livro não é nada muito surpreendente, mas me imagino apreciando a leitura em uma rede ou cadeira de balanço no meio do mato
bluesbird 29/11/2023minha estante
Já assistiu ao filme?

Maria Fernanda Greiner 29/11/2023minha estante
Nunca vi! Queria ler primeiro pra nao estragar a imagem da minha cabeça, mas agora vou atras de assistir!

bluesbird 30/11/2023minha estante
eu adorava quando era criança ^^

Raphiss 27/11/2023

O primeiro livro
A gente nunca esquece ?

?Mary achou curioso como uma pessoa ficava bem mais bonita quando sorria. Ela nunca tinha pensando nisso antes.?

Já perdi as contas de quantas vezes já reli, e me emociono toda vez

Amo e amo e indico pra todo mundo essa obra prima ???

@enightlibrary 25/11/2023

??
Nunca teria imaginado o quanto essa história era real, humana e um tipo diferente de magia. Me apaixonei por cada momento da vida dessas crianças e pelo ambiente constantemente mencionado. Um verdadeiro Jardim Secreto ???

JAssica68 19/11/2023

Fofo demais!
Que leitura encantadora, ou melhor: mágica! Em "O Jardim Secreto" vemos a história de Mary Lennox, uma garotinha mimada e órfã (de pais vivos e, posteriormente, de pais mortos) é levada para ser criada na casa do tio. Lá, se vê obrigada a aprender a se virar e a se divertir por conta própria.

Ao decorrer da obra, acompanhamos a evolução de Mary. Aquela garotinha difícil de lidar, agora tem amigos e sabe ser feliz. Alguns mistérios aparecem, dentre eles, o que dá nome ao título do livro, e ela vai atrás de resolvê-los.

Sem sombra de dúvidas, é uma história muito fofa carregada de muitas lições e de reflexões. Amei!

bella 17/11/2023

Essa leitura aqui foi bem interessante no começo e até me permitiu um pouco de reflexão sobre comportamento, mas conforme eu fui lendo, acho que fui me distanciando da história e acabei ficando com uma ressaca literária.