O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O jardim secreto

Erika495 04/01/2024

Nunca vou superar
É tão inocente, tão leve esse livro que faz você ficar bobo.
Não é o gênero que leio muito, mas me bateu tão forte a escrita, me deixou com o coração quente e eufórico.

Não tem como falar dele sem dar spoiler... é simplesmente leia!

[k] 02/01/2024

Clássicos na contemporaneidade
O livro é bem gostoso de ler, mas o posfácio de Cecília Floresta é simplesmente maravilhoso. Como pesquisadora de literatura concordo quando ela diz que "no processo de leitura de obras contemporâneas, precisamos estar atentos às contradições que a literatura, tão ampla em sua gama de representações, pensamentos e interpretações, coloca diante de nós." (p.281). Enfim foi uma leitura bem feliz

AAnacruz 01/01/2024

É uma história cativante que segue a vida de Mary Lennox, uma menina solitária e mimada, que após a morte de seus pais na Índia, é enviada para viver na sombria Mansão Misselthwaite, na Inglaterra. Lá, ela descobre um jardim secreto escondido e negligenciado, que se torna um símbolo de renovação e esperança na vida dela.

Com a ajuda de seu primo doente Colin e de um jovem jardineiro chamado Dickon, Mary cuida do jardim, trazendo-o de volta à vida e, ao mesmo tempo, transformando-se interiormente. A jornada de autodescoberta de Mary, juntamente com a magia da natureza e da amizade, é o cerne desta história encantadora sobre superação, amizade e renovação. A narrativa transmite a mensagem poderosa de como a conexão com a natureza pode curar não apenas o mundo ao nosso redor, mas também nossos próprios corações.

Ruan Mattia 31/12/2023

Clássico, bonito, puro
O livro em si é lindo, fofo, puro, inocente e mágico.

A escritora conseguiu traduzir um jardim simples em uma história mágica. Antes de ler eu imaginei mil coisas: animais falantes, fadas, gnomos, etc, e quando li... fiquei intrigado. E positivamente. Gostei dos personagens, da escrita, da forma como as coisas se desenrolaram ao decorrer da narrativa. Gostei de tudo. E essa edição da Darkside vale cada centavo. É linda demais.

Fechei o ano de 2023 com chave de ouro. Que bom que desenterrei essa chave.

Leiam.

Stephany.Ornato 31/12/2023

História linda e envolvente.

Aqui você vai encontrar a evolução das crianças, que na verdade poderia ser com um adulto também.

É real em como o seu meio pode influenciar a pessoa que você é e vai se tornando com o tempo, em como as vezes pegamos a verdade dos outros e colocamos isso para nossa vida.

Será impossível você ler e não pensar sobre tudo isso, e não se emocionar com a evolução deles (Mary e Colin).

LiliGenia 30/12/2023

Resenha antiga
O livro traça a história de grandes mudanças na vida de duas crianças. De fato mostra a evolução pessoal da personagem Mary que após perder a família começa a se abrir para mudanças pessoais a partir de novas pessoas, da natureza e da magia. Eles chamam de magia toda e qualquer "boa coisa" e sempre pincelam como ela pode transformar o nosso interior. Gostei como desenvolveu os personagens, o universo parece belissimo e me apaixonei pelo enredo. Entretanto é um livro muito morno. Sem grandes plots. A vida deles é o foco. De fato é um livro sobre cura.

Isaag 26/12/2023

Que livro mágico
Eu amei esse livro,e amei ainda mais a relação da Mary e do Colin, GENTE que primos perfeitos,a Mary tava ali sempre ajudando o primo pra ele não ficar pensando na morte,e o Colin também sempre querendo ela por perto.Sem comentários pra esses dois?
E o Dickon, então?Ainda tenho inveja dele porque ele conseguiu realizar o meu sonho, conseguir fazer todo animal amar ele?(quem nunca)
Mas oque realmente valoriza o livro são as crianças e a magia que elas trazem para a leitura.Pq que bando de adulto chato, assim a grande maioria,tem alguns que são uns amores (indireta pra mãe da Martha e pra mesma também,carregaram o livro nas costas mostrando a realidade do brasileiro com baixa renda,amo vcs??)
É um livro incrível na minha opinião,se você for parar pra pensar 3 crianças conseguiram transformar um jardim secreto morto,algo que poderia passar despercebido,em algo mágico e fastástico.
Um dos maiores prazeres que esse livro traz é a sensação de ver o Colin descobrindo a vida e oque é ser criança.Se eu fosse resumir esse livro em uma palavra seria infância.Quando terminei o livro fiquei sem reação, não sei explicar o sentimento, mas só quem já terminou um livro que gostou muito vai saber.

campeloreadings 24/12/2023

Não gostei desse livro por conta dessas crianças desgraçadas que só enchem o saco e não tem o que fazer. Talvez eu só estivesse amargurada quando li, pretendo dar uma segunda chance e ver se gosto.

Victoria848 24/12/2023

Ameiiii
Sendo sincera, achei que seria um livro chato por ser antigo e falar de jardins e tals, mas foi incrível. Já tinha assistido o filme de 1993 na casa da minha prima quando mais nova, o que me fez ter uma nostalgia enorme lendo. Entretanto, eu não me recordava muito bem da história e foi uma nova experiência. Livro superfofo que fala sobre sempre buscarmos sermos pessoas melhores e (claro) de jardins.

Dante.Canova 22/12/2023

Mais um livro incrível lido esse ano, arrisco a dizer o melhor do ano, O Jardim Secreto é um clássico infantil, mas a história contida nele vale para todas as idades.
Mary é uma criança que vive na índia, mimada por todos a sua volta, seus pais não se importam muito com ela, mas a garota tem tudo que quer graças aos inúmeros empregados, até que um dia uma doença mata todos a sua volta, incluindo seus pais, é aí que a vida de Mary vai mudar completamente, ela é enviada para morar com um tio distante na Inglaterra, no meio das charnecas se encontra um casarão com inúmeros quartos, o tio de Mary é tão ou até mais amargurado que a sobrinha, perdeu sua mulher há 10 anos e desde então o brilho da casa e seus jardins foram morrendo tbm, porém ao chegar na casa, Mary vai percebendo que ali ngm irá servi-la, ou a vestir, a alimentar ou qualquer outra coisa que ela estava acostumada, agora ela terá que aprender a ser gentil, a correr pelos campos, a fazer amizades de verdade, ser educada e agradecida, ser uma criança normal. Mary logo descobre que existe um Jardim secreto ali, um jardim que foi fechado há 10 anos, que ninguém mais entra, fora isso, aos poucos ela vai percebendo que existe mais alguém escondido na casa, choros podem ser ouvidos no meio da noite, e agora ela com sua recém descoberta curiosidade irá desvendar alguns mistérios com a ajuda de um pássaro, um garoto encantador de animais e um jardineiro rabugento.
SPOILERS: Mary logo descobre onde está o jardim e como entrar nele escondida, com a ajuda da natureza ela aos poucos começa a reviver o jardim, depois contando com a ajuda de Dickon, o irmão da empregada Martha, os dois vão reanimando as flores, os animais começam a voltar, e aí que Mary descobre que tem um primo, Colin, um garoto frágil, que desde seu nascimento todo mundo diz que ele irá morrer logo, sem sair do quarto, tomar sol ou ser minimamente uma criança, porém Mary aos poucos desperta ele tbm, quando as crianças começam a conviver, tudo volta a vida.
O livro trata de curas, do pesar sendo superado, um livro lindo, tocando e fofo, eu amei demais!
???????

horoymato 21/12/2023

+/-
Sinceramente, eu comprei mais pela capa, cheguei a ler a sinopse antes de comprar o livro, mas não imaginei que seria tão infantil assim. Esperava ter algum assassinato, suspense...por ser da darkiside, mas descobri que nem todos são assim. É um livro bom para quem curte uma história leve.

Lívia 20/12/2023

O Jardim Secreto
Essa história me surpreendeu muito, pelo fato que não lia nada e com esse livro adquiri o hábito da leitura, ele passa uma mensagem muito bonita e considero uma leitura muito fácil de entender.
Adorei super indico!!!!

Kathleen 19/12/2023

"A magia está lá"
Nessa história vamos acompanhar crianças aprendendo a ser crianças. A amargura consome duas crianças que se deparam com um mundo cheio de beleza e segredos, e principalmente magia.
O livro fala como a dor e a angústia adoece, mas se abrir para a beleza da vida pode te fazer querer viver.
É uma história singela, narrada por crianças que traz pensamentos de ternura, de inocência e de afeto.

Aline221 19/12/2023

Li faz tempo, mas amo esse livro de paixão. Ainda tenho muito carinho por ele, mesmo lendo quando criança.

Karol405 18/12/2023

Não ter gostado tanto me faz questionar se não estou sendo rabugenta demais ou se coloquei expectativas demais nessa leitura. É difícil dizer quem é o protagonista, Mary ou Colin? A impressão que fica é que Mary foi apenas um dos mecanismos usados para que Colin percebe-se que poderia viver.