O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O jardim secreto

BruPaz 31/03/2024

Você sabe guardar um segredo?
Desde criança sou apaixonada pelo filme "O Jardim Secreto" de 1993, que conta a história de Mary Lennox, uma garota órfã que vem da Índia para morar na mansão de seu tio, e lá, descobre diversas coisas, desde um jardim misterioso até um primo desconhecido. Por isso, ler este livro foi uma mistura de curiosidade e nostalgia.

Acompanhar Mary, Dickon e Colin foi uma tarefa muito simples! As três crianças me levaram através da porta de seu Jardim Secreto e me permitiram fazer parte dessa história ao lado deles! É lindo acompanhar toda essa jornada e ver Mary aprendendo a ser, de fato, uma criança!

"O Jardim Secreto" nos ensina que até mesmo nas coisas mais simples, como o desabrochar das flores ou o nascer do sol, ali há magia! Nós só precisamos aprender a vê-la!

Paula1735 22/03/2024

Quero guardar esse livro em um potinho!!!
"As duas piores coisas que podem acontecer a uma criança é nunca ter seu próprio caminho... ou sempre tê-lo."

Estou simplesmente encantada por essa história em seus mínimos detalhes, a autora me fez imaginar o lugar e seus personagens com muita clareza, principalmente o jardim secreto, e a cada capítulo, o coração ia ficando cada vez mais quentinho.
Ver as crianças ganhando vida com o jardim, cultivando flores e cativando os animais, foi mágico, essa é a palavra que define o livro: mágico!
É sobre amizades, natureza, esperança e o mais importante, acreditar.

Taís 20/03/2024

O Jardim Secreto
O livro é lindo por dentro e por fora. Que história perfeita! A sensação é de estar lá em Yorkshire, na charneca, no jardim, sentido o cheiro das flores, vendo o sabiá de peito vermelho, a raposa e os outros animais de Dickon! Foi lindo ver a transformação da Mary e do Colin e também do Sr. Craven!

Amanda.Santos 20/03/2024

Um clássico infantojuvenil
Um dos principais motivos de eu ter gostado desse livro foi a leveza que a história tem. O desenvolvimento das crianças é algo muito empolgante a medida que elas vão fazendo grandes descobertas e se tornando pessoas mais agradáveis. Não é um livro que traz um plot twist ou algo mirabolante, pois não é disso que se trata. Acredito que a mensagem principal é que há magia nos momentos mais simples da vida.
Thamara crv 20/03/2024minha estante
Doida pra fazer a releitura desse livro, li ele na 8 série e amei muitoooo, amava o filme que era em desenho animado, faz tantos anos que li, lembro pouca coisa, acredito que será maravilhoso reler esse livro ?

Amanda.Santos 20/03/2024minha estante
Nossa que legal, acho q vai ser muito bom vc reler agora com uma mentalidade mais madura. Foi meu primeiro contato com essa história e já se tornou uma das favoritas da vida

Aelin13 18/03/2024

....
Outro livro infantil que comecei com pouquíssima expectativa, era uma história que eu assisti muito quando criança e o audiobook é bem fluido e gostoso de ouvir.

Lewrites 10/03/2024

Deveria ter lido antes
Da pra entender porque esse livro é um clássico infantojuvenil. Há uma certa leveza e magia nessa história, aos olhos de Mary, tudo parece mais brilhante e mais vivo.
Ao longo do livro, é falado de magia, mas de uma forma diferente. Nós é mostrado que tudo ao nosso redor é magia, a vida é magia.
Um dos pontos que me fez ficar reflexiva é que os adultos vivem reclamando do comportamento de Mary e Colin, mas da pra culpar as crianças?? Não tiveram figuras paternas ou maternas, foram mimados a vida inteira e tudo lhe és dado de mão beijada, nunca ninguém corrigiu a grosseria deles. Sinceramente, se eles são uma peste, foi tudo fruto da negligência das pessoas ao seu redor (queria ter alguém pra conversar sobre esse livro, mas só tenho dois amigos e nenhum leu esse livro).
Gosto de livros que me fazem pensar as coisas que me acontecem ao meu redor, então, nada menos que 5 estrelas.
Kethellyn1 10/03/2024minha estante
Que capa linda !!! Amo esse livro

Lais.Black 08/03/2024

O filme do Coppola é melhor
Raras as vezes que o filme é melhor que o livro, e jardim secreto é uma dessas exceções.
O filme é muito mais lúdico e misterioso. Além de possuir uma pegada gótica e uma cena em específico me lembrou o filme "labirinto do fauno".

Sté.Souza 07/03/2024

É uma história infanto-juvenil então muitas vezes me encontrei entediada, porém, não deixa de ser uma leitura que pode ser aproveitada.

Wallace50 01/03/2024

"Onde se planta uma rosa [...] um espinheiro não pode crescer"

Sou o tipo de pessoa que prefere dias ensolarados,acho que tudo tem mais vida nesse clima,pra mim foi perfeito ler uma estória sobre transformação e benevolência nesse clássico da fantasia,afinal,quantas experiências foram vividas pelos jovens personagens através de dias assim? Mas ao mesmo tempo,o romance nos convida a olhar além do nosso próprio nariz,tantas pessoas são naturalmente rudes,que não enxergam as pequenas alegrias provocadas por simples amizades,atos gentis e responsabilidades não-materiais,as interações de Susan Sowerby são tão curtas,mas não podiam ter sido mais notáveis,ela sim é o verdadeiro significado da magia,uma pessoa com tanta sabedoria e alegria de viver que materializou as páginas.

VictAria.Rossetto 29/02/2024

Perfeito
Sinceramente, um dos melhores livros que já li, se não for O MELHOR. Leitura prende e puxa curiosidade, profundidade em cada personagem, detalhes impecáveis, o livro em si é LINDO. A história é excelente e simplesmente encantadora, a leitura não é tão fácil, mas vale a pena totalmente.

LaAne1 28/02/2024

Leitura muito leve e fluida. Gostei muito do livro pois me trouxe um certo conforto enquanto eu lia. Também consegui visualizar todas as criaturas que a narrativa falava.
Enfim, leiam??

Pedro 28/02/2024

Qual a chave do seu jardim secreto?
Mary é uma menina rica, mas ela é feia, mimada, doente e capenga, (não são palavras minhas), e que vive na Índia. Ela é simplesmente ignorada por todos da sua família, sendo inteiramente criado por seus serventes. Em um dia, há um surto de doença em sua casa, que dizima (mata) todo mundo. Quem sobrevive ? alguns criados -, acabam não lembrando da sua existência, de tão irrelevante que ela era.

Diante de tal situação, Mary se vê obrigada a ir morar com seu tio na Inglaterra. Dentre as várias regras que ela precisa obedecer, uma delas é sobre não adentrar no Jardim Secreto. Mas será que esse jardim existe mesmo, e se sim, onde ele se encontra?! Esse é o novo objetivo de Mary, encontrar o jardim secreto, enquanto aprende a viver em sua nova realidade e descobrir os segredos da nova mansão em que vive.

Essa descrição diz muito a respeito do livro. Ele é de fato algo muito bobo e não tem uma grande história por detrás. O que prende o leitor aqui é a leveza, a inocência das crianças e a torcida que exercemos para que o plano das crianças se concretizem - além da curiosidade de descobrir os segredos. É uma história muito bonita (tirando as problemáticas que existiam em 1900), que se você ler com atenção consegue tirar muitas mensagens bonitas e metáforas para usar em sua vida. É um livro cinco estrelas para mim, mas não tem nada a oferecer além de leveza e inocência (afinal é um livro infantil).

Patty Lima 27/02/2024

Uma narrativa que leva a gente a acreditar em magia e em sonhos... Mary e Colin são dois "terroristazinhos", enquanto Dickon é um "encantador" de animais. O encontro dos três transforma a vida do casal mimado e nos leva a pensar no bem que a natureza pode trazer a cada um. Uma história que começa triste e se encaminha para um belo e emocionante desfecho

Eduarda 26/02/2024

Coisa mais fofa do mundo!
Li esse livro quando tinha aproximadamente 10/11 anos, não me recordava mais dos detalhes da história, mas o título me marcou de um jeito que nunca esqueci e esse ano busquei ele novamente.
Para minha surpresa, eu amei o livro, talvez da mesma forma ou ainda mais de quando eu era pequena!
Mary é a típica criança que contém uma sinceridade IMENSA dentro de si, a inocência de uma criança, porém várias percepções desde muito cedo de um adulto mesmo. Foi lindo ver ela e os meninos florescendo durante a narrativa, assim como o próprio jardim secreto, mas o que mais me impressionou de verdade nisso tudo foi que os adultos da história também mudaram, e muito.
O Jardim Secreto é um livro que, de modo geral, te deixa confortável, com o coração quentinho.