O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O jardim secreto

Tacia7 28/04/2024

Encanto
O livro O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett, é um dos clássicos mais lindo e encantador que li em toda a minha vida! Sei que é classificado como um clássico infanto-juvenil, porém, ele é escrito para todas as idades! Pois o livro contém a magia de fazermos redescobrir em nós a fé, a esperança de que tudo é possível se tivermos pensamentos e atitudes positivas, com valores e nobreza! Tenho dois pontos importantes para comentar a mais sobre esse magnífico livro. O primeiro explicando o porquê desse livro ser um clássico. Porque toda a sua linha narrativa é PERFEITA! A autora escreveu com maestria todo o enredo. Só isso já nos deixa extasiados com tanta perfeição em uma escrita! O tempo, espaço, os personagens, o foco narrativo, tudo está sublime na obra. Impressionante! Essa maestria em uma escrita, só encontramos em escritores geniais, que é o caso de Frances Hodgson Burnett, pois escreveram magníficos livros, que tornaram-se obras primas da literatura e perpassam através do tempo! Em O Jardim Secreto, vemos também como a autora mescla com perfeição os pensamentos dos personagens e suas ações nos acontecimentos descritos, e sobretudo, não há momento algum redundância e enrolação na narração. A história é desenvolvida a cada parágrafo! Ao início e fim da leitura vemos uma progressão na escrita, sem se perder em nenhum momento. Ressalto também, como a escritora desenvolveu cada capítulo por um título introdutório, apresentando sequência entre eles, e como isso é bem detalhado. Perfeito! O segundo ponto são as mensagens que a história permeia. Mensagens essas, que nos fazem refletir como indivíduos e questionar até que ponto as nossas ações e pensamentos refletem no que recebemos de outras pessoas ao nosso redor e como filtramos e reproduzimos. O livro foi escrito em um dado momento na história, em que não se via problemas em reproduzir falas preconceituosas como em umas das passagens que Mary e Martha reproduziram em suas interações, ou atitudes grosseiras de Mary e Colin. Atitudes essas que os próprios personagens refletiram e reconheceram que eram abusivas e desrespeitosas. Diferente das falas preconceituosas, que em nenhum momento no enredo foram corrigidas pelas personagens de Mary e Martha. Cabe a nós leitores termos o discernimento de não reproduzir tais falas e nem repudiar a obra. Mas que sirva para refletirmos de que tais falas e atitudes não são mais normalizadas nos dias atuais. E que ao lermos essa obra para as crianças, que não deixemos de aproveitar o momento da leitura para inferir a elas, que certas falas e atitudes preconceituosas descritas no livro não condizem ao mundo que queremos, que é de respeito às diferenças! Apesar desses problemas que encontramos no livro, é um clássico e que com certeza ainda encantará por muitos e muitos anos, leitores pelo mundo inteiro! Lindas cinco estrelas eternizadas!

Patrícia 21/04/2024

Clássico e belo
Um clássico que remete a infância, nos levando por memórias afetivas de amor e esperança. Elementos atuais apesar do tempo? leitura linda e afetuosa.

Erika497 19/04/2024

Pensamentos Bons
Ganhei o livro de aniversário de uma prima, o livro é lindo, ele possui lindos desenhos.
A história em si é boa, n me agradou 100% mas é boa.
Ele possui varias mensagens, e pra mim, a principal mensagem dele é que aquilo que pensamos e dissemos pode se tornar real a medida em que acreditamos nesse pensamento.

starsvhs 18/04/2024

Essa é uma daquelas histórias que acho que todo mundo deveria ler, pelo menos uma vez. Pode parecer algo bobinho e clichê, mas às vezes não é necessário um enredo complexo com muitas frases de efeito e momentos de clímax. Às vezes, histórias simples conseguem passar exatamente a mensagem que as pessoas precisam ouvir.
O Jardim Secreto é um livro que mostra a inocência das crianças e como as ações de outras pessoas podem afetar suas vidas e o modo de tratar os outros. Ao longo das páginas, é perceptível o desenvolvimento da protagonista enquanto ela aprende mais sobre o mundo a sua volta e sobre as coisas boas que a vida tem a oferecer.
O que podemos aprender com ele, é tentar seguir em frente mesmo diante de situações difíceis, pois a vida sempre reserva algo bom pela frente, basta termos coragem o suficiente pra continuarmos a trilhar nosso caminho.
laiscunhaf 18/04/2024minha estante
Essa história é tão linda, por muito tempo foi meu livro conforto.

starsvhs 18/04/2024minha estante
Quero muito ver o filme agora ??

Camila.Santos 14/04/2024

Os pensamentos são como um jardim, escolha bem o que cultiva
Uma história bonita, leve e reconfortante sobre a força dos pensamentos, que podem ser "bons como a luz do sol, ou ruins como veneno". Acompanhamos uma criança criada sozinha e sem carinho, que por isso se tornou amarga e triste, e como novos pensamentos e interesses por um misterioso jardim trazem curiosidade, uma nova forma de ver as coisas, e por fim alegria, amizade e bons sentimentos. Uma alma murcha e triste que desabrocha como as flores de um jardim na primavera.
Indico o livro para todas as idades, me lembro de amar a adaptação cinematográfica quando era criança e adoraria ter lido o livro também, mas mesmo sendo adulta, e habituada a ler de tudo, achei um livro divertido, muito gostoso de ler, e trouxe reflexões interessantes sobre cultivar bons sentimentos e ter amor próprio (não tem como gostar de ninguém enquanto não gostamos de nós mesmos). Essa história simples vai te emocionar e te deixar com um belo sorriso no rosto.

brubolochio 09/04/2024

Tudo que Pollyanna quis ser
"O Jardim Secreto" é um livro sobre crescimento. É sobre olhar a vida com outros olhos, ver a beleza das coisas pequenas, e como tudo muda quando a gente está disposto a viver as experiências. É sobre aquela velha história de que precisamos de pouco pra ser feliz, ao mesmo tempo que se acreditarmos que somos infelizes, ou doentes, assim seremos.

É meio Nárnia: encontrar um mundo secreto cheio de vida, onde tudo é diferente e meio mágico, numa mansão no meio do mato, depois de ter ficado órfã e ser resgatado por um membro da família que nem sabia que existia.
É meio Anne with an E: uma protagonista curiosa vai para uma fazenda com pessoas que levam uma vida diferente, incluindo senhores ranzinzas, acaba amando esse lugar, e vendo a beleza de se estar no meio da natureza. Temos aqui inclusive um garoto que me lembra muito o Gilbert.
E é meio Pollyanna, mas sem ser insuportavelmente chato, forçado e com positividade tóxica: uma garotinha que muda seu jeito de viver e transforma a vida das pessoas ao redor com sua felicidade e cutucadas.

É um clássico da literatura infantojuvenil, mas ainda assim traz temas complexos como abandono e solidão. Queria ter lido esse livro mais nova, talvez ele fosse um 5 estrelas. O que me fez tirar uma estrela foi que esperava alguns suspenses, que final não eram suspenses nenhum. Mas acho que isso é muito mais sobre a minha expectativa do que sobre o livro em si. Ele entrega tudo que promete. Passei o livro inteiro me perguntando porque não dão livros como "O Jardim Secreto" como paradidático nas escolas? Funciona bem para todas as idades, e acho que é um daqueles livros que tem um grande impacto quando se é mais novo. Eu amaria ter lido e discutido outros pontos que vão muito além da história em si, como as frases preconceituosas de uma Inglaterra em 1911 e sua relação com a Índia, ou o quanto era normal pais solo simplesmente largarem seus filhos com empregadas em mansões naquela época (era normal? Não é o primeiro livro que vemos esse background).

Essa edição da DarkSide, belíssima como sempre (parabéns DarkSide, vocês sempre arrasam), tem ilustrações de uma naturalista e ilustradora científica alemã de 1600 e pouco. Amei ver desenhos científicos de animais e plantas que são mencionadas no livro. Me sentia lendo um caderno de campo. Edição maravilhosa e história bonita, combo perfeito.

yelrdr 07/04/2024

Demorei, mas valeu a pena
"Isso não precisa mais ser um segredo. Ouso dizer que todos vao se assustar a ponto de ter ataques quando me virem, mas nunca mais vou me sentar naquela cadeira outra vez. Voltarei andando com voce, pai... para casa." ??

ak3my01 07/04/2024

Simplesmente o meu livro favorito, a história é maravilhosa e me fez querer ler mais e mais dês do primeiro capítulo ?

Franciele289 07/04/2024

O Jardim Secreto.
É uma história infanto-juvenil belíssima, leitura fluida e bom desenvolvimento. Um clássico que como a maioria dos clássicos tem suas lições nas entrelinhas ,muito bom.

Sônia Gregoski 01/04/2024

Esse livro é um encanto!
Quando criança,por diversas vezes fiquei fascinada em frente a TV admirando a beleza desse filme,que passou várias e várias vezes na sessão da tarde,e agora adulta,o fascínio não passou,ao ler este livro todo aquele sentimento sublime voltou mais forte e mais vivo.

É uma leitura que fala muito da natureza e de nos reconectarmos com a terra.
Nos dias atuais,onde nossa natureza está tão devastada e destruída, essa leitura vem para mostrar o quanto precisamos valorizar nosso meio ambiente,e de como precisamos de momentos ao ar livre,respirando ar puro e tendo contado direto com a terra.

Fala de transformação,de amizade,de amor e de ternura.
Através da amizade,os personagens se transformam,o vínculo criado entre ambos,a ternura demonstrada um pelo outro,faz um verdadeiro milagre com a personalidade das crianças,que precisavam apenas de amor,dedicação,cuidado e carinho.

É um livro que nos mostra que recomeços são possíveis, que somos capazes de amadurecer.
Que a fé e a esperança são capazes de operar verdadeiros milagres.
Que a beleza está nas pequenas coisas.
Quando existe amor,resiliência,carinho e dedicação, tudo o que tocamos floresce e cresce.

Não poderia deixar de comentar sobre essa edição magnífica da @darksidebooks
É um verdadeiro primor,com capa dura,fitilho e pintura lateral.
As ilustrações são maravilhosas e sentimos vontade de colorir durante a leitura.

Esse é um livro para se levar para a vida!
Sem dúvida se tornou um dos meus favoritos!

augusilveira 01/04/2024

Aconchego
Acho que eu precisava de um livro assim. Para mim foi como tomar um chocolate quentinho, comendo cookies, deitado no sofá em um dia frio e chuvoso :)

A transformação de Mary Lenox, de uma menina azeda e do contra em uma desbravadora e amante de coisas vivas, é o destaque deste livro. É preciso também mencionar, que Mary só se transformou por encontrar um mundo novo e decidir se abrir a novas experiências. Mary muda também em função de Martha, Dickon, Colin?.

O mais lindo é que coisas simples e que mal temos tempo de olhar, se tornam extraordinárias a ponto de tomarem conta da narrativa.

Para quem gosta de natureza, das coisas vivas e de personagens sensíveis, vai ser difícil não querer um jardim secreto também.

BruPaz 31/03/2024

Você sabe guardar um segredo?
Desde criança sou apaixonada pelo filme "O Jardim Secreto" de 1993, que conta a história de Mary Lennox, uma garota órfã que vem da Índia para morar na mansão de seu tio, e lá, descobre diversas coisas, desde um jardim misterioso até um primo desconhecido. Por isso, ler este livro foi uma mistura de curiosidade e nostalgia.

Acompanhar Mary, Dickon e Colin foi uma tarefa muito simples! As três crianças me levaram através da porta de seu Jardim Secreto e me permitiram fazer parte dessa história ao lado deles! É lindo acompanhar toda essa jornada e ver Mary aprendendo a ser, de fato, uma criança!

"O Jardim Secreto" nos ensina que até mesmo nas coisas mais simples, como o desabrochar das flores ou o nascer do sol, ali há magia! Nós só precisamos aprender a vê-la!