Sem ar

Sem ar Jennifer Niven

Resenhas - Sem Ar

Murphy 03/03/2024

"A gente sempre acha que vai ter mais tempo."
Primeiro eu preciso... Não não, eu tenho a necessidade de agradecer a livresenhas, por ter feito a resenha dela com tanto carinho, que foi impossível não sentir vontade de ler esse livro.

Segundo, quero agradecer a própria autora, Jennifer Niven, por escrever com tanta maestria esse livro. Ela mesma diz que esse "É o livro de que eu precisava quando tinha dezesseis, dezessete, dezoito anos." E se me permite completar a frase, Jennifer (na minha cabeça ela disse: - okay, minha querida fique a vontade), esse é o livro que qualquer pessoa que busca se encontrar no mundo deve ler. Seja alguém que já perdeu o chão, e procura incessantemente o reconstruir, ou as que já passaram dessa fase, e estão vivas para compartilhar suas histórias.

Não vou me prolongar falando sobre o enredo, pois é muito melhor descobrir ele por si só, então irei sugerir, que vocês nem leiam a sinopse. Eu não fui com expectativas tão grandes, visto que a única coisa que li foi a resenha da Liv, fui com a cara, a coragem, a uma indicação e um sonho.

Para que ninguém se desanime da narrativa (por favor, dêem uma chance para esse livro), devo dizer que a história é muito boa, a escrita é fluída e ritimada, e em instantes o leitor lê 60 páginas como se não fosse nada.

Essa leitura com toda certeza me marcou de maneiras que nem eu sei ao certo como, mas que eu irei olhar para o passado e me sentir grata por ter lido tal livro.

Os personagens são pessoas que eu desejo levar para a vida. A autora desenvolveu eles tão bem, que sinto que irei guardar cada um bem no fundo do meu coração.

Não senti nenhuma lacuna na história, com certeza é uma narrativa completa e com um significado único e complexo. A autora soube moldar temas como a desconstrução da imagem da virgindade, dos anseios e medos de um adolecente, da insegurança da solidão e sobre a sexualidade de maneira prescisa e fisgante.

Dá para perceber claramente o carinho e a conexão que Jennifer Niven tem com essa fase de sua vida e com a história que compartilhou. A maneira como ela escreveu o livro e a dedicatória é encantadora. No início, a dedicatória pode parecer simples, mas ao finalizar a leitura, suas palavras ganham um significado mais profundo e tocante.

Então está aqui, com todo meu amor e carinho, essa indicação para vocês...

Eu amei esse livro mais do que amo sorvete de frutas vermelhas e batata frita e gatinhos dormindo.
aline:) 03/03/2024minha estante
ai meu deus que saudades de ver alguém falar assim sobre um livro da jennifer!!! eu como uma ultra mega fã de por lugares incríveis te agradeço por me fazer ter vontade de ler esse

Murphy 03/03/2024minha estante
acho q meu comentário foi apagado (????), enfim, obg por dar uma chance pro livro, amg, ele realmente me proporcionou uma experiência maravilhosa ??

rreadery 25/02/2024

De reconstruir o chão sob os pés
Que livro meu deus! Que escrita, que história, que profundidade, que construção! Gostei tanto de tudo, provavelmente porque comecei o livro sem muita expectativa, mas no decorrer fui me envolvendo cada vez mais com a Claude e com os dramas e problemas que uma mente de escritora traz, me apaixonei pelo Miah junto com ela, e sobre o final, eu definitivamente não esperava, mesmo que ele já estivesse entregue nas entrelinhas (eu quis me iludir um pouquinho). Mas enfim, livro incrível que aborda um tema delicado com bastante amor e cuidado, com uma construção a parte sobre os relacionamentos da Claude e as escolhas do futuro, sem falar no fato de ter sido insípida do na vida real da autora! Recomendo mil vezes.

Luiza Cazarine 22/02/2024

Eu tô apaixonada!!!!!! eu não sabia que precisava desse livro até encontrá-lo. que saudades que eu estava de um romance adolescente e clichê, tão gostoso de ler, fluiu perfeitamente e não consegui me desprender de história. realmente, a ilha sempre nos da o que precisamos

Amanda Guelso 15/02/2024

A escrita é ótima. Mas a narrativa e o enredo não são nada marcantes. O final decepciona muito. Gosto mais do outro livro da autora.

Brenda.Martins 14/02/2024

"Não perca o hoje."
Talvez eu não tenha entendido a real mensagem do livro, e por isso não gostei tanto, a história é boa e os personagens também, mas não me prendeu. Só achei incrível a história ser sobre a autora e também o marido dela.

Kassiely1 14/02/2024

Comecei com certas expectativas de que seria um livro bom, mas no decorrer da obra foi ficando bem chatinho. O final não me decepcionou porque já esperava algo assim mas acho que poderia ter sido melhor. Esperava algo mais envolvente mas só me fez demorar mais de 1 mês pra finalizar a leitura ?

hiliandra.faggion 30/01/2024

Simplesmente a gente sabe lendo este livro que a autora realmente passou por momentos como os que ela escreveu. Sua descrições são muito realistas. Seus sentimentos são descritos de uma forma muito real! Algumas coisas no livro me causaram uma tristeza profunda? algumas me fizeram querer acordar para a vida? ?lembrar-me de abrir à possibilidade, ao quase e ao talvez. Usar minha voz. Me abrir para os outros. Escolher meu futuro. Escolher meu corpo. Escolher a mim mesma. Ir para o mundo e escrever minha vida.?

Aryane 28/01/2024

?Vá para o mundo e escreva sua vida.?
Confesso que no início do livro e nos capítulos seguintes achei ele arrastado e cansativo. um romance que não tinha me conquistado tanto e problemáticas que são sim importantes mas que, de algum jeito não tinham me prendido. porém os últimos capítulos foram completando a história e a Claude foi se expressando melhor em relação aos seus sentimentos e que de alguma forma, consegui me cativar MUITO por ela e pelo Miah.
final necessário e extremamente reflexivo pra quem lê, quis chorar com as considerações finais da autora e com o desfecho da história KKK.

Melissa 22/01/2024

Sem ar..
Sem ar, foi como eu fiquei quando terminei o livro.

Que livro meu Deus.

Esse livro tava na minha lista desde 2022, comecei ele em 2023, li e tava gostando, mas parei e fiquei travada. Masssss dei uma segunda chance? li de novo e parei de novo, masss decidi dar uma 3 chance e simplesmente amei muitoooo.

A escrita desse livro nao sei explicar, é boa mas é cansativa, chega uma hora q fica chata, mas vale a pena continuar.

Eu amei a historia, todo o enredo, diferente do que costumo ler, e achei maravilhoso. Uma historia real.

Claude me identifiquei tanto com você?
To apaixonada por vc jeremiah?????

O final é horrendo, sofri demaissss.
Queria um final melhor para Claude, ficou tao em aberto, queria um desfecho sobre a situação dos pais dela, sobre o miah, sobre a Saz e a faculdade.
quando terminei q a próxima pagina era os ?agradecimentos? voltei tudo e li o final de novo, sem acreditar q tinha acabado. fiquei em choque.

Mas ameiii o livro!!! Trouxe assuntos tao reais, e de uma forma de boa, tranquila.

Amei o livro
Capitã e miah??
5,0?? favoritado.

Daniella.Marins 22/01/2024

Clichê gostosinho de ler
Fui cativada pelas aventuras de Claude e Miah, fiquei fascinada pelos cenários e pela abordagem acerca da virgindade da principal. É um livro delicado, mas que ao mesmo tempo traz a tona alguns traumas (com os quais me identifiquei com a personagem, ponto importante pra mim), enfim, recomendo para qualquer um.

Cauã 22/01/2024

Romance de verão
Já acompanho Jennifer Niven a um tempinho. Comprei esse livro em 2022 e larguei ele na página 112. Ainda não tinha a vontade de ler que tenho agora e muito menos uma mente aberta e fértil para ler histórias tão bem desenvolvidas.

É um romance de verão maravilhoso. Gosto de como a autora descreve os sentimentos de Claudine e como desenvolve todo o drama sofrido por ela. Separação dos pais, faculdade, viagem cancelada e o tal crush que ela gosta.

É bem adolescente e pessoal de Jennifer, como a mesma relatou. Admiro a frase em que ela começa o livro:

[...] Mas acima de tudo, não quero esquecer de mim."

Me fez refletir sobre a importância de dar-se o valor que merece.

Em geral, uma excelente escrita, viciante, diálogos com temas profundos e relevantes (como a virgindade da mulher e o que a sociedade espera dela) e um bom desenvolvimento do romance com Jeremiah Crew. Os elementos que ela descreve em cada momento em que a personagem passa por lugares diferentes nos desperta a imaginar e a "entrar nessa ilha" de vez.

Não dou 5 estrelas pois acredito que a história poderia ter sido mais direta e ter enrolado menos com os dias de viagens na ilha e descontentamentos.

Primeiro livro de Janeiro!