O Príncipe e o Mendigo

O Príncipe e o Mendigo Mark Twain

Resenhas - O Príncipe e o Mendigo

Bárbara M. 27/02/2012

Esse foi um dos últimos que eu li, bem legal a história... O livro fala sobre o encontro do príncipe cansado de sua vida limitada aos muros do palácio sem amigos para brincar, sem poder andar livremente pelas ruas. Estava triste ao se encontrar por acaso com um garoto que tinha sua aparência física igual a dele, era um garoto muito pobre, mas sonhador, sonhava com a vida rica do príncipe. Ele era cheio de imaginações. Os dois se tornaram amigos e ao conversarem descobrem afinidades e que são muito parecidos. O príncipe propõe trocarem de roupas, não só de roupas, mas de lugar. O desenvolvimento do livro se passa com o príncipe fora do palácio não conseguindo voltar porque ninguém acredita que aquele menino maltrapilho é o verdadeiro príncipe. Cenas de muita emoção para os dois, com o menino pobre se passando por príncipe, em grande trapalhadas pois não bastava apenas as roupas de príncipe, ele não tinha a educação do príncipe, não tinha cultura, não sabia nada da vida palaciana. O rei Hanry, pai do príncipe verdadeiro não reconhecia seu filho. Considerou-o como se estivesse doido e queria o anel real que estava em suas mão, mas aquele príncipe não sabia onde estava, aliás não sabia de nada. Depois de muitas enrascadas se viu na obrigação de contar ao rei, quase foi enforcado, fugiu e o príncipe verdadeiro retomou o seu lugar. No final tudo se ajeita e a vida segue seu rumo do jeito que tinha que ser.

Pedro 26/02/2012

o livro fala de dois garotos q tinham a aparencia muito parecida,mas um era principe e o outro era mendigo. Eles ficam cansados de suas vidas e resolvem fazer uma troca, o principe vira mendigo e o mendigo vira principe, o principe acaba se perdendo e só no fim acha o castelo para trocar de lugar denovo com o mendigo.

Luana Pellarin 26/02/2012

O livro fala de dois meninos muito parecidos, um príncipe e um mendigo. Os dois achavam se trocassem de lugar seriam mais felizes; o príncipe queria ser livre independente, sair sem seguranças e brincar com outros garotos de sua idade; o mendigo queria sair da miséria, ter boa educação e viver melhor. Na primeira oportunidade eles trocam de roupa e por engano acabam trocando de vida; no começo sai tudo como imaginam, mais depois cada um sente saudade de sua família e sentem vontade de trocar novamente de lugar, mas até acontecer isto eles se metem em muitas confusões e se passam até por loucos.
A história é divertida e é um ótimo livro para passar o tempo, mas mesmo assim prefiro algumas outras histórias.

Betania 26/02/2012

Em uma confusão um príncipe e um mendigo muito parecidos, trocam de lugar e vivem suas maiores aventuras.
Esse livro mostra o contraste da sociedade rica e pobre.

Ana Laura 26/02/2012

O livro fala de dois meninos que veem que tem uma semelhança muito grande, e resolvem fazer uma troca, o mendigo vai ao palácio, e o príncipe vai as ruas onde pode ser livre ao contrario de quando vivia no palácio. Uma troca de papeis, que quase causou uma tragedia.

Julia_merlin 21/02/2012

O livro é sobre o encontro de um Príncipe cansado de ser limitado pelos muros do seu palácio e um Mendigo sonhador que imaginava a vida 'fácil' do Príncipe. Eles viram amigos e acabam descobrindo que são muito parecidos, então o príncipe propõe não só que eles trocassem suas roupas mas também seu lugar. O desenrolar do livro é com o Príncipe fora do palácio, pois ninguém acreditava que o garoto todo desarrumado seria o príncipe realmente e o Mendigo passando por vários problemas por não ter cultura nem uma boa educação e até ser taxado louco pelo Pai do príncipe.
Gostei do livro por ter uma leitura fácil e que me fez imaginar cada cena e seus personagens.

Ana Beatriz 13/02/2012

O príncipe e o mendigo
Este livro é muito bom,pois mostra a realidade de uma vida com riquezas e uma com muita pobresa a história fala sobre dois meninos identicos fisicamente mais um é um príncipe e o outro é um menino que vive em uma vida humilde.Em um dia eles se encontram e trocam de papel todos percebem que ambos estão estranhos mais nem desconfiam do ocorrido e no passar da história um reconhece que a vida do outro é dificil independente da sua vida financeira.

Iza 26/12/2011

O livro foi escrito por Mark Twain no ano de 1869 enquanto estava tentando buscar inspiração para concluir a segunda parte de outra obra-prima (Huckleberry). O livro traz um pouco da visão crítica do autor sobre aquela época em que vivia, misturado com uma leitura simples e cativante. O Príncipe e o Mendigo conta a história de Tom Canty e Eduardo Tudor.
O primeiro é o mendigo, morador de um dos lugares mais pobres de Londres, onde divide um quartinho com seu pai, um ladrão, que o obriga a mendigar nas ruas londrinas e o maltrata diariamente com surras; a mãe, que é totalmente submissa ao marido e também sofre dos seus maus tratos; suas duas irmãs, Nan e Bethy e a avó que também o maltrata junto ao pai.
O segundo é o Príncipe de Gales, futuro rei da Inglaterra. Este cresceu rodeado dos mais protetores cuidados, e teve desde sempre as mais bobas necessidades supridas rapidamente. E assim apresentados, talvez fosse estranho achar que alguma coisa pudesse unir esses dois seres tão diferentes um do outro (ou quase diferentes). Mas, os dois meninos, por acaso do destino, nasceram no mesmo dia de outono e muito, muito parecidos, apesar de não serem irmãos. E os anos passaram, sem que nenhum dos dois conhecesse a existência do outro, mas, o destino se encarregou de cruzar os seus caminhos.
Tom, apesar de não ter conseguido frequentar a escola, recebeu mínima instrução de um bom padre que morava no mesmo bairro que ele e lhe mantinha afeição. Com ele aprendeu a ler, um pouco de latim e a gostar das histórias de príncipes e princesas. De tanto ouvir essas histórias começou a fantasiar sobre ser um príncipe nas brincadeiras com os outros colegas, e após um tempo já sabia de cor os costumes da realeza e o modo de agir de um verdadeiro príncipe. Numa noite, ao sonhar com toda a luxuosidade da realeza, Tom acorda desaminado e perdido, sai às ruas sem destino e acaba no portão do palácio real.
Quando está quase sendo espancado pelo guarda, surge um menino, com vestes reais. Era o príncipe de galés. Eduardo ordena que o guarda pare com aquilo e convida o pobre mendigo a entrar no palácio. Lá lhe dar de comer e escuta os lamentos da sua vida. Decidem então trocar as vestes para brincar. Ao se trocarem olham-se no espelho, e então percebem pela primeira vez a incrível semelhança entre ambos. O príncipe acaba percebendo uma ferida no mendigo, causada pelo guarda, então decide ir castigar o guarda por isso. Ao dar ordens ao guardas, é expulso do palácio, pois não era o príncipe de galés que estava ali (não com aquelas roupas) era o pobre mendigo.
Daí começa as auguras do príncipe e as confusões no palácio do mendigo. O rei tem que sair correndo, sem direção, para fugir do povo que ficando do lado do guarda corre atrás do menino para batê-lo. O pai do verdadeiro mendigo o encontra e como não crê que ele seja o príncipe, como o garoto afirma ser, acha que ficou louco e o arrasta até o quartinho onde morava e lhe surra junto com a mãe. O falso príncipe é então considerado doente por repentinamente afirmar não ser príncipe e ser um mendigo.
O príncipe sofre uma série de maus tratos e acontecimentos que nunca como príncipe teria passado como ser preso. É na pele de um mendigo que percebe a crueldade de uma sociedade que se diz boa e cristã, mas joga mulheres inocentes e boas na fogueira. Quanto ao verdadeiro mendigo, com o tempo vai se acostumando a vida no palácio, mas suas decisões são feitas pelo coração o que o torna um príncipe caridoso. Tudo começa a caminhar para o fim, quando o príncipe encontra um amigo, que apesar de também achá-lo louco, fica ao seu lado para protegê-lo. É uma leitura muito gostosa, e a escrita é simples. O leitor fica tão envolvido na história que não quer largar curioso para saber qual será o destino do pobre príncipe. Gostei muito da história, recomendadíssimo!!!

Gláucia 29/08/2011

O Príncipe e o Mendigo - Mark Twain
A história é conhecida de todos, mesmo que não se tenha lido o livro alguém já ouviu em algum lugar ou assistiu a um filme. Um príncipe e um mendigo, garotos, descobrem-se semelhantes, trocam os papéis e o que era para ser uma brincadeira quase se transforma em tragédia. Sessão da tarde.

Line 10/08/2011

MEU PARADIDATICO
AINDA OU LERR :P
Line 10/08/2011minha estante

OI

Felipe 24/06/2011

Sinopse - O Príncipe e o Mendigo - Mark Twain
A história passa-se na Inglaterra, no século XVI. Tom Canty, um menino muito pobre e cheio de imaginação, consegue entrar no palácio real. Encontra Edward, o príncipe de Gales, e ambos descobrem que são bastante parecidos. Trocam de roupas e vêem que não há diferença entre eles. Edward, então, sai do palácio com as roupas de Tom, mas não consegue voltar, pois ninguém o reconhece. O mendigo passa a ocupar seu lugar como príncipe. Qual será o final dessa aventura? Alguém os reconhecerá?

O Príncipe e o Mendigo - Mark Twain

Thai Mafra 23/01/2011

Considero esse livro o "oposto" do Morro dos Ventos Uivantes. O Morro dos Ventos Uivantes é uma história ruim e bem escrita. O Príncipe e o Mendigo é uma história boa e mal escrita. Gostei muito da história, mas achei o livro estremamente cansativo. Talvez um dia releia e quem sabe até mude de opinião (li esse livro há muitos anos), mas até lá minha opinião é essa.