O Príncipe e o Mendigo

O Príncipe e o Mendigo Mark Twain

Resenhas - O Príncipe e o Mendigo

Juliana 20/05/2013

Um bom livro
A narrativa se passa na segunda metade do Séc. XVI, no fim do reinado de Henrique VIII, em Londres. Na Idade Moderna.

O início do livro aborda a infância de Tom Canty, dando um parâmetro de como era a cidade de Londres, com suas ruas estreitas, tortuosas e sujas e também de como era o modo de vida de Tom, um menino miserável, que vivia em meio a bebedeira, tumultos e brigas. Ele frequentemente apanhava do pai e da avó e a fome era comum. O que mais a frente na leitura será um contraponto com a vida luxuosa na corte. Porém, o autor destaca que Tom não era infeliz, já que ele acreditava ser algo normal o seu modo de vida.

A semelhança física de Tom e Eduardo Tudor era muito grande, e por um acaso Tom e Eduardo se encontram e trocam de lugar sem querer, pois um queria apenas vestir a roupa do outro para ver como ficariam. E logo, Eduardo está vestido de mendigo na rua e ninguém acredita que ele é um príncipe, todos pensam que o menino ficou louco. Assim também ocorre com Tom, que no papel de príncipe tenta explicar que ocorreu um engano e uma troca, mas ninguém acredita e todos pensam que ele perdeu a memória e ficou louco. É interessante destacar que há uma ordem real para que ninguém comente o assunto, pois isso poderia se espalhar e fragilizar o Estado, já que Eduardo Tudor seria o sucessor do rei.

E então começa uma grande aventura por parte do príncipe, que agora é mendigo.

Adorei o livro!

Luiz111 06/11/2022

O príncipe e o mendigo
A história promete acima de tudo ser inesquecível, brilhante e perfeita.so faltou fazer oque ela prometeu.
Com uma história apressada, meio merda e uma escrita não tão boa esse livro é quase muuuuito ruim

Milla 21/04/2020

Uma história que muitos filmes adaptam
Se vocês já viram os filmes "Operação Cupido" (título em inglês: The Parent Trap) (aquele com a Lindsay Lohan, que ela tem uma irmã gêmea),, ou "As namoradas do papai" (título em inglês: it takes two)(aquele filme com as gêmeas Olsen), ou "A princesa e a plebéia" (aquele filme de 2018 da Vanessa Hudgens), com certeza, você já deve ter reparado no que esses filmes têm em comum. Todos eles tem a premissa do livro "O Príncipe e o Mendigo" do Mark Twain. Só que esses três filmes não são adaptações nem diretas e nem retrataram o mesmo contexto histórico do livro. Mas o filme das gêmeas Olsen (it takes two) foi o que mais se aproximou da essência do livro, quando mostra uma das gêmeas no ferro velho e outra numa casa de ricos.

O livro, apesar de ter uma história fictícia, usa personagens que existiram na vida real, como o rei Henry VIII e o filho dele, Edward VI. Edward é o príncipe [obviamente], e Tom é o mendigo, um garoto idêntico ao príncipe. As duas crianças tem 9 anos de idade.
Uma coisa que eu achei meio nada a ver nesse livro foi o fato deles não serem irmãos gêmeos. É impossível tanta gente ser tão burra a ponto de não perceber a diferença de um e de outro. E esse detalhe foi corrigido no filme das gêmeas Olsen e da Lindsay Lohan como irmãs gêmeas que foram separadas no nascimento. Porque é mais fácil de engolir assim, né?
Se você viu esses filmes, sabe que a parte que acontece a troca é sempre a mesma coisa. Um combinado entre eles. Mas no caso do livro, o contexto foi um pouco mau explorado pelo Mark Twain. Na minha opinião, o Mark Twain tem um jeito meio estranho de narrar e inventar as histórias.
A história se passa no século XVI, se não me engano. E esse período inicial da idade moderna não era muito glamuroso, né...
Tom vive na pobreza extrema. Além disso, tem um pai e uma avó muito abusivos, que bate nele por qualquer bobeira. Não só nele, mas nas irmãs e na mãe dele também. Tom também é forçado a mendigar à mando do pai. Tom mora num lugar que não tem nem colchão para ele dormir, nem cobertor... suas roupas são uns trapos... A única pessoa que tem pena dele é um padre que ajuda ele a ler, a aprender latim e algumas regras de "etiqueta". Tom tem uma vida tão sofrida que sonha em ser príncipe/rei, e vive no mundo da lua.
O personagem do príncipe Edward só é introduzido na história quando o Tom chega perto do palácio e avista Edward. Nesse momento, quando Edward repara em como Tom se parece com ele, ele convida Tom pra entrar no palácio. Depois de um blablabla, onde o Tom explica direitinho que tem uma vida sofrida e apanha do pai, depois que Edward oferece comida pro Tom, Edward tem a ideia de trocar de papéis com Tom. Porém essa parte no livro, eu achei mal escrita.
Digo... Eu até entendo que eles são crianças e crianças não tem muita responsabilidade, né... Mas achei o motivo pelo qual Edward tem essa ideia (e o jeito como ele não consegue voltar) muito mal desenvolvido. Por que raios ele aceitaria trocar de papel com um garoto que vive numa pobreza extrema e apanha do pai? Ele dá a ideia que quer trocar de papéis porque quer passear além do palácio. Mas, obviamente, ele andar por aí vestido de mendigo não vai ser um mar de rosas... Achei que ou faltou um pouco de perspicácia no Edward, mesmo tendo 9 anos, ou faltou mais desenvoltura na história nessa parte.
Quando a troca acontece, as partes do Tom foram mais interessantes que as do Edward. Apesar do ponto de vista do Edward ter mostrado a vida difícil do Tom, houve umas partes que a narrativa ficou arrastada. Achei que o livro poderia ou ter sido mais interessante ou menor. (E olha que ele nem é grosso).
O Mark Twain narrou a história com detalhes muito razoáveis. Se você é o tipo de pessoa que se distrai muito rápido se o livro não tiver muitas descrições de lugares, roupas, pessoas, ambiente, você pode se pegar se distraindo em algumas partes, tendo que voltar a frase ou o parágrafo. A narrativa é LEVEMENTE apressada também. Mas aí que é engraçado. Apesar dela ser assim, o livro ficou com a história meio arrastada mesmo assim.

Outra coisa que posso comentar sobre esse livro é que eu não concordo que ele seja um livro pra todas as idades! Primeiramente porque é um livro com muita informação de contexto histórico. E segundamente porque não é uma história tão light assim. Por exemplo, eu não acho que uma história que se passa no século XVI, onde os monarcas ordenavam e desmandavam sentenças de mortes por coisas bobas, enquanto uma outra criança sofre de violência doméstica, seja uma leitura adequada pra uma criança de 5 anos de idade... O livro acaba sendo muito rebuscado pra crianças até de 9 anos, com tantos elementos de uma Londres durante o século XVI, com uma monarquia como a do livro, onde um rei pergunta pra alguém se é ok enforcar o pai se a outra pessoa quiser. kkkk

O final do livro cancela um pouco essa onda de arrastamento da história e marasmo, e acaba dando um desfecho digno pros personagens. Poderia ter sido mais majestoso se o Mark Twain tivesse mais criatividade, mas até que foi um bom final, pelo menos.
Eu acho muito interessante ler a obra original de muitos filmes que adaptam a história.
Dei 3 estrelas porque a história foi legal mas a não ponto de "ooohh, nossa, que história incrível e emocionante".

JulianaESF 18/04/2020

Vale a leitura. Simples e rica.
Tom e Edward são dois meninos vivendo em realidades opostas, muitas vezes me irritei com suas atitudes e pensamentos, mas são só crianças presas em seus costumes.
A narrativa é voltada para o príncipe, justificada no final.
Normalmente não tenho personagens favoritos, só que um, fez toda a diferença quando entrou na história. Pra mim é um personagem muito importante e que poderia ser muito mais explorado, Miles, guarde esse nome, e depois veja se não tenho razão.
Leitura leve, história que corre, evoluí. Com costumes, fatos e curiosidades que valem a pena uma pausa na leitura e uma breve pesquisa para enriquecer sua imaginação.

Vale sim incluir na sua lista.

Monique Martins 05/09/2012

Resenha #18 - O Príncipe e o Mendigo - Mark Twain
O Príncipe e o Mendigo é um clássico, publicado pela primeira vez em 1880. A história, ambientada no século XVI, retrata uma Inglaterra devastada pelos anos de guerras contra a França e onde impera a desigualdade social. O regime era a monarquia e a palavra do Rei era a lei absoluta. Neste intenso contexto histórico nascem dois meninos: Tom Canty, aquele que ninguém queria e Eduardo Tudor, o festejado Príncipe de Gales.

Tom morava com a família, a mãe pedinte, o pai ladrão, uma avó diabólica e duas irmãs ignorantes; todos em um quartinho de uma residência abandonada, onde se acumulavam miséria, sujeira, fome e pessoas.

Ainda assim Tom considerava sua vida boa, principalmente no verão. Ah o verão... era então que ele sonhava.

Sua fantasia era tão real, que aos poucos mudou sua rotina e seu comportamento. Passou a falar cerimoniosamente, comportar-se com decoro e até imitar os nobres. Seus amigos eram sua corte e todos o admiravam. Mas quando a realidade se impunha, na forma das surras, fome e frio, a amargura se intensificava.

Um dia Tom vagava em busca de esmolas quando percebeu estar próximo de Westminster, o palácio real e mesmo envolto em trapos se aproximou.

A partir de então se desenrola uma cena inusitada e os meninos trocam de identidade e lugar. A confusão é compreensível, já que ambos são exatamente iguais. Ao mesmo tempo em que a troca liberta os meninos do controle de pais opressivos, também apresenta perigos inesperados. É apenas o início de uma aventura.

Enquanto Tom passa a viver no castelo, rodeado pelas suas fantasias e tendo seus mais secretos desejos atendidos, Eduardo se vê em meio a uma realidade que nunca cogitou. Perdido em uma cidade que para ele é estranha, logo é obrigado a agir como pode e amadurece depressa, enquanto busca uma maneira de voltar ao trono.

A partir de um tema recorrente, a troca da identidade, temos um enredo bem elaborado, com diálogos instigantes e situações que mesclam drama e emoção. A história é voltada para o público infanto-juvenil e retrata de maneira lúdica questões emblemáticas como desigualdade social, preconceito, injustiça e hipocrisia.

Uma leitura leve, que apesar do texto marcado por longos parágrafos é muito envolvente e fácil de acompanhar. Um único detalhe me incomodou durante a leitura, a tradução do nome do príncipe de Eduard para Eduardo. Não sei exatamente por que, mas parece que não combina.

Leia mais em:

Julia Caroline Soares 16/11/2021

Resenha do livro ``O principe e o mendigo´´
O livro se passa na Inglaterra, no século XVI. Tinha um menino muito pobre e cheio de sonhos chamado Tom Canty, ele consegue entrar no palácio real para ver o príncipe de Gales, Edwart.
Bom o livro eu achei uma merda sinceramente, muito chato de ler e bem cada um tem o seu gosto para livro, eu prefiro mais romance e terror e ele não caiu muito bem para mim. Não gostei :)
Nabor 16/11/2021minha estante
wow mds que resenha foda

Biby 16/11/2021minha estante
Não concordo, achei o livro muito bom por sinal mas cada tem sua opinião...

Rohan Kishibe 16/11/2021minha estante
Interessante. Pode não ser seu tipo de livro, porém ele na minha opinião é bom sim, tenho vários argumentos, porem irei dar um: Ele reflete uma coisa que acontece bastante, pessoas querendo ter a vida uma da outra, desigualdade social, injustiça, e pobreza. Esse livro tem um belo exemplo disso. Essa é minha opinião, respeito a sua, só queria acrescentar minha fascinação. Tenha um bom dia, Julia.

Gabriel.Paza 16/11/2021minha estante
Muito Bom, Achei uma avaliação Boa e correta

Theo 16/11/2021minha estante
gostei da sua resenha

Gabriel Dallagnoli 16/11/2021minha estante
Bela resenha, meu caro.

Arthur G. 16/11/2021

Um livro deveras interessante
O livro infanto-juvenil "O príncipe e o mendigo" se passa na Inglaterra, mais precisamente em Londres, no século XVI. Conta a história de Tom Canty, uma criança que vive com a sua família nos subúrbios da cidade de Londres, com uma vida extremamente precária e suja, até que um dia, a sua vida se cruza com a de Edward, o conhecido príncipe de Gales. Ambos percebem que suas aparências são idênticas, e assim decidem trocar de roupa. Então, Edward saí do palácio (onde se encontraram) com as roupas maltrapilhas de Tom e o mendigo com as roupas luxuosas de Edward. Porém ocorre um problema na qual eles são tão parecidos que o príncipe é confundido como uma pessoa qualquer e é impedido de entrar no palácio, e Tom Canty acaba sem querer virando o príncipe. A partir daí começa uma série de aventuras e confusões onde cada um tenta retornar a sua vida normal e ao seu lugar de origem. O livro em si é simples, possuindo 104 páginas, tendo uma leitura prática e fácil, sendo muito recomendado para aqueles que gostam de uma leitura rápida, porém rica. Em geral gostei do livro, é legal você comparar as duas vidas e com eles vivam em realidades totalmente diferentes. Recomendo o livro

Analara.Jesus 16/11/2021minha estante
Gostei, achei a mesma coisa

Júlia Vanolli 16/11/2021minha estante
Na minha opinião , eu não achei muito bom, pois ele enrola muito, e também tem muitas palavras difícil que dificulta na hora

Nabor 16/11/2021

Resenha do Livro
Li o livro "O Príncipe e o mengido" e sinceramente achei interessante pois tem uma premissa muito legal mesmo já abordada em alguns filmes.
Também tem muitas críticas sociais que nos fazem refletir, como o abuso dos pais à criança, as dificuldades que as pessoas pobres passam, como é a vida nas ruas, etc...
Lição de moral: Você não quer ser pobre.
Julia Caroline Soares 16/11/2021minha estante
duda adorou

Caue.Kamers 16/11/2021minha estante
Concordo, o foco do livro baseia-se em lições de moral

Bianca.Borges 16/11/2021

minha resenha
achei a história muito legal e divertida porem achei que é muito enrolada. As palavras são mais difíceis mais não são complicadas de entender. a historia se passa na Inglaterra, no século XVI, pouco antes da morte de Henrique VIII. Tom Canty, um menino muito pobre cheio de imaginação. Consegue entrar no palácio para ver o Edward, o príncipe Gales.

Lore_F. A. 16/11/2021

Não gostei
Livro é pequeno e compacto muito bom pois cabe na mochila e em muitas outras bolsas
mas sua capa mole faz o livro dobrar a capa e eu acho que para facilitar a mobilidade e a
leitura do livro, tamanho da letra está muito bom, um livro com bastante aventura ação e um pouco de drama, todos os personagens muito bem explicados uma historia bem mirabolante estranha porem legal.
Bia 16/11/2021minha estante
Ótima resenha, bem descritiva.