O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Cláudia - @diariodeduasleitoras 08/05/2020

O jardim secreto
?Neste século, centenas de coisas ainda mais espantosas serão trazidas à luz. A princípio, as pessoas se recusam a acreditar que coisas novas e estranhas possam ser feitas, depois começam a ter esperança de que elas possam ser feitas, então veem que podem ser feitas.. loto são feitas, e todo o mundo se espanta por que elas não foram feitas séculos atrás.?

Eis que vos apresento outra melhor leitura de 2020 (SIM! Já foi mais de um selecionado para a categoria, esse ano tá que tá). O jardim secreto foi o clássico selecionado para nosso projeto #TagareLendoClassicos do mês de abril.

Não vou trazer sinopse. Porque vcs precisam lê-lo sem conhecer a história para se encantarem.

Só gostaria que soubessem que irão encontrar nessas páginas uma história que transformará o seu posicionamento sobre vários âmbitos da vida;

Logo nos capítulos iniciais já somos abordados com temas sobre preconceito, luto, depressão, negligência, a importância do amor na educação de uma criança e o reflexo que a falta dele traz. E depois.. bom, depois segue com páginas recheadas de aprendizado, empatia, amor, natureza, muitos animaizinhos, aventuras e FÉ, a qual é sempre uma marca registrada nos grandes clássicos.

Ah, não posso deixar de mencionar os personagens secundários, que dão um show à parte e são formidáveissss! Ansiava a cada capítulo por eles..

Uma das coisas mais maravilhosas da tradução, é manter o dialeto de Yorkshire (terra das amadas Brontë kkkkk) o qual é tão semelhante aos nosso aqui de Minas Gerais. É de ficar com coração quentinho.. e dar boas gargalhadas.

Ps: A escritora inglesa, Frances Hodgson Burnett, escreveu mais de 50 livros, entre romances para adultos, peças teatrais, poemas, livro de memória e romances para crianças, como O pequeno lorde (1886), A princesinha (1905) e O jardim secreto (1911).

Aknna 30/08/2023

"Eu vou viver para sempre, para sempre, para todo o sempre."
Sabe quando bate aquele arrependimento de não ter lido um livro antes? Pois é! Eu larguei este livro por dois dias e só antes de ontem (segunda) que criei vergonha na cara e fui ler... Antes de ontem e ontem foram as tardes em que mais ri neste mês e tudo por causa desse livro que eu deixei de lado...
Eu simplesmente mergulhei em encanto e magia pela pureza do livro, pelo desenvolvimento dos personagens e da amizade linda que surgiu a partir dali. Dickon é um menino que, na minha cabeça, é uma fofura angelical; Mary é daquelas meninas que não foi birrenta por maldade, ela só não sabia sobre como a vida poderia ser boa e que haveriam pessoas as quais ela pudesse confiar; Colin é um mocinho bem complicado, um tanto mais que um dia a Mary foi, mas que se tornou tão doce e mágico com o tempo que ganhou espaço no meu coração. Eles transbordam de uma magia que só crianças e um jardim secreto podem oferecer para alguém.
Eu nunca havia ouvido falar nada referente ao "Jardim Secreto", nem mesmo assisti ao filme, mas é aquela: "confesso, me apaixonei!". Senti aquelas emoções leves pelo meu corpo e sorri muitooo! A escrita fácil e leve fez com que tudo fosse ainda mais viciante e juntando isso aos personagens e ao enredo é ainda mais qualidades para assumir o cargo de excelência.
Este livro é daqueles que aquece o coração, acalma a alma e alimenta os sonhos mais incríveis. Agora para você, leitor amigo, que queira entender esse "açúcar" que estou falando, leia essa maravilha e jamais se arrependerá!

"Enchanted" é a palavra para me definir.

GATRINA 19/01/2022

adorei
um livro muito bom! perfeito pra ler na cama na hora de dormir ?
achei muito interessante e gostei bastante da história

AnnaClaraHardt 17/07/2023

Desafio: Peça para alguém escolher sua leitura
História tão linda, deixa o coração quentinho, eu amei ver a evolução da Mary e do Colin, e o Dickon é um amor, terminei o livro apaixonada por todos eles.

flavinhaaaaa 23/08/2023

A leitura aconteceu de forma bem rápida, a história é marcante e os personagens apresentados são interessantes, apesar de alguns não terem um bom desenvolvimento. Durante o desenrolar dos acontecimentos, houve algumas coisas que me deixaram extremamente surpresa, tanto de forma positiva, quanto de maneira negativa. Enfim, o livro mostra que nem sempre o que achamos é o correto, às vezes estamos vendo a vida de uma óptica errada e, vivendo assim, experimentados demasiados dissabores.

*tudo pelo desafio skoob?

Bianca.Seminotti 05/04/2022

Leveza e imaginação
Aquela leitura que traz leveza e relembra que a imaginação das crianças é algo que traz magia ao mundo. Para quem conhece o filme, a livro traz detalhes impossíveis de registrar por imagens. As descrições feitas com palavras pela autora são lindas e cheias de esperança. Com trechos muito emocionantes e reais, o livro deixa a sensação de que independente dos caminhos, a vida tem algo de especial, se nos permitirmos olhar bem.

Isa 18/07/2021

Minha infância inteira
Uma história que dá um quentinho no coração, e sabendo que a Mary é exatamente como é no filme. E mostrar como é o desenvolvimento dela?
Adriana Naves 18/07/2021minha estante
Essa história trás muito aconchego pro meu coração.

Bianca 01/07/2023

Uma fofura
Que história linda e fofa! Um livro bem leve, gostosinho de ler e com uma delicadeza na descrição do cenário e da natureza, que foi como se eu estivesse lá visualizando cada detalhe.

Sou apaixonada por clássicos infantis e a candura das histórias e das personagens, trazendo mensagens e reflexões que muitas vezes sensibilizam mais os adultos do que as crianças.

Em O Jardim Secreto temos personagens cativantes, mas alguns nem sempre foram. E achei interessante como a história traz essa mudança comportamental das personagens meio que simultaneamente com a mudança da estação do inverno para a primavera - que é um fenômeno muito essencial na construção da obra.

No entanto, apesar de ter gostado bastante, eu achei o final um pouco rápido e fraco, que poderia ter sido mais aprofundado. Mas, sem dúvida, eu recomendo!

Carolina Gouveia 13/04/2020

Um clássico que merece ser lido não importa a idade.
Esse livro foi uma grande surpresa. Não pretendia lê-lo, mas decidi participar da leitura conjunta da Isa do Ler Antes de Morrer e me apaixonei pela história! Cresci junto com os personagens. Um livro que ensina sobre fé, coragem e crescimento interior. Indico para todas as idades!

Baby 21/08/2020

Te faz florescer
O jardim secreto é um livro que te faz refletir sobre o seu próprio modo de ver o mundo. É muito gostoso acompanhar o desenvolvimento da Mary e Colin, é um tanto quanto reconfortante ler e imaginar a pureza e bondade do Dickon.
Um livro leve, fluído, que traz paz, uma ótima leitura durante esse momento difícil.

Nanna 04/07/2021

"Nunca parem de acreditar na Grande Coisa Boa..."
Livro infantil que me surpreendeu...
Traz bastante coisas sobre o pensamento positivo, de não se deixar abater por circunstâncias ruins pois isso vai nos moldando.
Na estória, os 3 personagens principais são desgostosos, enfermos... tudo por se deixarem consumir pela tristeza das circunstâncias. Dois deles são crianças que tiveram que crescer em ambientes de abandono, o que torna até compreensível a suas naturezas rudes e mesquinhas. Eles davam aquilo que receberam.

Tudo muda quando eles começam a viver como crianças, a amar, a se permitir fazer amizades... e acima de tudo, a "magia" ou "A grande Coisa Boa". E eu como cristã, não consegui associar essa Grande Coisa Boa que não Deus.
Pois é Ele que nos dá alegria mesmo em meio a adiversidades e circunstâncias ruim (e acho que esse livro Nem é cristão kkk).
Mas eu amei.

Tá, mais tem alguns problemas que o livro msm avisa sobre antes da leitura em si começar, que é a questão do racismo, com frases que denotam certa ignorância msm; e uma pequena passagem de violência contra a mulher.

É importante ressaltar que esse livro é de meados de 1900, onde as coisas eram muito diferentes e a população ignorante.
Nota-se uma falta de tato, como se fosse normal, mas infelizmente era normal na época, e são passagens bem pequenas, vão incomodar, mas não vão influenciar no enredo.

Osman.Siqueira 10/04/2022

Um final muito lindo!
Um livro que é classificado como infanto juvenil, mas, que é para todas as idades. Uma história envolvente deste o primeiro capítulo. Personagens cativantes tendo dois protagonistas que desenvolvem naturalmente um relacionamento de ajuda mútua. O jardim secreto é o lugar mágico de pano de fundo para esses personagens ganharem força em buscar seus objetivos e como resultado a superação. Um final muito lindo! Vale a pena ler.

Guilherme.Gedeon 09/04/2021

Encantado??
Cada pagina desse livro eu ficava mais curioso sobre o desfecho da historia. Lendo esse livro automáticamente tive turbilhões de emoções. O incrivel é que eu ficava supreso com os acontecimiento do livro e me sentía intimo dos personagens. A historia é linda e a menssagem também. As vezes temos tudo e não sabemos apreciar nada,mais com o tempo podemos descobrir o valor da vida..