O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Joãodelass 04/04/2024

O jardim secreto
Conta a história de Mary Lennox, uma menina solitária e mimada que é enviada para viver com seu tio em uma mansão sombria na Inglaterra; Colin Craven, primo de Mary, que acredita estar doente e fraco; Dickon, um garoto da região que tem uma conexão especial com a natureza,Mary descobre um jardim abandonado na propriedade de seu tio, que se torna o ponto central da história. Com a ajuda de Dickon e Colin, eles restauram o jardim, trazendo vida e alegria não apenas às plantas, mas também às suas próprias vidas.
Ao trabalharem no jardim, Mary, Colin e até mesmo o próprio tio de Mary passam por transformações emocionais e físicas. Eles aprendem a importância da amizade, da natureza e do poder da esperança e da cura.

Esse livro é maravilhoso, simplesmente lindíssimo. Essa obra é encantadora, ela nos lembra da importância da transformação pessoal, do cultivo de amizades verdadeiras e também dos pensamentos na condução de nossas vidas...
Eu amei ?????

Nina 20/06/2021

O poder da mudança
Uma história simples, leve e fluida, porém cheia de força, sobre a importância da amizade, da natureza e da vida simples.
b u k i x e 20/06/2021minha estante
Desconheço livro mais confortante, é de chorar pelo sentimento bom que o livro causa.

Marcelo 23/01/2023

Mágica
Apesar deste livro ser classificado como infantil,  talvez por ter como personagens principais três crianças de 10 anos, o simbolismo usado tanto para o jardim como em outras situações, permite uma reflexão muito mais ampla e que será única para cada leitor.
Podendo relacionar de temáticas como família, natureza, saúde, a verdadeira riqueza, vida, ciência, empreendedorismo, sonhos e o que mais cada um quiser trazer de suas experiências e contextos, gerando uma possibilidade de aprendizados e aplicações do que se pode fazer paralelos que torna a experiência específica não só a pessoa, mas ao seu momento.
Embora tenha interesse de assistir ao filme que possam ter feito baseado na história, para perceber a versão que possa ser interpretada em momentos chaves da história que trazem emoção e uma beleza que com certeza valerá a pena; as cenas imaginadas por cada um que vai lendo a história não podem ser comparadas, pois trazem resquícios individuais que só podem ser medidas por cada pessoa.
Assim, com prazer e respeito, recomendo a leitura não apenas uma, mas várias vezes, desta obra, e tenho certeza que não se arrependerão.

San 05/10/2020

Adorável
Adorei!! Um encanto de estória.
Foi uma leitura leve e agradável.
Apaixonei-me pelos personagens infantis.
Marcus 08/10/2020minha estante
É um livro muito fofinho né? Kkkk

San 08/10/2020minha estante
Amei o livro.

Seven 22/08/2020

Um amor de leitura
O livro se inicia com uma criança. A Mary. Ela é vítima do abandono dos pais e ao menos sabe disso. Mora na Índia e quando a cólera leva todos que moram em sua casa deixando apenas a menina, ela é levada oara a Inglaterra, para morar em uma mansão pertencente a um tio.
Já nessa mansão, há certa tristeza no ar, mas foi lá que Mary descobriu o que é ser criança. Eu me peguei sorrindo em várias partes do livro. Senti meu coração quentinho e uma empatia imensa. Outras crianças aparecem na história, com criações diversas que me fizeram pensar em como a influência dos pais pode afetar as crianças. E em como a natureza pode afetar a gente. Comecei esse livro sem muitas expectativas, e me surpreendeu bastante, é uma leitura válida e incrível para todos.

Fernanda.Xavier 28/04/2020

O Jardim Secreto- Frances Hodgson Burnett
Mary Lennox é uma garotinha de 10 anos que vive na Índia com os pais que não se importam nem um pouco com ela, a única pessoa que cuidava da criança era sua aia. Quando os pais falecem ela é levada até Londres para viver com o tio Lorde Archibald Craven, ele deixa instruções muito claras aos empregados de que não pretende ver a menina, eles devem se encarregar dos cuidados dela, é um homem amargurado e triste devido a um problema físico e a morte da esposa que ele tanto amava. Martha é uma das funcionárias que cuida de Mary, ela é de uma família humilde e fala com Mary de um jeito que a menina não está acostumada, sempre foi muito mimada, gostava de mandar em todos os empregados e com Martha ela aprende a se tornar uma criança melhor, ela também conhece o irmão da moça, Dickon, após descobrir a chave de uma porta de um jardim secreto ela pede ajuda ao garoto para reviver esse jardim abandonado há tantos anos, e que supostamente era da falecida esposa do tio. Juntos eles se divertem todos os dias nesse lugar mágico que além de transformar a vida da garota vai acabar por transformar a do tio e a de uma outra pessoa que vive na casa e que Mary escuta sempre chorando escondida mas não sabe de quem se trata já que os empregados tem ordens precisas de nunca mencioná-la.
O livro é encantador, recomendado para pessoas de todas as idades 💕
Mais resenhas no meu insta @booksdafer

Lari 13/06/2023

Maravilhoso
Eu li o livro original mesmo e eu amei a leitura. É leve, descontraída. Fala sobre amizade, superação, sobre acreditar em si mesmo e não ter pensamentos negativos. A melhor parte são as narrações sobre o jardim e a empolgação das crianças.

arthurzito 07/04/2020

O jardim secreto, Frances Burnett
Mary Lennox é uma criancinha indiana, rabugenta, magra e amarela. Sendo negligenciada pelos pais ela cresce sendo mimada e egocêntrica porém em determinadas circunstâncias ela acaba se vendo indo morar na Inglaterra na casa de um tio do qual nunca ouvira falar, onde grandes transformações, mistérios e segredos a aguardam.

___________________

Pra mim foi um livro maravilhosamente belo, de uma leitura muito prazerosa e com personagens extremamente cativantes. Não diria que é um livro infantil porque acredito que ele passa mensagens bastante filosóficas, pelo menos foi oq eu percebi.

Maíra Kali 22/11/2020

Um livro pra ser sentido
Quantos jardins ainda precisam ser descobertos e cultivados dentro de você mesmo?
Um livro que não é pra ser discutido, mas sentido.
Sem dúvidas O Jardim Secreto continua na minha lista de livros favoritos e continua sendo o modelo de "gênero" para outros livros nesse estilo ("esse livro é estilo O jardim secreto").
Vou deixar aqui algumas impressões da minha releitura como jovem adulta.
Percebi detalhes que antes não tinha visto, Mary se tornou menos odiosa aos meus olhos da segunda vez, porque dessa vez compreendi o seu histórico sofrido e tudo que ela passou pra torná-la quem era. Assim como compreendi a história dos outros personagens e os aceitei.
O final da história não tem cunho fantasioso como eu sempre achava que tinha ao ler rsrs. É uma história realista, mas existe um ar de fantasia sublime que me inebria.
Eu não consigo falar sobre esse livro sem sentir felicidade, leveza e tranquilidade. Me faz lembrar tudo o que Dickon nos ensinou. Escrevendo sobre eu sinto todos os cheiros, as cores, as sensações. É impossível ler sem ser transportado para a história.
A evolução das personagens é bonita de acompanhar e nos faz refletir sobre o poder da infância na descoberta e construção do ser. É na infância que temos os olhos certos pra descobrir o mundo, pra nos deslumbrarmos. É na infância que temos a capacidade de sermos contrariados e ao invés de só sentir raiva, mudarmos. É na infância que temos todas as possibilidades de sermos o que quisermos e vivenciarmos tudo. Manter esse espírito na vida adulta é um processo quase que consciente, sempre na tentativa de mantermo-nos em contato com o encanto da vida para que o brilho não se apague.
O Jardim Secreto nos ensina muito, a cada vez que leio me apaixono mais. O Jardim Secreto é também um livro para fugir do mundo sombrio por um momento. A todos que queiram flutuar, sentir bons sentimentos e se reenergizar, recomendo que leiam. E vão de peito aberto pra respirar o ar puro da charneca.

Patricia Milani 07/04/2022

Livro muito bom desperta ótimas reflexões principalmente para quem tem filhos, acabamos por ter outro olhar sobre os temas tratados nesta obra. É lindo acompanhar o crescimento e amadurecimento dos personagens ao longo da história. Diria que a grande mensagem deste livro é que as verdadeiras amizades muitas vezes são divisores de águas em nossas vidas.

Joyce 31/07/2022

Há tempos não lia um livro tão leve quanto esse, a leitura simplesmente flui naturalmente...
Uma história envolvente! Recomendo.

Giovanna.Pinhotti 21/06/2021

Pra aquecer o coração
Fui ler esse livro com poucas expectativas e achando que iria ser chato, sem graça e muito arrastado. Mas o livro se mostrou o contrário disso: um livro leve, feliz e fácil de se ler.
Não julgue por ser um livro para o alvo do público infantil. Este livro é aquele que é cheio de mensagens para refletirmos.
Os personagens são bem escritos e a escrita é muito boa! A autora descreve os lugares muito bem, é cheio de detalhes. E a história em si é lindíssima!!
O livro trás mensagens lindas! Sério eu amei d+, é o tipo de livro que vc lê para ficar feliz mesmo!
Recomendo muuuito

Trechos:

? "O sol está brilhando, o sol está brilhando. Isso é mágica. As flores estão crescendo, as raízes estão se mexendo. Isso é mágica. Estar vivo é mágica. Estar forte é mágica. A mágica está em mim. A mágica está em mim. Ela está em mim. Ela está em mim. Em cada um de nós. Está nas costas de Ben Weatherstaff. Mágica! Mágica! Venha e nos ajude."

? "? Você acredita em mágica? ? Colin perguntou, depois de falar sobre os faquires indianos. ? Eu espero que acredite.
? Eu acredito sim, menino. ? ela respondeu. ? Nunca a chamei por este nome, mas o que importa um nome? Eu garanto que as pessoas a chamam por nomes diferentes na França e por outros na Alemanha. A mesma coisa que faz a semente germiná e o Sol brilhá, fez ocê se torná um rapaz são, e isso é A Coisa Boa."
Kelpoper 21/06/2021minha estante
Achei chique

Isabellla 21/06/2021minha estante
Me deu até vontade de ler, que resenha boaa

Sarah 06/10/2020

Nostalgia
Eu sempre voltava para ler o livro porque me batia um quentinho sempre que lembrava do título e da época que conheci o filme...a carga emocional me fez continuar a ler até o final, o início é incrível mas do meio pro final começa a ficar algo lento demais, logo após o aparecimento do Collin é que se dá essa redução na velocidade dos acontecimentos e fica sempre na mesmice...o final deixa a desejar, é um momento tão esperado, quando você finalmente acha que vai acontecer algo... acaba e pronto, tudo que você aguardou desde a metade do livro, você só vai presenciar o acontecimento e não o desenrolar...
Na minha mente são duas coisas separadas, tive medo de estragar a lembrança mas o título permanece intacto atrelado a uma boa época!

mrsllopes 11/07/2021

Clássico fofo
"[...] os pensamentos, os meros pensamentos, são tão poderosos quanto baterias elétricas, e que podem ser tão bons para a pessoa quanto a luz do sol, ou tão ruins quanto um veneno."

Diante de tudo o que tá acontecendo, eu sinceramente desanimo muito fácil todos os dias, e corro pros livros pra me entreter. Esse livro é um clássico infantil (como todo leitor deve saber - e eu ainda não conhecia) e conseguiu me devolver um pouco da vontade de viver que a pandemia e o lunático do presidente tiram kkkkkk

Pra mim, foi uma história de esperança, inocência, transformação e simplicidade. Marquei vários trechos fofos! Por ser um livro de 1911, tem algumas coisas problemáticas, entre elas o racismo (que, inclusive, é apontado em um texto no início do livro - ponto para a editora Autêntica!). Fora isso, é um livro bom. Achei a narrativa lenta e densa, pelo menos pra mim, e não é daquelas que prende. Mas acho tudo isso é justificado pela época em que foi publicado etc.

Mandark 30/05/2021

E a primavera chegou...
E o nosso coração leitor se encheu de amor e de esperança. Impossivel não se emocionar com essa narrativa e com cada um dos seus doces personagens. A mãe, o pisco, Dickon, Ben, Capitão, Ferrugem, Martha... E claro, Colin e Mary... Meu coração ficou quentinho e preenchido de alegria... E diante de tudo que temos vivido em nossa vida no último ano, ler esse livro trouxe a esperança de que realmente o mundo ainda pode ser belo novamente e que a Mágica está agindo. Viva a Literatura e ao seu poder arrebatador de ressignificar momentos!