O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Anienne 10/10/2020

O Jardim Secreto
Esse livro da autora Frances Hodgson Burnett é um encanto!

Foi publicado em 1911 e traz um pouco de fantasia infanto-juvenil e drama. De forma inocente e poética, evidencia a natureza e a vida fortemente, mostrando a grandeza e sabedoria da mãe terra através de suas criaturas vegetais e animais, o que eles chamam de magia.

O livro vai trazer a mensagem de que amor e cuidado são imprescindíveis aos seres humanos desde crianças e que os bens materiais não podem substituir isto, tampouco, preencher a sensação de abandono e rejeição que podem destruir uma pessoa.

A mesquinhez e a pobreza interior dos homens também serão evidenciadas e, além disso, claro que levando em conta o tempo e o contexto em que foi escrito, será possível perceber um tanto enorme de preconceito entranhado...

Enfim, mesmo com essas questões que devem ser observadas, é um livro encantador e eu indico a leitura.
Erika 10/10/2020minha estante
O filme é muito bonito?

Giovanna.Geraldo 17/09/2023

O Jardim Secreto edição antiga
Eu gostei. É uma história boa e curta, terminei o livro em um dia. Só foi complicado entender completamente, por ser um livro bem antigo, mas isso não muda na experiência fantástica que foi ler esse livro. A narração é bem desenvolvida e os personagens são bem caracterizados. Gostei do início até o final e recomendo o livro! Essa edição é uma mais velha do que eu tenho, fiz a mesma resenha pois é o mesmo livro.

AnnaClaraHardt 17/07/2023

Desafio: Peça para alguém escolher sua leitura
História tão linda, deixa o coração quentinho, eu amei ver a evolução da Mary e do Colin, e o Dickon é um amor, terminei o livro apaixonada por todos eles.

Thainá @thaii.limab 29/07/2022

Lindo!
Um livro infanto juvenil maravilhoso e cheio de lições.
Eu não pensei que fosse gostar tanto!

A história da Mary, Dickon e Colin é encantadora.. é incrível o poder de uma criança.

Nos capítulos finais foi difícil segurar o choro.

"onde se cultiva uma rosa, meu rapaz, um cardo não pode nascer."

jamiliv 10/01/2022

Fofo!!
Amo livros com narrativas de crianças e esse não foi diferente, o desenvolvimento de cada um e a magia de ser criança. Um livro muito delicado e bonito

Isa 18/07/2021

Minha infância inteira
Uma história que dá um quentinho no coração, e sabendo que a Mary é exatamente como é no filme. E mostrar como é o desenvolvimento dela?
Adriana Naves 18/07/2021minha estante
Essa história trás muito aconchego pro meu coração.

emilly. 17/05/2021

Há mágica em todas as coisas
Não imaginei que iria gostar tanto assim desse livro, mas me apaixonei demais pela história e por sua mensagem.

A leitura é muito boa, sempre com descrições incríveis dos lugares, das sensações, dos sentimentos, é como estar lá.

Me encantei com os personagens, e suas mudanças, e o final me deixou com o coração quentinho e a sensação de que eu poderia ler sobre toda a vida deles, como ficaram depois do "fim".

Todos deveriam ler.
crislaynesm 17/05/2021minha estante
ansiosa p ler esse!!!

emilly. 17/05/2021minha estante
vai amar amiga! ?

Guilherme.Gedeon 09/04/2021

Encantado??
Cada pagina desse livro eu ficava mais curioso sobre o desfecho da historia. Lendo esse livro automáticamente tive turbilhões de emoções. O incrivel é que eu ficava supreso com os acontecimiento do livro e me sentía intimo dos personagens. A historia é linda e a menssagem também. As vezes temos tudo e não sabemos apreciar nada,mais com o tempo podemos descobrir o valor da vida..

Baby 21/08/2020

Te faz florescer
O jardim secreto é um livro que te faz refletir sobre o seu próprio modo de ver o mundo. É muito gostoso acompanhar o desenvolvimento da Mary e Colin, é um tanto quanto reconfortante ler e imaginar a pureza e bondade do Dickon.
Um livro leve, fluído, que traz paz, uma ótima leitura durante esse momento difícil.

Gabriela4414 11/06/2021

Eu amo do fundo do meu coração esse livro ✨
Li pela primeira vez quando tinha 10 anos em uma versão paradidática e hoje , aos 23 anos resolvi ler o livro integral.

A emoção que esse livro me traz é tão maravilhosa ! Eu posso sentir a alegria daquelas crianças , a energia que o jardim emana e a emoção do Sr. Craven ao encontrar o filho feliz e saudável.

Todos os personagens me passaram algum ensinamento e eu me sentia tão emocionada conforme as crianças se desenvolviam juntas 🤧

A escrita é perfeita , eu não tenho mais palavras para descrever o quanto eu amo esse livro. Daria 1000 estrelas se pudesse.

Vivi Martins 04/03/2021

Uma história encantada!
Esse é daqueles livros para se saborear, rir, descontrair, aprender, acreditar.
Uma história sobre fé, superação e coragem.

Mary e Colin reaprenderam a viver.
O que os faziam ser infelizes, insatisfeitos, impacientes e nervosos? Apenas seus pensamentos. Suas maneiras negativas de pensar os impediam de enxergar a vida como ela é.

Mary ao procurar novas ocupações, amizades e ar fresco se transformou, e arrastou Colin para também viver esse mundo antes inimaginável. Aprenderam com Dickon a enxergar a beleza das flores, dos animais e das pessoas.

Um jardim abandonado e dado como morto foi revivido por essas crianças encantadoras, que acabaram por ser surpreendidas por acontecimentos mágicos que mudaram suas vidas e de todos ao redor.
Ziza 04/03/2021minha estante
Maravilhoso! Leia "A princesinha" é da mesma autora e tem a mesma vibe.

Vivi Martins 05/03/2021minha estante
Olá Ziza! Obrigada pela dica! ?

Nanna 04/07/2021

"Nunca parem de acreditar na Grande Coisa Boa..."
Livro infantil que me surpreendeu...
Traz bastante coisas sobre o pensamento positivo, de não se deixar abater por circunstâncias ruins pois isso vai nos moldando.
Na estória, os 3 personagens principais são desgostosos, enfermos... tudo por se deixarem consumir pela tristeza das circunstâncias. Dois deles são crianças que tiveram que crescer em ambientes de abandono, o que torna até compreensível a suas naturezas rudes e mesquinhas. Eles davam aquilo que receberam.

Tudo muda quando eles começam a viver como crianças, a amar, a se permitir fazer amizades... e acima de tudo, a "magia" ou "A grande Coisa Boa". E eu como cristã, não consegui associar essa Grande Coisa Boa que não Deus.
Pois é Ele que nos dá alegria mesmo em meio a adiversidades e circunstâncias ruim (e acho que esse livro Nem é cristão kkk).
Mas eu amei.

Tá, mais tem alguns problemas que o livro msm avisa sobre antes da leitura em si começar, que é a questão do racismo, com frases que denotam certa ignorância msm; e uma pequena passagem de violência contra a mulher.

É importante ressaltar que esse livro é de meados de 1900, onde as coisas eram muito diferentes e a população ignorante.
Nota-se uma falta de tato, como se fosse normal, mas infelizmente era normal na época, e são passagens bem pequenas, vão incomodar, mas não vão influenciar no enredo.

Bianca.Seminotti 05/04/2022

Leveza e imaginação
Aquela leitura que traz leveza e relembra que a imaginação das crianças é algo que traz magia ao mundo. Para quem conhece o filme, a livro traz detalhes impossíveis de registrar por imagens. As descrições feitas com palavras pela autora são lindas e cheias de esperança. Com trechos muito emocionantes e reais, o livro deixa a sensação de que independente dos caminhos, a vida tem algo de especial, se nos permitirmos olhar bem.