Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Ana Carla 12/02/2011

Wake - Despertar, Lisa Mcmann
Olá, pessoas lindas! Hoje vou escrever sobre um livro peculiar. Confesso que não encontrei nada parecido até hoje.

O livro em questão se chama Wake - Despertar. A história é de uma garota, que involuntariamente, entra nos sonhos das outras pessoas. Mas o que difere dos outros livros: a forma como é escrita a história. Todas as frases são curtas, os parágrafos são curtos. Essa é uma forma muito peculiar de escrever da autora.

Confesso que no começo achei estranho e pensei em lagar o livro. Ainda bem que não fiz isso!! A história é intrigante, e quando você chega na metade, não quer mais parar.

Por ter parágrafos curtos, o livro não é muito descritivo, mas não se preocupe, a sua imaginação fica a mil.
Sobre os personagens: Janie não é tão bobinha, é muito esperta. E pela pouca idade, amadureceu muito rápido (também, com tudo que vê nos sonhos). Certos momentos, fique com dó da Janie. Ela vê todos os tipos de sonhos!! Desde os mais simples, os sensuais até os piores pesadelos. Não sei como ela não ficou maluca. Cabel é um fofo, ela completa a Janie perfeitamente, não tem como não gostar desse personagem.

A história tem um pouco de suspense, que deixa aquele gostinho de quero mais. Não desanimem com a forma da escrita, a história é boa, e quando percebe, já acabou o livro.
Bah 17/02/2011minha estante
Realmente, não gostei nem um pouco do jeito que ela escreveu, mas não conseguia largar o livro, pois a história é ótima.

Vanessa 10/08/2010

A Decepção Não Poderia Ser Maior
Resolvi ler este livro porque se tratava de uma história nova, confesso que eu ainda não havia lido nada do gênero. Uma adolescente que pode entrar nos sonhos das pessoas, algo absolutamente sem controle para ela, tendo que viver os mais íntimos sonhos e os piores pesadelos das pessoas. As críticas que li a respeito de Wake (Despertar)foram muito positivas, e por isso me convenci a lê-lo. Porém, minha decepção não poderia ser maior, pra ser sincera não abandonei o livro porque sou extremamente persistente e curiosa, e no fundo tinha esperanças que o mesmo se mostrasse mais interessante. A narrativa é muito ruim, mas não falo isso porque está em terceira pessoa, simplesmente porque há momentos em que não fica claro se é a personagem quem está falando ou se é o narrador quem fala, narrativa em terceira pessoa é ótima, desde que seja bem feira. No mínimo confuso, a história é desenrolada de forma muito objetiva, o que não é ruim, desde que seja bem escrito, o que não acontece aqui. Assim perde-se detalhes e o livro fica realmente "pobre". Talvez tenha ficado muito decepcionada por esperar demais da história em si, mas na verdade acredito que faltou mesmo paixão na escrita, a autora não me convenceu, as explicações não me convenceram, os acontecimentos não me convenceram. Duvido muito que lerei os outros dois da trilogia. Agradeço por ter adquirido o livro através de uma promoção. Assim não lamento ter gasto dinheiro demais num enredo tão fraco.
Não recomendo.

Andrea 26/07/2012

Insuficiente
Terminei de lê-lo agora pela manhã. Achei o argumento do livro bom, porém eu achei fraca a trama para um livro completo. Já se ia bem mais da metade e a autora ainda estava introduzindo a questão. Provavelmente a maioria das críticas negativas deve-se a isso. A moda de fazer trilogias de tudo tem suas desvantagens. Ainda não li os demais, porém suspeito que todos juntos devam dar UM bom livro. Então é devido a isto que irei continuar a leitura, por achar que a trama do primeiro nos deixa com uma cara de "sim, mas e daí? era só isso?", por achar que não conclui o que propõe. É apenas uma introdução, que não deveria ser um livro único e sim, como pontuei, aglutinar-se aos demais para podermos ter uma sensação de fechamento.

Bruninha 12/04/2011

Trecho do Livro...
06h47min
Janie saiu do banheiro, e Cabel estava lá, a puxando para o vestiário. Ele
parecia cansado. E aliviado em vê-la.
- me deixe ver. Ele disse.
Ela tirou o papel toalha e mostrou para ele seu ferimento.
- é bem impressionante. Ele disse, e então ficou serio, seus profundos olhos
castanhos preocupados. – quando vi que você iria cair, eu... Ele parou e
suspirou. – eu te observei. A maior parte daquelas duas horas, toda vez que
eu podia sem parecer suspeito. Me deixou maluco que eu não podia ir até
você.
Janie, que agora estava tremendo e ficando tonta, apenas se recostou contra
ele.
Ele acariciou as costas dela, descansado o queixo na cabeça dela.

Tempestade 02/08/2010

Bonitinho...
O livro vai se tornando interessando progressivamente, por isso, se vc começar a leitura, não desista. Não me arrependi de continuar a lê-lo. É meigo o romance entre Janie e Cabel, a forma como se preocupam um com o outro e se entendem... pena q a narrativa seja tão 'econômica'. Bem, é isso.

Júliah 27/01/2011

Uma delicinha.. super fácil de ler, a história flui maravilhosamente, não tem enrolação, tudo acontece ali na hora rápido fácil, vc não sofre pensando: Óh e agora só no final do livro que as coisas se resolvem.. nada disso. Uma leitura ótima.. li em algumas horas... recomendo!

Luciana Mousse 28/01/2011minha estante
Bom saber Ju!! Vou colocar na minha lista!!

Piva 14/08/2011

A sinopse me deixou muito curioso e com altas expectativas por se tratar de sonhos, já que são raros livros YA (Young Adult) com essa temática. Outra grande característica é que o livro é em terceira pessoa e contado em forma de relatório, dando o local, dia, e a hora da ação que está ocorrendo. Isso no início pode parecer bem estranho, mas a autora soube utilizar essa narrativa criativa.
Janie é uma personagem diferente de tudo que já li, sua vida é marcada por dificuldades, como a mãe alcoólatra que passa o dia no quarto e não dá a mínima para ninguém, e o pai que Janie nem sabe quem é. Por essas dificuldades Janie tornou-se responsável muito cedo, teve de trabalhar para não viver na rua. Mas dentro de essa dificuldade tem algo maior, aos 9 anos Janie descobre que pode entrar no sonho das pessoas, mas isso é involuntário, pois quando alguém dorme perto dela Janie é sugada para este sonho. Essa habilidade é mais um maldição para ela pois quando é sugada Janie perde o controle do corpo e só consegue sair do sonho quando a pessoa acorda, fato que atrapalha seus estudos, pois na escola muitos dormem e ela tem de pagar o preço. A maior ironia é mesmo com essa habilidade Janie não consegue sonhar.
Janie não sabe controlar essa habilidade, mas quando ela menos espera ela encontra alguém que é como ela e que a começar ensinar como ser uma Dream Catcher. Janie começa a aprender a usar essa maldição como uma benção.
No meio desta história é inserido Cabe, um adolescente tido como problemático e que ninguém dá valor, assim como Janie. Os dois começam a se conhecer por diferentes motivos e ambos se completam, pois seus problemas são parecidos, mas Janie quer ser tida como aberração por Cabe e não revela a ele sua habilidade, e Cabe também esconde segredos. Mas o relacionamento deles é tão real e tão lindo, pois é um relacionamento de superação, de descobertas.
Alguns consideram o livro ruim pela forma como é escrito, eu discordo, eu acho a escrita maravilhosa, crua e direta, diferente de tudo que já li. Os personagens cativam pela força de vontade e suas atrapalhadas, a forma como a autora brinca com os sonhos é interessante, retratando nossos mais profundos desejos, pois no sonhos nada fica escondido, não há segredos.
Um ótimo livro para quem deseja uma temática e uma escrita diferentes. Já li toda a trilogia e logo postarei a resenha dos últimos livros.

Bells 29/06/2012

A quote "Não acha que o pinto de Stu seja tão grande" dispensa comentários.
Normalmente livros ruins me deixam um pouco estressada. Não é o caso de Wake, que simplesmente se transformou em uma piada para mim. Li o livro todo com um sorriso de deboche nos lábios.

Janie e zé ninguém pra mim são a mesma coisa. Até os velhinhos no asilo que ela cuida são mais interessantes. Todos os outros personagens parecem mais interessantes do que a protagonista. Desde sua mãe, 24 horas bêbada, até seu interesse romântico, garoto esquisito possivelmente envolvido com drogas, passando por sua rival, uma garota rica e esnobe que têm sonhos eróticos lésbicos com as colegas. Na realidade, o time de coadjuvantes é o maior, senão o único, ponto forte do livro.

A narração em terceira pessoa NO PRESENTE é insuportável, a superficialidade e rapidez das cenas (talvez numa intenção de lembrarem sonhos)fazem com que a trama não cative e não prenda.

No fim, o próprio livro faz piada perguntando ao leitor: "Ainda está acordado?"

Pois é. Quase que não.

Lady 13/11/2010

Sabe quando você lê um livro e percebe que ele sai do nada pra lugar nenhum? Com Wake foi assim. Eu esperei o livro todo que alguma coisa acontecesse, qualquer coisa, que um enorme segredo se revelasse, que houvesse algum clímax. Não veio.
O pior de tudo é que o tema sobre o qual Wake se baseia é super original e muito legal, e a autora poderia ter trabalhado um monte de coisas em cima disso. Mas nada acontece durante praticamente 200 páginas. Sem contar que a narrativa da autora Lisa McCann é totalmente diferente e, pelo menos pra mim, muito chata; o livro todo é narrado na terceira pessoa, mas no presente. Foi como ler um roteiro. E não era um roteiro muito legal.
O único ponto positivo do livro é que os personagens são muito reais. Desde o protagonista até os secundários, todos são muito críveis, podendo ser qualquer pessoa. Mas acho que foi o único lado que me cativou.

Ana 25/09/2011

Diferente.
Quando comecei a ler Wake pensei: Que porra é essa? Pensei até em desistir de ler mas como já estava no meio do livro resolvi terminar de ler para julga-lo.
A narrativa é totalmente diferente do que estou acostumada, e isso meio que deu uns pontos a menos no total do livro. Mas depois, acabei me acostumando.
Para ser sincera, a sinopse me deixou com expectativa para uma coisa bem diferente. E teve partes do livro que não consegui entender. Mas depois de tantos altos e baixos, o final realmente me surpreendeu.
O livro não é dos melhores, tem coisa bem melhor por ai, mas vale a pena. O Cabe é apaixonante, e a Janie tem suas qualidades. Recomendo o livro, mas se você for daqueles que enjoa fácil nem arrisque.
Boa leitura.

ananiehues.tumblr.com

Maria Fernanda 25/09/2012

Pode vê-la em: http://thebutterbeer.blogspot.com
Quando me interessei por Wake - Despertar, eu sonhava com algo melhor (entenderam o trocadilho? /risus), mas acabou sendo chato para caramba. Eu resolvi dar uma olhada na opinião do pessoal no Skoob e é bastante dividida: alguns não gostaram, já outros consideram a Lisa McMann como a melhor escritora que existe (só que não). Querem saber o que realmente achei do livro? Então leiam:

Normalmente minhas resenhas não costumam ter menos de 5 parágrafos mas com esta será diferente pois não tenho muito o que dizer sobre Wake - Despertar. O enrendo engloba a vida de Janie, uma "apanhadora de sonhos". Ela não sabe como nem por que é assim; apenas é sugada para dentro dos sonhos das outras pessoas contra sua vontade. Ótimo. Até aí eu entendi de boa. Mas tem muita coisa no livro que eu considerei nonsense.

"[...] Ela agarra a borda da mesa na biblioteca da escola. Tudo fica escuro e silencioso. Suspira e descansa a cabeça sobre a mesa. Tentou escapar dessa, mas sua tentativa foi um fracasso deprimente."

Hum... A autora não explica o propósito de Janie entrar nos sonhos, só o que ficou claro para mim é que ela faz isso para ajudar as pessoas a mudar o rumo dos sonhos/pesadelos, torná-los menos angustiantes. Certo... MAS A TROCO DE QUÊ, PELO MARTELO DE THOR? O.k. Ainda não li a continuação para saber se há uma explicação, mas, penso eu, a autora bem que deveria ter dado pelo menos uma dica. Whatever.

"[...] E ela. na verdade, não acha que o pinto do Stu seja tão grande. Ele nunca poderia ter se encaixado atrás do voltante da velha Ethel (o carro de Janie) com aquela coisa."

Me chamem de careta ou do que quiserem, mas só de ler isso eu diminuí duas estrelas da avaliação final do livro. Por favor, né? Eu estou prestes a fazer 14 anos e sei que não fui entregue pela cegonha, muito menos brotei do chão, entretanto será que realmente precisava fazer uso desse nome vulgar? A Lisa poderia ter optado por "órgão genital" ou até mesmo "pênis"; "pinto" foi demais.

"Na janela, em um letreiro preto, está escrito: Capitã Fran Komisky. [...] A porta se abre. Uma mulher de cabelos cor de bronze pede para eles entrarem. O cabelo dela está cortado curto e forma uma moldura em sua pele morena. [...]"

Só eu ri muito na cena da tal "agência secreta" ou o que seja? Se você ama Wake - Despertar, me desculpe, apenas não vi sentido naquilo. Eu não tenho a mínima necessidade de ler o próximo volume, Fade - Desvanecer. Se eu consegui-lo de graça, maravilha. Se não, posso continuar vivendo sem saber o que acontece. Podem me julgar. À vontade, aliás. A ideia da autora foi criativa? Sim. Porém ela poderia ter aproveitado essa criatividade de uma forma muito melhor.

CritiKarine 08/05/2011

Da série Semvergonha de dizer que leio! kkkkk
Esse foi o melhor da série até agora, vi alguma (não satisfatória) profundidade dos personagens...

A narrativa desse volume foi bem mais alucinante que o primeiro, é o tipo de livro que você não pode largar, mesmo sabendo que de nada vai servir pra sua vida (rsrsrs) e o desfecho apesar de lugar comum é algo que você quer e se fosse diferente seria decepcionante...

Recomendo!!!

Agora vamos ver o final como vai ser!!!

MateusNakamura 19/01/2012

Pra distrair
Wake não é aquele livro que vai te prender do começo ao fim, é um livro pra ser lido pra distrair um pouco. Eu achei a historia do primeiro livro fraca,e faltou um final que fizesse querer ler o livro seguinte. Vou continuar lendo os livros, porque apesar dos pesares gostei. Mas aviso: SE QUER LER UM LIVRO QUE VÁ TE PRENDER, WAKE NÃO É UMA BOA ESCOLHA.