Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Jules 05/04/2011

“Wake” nos trás uma temática bastante convidativa, onde temos uma personagem que – sem querer – consegue invadir os sonhos das pessoas. Imagine você estar na biblioteca da escola e de repente ser sugado para dentro do sonho de alguém? Ou, a idéia de que exista alguém que possa ver seus mais íntimos sonhos? Interessante, não?

A obra é escrita em terceira pessoa e nos apresenta à jovem Janie, de 17 anos – a “apanhadora de sonhos”.

Janie é uma garota humilde. Mora em um bairro pobre e trabalha em um asilo, fazendo turnos extras a fim de arrecadar fundos para a faculdade. Ela é completamente independente, pois sua mãe não dá a mínima para a existência dela. Seu pai? Ela não sabe quem é.

Desde os oito anos de idade ela tem a capacidade de entrar nos sonhos das pessoas. Janie não sabe como controlar isso, é inevitável. Basta que alguém cochile e ela cai em transe, sendo absorvida para dentro do sonho.

Janie nunca contou nada disso para ninguém, afinal: quem acreditaria nela?

Cabel é um cara esquisito e recluso que subitamente passa por uma transformação notória. O garoto esquisitão passa a ser o centro das atenções femininas, e Janie não deixa o fato passar despercebido, apesar de conhecê-lo desde sua versão “feia”.

Ambos são atraídos um para o outro e a forma como esse relacionamento vai se desenvolvendo é gostoso de ler. Intrigante, eu diria. Pois Janie é sugada para dentro de um pesadelo de Cabe e algo que nunca aconteceu, acontece: Cabel vê Janie em seu sonho. Normalmente, ela é somente uma voyer, as pessoas não se lembram de vê-la no sonho, mas, parece que isso – de alguma forma – foi diferente com Cabel. E agora ele sabe do seu segredo.

Mas, o que Janie não sabe é que Cabel também tem um segredo. E as coisas passam a se complicar quando Cabe começa a andar com as lideres de torcidas e a vender drogas na escola, deixando Janie com o coração em frangalhos e com dúvidas a respeito das atitudes dele.

O começo do livro é chato, confesso. Com parágrafos e parágrafos dos sonhos em que Janie “invade”. Mas, quando o seu envolvimento com Cabel fica mais sólido, é impossível largar o livro. Lisa McMann deixa os leitores em agonia para entender Cabel e claro, conquista as leitoras, pois ele é encantador e romântico. (eu o adorei!)

Janie não sabe muito sobre sua habilidade, no entanto, ela tem uma grande revelação neste primeiro volume da série. Uma ponta do iceberg para o mistério do seu “dom”, que continuará em “Fade”.

Senti pena da Janie, de verdade. Ela leva uma vida tão solitária, com uma mãe que não dá a mínima atenção para ela. Ela não tem apoio em nada e trabalha feito condenada para poder garantir um futuro e sair da miséria em que vive. A melhor amiga dela – Carrie – é tão prepotente às vezes, ligando para coisas chulas e se envolvendo com besteiras. E Cabel é o único que consegue entender Janie, que se preocupa – verdadeiramente – com ela. A paixão entre eles é envolvente e encantador. Cabel rouba as cenas do livro e conquista o leitor. ;)

MateusNakamura 19/01/2012

Pra distrair
Wake não é aquele livro que vai te prender do começo ao fim, é um livro pra ser lido pra distrair um pouco. Eu achei a historia do primeiro livro fraca,e faltou um final que fizesse querer ler o livro seguinte. Vou continuar lendo os livros, porque apesar dos pesares gostei. Mas aviso: SE QUER LER UM LIVRO QUE VÁ TE PRENDER, WAKE NÃO É UMA BOA ESCOLHA.

Maria Fernanda 25/09/2012

Pode vê-la em: http://thebutterbeer.blogspot.com
Quando me interessei por Wake - Despertar, eu sonhava com algo melhor (entenderam o trocadilho? /risus), mas acabou sendo chato para caramba. Eu resolvi dar uma olhada na opinião do pessoal no Skoob e é bastante dividida: alguns não gostaram, já outros consideram a Lisa McMann como a melhor escritora que existe (só que não). Querem saber o que realmente achei do livro? Então leiam:

Normalmente minhas resenhas não costumam ter menos de 5 parágrafos mas com esta será diferente pois não tenho muito o que dizer sobre Wake - Despertar. O enrendo engloba a vida de Janie, uma "apanhadora de sonhos". Ela não sabe como nem por que é assim; apenas é sugada para dentro dos sonhos das outras pessoas contra sua vontade. Ótimo. Até aí eu entendi de boa. Mas tem muita coisa no livro que eu considerei nonsense.

"[...] Ela agarra a borda da mesa na biblioteca da escola. Tudo fica escuro e silencioso. Suspira e descansa a cabeça sobre a mesa. Tentou escapar dessa, mas sua tentativa foi um fracasso deprimente."

Hum... A autora não explica o propósito de Janie entrar nos sonhos, só o que ficou claro para mim é que ela faz isso para ajudar as pessoas a mudar o rumo dos sonhos/pesadelos, torná-los menos angustiantes. Certo... MAS A TROCO DE QUÊ, PELO MARTELO DE THOR? O.k. Ainda não li a continuação para saber se há uma explicação, mas, penso eu, a autora bem que deveria ter dado pelo menos uma dica. Whatever.

"[...] E ela. na verdade, não acha que o pinto do Stu seja tão grande. Ele nunca poderia ter se encaixado atrás do voltante da velha Ethel (o carro de Janie) com aquela coisa."

Me chamem de careta ou do que quiserem, mas só de ler isso eu diminuí duas estrelas da avaliação final do livro. Por favor, né? Eu estou prestes a fazer 14 anos e sei que não fui entregue pela cegonha, muito menos brotei do chão, entretanto será que realmente precisava fazer uso desse nome vulgar? A Lisa poderia ter optado por "órgão genital" ou até mesmo "pênis"; "pinto" foi demais.

"Na janela, em um letreiro preto, está escrito: Capitã Fran Komisky. [...] A porta se abre. Uma mulher de cabelos cor de bronze pede para eles entrarem. O cabelo dela está cortado curto e forma uma moldura em sua pele morena. [...]"

Só eu ri muito na cena da tal "agência secreta" ou o que seja? Se você ama Wake - Despertar, me desculpe, apenas não vi sentido naquilo. Eu não tenho a mínima necessidade de ler o próximo volume, Fade - Desvanecer. Se eu consegui-lo de graça, maravilha. Se não, posso continuar vivendo sem saber o que acontece. Podem me julgar. À vontade, aliás. A ideia da autora foi criativa? Sim. Porém ela poderia ter aproveitado essa criatividade de uma forma muito melhor.

Tata 27/03/2013

E se você pudesse participar dos sonhos de alguém?
O livro conta a história de Janie, uma menina que tem um poder diferente. Ser sugada pra dentro dos sonhos das outras pessoas. Parece até bom, né? Mas para Janie que vive essa situação é aterrador.
O começo do livro, confesso não me prendeu muito. Mas quando o fez, fez com categoria. É incrível como as coisas vão se encaixando e também é muito bom ver o crescimento da personagem.
Janie é uma personagem incrível! Ela é forte, determinada a buscar o que quer e muito corajosa. Seu poder sempre a deixa em algumas enrascadas e é aí que entra o meu personagem favorito, Cabel.
O Cabe, como vou chamá-lo aqui, é um menino esquisitão no início do livro, mas como todos ficamos felizes com isso, transformações acontecem. Esse personagem me surpreendeu ao longo do livro e virou meu favorito, exatamente por essas surpresinhas. Ele é muito protegedor e atencioso, um fofo gente!
Uma coisa que eu gostei da autora é que ela vai colocando as datas dos acontecimentos como se fosse um diário e cada minuto mostra uma revelação, uma surpresa!
Outra coisa legal da autora é que no finalzinho ela colocou um capítulo (ou dois? Não lembro =s) com a visão do Cabe! Nem preciso dizer que amei né?!
Ao meu ver, se o livro terminasse aí não teria nenhum problema, não via a necessidade de ser uma série. A única coisa boa é que podemos ver o desenrolar da história e sonhar (ou viver?) um pouco mais com a Janie.

Adriana 03/10/2012

Fraco
Uma estoria tão fraca e boba que não tive vontade de ler a continuação.
Estorias de adoslecente com algum poder paranormal, misturado com romance.
Sem graça, ínsipido, inodoro e incolor

Nasa 26/02/2012

Wake – Despertar
Sonhar é fácil, acordar é que é difícil. Eu resumiria assim a história do livro Wake, de Lisa McMann, lançado em 2008.

O tema me chamou atenção por falar de sonhos. Desde a antiguidade o homem tem tentado entender e explicar os sonhos. Existem dicionários dos sonhos, mas nenhum deles pode comprovar a veracidade de suas interpretações. Isso para sonhos comuns, mas imagine alguém que cai nos sonhos dos outros?

É esse o fio condutor da história do livro Wake – Despertar. Janie é uma típica adolescente de 17 anos Americana, esquecida pela mãe alcoólatra, e ausente, ninguém fala sobre seu pai. A maior parte do livro ela passa sozinha, se virando como pode para sobreviver dentro da escola, onde é classificada como estranha e pobre.

As descrições dos sonhos, os ataques que ela sofre, cada vez que mergulha nos sonhos das pessoas a sua volta, é extremamente forte. As descrições tomam a maior parte do livro sem que nada seja explicado. O conformismo da personagem é realmente espantoso. Sua falta de curiosidade em buscar respostas para seu problema dá nos nervos. Porque sinceramente, se eu caísse nos sonhos das pessoas, pesquisaria o assunto até a exaustão. Tudo bem, ela é fruto do ambiente, só tem dezessete anos, no entanto, falta amor próprio. Afinal o que ela carrega um poder e uma maldição.

Ao longo do livro Janie conhece os desejos, os medos secretos de quase todos da escola. Quando ela começa a trabalhar no hospital, que em minha opinião, foi o capítulo melhor trabalhado no livro, podemos sentir que o livro vai melhorar. No entanto, isso não acontece tudo continua se arrastando.

O livro se perde dentro da descrição dos sonhos de vários alunos, inclusive o de Cabel, um jovem misterioso e fechado. Janie sente-se atraída por ele, contudo, a fama dele é de traficante e coisa bem pior. Isso mantém o nosso interesse. E quando o livro parecia ficar melhor aparece o “fim”.

Senti falta de muitas coisas nesse livro, o final me decepcionou profundamente, é porque simplesmente ficou sem a ideia de continuidade. Tudo poderia ter sido melhor trabalhando, desde os personagens centrais aos secundários. O livro é pequeno, somente 208 páginas então o sofrimento não é grande.

Leia se quiser. E lembre-se, nem tudo que reluz é ouro.

Livro: Wake – Despertar
Série: Wake
Autora: Lisa McMann
Páginas: 208

Lara.Camilly 07/10/2016

Wake - despertar
É um livro narrado em 3ª pessoa, onde conta a historia de janie, que tem o dom/ maldição de entrar nos sonhos dos outros, sem querer. A narrativa é boa e direta. Janie tem carrie como sua melhor amiga e cabel como seu namorado, um garoto meio estranho, misterioso galanteador( que anda envolvido com a policia), mãe de janie vive ausente, bêbada e desmaiada no seu quarto, Janie tem o objetivo de entrar na faculdade e para isso trabalha em um asilos, pegando viários turnos e feriados para a universidade. O livro, eu diria, que é mais uma apresentação da série, n foi algo que me envolveu e emocionou, mas deixou aquele gostinho de quero mais!

Leticia.Santana 27/08/2016

Emocionante!
Apesar de curto ,prende muito o leitor. A história é envolvente e criativa.
Jane tem 17, e vamos dizer que não tem uma vida muito fácil, ela vive com sua mãe alcoólatra que não parece se importar muito com sua filha. Jane tem um dom, ou talvez um fardo, pode ser sugada para os sonhos das pessoas, vivenciando às vezes pesadelos horríveis, ela tem que conviver com isso mantendo segredo de todos.
A escrita é bem legal e vale muito a pena ler.

Gleise Segatto 05/08/2013

Simples e dinâmico
Acompanhamos Janie, uma adolescente inteligente e sagaz (que teve que se cuidar desde a mais tenra idade) nos desdobramentos de sua vida (escola, amigos, etc.) que seria trivial, se não fosse o fato dela ser sugada pelos sonhos das pessoas que estão no mesmo ambiente que ela.
Salas de aula, bibliotecas, casa de amigos... basta alguém começar a sonhar que Janie é sugada e obrigada a acompanhar o sonho do dorminhoco no local.

Esqueça grandes descrições de ambiente. Nesse livro o que importa é o que está acontecendo no momento com os personagens.

Escrita simples, que deixa a leitura muito dinâmica e nos suga no universo de Janie.

Lanny 22/08/2019

Boa ideia, péssima execução
A ideia geral do livro é boa, mas a execução peca demais. Diálogos cortados, sem sentido. Descrições incompletas, frases soltas como se a pessoa não soubesse encadear o pensamento. Não sei se a tradutora que errou nas pontuações ou se a autora escreveu desse jeito mesmo.

Lucas 14/11/2018

Perca de tempo grande!
Como alguém tem coragem de publicar uma bomba atômica dessas?

Thali Prado 03/01/2011

Seus sonhos não são só seus
Eperava bem menos do livro.

A leitura é fácil. Embora a escrita de Lisa McMann não seja das mais bem elaboradas, você consegue entender perfeitamente as idéias expostas no texto.

A estória é diferente e as personagens bem construidas. Todas elas tem seu lado doce e sombrio, seus segredos e seu passado.

O romance é na medida certa e os segredos da estória vão sendo desvendados no momento certo, prendendo o leitor da primeira a última página do livro.