Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Andi 31/07/2010

Wake
Achei bem legal o modo como o livro foi escrito,as coisas vão acontecendo bem rapido,claro ele foi escrito assim por causa da abilidade da Janie logico =D.
vc fica com raiva pq,puts eu achei ela infantil se tratando do que ela sente pelo Cabel pacas,mas muita gente é assim acho hsuahs mas legal isso dos principais momentos dos dois serem nos sonhos,alias os principais momentos do livro néh. hasusha.
otimo livro amei.
quero o proximo.^^

Jaciane.Cruz 08/08/2020

Incrível!
Sim, o livro em si tem sérios problemas na edição, embora fonte, espaçamento e o tipo do papel sejam os melhores possíveis - com certeza é o livro mais confortável de se ler da minha estante - todavia isso não tira a excelência da história e da narrativa exótica - porém brilhante - de Lisa McMann.

Inicialmente a história me foi apresentada como sendo uma distopia, e quando comecei a leitura concluir que foi uma informação muito errônea a que foi me passada.

O livro retrata uma garota de 17 anos chamada Janie, que vive no bairro mais precário de sua cidade - Fieldridge, Michigan, EUA - que não sabe quem é seu pai, e mora com a mãe que pouco se importa com sua existência (a mesma que está entregue ao alcoolismo). Ambas sobrevivem com auxílio social do governo e com o dinheiro do trabalho de Janie em um lar para idosos, local em que ela é muito querida, e trabalha longos turnos para guardar dinheiro para a faculdade também.

O diferencial da personagem é o fato de ela ser "sugada" para dentro dos sonhos de pessoas que estiverem dormindo próximas à ela, o que acontece desde sua infância. Janie nunca contou a ninguém - seu, talvez, dom -, até o momento em que partilha seu segredo com seu colega de escola Cabel, que de forma muito estranha consegue se comunicar com ela por meio dos sonhos de ambos.

O que de início parecia ser um drama adolescente com fantasia urbana - ou ficção científica -, ganhou um toque de romance policial na medida perfeita.

Em uma narrativa totalmente fora dos padrões, Lisa McMann descreve seus personagens e suas ações em terceira pessoa do presente prendendo o leitor do início ao fim, espero encontrar o mesmo em sua continuação "Fade".

Isa 06/08/2010

Muito Bom
Janie tem um poder, que para ela mais parece uma maldição, quando alguém esta dormindo, sem conseguir evitar, ela, entra no sonho da pessoa. Isso ocorreu pela primeira vez quando ela tinha 8 anos de idade. Apesar de já estar acostumado com essa vida nada normal ela ainda sente-se triste por não poder contar a ninguém, afinal, quem acreditaria?

Janie não é uma personagem comum, não levando apenas em consideração o fato de ser sugada para os sonhos dos outros, mas também por ser pobre (sofrendo com as "brincadeiras" das colegas ricas) e com uma mãe alcoólatra que nem a nota. À medida que a estória segue Janie vai amadurecendo e se dedicando mais aos estudos, trabalhando no Asilo até tarde, fazendo turnos extras por precisar juntar dinheiro para a faculdade. Tendo ainda que lidar com os sonhos dos outros.
E assim Janie segue a vida tentando conciliar essa Habilidade com seus próprios dramas.

Como não podia faltar nesta excelente estória criada pela Lisa MacMann temos Romance! Com o tudodebom/fofo do Cabel (Hey, Call Me!) . Entre altos e baixos Cabel e Janie tentam ficar juntos e é impossível não se apaixonar por esse casal cute!

No começo fiquei incomodada com a narrativa em 3º pessoa, mas depois acostumei. Além disso, tem uma parte na estória que ficou meio "QUÊ?" sim! Cadê a explicação?! Mas, de acordo com o trecho de "Fade" (segundo livro) que eu li isso será explicado. Ao contrário de outras resenhas que não falaram muito bem, eu gostei de "Wake", é um livro muito bom mesmo e eu adoro essas coisas sobre sonhos. Amei a parte que a autora escreveu na visão de Cabel. Se estiver afim de uma estória com um enfoque diferente "Wake" é a pedida.
Nii. 27/09/2010minha estante
Amei a resenha!!!!
Ter uma narrativa diferente não significa que ter um livro ruim. ¬¬

Gabi 14/10/2022

diálogos confusos mas história até interessante?
bom, pra um livro que eu nunca tinha ouvido falar e não tinha expectativa nenhuma, até que foi bacana de ler?
mas tem muita coisa bizarra e sem sentido e muitas vezes parece que a autora só coloca os personagens pra falar umas coisas nada a ver pra encher o livro. A história em si é uma boa ideia e até diferente mas não sei se foi muito bem desenvolvida. Mas gostei do romance dos dois, mas muita coisa fica em aberto e sem resolução.

Rusbis 12/01/2011

O que dizer sobre o livro?
Primeiramente eu tenho que dizer obrigado. Obrigado à Juh do Livros e Bolinhos e ao Julio do Blog do Julio por me indicarem, recomendarem e insistirem para que eu lesse este livro. Eu tinha visto taaantas resenhas "xoxas" e negativas de Wake que simplesmente fui desanimando cada vez mais e mais. O livro, assim que lançou me chamou muita atenção pelo tema inétido para mim até aquele momento e pela capa muito bem trabalhada, além é claro, da ótima sinopse. Mas, o pessoal falou com tão pouco entusiasmo em suas resenhas que acabei o deixando de lado. Mas, graças à essas duas ótimas pessoas, eu resolvi dar uma chance para a série Wake e comprei os dois primeiros livros lançados por aqui. E posso dizer, adoreeeeeeeeei "Wake: Despertar". A leitura é super agil, Janie é uma personagem principal ótima e bem determinada e a história é super criativa. Claro, demora para se acostumar com a narrativa diferente e no presente com que Lisa McMann conduziu a história, mas, gente, isso dá uma ação à mais a toda a obra, fazendo-a ficar dinâmica e gostosa de ler. A leitura fluiu deliciosamente e o livro foi embora em apenas algumas horas.

Quais os destaques do livro?
O tema do livro é seu grande destaque, de loooooonge. Parem e pensem, vocês já viram algum livro falar sobre uma pessoa que consegue entrar nos sonhos dos outros? E ainda controlá-los e mudá-los, bastando a pessoa lhe pedir ajuda? Eu nunca vi naaaada parecido antes. E isso chama muita atenção e vale a pena por todo o livro. Os personagens são bem legais tambem, com destaque para Janie que é ótima, com sua vida toda "desgraçada", como ela mesma fala diversas vezes no livro, mas, mesmo assim determinada a entrar numa faculdade. Cabel é super legal e diferente da maioria dos mocinhos dos livros atuais. Cheio de atitude, com segredos intrigantes e com uma personalidade bem legal, o cara se destaca bastante tambem. Carrie é uma ótima melhor amiga, se metendo em enrrascadas, sabendo das maiores fofocas e sempre às voltas de Janie quando ela mais precisa. O livro é cheio de destaques e não sei como o pessoal que disse que não gostou do livro deixou de ver estas coisas tão legais nele.

Quais os pontos negativos do livro?
A história, embora tenha uma ótimo tema, deixou bastante a desejar. O começo e o meio do livro se focaram somente em Janie desorientada quanto ao seu dom e somente nas últimas 50 páginas é que finalmente se desenvolveu uma história para sustentar o restante da obra. E isto deixa o restante do livro com cara de "apresentação" e vazio. A Novo Século tambem cometeu alguns erros de diagramação ao colocar alguns diálogos de personagens diferentes na mesma frase, deixando algumas coisas confusas. Mas, isso é o de menos.
Se o livro tivesse mais páginas, talvez Lisa tivesse desenvolvido uma história melhor e mais extensa, e que, claro, começasse deste o início, e não somente em suas páginas finais.

Concluindo:
"Wake: Despertar" foi uma grande surpresa para mim. Uma leitura leve, divertida, prazerosa e cheia de surpesas que me fez ver que, por mais que um livro tenhas resenhas negativas, não o deixe de conferir somente por isso. Tenha você mesmo sua opinião e se a curiosidade bate em você por aquel livro, confira-o tire suas próprias conclusões. O livro é muito bom e recomendo a todos que querem um tema diferente e uma leitura leve e facil.

Fernanda 01/08/2010

Só ganha 2 estrelas por causa do tema abordado
Wake conta a história de Janie, uma garota de 17 anos que consegue entrar nos sonhos das pessoas. Ela não o faz porque quer, é algo que simplesmente não consegue parar. Esteja fazendo o que for, se alguém dormir ao redor e começar a sonhar, Janie é tragada para dentro desse sonho. E não consegue sair.

Vi esse livro no site da Submarino e fui atrás dele no skoob. Depois de ler algumas resenhas decidi que queria ler. Estava ansiosa pra isso. Então, poucos dias depois encontro uma promoção no mesmo site e acabei comprando. E, infelizmente, não gostei! Não que o livro seja ruim. O tema é inovador e interessante, mas a forma como o livro é escrita deixa a desejar. E muio!

A escrita da autora é sem emoção, sem detalhes, como se estivesse fazendo um breve resumo de uma história que lhe contaram. E diga-se de passagem, um resumo muito confuso. Há cenas em que eu simplesmente boiei, porque a autora pula de uma coisa pra outra do nada, deixando você se perguntando: como assim? E o que aconteceu aqui?

É uma leitura tão rápida que se juntar as horas que passei lendo o livro não deve dar mais que 5 horas. E engana-se quem acha que é uma leitura de fácil entendimento, ao menos para mim não foi. Até agora me pergunto como Cabel descobriu que Janie podia entrar nos sonhos das pessoas. Tudo bem que ele a viu nos sonhos dele, mas e daí? Ele poderia muito bem estar sonhando com ela. Isso não dá margem a ele intuir sobre o segredo dela logo de cara, como fez. E cabe ao leitor decifrar outros acontecimentos que não são completamente descritos no livro.

A linguagem usada pela autora também me surpreendeu. Quando resolve falar de como sua personagem está se sentindo diante de algum acontecimento, opta pelas simples palavras: "Janie se sentiu uma droga", "Janie se sentiu uma merda". Aliás, fiquei ainda mais surpresa com a quantidade de vezes que a palavra "merda" foi citada no livro.

Ele não respondeu.
Ela entrou no carro.
Ligou o motor.
Saiu da vaga do estacionamento.
Cabel ficou lá, olhando.
Os braços cruzados sobre o peito.
Seu rosto parecia preocupado.

A maior parte do livro é escrito dessa maneira. Me desculpe quem goste, mas na minha opinião, isso acaba com o livro, deixando-o superficial e sem graça. Eu gosto de detalhes, de cenas que são mais bem elaboradas. Cenas assim faz os personagens parecerem meros robôs, não consigo ver vida nisso.

Volto a repetir. A história tinha tudo para ser um verdadeiro sucesso, porém, a forma da autora desenvolvê-la, não me agradou. É um livro que mereciam ao menos 400 páginas bem escritas, não 200 resumidas e sem emoção.
; Lili 01/08/2010minha estante
Eu acho q irei me arrepender de ter comprado o livro.

Fernanda 01/08/2010minha estante
Não se arrependa muito HUAHSUHAUS
Pois vc não pagou tão caro :D

Gisele Caldeira 20/10/2011

Os dois, desajeitados, em silêncio.
Wake é um daqueles livros que você começa e não consegue parar de ler, envolvente e diferente.
O livro conta a história de Janie Hannagan que descobre ser uma apanhadora de sonhos como Martha Stubin, uma senhora cega e morta; Janie desde cedo passa por grandes dificuldades como a mãe estar sempre alcoolizada, ser puxada para os sonhos dos outros mesmo estando acordada, trabalhar intensamente para compensar a falta de sorte entre outros problemas.
Diferentemente dos últimos Bestseller o casal principal não é formado pela menina tímida e sem graça que se apaixona pelo garoto mais sexy e popular da escola, muito pelo contrário Janie compartilha os segredos e o amor com Cabel, o garoto que assim como ela vive na periferia, usa calças doadas que deixam seus calcanhares a mostra, e guarda consigo muitos mistérios. Cabel proporciona a primeira divisão de sonho com Janie por algum motivo ele é o único que se lembra dela nos seus sonhos após acordar, fato constrangedor visto que, sempre rola um beijo entre os dois nos seus sonhos.
Enfim, Lisa McMann nos faz entrar nos sonhos com Janie, de forma surreal e encantadora, você acaba se apaixonando pelo casal e descobre os segredos de todos os personagens, como o de Melinda Jeffers a insuportável patricinha que na verdade luta contra o fato de ser lésbica, e possuir uma paixão secreta por Carrie a melhor amiga de Janie.
E ai, preparado para embarcar nos sonhos mais loucos e pesadelos medonhos? Então comece a ler Wake!

Pâm Possani 25/09/2012

Uma experiência um tanto interessante.
Janie é uma garota que sonha. Até aí tudo bom tudo bem e normal, certo? Errado. O peculiar é que ela sonha o sonho dos outros, literalmente, ou seja, se alguém está por perto e cai no sono, ela entra "automaticamente" no sonho do indivíduo. O pior: toda vez que isso acontece ela se perde do mundo real, parecendo ser convulsões, corpo retorcendo e até fica propícia a sofrer acidentes.
Como se sua vida já não tivesse problemas suficientes para uma garota do ensino médio, ela não é de classe alta e sua mãe pouco se importa com ela. O pai? Se foi para nunca mais voltar.
Mas, um dia, Janie sonha com algo diferente: ela é a protagonista de seus sonhos, e em verdade, um sonho dela e não de outra pessoa.Aí, muitas coisas estranhas começam a acontecer.
E como toda história tem um romance, Wake não é diferente. Janie conhecia Cabel - um rapaz de cabelos sebosos e aparência pouco chamativa -, um garoto que era sempre ignorado pelas pessoas e principalmente pela garotas, e que teve uma vida tão difícil quanto Janie. Ele, contudo, mudou - estou apaixonada, céus, estou sim! - e demonstra realmente se importar com ela. Juntos descobrem o significado de atitudes e ações para poderem resolver um problema que acerca a cidade.
"Você beija ainda melhor do que eu imaginava. Até mesmo do que nos sonhos."
Não vou falar muito mais porque a resenha já está toda confusa (acredite, eu fui começar a entender o livro quase na metade KK), mas foi uma experiência muito interessante: um começo confuso, mas eu não conseguia parar de ler.
Várias vezes eu sentia a dor por Janie, pela vida dela e =associava ao presente, pensando que realmente, há pessoas que tem vidas assim, que pais não se importam e às vezes somos levados por boatos.
"Sonhos não são memórias, Janie."
Bom, muitas pessoas não gostaram dele, não sei se foram pelas palavras meio 'baixas' ou frases que você lê novamente pra - ainda não entendo porque tantas críticas, poxa, ele é tão real e tão a sociedade de hoje, nada de fantasias ou mentiras - então tudo depende de você gostar ou não. Já eu, mal posso esperar pela continuação ;)

site: https://www.interruptedreamer.com/2012/10/resenha-wake-de-lisa-mcmann.html

Flávia C. 12/10/2010

Quando, primeiramente, li uma resenha sobre Wake, achei a história do livro muito interessante. Eu tinha visto "A Origem" havia pouco tempo, então a história de sonhos me chamou atenção. Quando vi para vender, comprei sem hesitar e comecei a ler.
Logo no primeiro parágrafo, já me surpreendi - de um modo negativo - o livro era narrado no presente! É raro encontrarmos livros narrados inteiramente no presente e é extremamente estranho. Não sei, mas não gosto disso, deixou a leitura meio cansativa. Outra coisa é que os parágrafos não tinham continuidade, se pegasse o livro e abrisse em uma página qualquer, pensaria que era um poema, pois os parágrafos são tão curos que parecem versos.
De qualquer forma, tentei deixar os preconceitos estéticos de lado e continuar a ler.
A narração começa e se desenvolve bem, com algumas falhas. Às vezes, parece que falta uma informação para o entendimento da cena e as falas são organizadas de modo confuso, você não sabe quem está falando o que, e tem que reler, para entender. Não sei se a culpa é da edição brasileira ou se já era assim, mas muitas vezes parecia que esqueceram de dar o "enter" entre uma fala e outra.
No geral, o livro não foi muito bom, a história foi fraca, o romance entre Janie e Cabel não me acatou, a relação deles parecia levemente bipolar algumas vezes.

Minha opinião final foi que Wake foi uma ideia excelente, porém mal desenvolvida. Tinha potencial para ser um grande livro, e no entanto foi apenas "bom", com algumas - poucas - cenas "muito boas".

Mania de Ler 06/08/2010

A vida não é fácil para Janie. Ser adolescente não é fácil. Ser uma adolescente pobre e filha de uma mãe alcoólatra e mais difícil ainda. Agora junte a tudo isso o fato de Janie possuir um dom/maldição que faz com que ela se sinta ma aberração.

Todas as vezes que alguém dorme em um mesmo ambiente que Janie ela é sugada para dentro dos sonhos desta pessoa. Ela simplesmente não pode evitar. Seus olhos perdem o foco, suas mãos e pernas adormecem e se for um pesadelo seu corpo todo sofre com isso, como se ela estivesse tendo um ataque epilético.

Janie não pode e não quer confiar seu segredo a ninguém, nem mesmo sua única amiga Carrie.

Ma a vida de Janie está prestes a mudar. Ela deixara de ser apenas uma expectadora dos sonhos alheios e se tornara uma participante, o que será ao mesmo tempo uma experiência horrível e encantadora.

É no meio de toda essa confusão que Janie se envolverá com Cabel. Um garoto meigo que tem um profundo carinho por Janie e que como ela esconde um grande segredo.

Será que eles conseguirão confiar um no outro, ou este relacionamento já está destinado ao fracasso?

Ioná 19/01/2011

Surpresa
Esta obra, sem dúvida, foi mais umas das surpresas que 2011 está me trazendo.
A narrativa é deliciosa, o enredo é envolvente, os personagens são interessantes, embora eu tenha sentido falta de alguma trama paralela.
O tema, também, achei bem diferente.
A leitura fluiu facilmente.
Gostei.
Recomendo.

Isabela 21/01/2011minha estante
Concordo totalmente com o seu ponto de vista :D

@Renanlandim22 08/02/2011

Wake - Despertar

A história do livro e a descrição dos personagens é maravilhosa, a autora é genial. Porém a edição tem graves erros relacionados as falas ods personagens, o que acaba atrapalhando muito a leitura.

Vou ler com certeza a continuação (Fade) e indico muito este livro....