Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

vinizambianco 26/04/2024

[sobre sonhos, poderes e ser jovem]

Para começar, confesso que a trilogia #Wake foi um dos três primeiros livros que eu comprei, junto com o primeiro volume de Cinquenta Tons e As Vantagens de Ser Invisível, lá no longínquo #2012 quando eu comecei a trabalhar e adquiri meus livros, e na época lembro que estava em alta o gênero juvenil adolescente (não jovem adulto e nem juvenil), porém até a última semana a trilogia estava criando teias de aranha na estante e agora finalmente li o primeiro volume.

O livro conta a história de Janie, uma garota que enfrenta alguns problemas familiares e esconde um segredo, ela tem o dom (e a maldição) de penetrar os sonhos das pessoas que estão dormindo perto dela, e a história basicamente é sobre ela tendo que lidar com isso enquanto vive o começo da vida adulta.

De pontos positivos, eu destaco como o livro é enxuto, a história é contada de maneira rápida e os personagens são poucos e não tem tanta enrolação, outro ponto é que é uma leitura fluída e rápida. Agora de pontos negativos, eu acho que o livro vende um suspense teen e não entrega isso, fora o fato de que apesar de ser enxuto, muitos aspectos dos livros são explorados da maneira que poderiam é quase como se a autora passasse pela superfície, mas não deixasse perfura-la.

Por fim, o primeiro volume da trilogia, apesar de não surpreender com algo eletrizante e diferente, ainda consegue entreter e fazer com que os leitores evitem fazer aquilo que Janie passa a história inteira evitando: dormir.

Gisa Petry 11/04/2024

Leitura boa e fluída
Uma história que, logo no início, me fez pensar se realmente eu queria ler, li alguns comentários negativos sobre a obra e fui influenciada a achar que podia ser ruim... Que bom que insisti e fiquei na leitura!!
Adorei a história de Janie, adorei esse jeito como ela e Cabel entraram no relacionamento, amei o jeitinho dele para com ela... A parte do romance me ganhou ??
E nas questões dos sonhos dela, achei muito interessante descobrir como isso foi se desenrolando ao longo da vida até o momento presente. A descoberta sobre senhora Stubin foi uma parte que até me emocionou ?, achei tão legal!
Valeu a leitura....
#PartiuLerFade ?

Paulo César 21/03/2024

Segunda chance
É a segunda vez que estou lendo o livro, a primeira li no formato físico e agora li pelo ebook

O livro não é ruim, mas eu também não posso dizer que é ótimo, mas faz prender o interesse para saber o decorrer da história.
Falando do ebook, a diagramação é péssima, triste e te faz querer largar a leitura por causa dos diversos erros.

O livro é cheio de frases soltas que te confunde, porque tem horas que você nem sabe quem está falando, ou pensando... Porque o livro é narrado em 3° pessoa, só que quem está narrando a história é a própria personagem principal. Faz sentido?

Mas os personagens conseguem ser reais e isso faz com que certos desenvolvimentos acontecem de forma rápida e é até compreensível, tratando-se de -200 páginas.

Mas a história é interessante e tinha tudo para ter sido a história do momento, com direito a filmes e séries.
Aqui temos Janie que é sugada para sonhos de outras pessoas, isso a faz descobrir segredos e medos das epssoas ao redor, ela nem sabe como ou porquê, mas faz que nós leitores acompanhemos ela para descobrir também.
Mas cai na repetição, porque quase que em todo o livro, nós estamos vendo sempre os mesmos sonhos, das mesmas pessoas, até que então um pesadelo é o ponto central de toda trama e ela só vem praticamente no final do livro...
Mas é isso, foi entregue pouco do que poderia ter sido muito mais.

Thefllyn 15/03/2024

Uma bela porcaria
Wake nunca foi uma triologia famosa, mas eu descobri esses livros em algum canto de Chernobyl e decidi que queria ler.

A premissa é interessante, pois a nossa protagonista tem o dom de entrar nos sonhos da pessoa. Muito embora ela considere isso algo bem ruim, já que ela não tem controle. É especialmente ruim nos pesadelos.

Tá, entendemos então que esse é um romance sobrenatural, certo?

Errado!

Porque eu não sei que diabos a autora estava pensando, mas dá metade para lá essa história se perde completamente, e essa coisa dos sonhos passa a ser um nada, pois o enredo se torna um suspense do MAIS GENÉRICO POSSÍVEL.

Os personagens desse livro são até legais, mas a escrita da autora é ruim e a história em si é uma chatice. Tudo que era interessante lá no começo ela joga no lixo. A única coisa boa nesse livro é que ele é super curtinho e acaba logo.

Eu costumo não esperar muito desses romances dos anos 2000, mas sempre fico surpresa quando o livro supera minhas expectativas e acaba sendo infinitamente mais ruim do que eu esperava.

Eu já comprei as continuações e vou ler, não quero deixar a leitura da triologia inacabada, apesar de achar ruim. Como eu disse são livros bem curtinhos e rápidos de ler.
Tania 15/03/2024minha estante
Se não me engano é uma trilogia eu li a um tempão atrás e realmente é bem ruinzinho...

Thefllyn 15/03/2024minha estante
Sim, é triologia. Eu comprei todos kkkkkk vou ler, mas já esperando que os próximos sejam tão ruins quanto o primeiro

Aliffer.Pereira 03/03/2024

Bobo..
Talvez se eu o tivesse lido com 15 anos eu teria adorado, o tema em si não é ruim, os personagens são mal construídos, a história não é bem explicada nem bem escrita, acredito que isso se deve totalmente a autora, não entendi bem o que ela quis passar com esse livro, definitivamente não era para mim.

Alessandra 01/01/2024

No início eu pensei em abandonar
A história começa com a protagonista voltando ao passado pra explicar quando começou o ?fenômeno? na vida dela, o tempo todo é muito sofrimento é uma moradora americana de classe baixa, com o sonho de entrar na faculdade, trabalhando dias e dias para conseguir juntar o dinheiro e puft surge o Cabe ?, é isso, não queria ler no início e depois foi ficando mais interessante, espero que nos próximos eu consiga entender a razão do fenômeno e se eles vão conseguir atingir o objetivo da Capitã.

Fernanda631 29/08/2023

Wake - Despertar (Wake #1)
Wake - Despertar (Wake #1) foi escrito por Lisa McMan.
A primeira vez que Janie Hannagan foi sugada para dentro de um sonho, ela tinha oito anos de idade e estava indo para a casa de sua avó quando de repente tudo ficou escuro e ela foi sugada para um sonho de um passageiro que estava dormindo no trem. A partir dai ela não para de ser sugada para sonhos de pessoas que estiverem dormindo no mesmo cômodo que ela esteja.
Desse modo, ela descobre segredos que não que saber. E tem que dar conta disso e da realidade que a cerca, já que morando com uma mãe alcoólatra, vestindo roupas velhas e tendo que trabalhar para juntar dinheiro para a faculdade, a sua vida não é nenhum pouco fácil para ter mais esse problema. Contudo, Jenie tem uma amiga que a ajuda a esquecer um pouco os problemas, mas só em quanto ela esta acordada, pois os sonhos dela não são dos mais agradáveis.
Desde os oito anos de idade, Janie Hannagan consegue adentrar no sonho das outras pessoas e longe de ser uma dádiva, mas, sim, um pesadelo, Janie precisa ficar longe de qualquer pessoa que esteja dormindo, pois, se não, ela é sugada para dentro da mente dos sonhos, sendo assim obrigada a presenciar os segredos e temores de cada um.
Com uma presença materna ausente, Janie tenta manter a mente sã e sobreviver com o apoio de sua melhor amiga Carrie e através de seu trabalho no lar Heather, um local para idosos. No entanto, quando conhece Caleb Strumheller, o estranho que estuda na mesma escola que ela, a sua vida muda de uma maneira até então inimaginável.
Caleb não é como os outros garotos. Ele entende pelo o que Janie passa com a mãe, e, sendo um garoto pobre e também mal cuidado pelo pai, ele construirá uma nova relação com Janie. Mas Caleb não é perfeito, ele esconde algo, um segredo.
Wake – Despertar conta a história de Jane, a nossa heroína, cujo talento é quase um mistério, que só vai sendo revelado com a história de sua vida, muito lenta e gradativamente. Por conta desse seu talento, Jane conhece alguns segredos das pessoas – coisas que as pessoas sonham, seus segredos mais íntimos, e isso a constrange (ao mesmo tempo que lhe dá uma vantagem).
Com uma narração em 3° pessoa, Wake – Despertar é o primeiro livro de uma trilogia. Nele conheceremos o tamanho da maldição em toda a vida decorrente de Janie e como isso a vem afetando ao longo desses anos; a história também tratará sobre a multiplicidade das pessoas e os seus medos intensos.
Com uma trama envolvente e curiosa, a autora aborda a questão dos sonhos e dos medos, no entanto isso não foi o suficiente para me fisgar para dentro da leitura.
No geral, o livro tem um enredo bom: essa ideia de uma pessoa que pode se comunicar com outra através dos sonhos é um tema inédito para mim. Os personagens são sólidos: muito embora encontrar um Cabel por aí seja um tanto complicado, ele é um garoto que poderia facilmente existir. Mesmo Jane com seus talentos especiais, é uma adolescente como outra qualquer. Acredito que os personagens secundários poderiam ser mais trabalhados, pelo menos uma descrição das características físicas, dos seus gestos e expressões.

Malu 03/08/2023

Wake é simplesmente maravilhoso!
Fez uma boa introdução sobre a vida de Janie e seu problema em sempre ser sugada para os sonhos de outras pessoas.
A leitura é muito fluida, não dá vontade de parar.

Adelia.Sebas 18/04/2023

Relendo depois de 10 anos!!!
Eu li esse livro pela primeira vez quando era mais nova, talvez uns 12/13 aninhos e lembro de ter gostado muito, era na época que eu costumava ler várias sagas de fantasia/utopia/distopia. esse livro sempre ficava na minha cabeça de tempos em tempos, até que finalmente achei ele de novo e como adoro me afundar em nostalgia decidi reler :)

ele é curtinho e sinto que desenvolve as coisas de forma bem rápida, o romance em si também não leva muito tempo pra rolar (eu prefiro algo mais slow burn, mas ainda assim foi gostoso de ler)!

a leitura é bem fácil e simples, mas mais carregada em algumas cenas importantes. vou ler os próximos livros pra relembrar mais da história, mas no geral foi bem proveitoso pra mim!

lariza 12/04/2023

Wake conta o único da vida de Janie, onde ela ainda criança descobre que pode entrar nos sonhos das pessoas. O problema é que é involuntário e ela não tem escolha. O livro em se é bom, rápido e fluido. Não existe um clímax, mas te prende, tanto que li em 1 dia.Tranquilo demais. Leitura de jovem, que as vezes a gente acha que pq já passou dos 30 tem que ler coisas mais sérias, mas eu amei voltar ao tempo que lia farofal juvenil.Ele estava lá perdido na minha estante, resolvi ler e gostei.Irei finalizar a série.

Tai Costa 25/03/2023

Poderia ser melhor...
Comparado às minhas últimas leituras... Achei esse livro bem fraco... Demorou a me prender e me conectar com os personagens...
Talvez não tenha sido um bom momento para ler esse... Ou seja fraco mesmo por ser o primeiro de uma trilogia...
Passei quase o livro todo tentando entender o drama que a Janie fazia sobre o Cabel...
Acho que faltou a autora trabalhar melhor o dom da Janie.
O final do livro melhorou um pouco... Tomara que os proximos sigam essa linha...

Priscila 25/02/2023

A história é boa, porém infantil
A história é boa, mas não acontece muita coisa, talvez se eu tivesse lido na adolescência teria gostado mais.
Monique 27/02/2023minha estante
Faz parte, tem livros que já não funcionam muito pra gente. Lembro que anos depois de ter lido uma fantasia que amei, li uma história derivada no mesmo universo e achei bem fraco. Já não funcionava mais pra mim.

Priscila 02/03/2023minha estante
Realmente, por isso eu prefiro não reler os meus livros preferidos da adolescência, tenho medo de estragar rsrs

Caroline Laia 12/02/2023

Leitura leve
É um livro bem rápido e gostoso de ler, eu gostei da proposta e me envolvi com os personagens, fico pensando se fosse eu a entrar nos sonhos dos outros.
Aprovado

Maria4343 04/02/2023

the best fucklng book ever
Eu amooo esse livro, toda a minha adolescência li vários livros e nunca tinha me identificado com uma protagonista, tanto em personalidade quanto aparência. Então chega a Janie de Wake.
Eu li e-book e físico, é rápido e de fácil leitura. Não tente comparar ele com crepúsculo não é o mesmo tipo de escrita ou personagens. Eu gosto dos personagens aqui. Gosto da protagonista, um pouco dramática mas no lugar dela eu estaria frustada também.
Enfim, não vou dar spoilers, acontece várias coisas no livro. Mas não no sentido de ação a cada 4 páginas, eu não mudaria absolutamente nada neste livro. Eu gosto principalmente da capa.