Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

mp 08/05/2022

gostei? não sei
eu gostei da ideia da história mas acho que poderia ter se desenvolvido melhor, as coisas acontecem muito rapido sabe??
outra coisa que eu não gostei foi a escrita, não sei se foi a editora e a tradução que deixou tudo muiot confuso? mas tinha umas partes q tavam muuuito bagunçadas.
fora isso eu gostei, li em um dia e ja quero ler a sequência.
livro ótimo pra ler quando estiver no tédio

Nina 07/10/2011

Resenha(pode conter spoilers):

A primeira vez que Janie Hannagan foi sugada para dentro de um sonho, ela tinha oito anos de idade e estava indo para a casa de sua avó quando de repente tudo fica escuro e ela entra dentro de um sonho de um passageiro, a partir dai ela é sempre puxada para sonhos de pessoas que estiverem dormindo no mesmo cômodo que ela esteja.

Ela descobre segredos que não que saber, vê e sente a dor e os medos das pessoas assim como os desejos e as fantasias sexuais delas. E junto a isso Janie precisa enfrentar a vida, morando com uma mãe alcoólatra e desligada, tendo que trabalhar numa instituição de idosos para juntar dinheiro para a faculdade e sobreviver uma vez que elas são pobres.

Mas Jenie acaba conhecendo Cabel Strumheller, garoto problemático que vai fazer Janie mudar seu modo de ver e lidar com seu dom.

Minha opinião:

A estória é muito boa e interessante, tinha tudo para ser um ótimo livro, contudo eu sinto que a autora foi infeliz ao desenvolver o enredo. A primeira coisa que eu realmente achei muito ruim foi a forma de escrever com diálogos entrecortados e algumas vezes a estória fica solta, não tem ligação e um desenvolvimento elaborado. A autora tinha elementos interessantes durante leitura, mas não soube trabalhar nenhum deles, nem o romance foi bem trabalhado, ficando no vácuo e em vários momentos me vi perguntando 'como', 'quando' e 'porquê' durante a leitura.

A segunda coisa que me fez não gostar muito foi o fato do inicio do livro ser bem chatinho, ele não de prende em nada, e tive que me segurar para não largar a leitura. Creio que a autora foi bem 'economica' em páginas: 205, a história só começa mesmo a te prender lá pela página 60(ou '6 de setembro de 2005 - 07h35min', sim o livro não tem capítulos e é divido em datas e horas, não achei isso ruim) depois de você já ter lido 25% dele, com ainda alguns momentos (poucos admito) que a narrativa volta a ficar arrastada e chata.

Cabel, o garoto sexy, bonitinho, distante e sombrio que todo livro tem e que seduz a mocinha, teve um final que eu gostei, achei.... inusitado.

Bem, o livro é legal, mas não espere muita coisa!

Anne Viana 17/09/2010

Bom..não sei nem como começar... de tão decepcionante que foi esse livro...apesar de ser bem fino a historia não me empolgou do começo ao fim..a leitura é meio confusa e a autora tinha tds as ferramentas pra fazer um baita livro mas a realidade infelismente é outra =/
Homero 17/09/2010minha estante
pois é, super confusa.. é uma confusão de.. ele... ela... ele... ela, ao invés de... Cabel... Janie... u.u

Manuzinha 26/06/2021

E se você entrasse nos sonhos das pessoas ?
É bem interessante essa história , mas podia ser melhor , eu acho que podia ser incrivelmente melhor !! Próximo ao final , é bem legal , mas ainda assim , podia ser melhor !! Leiam e tirem suas conclusões !!

Mandys Jaeger 08/11/2022

Uma perda de tempo
Esse livro é uma aula de como desperdiçar uma ideia interessante com uma execução capeganga, confusa, situações avulsas, uma história que sai de nada para ir para lugar nenhum. Não tenho apego a nenhum desses personagens mal escritos e mal me lembro o nome deles. Terminei esse livro na força do ódio.

Rani 04/07/2021

Que pira!
Um dos meus livros favoritos da vida! Sem clichês e um dos livros que mais fizeram a minha imaginação aflorar.

Fernanda 01/08/2010

Só ganha 2 estrelas por causa do tema abordado
Wake conta a história de Janie, uma garota de 17 anos que consegue entrar nos sonhos das pessoas. Ela não o faz porque quer, é algo que simplesmente não consegue parar. Esteja fazendo o que for, se alguém dormir ao redor e começar a sonhar, Janie é tragada para dentro desse sonho. E não consegue sair.

Vi esse livro no site da Submarino e fui atrás dele no skoob. Depois de ler algumas resenhas decidi que queria ler. Estava ansiosa pra isso. Então, poucos dias depois encontro uma promoção no mesmo site e acabei comprando. E, infelizmente, não gostei! Não que o livro seja ruim. O tema é inovador e interessante, mas a forma como o livro é escrita deixa a desejar. E muio!

A escrita da autora é sem emoção, sem detalhes, como se estivesse fazendo um breve resumo de uma história que lhe contaram. E diga-se de passagem, um resumo muito confuso. Há cenas em que eu simplesmente boiei, porque a autora pula de uma coisa pra outra do nada, deixando você se perguntando: como assim? E o que aconteceu aqui?

É uma leitura tão rápida que se juntar as horas que passei lendo o livro não deve dar mais que 5 horas. E engana-se quem acha que é uma leitura de fácil entendimento, ao menos para mim não foi. Até agora me pergunto como Cabel descobriu que Janie podia entrar nos sonhos das pessoas. Tudo bem que ele a viu nos sonhos dele, mas e daí? Ele poderia muito bem estar sonhando com ela. Isso não dá margem a ele intuir sobre o segredo dela logo de cara, como fez. E cabe ao leitor decifrar outros acontecimentos que não são completamente descritos no livro.

A linguagem usada pela autora também me surpreendeu. Quando resolve falar de como sua personagem está se sentindo diante de algum acontecimento, opta pelas simples palavras: "Janie se sentiu uma droga", "Janie se sentiu uma merda". Aliás, fiquei ainda mais surpresa com a quantidade de vezes que a palavra "merda" foi citada no livro.

Ele não respondeu.
Ela entrou no carro.
Ligou o motor.
Saiu da vaga do estacionamento.
Cabel ficou lá, olhando.
Os braços cruzados sobre o peito.
Seu rosto parecia preocupado.

A maior parte do livro é escrito dessa maneira. Me desculpe quem goste, mas na minha opinião, isso acaba com o livro, deixando-o superficial e sem graça. Eu gosto de detalhes, de cenas que são mais bem elaboradas. Cenas assim faz os personagens parecerem meros robôs, não consigo ver vida nisso.

Volto a repetir. A história tinha tudo para ser um verdadeiro sucesso, porém, a forma da autora desenvolvê-la, não me agradou. É um livro que mereciam ao menos 400 páginas bem escritas, não 200 resumidas e sem emoção.
; Lili 01/08/2010minha estante
Eu acho q irei me arrepender de ter comprado o livro.

Fernanda 01/08/2010minha estante
Não se arrependa muito HUAHSUHAUS
Pois vc não pagou tão caro :D

deniseayres 25/07/2010

Wake - despertar
Janie é uma menina pobre, discriminada, não sabe quem é seu pai e ainda tem uma mãe Off, que vive bêbada. Acha que é mto problema??
Nãoooo, o problema maior que ela tem na vida é um estranho fenômeno que a suga para os sonhos de quem quer que esteja dormindo ao seu lado.
Com isso, além de viver experiências involuntárias em horários pertubadores, ela ainda passa a conhecer intimidades que não gostaria dos que a rodeiam.
Como uma coisa puxa a outr, ela ainda se apaixona por um rapaz também problemático. Um suposto traficante de drogas... é mto pra cabeça dela.
Esse é o enredo dessa inusitada história.
Foi difícil entrar na história, a escritora optou por fazer como uma agenda de acontecimentos, narrando a história hora a hora, no começo achei muito confuso. Mas depois da página 61 comecei a me envolver.
A entrada de Cabel torna tudo muito mais interessante, além de você se perguntar "qual é a do rapaz" você torce que ele amenize tanto sofrimento eu ela passa.
Para a leitura desse livro tens que ter a mente aberta, pois se você se ligar a sua própria experiência oniríca "não vai rolar".
Creio que nunca acompanhamos tantos sonhos organizados e próximosa da realidade. Freud ficaria extasiado.
Mesmo assim, creio ter valido a leitura!!

Rusbis 12/01/2011

O que dizer sobre o livro?
Primeiramente eu tenho que dizer obrigado. Obrigado à Juh do Livros e Bolinhos e ao Julio do Blog do Julio por me indicarem, recomendarem e insistirem para que eu lesse este livro. Eu tinha visto taaantas resenhas "xoxas" e negativas de Wake que simplesmente fui desanimando cada vez mais e mais. O livro, assim que lançou me chamou muita atenção pelo tema inétido para mim até aquele momento e pela capa muito bem trabalhada, além é claro, da ótima sinopse. Mas, o pessoal falou com tão pouco entusiasmo em suas resenhas que acabei o deixando de lado. Mas, graças à essas duas ótimas pessoas, eu resolvi dar uma chance para a série Wake e comprei os dois primeiros livros lançados por aqui. E posso dizer, adoreeeeeeeeei "Wake: Despertar". A leitura é super agil, Janie é uma personagem principal ótima e bem determinada e a história é super criativa. Claro, demora para se acostumar com a narrativa diferente e no presente com que Lisa McMann conduziu a história, mas, gente, isso dá uma ação à mais a toda a obra, fazendo-a ficar dinâmica e gostosa de ler. A leitura fluiu deliciosamente e o livro foi embora em apenas algumas horas.

Quais os destaques do livro?
O tema do livro é seu grande destaque, de loooooonge. Parem e pensem, vocês já viram algum livro falar sobre uma pessoa que consegue entrar nos sonhos dos outros? E ainda controlá-los e mudá-los, bastando a pessoa lhe pedir ajuda? Eu nunca vi naaaada parecido antes. E isso chama muita atenção e vale a pena por todo o livro. Os personagens são bem legais tambem, com destaque para Janie que é ótima, com sua vida toda "desgraçada", como ela mesma fala diversas vezes no livro, mas, mesmo assim determinada a entrar numa faculdade. Cabel é super legal e diferente da maioria dos mocinhos dos livros atuais. Cheio de atitude, com segredos intrigantes e com uma personalidade bem legal, o cara se destaca bastante tambem. Carrie é uma ótima melhor amiga, se metendo em enrrascadas, sabendo das maiores fofocas e sempre às voltas de Janie quando ela mais precisa. O livro é cheio de destaques e não sei como o pessoal que disse que não gostou do livro deixou de ver estas coisas tão legais nele.

Quais os pontos negativos do livro?
A história, embora tenha uma ótimo tema, deixou bastante a desejar. O começo e o meio do livro se focaram somente em Janie desorientada quanto ao seu dom e somente nas últimas 50 páginas é que finalmente se desenvolveu uma história para sustentar o restante da obra. E isto deixa o restante do livro com cara de "apresentação" e vazio. A Novo Século tambem cometeu alguns erros de diagramação ao colocar alguns diálogos de personagens diferentes na mesma frase, deixando algumas coisas confusas. Mas, isso é o de menos.
Se o livro tivesse mais páginas, talvez Lisa tivesse desenvolvido uma história melhor e mais extensa, e que, claro, começasse deste o início, e não somente em suas páginas finais.

Concluindo:
"Wake: Despertar" foi uma grande surpresa para mim. Uma leitura leve, divertida, prazerosa e cheia de surpesas que me fez ver que, por mais que um livro tenhas resenhas negativas, não o deixe de conferir somente por isso. Tenha você mesmo sua opinião e se a curiosidade bate em você por aquel livro, confira-o tire suas próprias conclusões. O livro é muito bom e recomendo a todos que querem um tema diferente e uma leitura leve e facil.

Mania de Ler 06/08/2010

A vida não é fácil para Janie. Ser adolescente não é fácil. Ser uma adolescente pobre e filha de uma mãe alcoólatra e mais difícil ainda. Agora junte a tudo isso o fato de Janie possuir um dom/maldição que faz com que ela se sinta ma aberração.

Todas as vezes que alguém dorme em um mesmo ambiente que Janie ela é sugada para dentro dos sonhos desta pessoa. Ela simplesmente não pode evitar. Seus olhos perdem o foco, suas mãos e pernas adormecem e se for um pesadelo seu corpo todo sofre com isso, como se ela estivesse tendo um ataque epilético.

Janie não pode e não quer confiar seu segredo a ninguém, nem mesmo sua única amiga Carrie.

Ma a vida de Janie está prestes a mudar. Ela deixara de ser apenas uma expectadora dos sonhos alheios e se tornara uma participante, o que será ao mesmo tempo uma experiência horrível e encantadora.

É no meio de toda essa confusão que Janie se envolverá com Cabel. Um garoto meigo que tem um profundo carinho por Janie e que como ela esconde um grande segredo.

Será que eles conseguirão confiar um no outro, ou este relacionamento já está destinado ao fracasso?

Bee 20/08/2010

Comecei a ler Wake tendo ouvido falar muito bem do livro. De cara gostei do fato dos personagens não serem ricos e perfeitinhos, e a leitura de modo geral foi bem agradável.

Wake poderia sim ter sido escrito com mais profundidade, visto que o tema escolhido pela autora pra nortear a sua trama é tão rico, complexo e de interesse da grande maioria das pessoas.Mas não se deve ler Wake esperando um grande expoente das teorias dos sonhos. É uma leitura leve e descompromissada. Acredito que se Wake fosse escrito buscando uma maior "seriedade", correria sério risco de pender para o pseudo-intelectualismo, ainda que eu ache um pecado a autora ter escolhido tomar a rota da "manipulação dos sonhos" da autoajuda ao invés de buscar o caminho do interpretação e significação dos elementos dos sonhos defendida pela Psicologia. Mas isso não foi o suficiente pra me fazer desgostar da trama elaborada.

Na minha concepção, Wake ainda é chick lit (não tomem isso como ofensa, pois acho chick lit um gênero bem válido) e tem o mérito de conseguir ser um livro de chick lit bem diferente dos outros que encontramos por aí, da autoria de Megs e Stephenies da vida.

O único problema grave, ao meu ver, foram algumas partes confusas. Não só por culpa da revisão da editora, que deixou passar trechos onde as falas se misturam com o parágrafo, o que prejudica o entendimento, mas até mesmo na própria narração da autora. Algumas vezes eu simplesmente não entendia o que estava acontecendo e tinha que voltar pra reler o trecho e ver se assim eu apreendia o que estava se passando. Não gostei muito também da maneira como o Cabe foi construído; a história dele e da relação dele com Janie são justamente as partes mais confusas, mais confusas inclusive que as viagens de Janie para dentro dos sonhos.

Acredito que vá sim ler o segundo volume, que parece ser mais interessante, visto que do meio para o final do livro as coisas parecem "começar a acontecer" e gostaria de saber de fato o que é o dom de Janie.

No mais, vejam Wake como um livro para ser lido sem compromisso, uma leitura simples sobre a qual não se reflete muito; é isso que o livro é, e julgá-lo como se faz com uma obra de pretensões profundas simplesmente frustrará o leitor.

Flávia C. 12/10/2010

Quando, primeiramente, li uma resenha sobre Wake, achei a história do livro muito interessante. Eu tinha visto "A Origem" havia pouco tempo, então a história de sonhos me chamou atenção. Quando vi para vender, comprei sem hesitar e comecei a ler.
Logo no primeiro parágrafo, já me surpreendi - de um modo negativo - o livro era narrado no presente! É raro encontrarmos livros narrados inteiramente no presente e é extremamente estranho. Não sei, mas não gosto disso, deixou a leitura meio cansativa. Outra coisa é que os parágrafos não tinham continuidade, se pegasse o livro e abrisse em uma página qualquer, pensaria que era um poema, pois os parágrafos são tão curos que parecem versos.
De qualquer forma, tentei deixar os preconceitos estéticos de lado e continuar a ler.
A narração começa e se desenvolve bem, com algumas falhas. Às vezes, parece que falta uma informação para o entendimento da cena e as falas são organizadas de modo confuso, você não sabe quem está falando o que, e tem que reler, para entender. Não sei se a culpa é da edição brasileira ou se já era assim, mas muitas vezes parecia que esqueceram de dar o "enter" entre uma fala e outra.
No geral, o livro não foi muito bom, a história foi fraca, o romance entre Janie e Cabel não me acatou, a relação deles parecia levemente bipolar algumas vezes.

Minha opinião final foi que Wake foi uma ideia excelente, porém mal desenvolvida. Tinha potencial para ser um grande livro, e no entanto foi apenas "bom", com algumas - poucas - cenas "muito boas".

Jaciane.Cruz 08/08/2020

Incrível!
Sim, o livro em si tem sérios problemas na edição, embora fonte, espaçamento e o tipo do papel sejam os melhores possíveis - com certeza é o livro mais confortável de se ler da minha estante - todavia isso não tira a excelência da história e da narrativa exótica - porém brilhante - de Lisa McMann.

Inicialmente a história me foi apresentada como sendo uma distopia, e quando comecei a leitura concluir que foi uma informação muito errônea a que foi me passada.

O livro retrata uma garota de 17 anos chamada Janie, que vive no bairro mais precário de sua cidade - Fieldridge, Michigan, EUA - que não sabe quem é seu pai, e mora com a mãe que pouco se importa com sua existência (a mesma que está entregue ao alcoolismo). Ambas sobrevivem com auxílio social do governo e com o dinheiro do trabalho de Janie em um lar para idosos, local em que ela é muito querida, e trabalha longos turnos para guardar dinheiro para a faculdade também.

O diferencial da personagem é o fato de ela ser "sugada" para dentro dos sonhos de pessoas que estiverem dormindo próximas à ela, o que acontece desde sua infância. Janie nunca contou a ninguém - seu, talvez, dom -, até o momento em que partilha seu segredo com seu colega de escola Cabel, que de forma muito estranha consegue se comunicar com ela por meio dos sonhos de ambos.

O que de início parecia ser um drama adolescente com fantasia urbana - ou ficção científica -, ganhou um toque de romance policial na medida perfeita.

Em uma narrativa totalmente fora dos padrões, Lisa McMann descreve seus personagens e suas ações em terceira pessoa do presente prendendo o leitor do início ao fim, espero encontrar o mesmo em sua continuação "Fade".