Depois daquela viagem

Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi

Resenhas - Depois Daquela Viagem

nicolibourdot 23/05/2022

foi um dos primeiros livros que li depois de uma ressaca literária que durou anos!

me tocou tanto tudo o que a Valéria passou, sentiu, pensou... vários momentos do livro eu queria só poder abraçar ela e dizer que ela não está sozinha!

gracas a Deus deu tudo certo no final, teve/tem amigos ótimos que ajudaram muito ela a passar por tudo.

Gabs 18/05/2022

Excelente pra questionar preconceitos
Esse livro traz uma ótima oportunidade para se questionar preconceitos. É uma autobiografia de uma jovem que enfrenta a AIDS na década de 99, quando as informações sobre a doença, seu tratamento e forma de contágio ainda eram muito poucas e equivovadas.
Ótimo para conscientizar a juventude, sem moralismos.

luanastefanie 10/05/2022

5 estrelas, mas
Eu vou dar cinco estrelas pra esta obra pela minha memória afetiva da adolescência. Eu devia ter uns 14 anos quando encontrei este livro na biblioteca da escola. Fiz o cadastro e fiquei com ele por apenas 2 dias. A leitura era cativante, fluida e li ele rapidamente. Lembro-me bem dos sentimentos que senti ao ler este livro. Valéria era uma mulher forte.

Por anos fiquei com este livro na cabeça e só por agora, outro ciclo depois, resolvi fazer uma releitura. E não bateu igual. É uma escrita jovial, com diálogos joviais demais e que já não combinam com o ?meu eu? de agora. Acho até que não sei explicar.

Mas a história não deixa de ser especial. Valéria É/FOI uma mulher forte. Imagina descobrir aos 18 anos ser soropositivo? Imagina ver grandes nomes da música mundial irem embora por uma doença que você também tinha e que o prognóstico era de no máximo 10 anos de vida?!

Era importante saber que Valéria não desistiu, que lutou enquanto pode. E que bom que os seus privilégios a ajudaram a ter uma vida mais confortável, muito embora o sofrimento fosse igualmente doloroso.

Eu acredito que este deveria ser um livro de leitura obrigatória nas escolas. Os jovens precisam entender logo cedo as consequências do não uso de proteção. E Valéria, de forma, leve traz a informação mostrando toda a sua luta.

Gabi 11/04/2022

A história acontece entre os anos 80 e 90 e é contada por Valéria, que aos 16 anos, em um cruzeiro, conhece um rapaz de 25 e trocam telefones, e após voltarem pra São Paulo, começam a se relacionar. Depois de um tempo de relacionamento, ele se mostrou controlador, ciumento e abusivo, inclusive, chegou a agredi-la fisicamente, o namoro só chegou ao fim após a família flagrar os abusos.

Após dois anos do término, Valéria descobriu que havia contraído o HIV. Como só se relacionou com uma pessoa, era claro quem a havia contaminado: o namorado tóxico. Naquela época, a AIDS era alvo de muito preconceito e tabu, principalmente por ter como grupo de risco gays, e usuários de droga, e por se saber pouco sobre o tema, só havia uma palavra que o resumisse: morte!

Val se negou a iniciar os tratamentos oferecidos na época. Tinha medo das complicações e efeitos colaterais, e claro, do preconceito dos médicos por terem que lidar com uma garota de 16 anos, de classe média alta, que tem HIV. A expectativa de sua morte era para dali 5 ou, no máximo, 10 anos, e então ela, que já havia desistido da faculdade por achar lhe restava pouco tempo de vida, resolve que o melhor seria fazer um curso de inglês nos Estados Unidos e aproveitar um tempo sozinha.

Nos Estados Unidos ela faz amigos, conhecem pessoas de culturas diferentes e aprende coisas que a fazem querer continuar viva. Conheceu Lucas, que a apresentou a meditação, trilhas, contato com a natureza e o lado calmo da vida. Os dois viraram grandes companheiros de vida.

Lá, também conhece um lado da doença que ainda não a conhecia: a vida. Conheceu cases de pessoas que vivem com a doença. Apesar da luzinha da esperança ser ativada, ela ainda se recusa a iniciar os tratamentos.

Porém, começa a ter febre alta e mal-estar, e ao voltar ao Brasil a situação piora e ela é internada. Nesse momento do livro, você já está tão conectado à autora, que se angústia com a situação, me peguei chorando várias vezes. Até que depois de muita luta e força, ela decide iniciar o tratamento ao qual tanto se negou.

Eu li este livro com 13 anos, um dos primeiros livros que li, o peguei emprestado na biblioteca da escola. Ao relê-lo, senti a nostalgia e a mesma angústia que senti quando lia as partes em que achava que a Val não iria suportar. Acredito que no fundo, ela nunca desejou de fato a morte, ela temia o preconceito, os olhares, o futuro. Foi muito bonito acompanhar a sua garra e ter uma prova de que tudo é possível!

Lacet0 08/04/2022

Necessário
Mi mamá me deu esse livro que ela tinha lido aos 15 anos para que eu lesse e aqui em casa falamos abertamente sobre ISTs e métodos contraceptivos.
É interessante ver como as pessoas tem tanto preconceito com um doença e com as PESSOAS que a tem, é preciso mudar isso.
Acho incrível a força dela!

Clara 15/03/2022

A história do livro é linda. As reflexões que o livro traz são super necessárias. Incrível.
Apesar disso, eu achei a história meio parada em algumas partes e a leitura bem arrastada.

Grace0 05/03/2022

Que livro emocionante,tocante,lindo e necessário.
Minha mãe ganhou esse livro,amou e disse pra mim ler;achei que seria apenas mais um livro nacional falando sobre AIDS,mas ainda bem que eu li! Aborda vários temas necessários,como violência contra as mulheres,AIDS,o crescimento de uma menina e muitas outras coisas,e saber que a história que lemos é da autora,torna tudo mais especial e emocionante.

Patricia Romao 02/03/2022

Leitura Especial
Realizei a leitura no início dos anos 2000. A leitura me tocou de uma maneira especial é particular, lembro-me com carinho dessa leitura, pois é possível vivenciar a história pela riqueza de cada detalhe. Apesar de todos infalivelmente possuírem um determinado tempo na terra, quando a metáfora sobre o ?tic-tac? do relógio da vida é mencionada na leitura, é como se a doença fizesse com que esse tempo limitado fosse ?paupável?, e por isso algo que parece ser fácil como o passo a passo da receita do bolo torna-se uma atividade ?atrapalhada?. Isso serve para situações atuais onde temos tantos pensamentos acelerados que paralisamos e não conseguimos executar o passo a passo para por exemplo: realizarmos os nosso sonhos!

mariaritamdantas 27/02/2022

Depois Daquela Viagem
"Depois Daquela Viagem" é um relato autobiográfico da brasileira Valéria Piassa Polizzi, que contraiu AIDS na adolescência ao fazer sexo sem camisinha em uma época em que a doença estava em seu auge, assim como o preconceito. Dessa forma, ela narra a sua realidade com a doença e fala sobre outros aspectos de sua vida, como amizade, família e vestibular. A "viagem" presente no título, de início, pensei ter sido a viagem que ela fez em um cruzeiro onde ela conheceu seu primeiro namorado, que passou o vírus HIV para ela e que foi abusivo (inclusive, ela fala um pouco sobre esses aspectos do relacionamento dos dois, fazendo um alerta para esse tipo de situação). No entanto, houve uma outra viagem bastante relevante em sua vida e bastante presente no livro: a que ela fez para os Estados Unidos para estudar inglês, e, lá, mudou a sua perspectiva sobre a doença. É essa a viagem a qual o título faz referência, como ela mesma falou em um entrevista.

A linguagem utilizada por Valéria é bastante simples e cotidiana, dando a impressão de que estamos conversando com ela. Isso colabora para que a obra seja dinâmica e para que a leitura flua facilmente. Além disso, creio que isso ainda aproxima o leitor do livro, fazendo com que ele atinja seu objetivo de conscientizar as pessoas (com foco nos adolescentes) acerca da AIDS. Aliás, a leitura me despertou um interesse maior pelo tema, e até vou dar uma pesquisada para poder aprender mais sobre ele. Por isso, acredito que seja uma ótima obra para ser trabalhada nas escolas. Recomendo! =)

site: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2022/02/resenha-depois-daquela-viagem.html

Luiz.Henrique 25/02/2022

Todo adolescente deveria ler
Li durante minha adolescência e lembro que o livro me impactou demais, relendo agora depois de adulto lembrei o porquê, leitura fluida e gostosa sobre um tema super importante e que até hoje infelizmente é um tabu, sim é um livro sobre o HIV mas não só isso! Vc se envolve com a autora e se delícia com a história dela, a forma como ela lidou com a situação daquela época é fantástica, por favor só leiam e recomendem para qualquer adolescente que você conhecer

livia 23/02/2022

sobre "depois daquela viagem"
meu deus, que obra de arte! lembro que minha professora de português Milena, disse sobre esse livro na sala de aula, e a história me chamou tanto a atenção que eu mandei mensagem na mesma hora pra minha irmã ir no sebo da cidade ver se tinha e comprar. esse livro é perfeito em todas as maneiras (não é atoa que é um dos meus favoritos ?). todo mundo deve ler esse livro, termino minha resenha com isso.

May 31/01/2022

Incrível
Achei ele perdido em um banco de uma rodoviária uma vez e atiçou minha curiosidade... Confesso que ter pego ele foi a melhor coisa que eu fiz, e agora ele está feliz na minha estante junto de todas as outras histórias que ja passaram pela minha vida.
Esse livro é uma obra, sempre que posso eu falo a respeito dele e indico pra todo mundo, gostaria que tivesse mais visibilidade tanto na leitura das pessoas quanto nas escolas...

Bia 29/01/2022

Depois daquela viagem é um livro super necessário conta a história da própria Valéria que aos 16 contraiu o HIV. Livro com assuntos super necessários como o próprio HIV, relacionamento abusivo entro outros a autora faz você realmente refletir em alguns pontos, simplesmente maravilhoso.

hyocha 26/01/2022

Tocante
Bem interessante e tocante, traz muitas reflexões sobre o preconceito com o soropositivobda AIDS e as dificuldades de quem convive com a IST.