Depois daquela viagem

Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi

Resenhas - Depois Daquela Viagem

Pipoca Nerd 09/09/2022

RESENHA Depois daquela viagem
Valéria era colunista da capricho quando eu era adolescente. E eu era apaixonada nos textos dela, minha meta era ser assim quando eu crescesse.

Até que um dia eu descobri o livro dela, autobiográfico, dolorido e excelente. Eu li em horas. E na minha memória afetiva 𝘿𝙚𝙥𝙤𝙞𝙨 𝙙𝙖𝙦𝙪𝙚𝙡𝙖 𝙫𝙞𝙖𝙜𝙚𝙢 foi o livro que me separou da Denise menina definitivamente.

Sabe quando você percebe que suas leituras começam a amadurecer naturalmente, pois é... essa foi minha leitura.

"A história se inicia na década de 1980, com a viagem de cruzeiro que Valéria faz com seus pais, aos 16 anos. No navio, conhece um rapaz 9 anos mais velho, que viria a se tornar seu namorado. Passada a fase de conto de fadas, Valéria se vê num relacionamento abusivo, tanto moral quanto fisicamente. A série de maus tratos só termina quando a família flagra uma cena de agressão e interfere pelo fim do relacionamento.

Após dois anos, Valéria descobre ser portadora do HIV. Como só havia se relacionado com o namorado abusivo, a equação é óbvia: ele a contaminou. A partir daí, a obra mostra como, de repente, por causa de três letrinhas, a vida da autora passa por uma reavaliação radical."

Esse livro inclusive foi aprovado para material didático, e eu acho ótimo, porque é Valéria tem um relato tão poderoso que é uma ótima leitura para jovens.

E você, já leu? Quem ai é da época da Capricho?

um ps: fiquei imensamente feliz de ver fotos recentes da autora e vê-la maravilhosa, como sempre.

site: https://www.instagram.com/p/Cg7vhdhtu_d/

ghabryem ð¨ 02/09/2022

Livro cheio de repertórios
Fazia muito tempo que não lia um livro que abordasse um tema sério, mas que ao mesmo tempo fosse leve e divertido. Muito bom vale a pena ler ??

Yascaz 27/08/2022

Bom, esse livro me prendeu muito, comecei a ler ele por causa da escola, gostei bastante da escrita, e de como a leitura fluía.
Não terminei de ler ele porém eu não vou continuar, eu não sei porque eu não vou continuar lendo ele, acho q só não estou com muita vontade de continuar a leitura.Mas não vou colocar ele como abandonado, porque eu não tenho coragem KKKKKK, então eu vou colocar como já lido. Eu não terminei de ler ele todo, mas o que eu já li, eu gostei bastante, e talvez quem sabe um dia eu termino. Porém falando um pouco da importância do livro, esse livro é super importante para informar algumas pessoas, para contar um pouco da vida da Valéria, mostrar um pouco do seu cotidiano e a sua trajetória de vida com o HIV. Então super recomendo.

Ray 27/08/2022

Depois daquela viagem??
A autora fala da sua experiência com a AIDS e de como é viver com o preconceito e os estigmas da sociedade sobre a doença, que naquela época ainda era uma descoberta.
A partir disso fala de relacionamentos (abusivos também), medos, estudos, viagens, amizades.. e como a autora lida com uma mistura de acontecimentos e sentimentos é incrível. É uma verdadeira história de superação, e mostra como você pode ir sempre muito além.

A cada página que eu li sempre queria saber mais e mais, quase impossível de parar de ler kkkk além de uma linguagem bem jovem, é como se o leitor estivesse dentro da mente da autora, cada fato que ela fala tem começo, meio e fim, não tem nada que você fique se perguntando no final depois. Simplesmente perfeito!

E em meio a tantas incertezas e descobertas nunca pensei que iria aprender tanto em uma viagem como a autora, principalmente sobre personalidade forte, o que Valéria é em cheio!

Recomendo muito milhões de vezes! E ainda mais com um tema tão importante :)

Kleuvin 15/08/2022

Pra sair da mesmice
Livro ótimo pra ler e sair da zona de conforto.
Eu mesmo sou acostumado a ler fantasia e sci-fi, então sai muito do tema que costumo ler.

Livro bem alegre e cheio de dilemas sobre a vida de quem é soropositivo. Isso me faz pensar que todos deveria ler, pra ter um pouco mais de empatia com essa galera que ainda sofre discriminação até hoje.
Sejamos honestos, todo mundo merece um pouco de amor, independente do monstro que carregue.

Obrigado Valéria.

maria tete 16/07/2022

completamente por acaso e me apaixonei
comecei esse livro por pura e espontânea pressão pq a escola tinha decidido fazer um projeto de leitura e escolheu os livros de acordo com cada aluno... ainda não entendi a escolha em relação a mim mas acertou em cheio pois eu AMEI DEMAIS!!!!!!!!!!! ri chorei quis socar o livro tudo de bom

Cris 14/07/2022

O soco no estômago vem e você nem vê...
Livro incrível que li a muitos anos, ainda na adolescência e me marcou muito. Um contraste de narrativa leve com fatos tão chocantes de uma jovem que se descobre HIV positiva, numa época em que cocteis e medicação ainda eram só um sonho. Era pra ser pesado e triste, e por várias momentos foi. Mas fica claro também que por trás da dor e da luta uma pessoa real, tridimensional e cheia de sonhos existe para muito além do vírus. Mega recomendo.

sam 09/07/2022

um livro interessante.
li ele ao longo de alguns dias e foi uma boa leitura. me fez refletir sobre como tratamos pessoas com AIDS e como a vida acontece para elas.
de resto, a história é legal, mas a personagem faz escolha e usa termos que eu não concordo e não usaria.
é uma leitura boa para quem quer aprender mais sobre a vida com AIDS.

Madalla 24/06/2022

Resenha: Depois daquela viagem
O livro “Depois daquela viagem” é uma obra brasileira interessante, super atual. Eu li essa joia na época de meu ensino médio, em 2002. Para mim, isso foi super importante porque eu li naquela fase em que a gente está sem saber o que fazer da vida, qual rumo seguir, vestibular, e é claro, os primeiros amores para completar a ingenuidade cheia de sentimentos intensos dos quais questiona-se se tudo será pra sempre ou se nada de ruim acontecerá, né!?

Toda via, o livro trouxe um choque de realidade. A autora Valéria Piassa Polizzi revela como ela pegou Aids ao conhecer um rapaz lindo da zona sul sem o uso da camisinha em uma viagem de cruzeiro - porque segundo ele, camisinha era coisa de puta. Pois é, imagina a batalha que ela enfrentou a partir disso! “Depois” foi lançado em 2001, mas pode ser lido e, inclusive, presenteado!

Eu super indico. A história é triste, mas real! Valéria fez questão de contar a história dela pra melhor consciência dos fatos e eu indico, principalmente, depois da polêmica envolvendo homeschooling.

As crianças e os adolescentes são vítimas de violência doméstica, ainda, e não terem apoio dos amigos ou da escola atrapalha o processo de viver sem ignorância e de se protegerem de abusos de quem quer que seja!

site: https://www.instagram.com/literaclassica

Maria 11/06/2022

Li esse livro no último ano do fundamental, foi bem interessante, demorei um pouco pra terminar ele, mas é bom
Recomendo

Retalhos e Prefácios 10/06/2022

Memória afetiva
Esse livro foi de extrema importância pra mim na adolescência. Convivo desde muito nova com uma pessoa soropositivo e ter uma leitura não-ficcional tão envolvente foi um marco muito importante pra mim.
Suellen 12/06/2022minha estante
Para mim também. Eu amei ter lido este livro na adolescência.

Jamile42 05/06/2022

E um livro bom
Eu gostei bastante de ler esse livro a história e interessante, fala sobre um mulher que depois de uma viagem pegou aids e ela conta como foi ?sobreviver? com essa doença e como se passa em uma época que aids ainda era um coisa nova ela acaba sofrendo preconceito
Eu indico o livro

nicolibourdot 23/05/2022

foi um dos primeiros livros que li depois de uma ressaca literária que durou anos!

me tocou tanto tudo o que a Valéria passou, sentiu, pensou... vários momentos do livro eu queria só poder abraçar ela e dizer que ela não está sozinha!

gracas a Deus deu tudo certo no final, teve/tem amigos ótimos que ajudaram muito ela a passar por tudo.