Depois daquela viagem

Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi

Resenhas - Depois Daquela Viagem

Louca_das_leituras 01/06/2021

@louca_das_leituras
Li na escola, gostei e deixei na minha estante aborda temas super importantes...

Maiiviss 24/05/2021

Abriu as portas para minha viagem como leitora ?
Um livro necessário. Li em 2019, e até hoje fico maravilhada com a verdade e transparência com que o livro foi escrito.
... Valéria contraiu AIDS com 16 anos porque, segundo ela mesma, "transei sem camisinha".
Infelizmente mesmo com todos os veículos de informações ao nosso alcance, sabemos que AIDS é um tabu na nossa sociedade, e ainda quando colocado em pauta é regado de "achismo". Esse livro combate isso.
Essa autobiografia é incrível! O livro me prendeu muito e fez com que a leitura virasse um hábito na minha vida.
... "Triste e alegre, tocante e verdadeiro"...

Ana & Isabella /@corujinhabook 22/05/2021

Resenha: Depois Daquela Viagem
O livro Depois Daquela Viagem é uma autobiografia da própria escritora. Através do livro vemos sua coragem e luta que acabaram por torná-la um símbolo de sobrevivência para os portadores do HIV.

O livro começa na década de 1980. Em uma viagem de cruzeiro com os pais, Valéria conhece seu namorado, 9 anos mais velho que ela, um rapaz perfeito. No início esse relacionamento parecia ser um conto de fadas, mais com o tempo Valéria se vê em um relacionamento psicologicamente e fisicamente, abusivo. Estes maus tratos e o namoro só acabam quando a família vê uma das agressões. Após dois anos, Valéria descobre ser portadora do HIV – o seu antigo namorado não só a mau tratava como também passou o vírus para ela. E é em forma de diário, como numa conversa entre amigos, que Valéria narra sobre o preconceito da sociedade e a falta de humanidade dos especialistas que a fizeram associar o HIV a uma única palavra: morte.

Certa de que estava apenas esperando a morte, em um súbito desejo de fugir dela, Valéria resolve passar um tempo nos Estados Unidos, país que já apresentava um avanço significativo no tratamento da AIDS e na forma com que as pessoas no geral lidavam com os portadores do HIV.

E é neste pais que Valeria descobre um outro lado do vírus - onde a palavra vida está associada -, ela descobre que é possível viver com o vírus por um longo tempo e de forma saudável. Mesmo com uma pitada de esperança, Valéria tem medo das reações e complicações e tenta ao máximo fugir do tratamento com anti-retrovirais. Mas após contrair uma febre que não abaixava Valéria volta ao Brasil, e fica internada, e após uma quase morte, decide iniciar o tratamento.

E é só agora, que Valéria relata o sofrimento de seus pais quando tiveram os resultados dos exames, pois todo esse tempo que passou Valéria guardou para si que era soropositivo.

Este livro é para fazer você se emocionar. Ao mesmo tempo que a autora conta uma história de preconceitos e sofrimentos ela também fala de temas cotidianos aos olhos de alguém que achava que não iria viver tempo o suficiente para realizar seus sonhos e projetos.

E você já leu? Ficou curioso?

site: https://www.instagram.com/corujinhabook/

Luh - Wishing a Book 20/05/2021

??Depois daquela viagem

Autora: Valeria Piassa Polizzi
Editora: Ática

Este é um livro autobiográfico, não sei se é muito conhecido, mas li na minha adolescência por indicação, e fiquei ao mesmo tempo chocada com a história e admirada por ela ter superado de uma forma diferente algo que muda vidas.
Valeria, a autora, conta sua história, sobre seu grupo de amigos, sua vida, o despertar da sexualidade, e leva a vida da melhor forma que pode, mesmo depois de contrair o vírus do HIV de seu namorado, por não ter usado camisinha.
Fez esse livro como diário de bordo, contando seus relatos e mostrando o loop que sua vida deu, a mudança radical depois da descoberta da doença.
Mas de forma descontraída, ela seguiu a vida, de uma forma muito bonita e admirável, não deixando que uma condição a atrapalhasse de ser quem quisesse e fizesse o que tinha vontade. Não deixou que a doença a limitasse nem a definisse.
É um livro que me marcou muito, e que indico a vocês, principalmente adolescentes, por ser uma história real, e ao mesmo tempo de superação.

#depoisdaquelaviagem #editoraatica #leitor #leituracompartilhada #leituradiaria #leitorescompulsivos #leitoresanonimos #leitoresviciadoa #loucosporlivros #instabooks #lovebooks #booksgram #booklovers #bookaholic #leituradodia #resenha #resenhaliteraria #livrosemaislivros #booksbooksbooks #livrossempre #ler #leiturinha #lersempre #lermais #habitodeleitura #indiqueumlivro #wishingabook #leituraindividual #autobiografia #drama #wishingabook

feh oliver 18/05/2021

Somente isso: Leia
Quando eu recebi esse livro, fiquei com uma certa apreensão na hora de ler. Já havia lido alguns livros que retratavam da experiência de pacientes de doenças como a AIDS, e eu não me sentia muito apegada a nenhum deles. Entretanto, assim que li as primeiras páginas, me senti completamente envolvida com a história da Valéria. Ela conta a história com tanta sinceridade que eu me senti como se estivesse batendo papo com uma amiga próxima. Ela narrou a jornada de alguém que possui DST de uma forma riquíssima. Esse livro serve para entendermos o que é ter uma DST de verdade, e principalmente para quebrarmos esses tabus e preconceitos ao meio. Na minha opinião, esse livro tinha que ser distribuído nas escolas e em todos os lugares possíveis. Ele devia ser patrimônio nacional!

É evidente que irei recomendar. Se você tiver oportunidade, leia-o rapidez!

Clara1121 17/05/2021

A questão da AIDS é bem abordada e tal, mas a Valéria (a dos anos 90, pelo menos) tem 0 noção de classe e de questões sociais.

Fernanda 02/04/2021

Livros mais que necessário !
Comecei a ler esse livro por indicação de um amigo, e para poder usar como repertório em uma redação, achava que não iria gostar tanto dessa história, ia ser uma dessas histórias tocantes sobre uma pessoa que tem aids e etc...

Mas foi o oposto do que eu imaginei, a autora e protagonista escreve de um jeito tão gostoso, que acaba envolvendo os leitores a quererem buscar mais sobre a doença, ela mostra realidade (não tão dura e monstruosa como todos pensam) que é ter AIDS, como conviver e ser mentalmente estável para aguentar toda pressão da doença.

Estou simplesmente encantada, acho que esse livro deveria ser obrigatório em todas as escolas do Brasil, tanto para os pré-adolescente quanto para os adolescente do ensino médio.

Sa.si 22/03/2021

Nossa sério seu livro perfeito.
-uma mulher fortíssima.
-o livro é muito leve para.
-parecer com uma conversa dela com o leitor.
-livro nacional.

Nayara.Rocha 21/03/2021

Marcou minha pré adolescência
Faz anos que li esse livro, devia ter uns 14 anos na época, tenho 30 rsrsrs
Lembro que fiquei muito impressionada... na época estava descobrindo a AIDS. Ele foi durante bom tempo meu livro preferido! Muito bom ler um livro sobre a AIDS com final feliz ??

Luli 10/03/2021

Li esse livro em 2017. Uma leitura para a escola, então não estava muito animada para ler, mas depois que comecei gostei bastante. Uma das poucas obras da escola que realmente li e acabei. Trata sobre a doença HIV e como a protagonista lidou com isso durante a vida. Recomendo bastante e amo por ser uma obra brasileira

Dassa 03/02/2021

Depois daquela viagem
Este libro caiu de paraquedas em minhas mãos, não sabia nada sobre ele.
Apenas comecei a ler e fui, achei a leitura um pouco cansativa, muitos detalhes que achei desnecessário, porém aborda um tema muito bom, AIDS, se hoje ainda tem gente desinformada sobre, imagina na década de 80 e 90 que é quando se passa a história....
Recomendo muito a leitura!!!

Isinha 27/01/2021

Já faz um tempinho que li esse livro, mas é muito bom e maravilhoso
Leiam