Depois daquela viagem

Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi

Resenhas - Depois Daquela Viagem

Isa 26/09/2021

Depois daquela viagem
O que dizer deste livro? O que eu mais quero dizer, deixar registrado aqui foi que me emocionei muito lendo ele, foi incrível a experiência e certamente mudou a minha vida. Depois q eu termimei ele minha vontade de conhecer o mundo triplicou kkkkkkk, nunca pensei que diria isso mas estou grata a escola por ter colocado este livro para lermos e depois fazermos a prova dele (que por sinal vai ser quinta). Recomendo demais ele.

Gi Santos 14/09/2021

Simplesmente necessário! Uma leitura leve sobre um assunto pesado. Li na adolescência e foi um divisor de águas na minha vida.

Emy 07/09/2021

Necessário!!
Da série: livros que você não sabia que precisava ler até ler eles.

Muito bom conhecer a história da Valéria. O assunto da AIDS sendo mostrado na visão de alguém que contraiu e ainda sofreu com a falta de informação das pessoas, mostra como é necessário sempre procurarmos saber sobre o assunto antes de julgar.
Algo que Valéria sempre bate na tecla no livro é que não importa como alguém aparenta ser, não importa o que veste, de onde é ou o que tem, continua sendo gente! E merece ser tratado como gente, o tempo inteiro.
Foi muito angustiante ler sobre o que ela passou e sentir impotência, mas fica a lição para aprender.
Ultimamente o uso da camisinha só é lembrado quando fala de gravidez. As pessoas estão esquecendo que também é prevenção de doenças!!
Por coincidência na data de hoje (07/09/21) eu doei sangue e nos últimos capítulos li sobre como a doação de sangue é importante e me senti duplamente encorajada a ser doadora assídua.

Vale a pena ler e aprender um pouco. O livro possui menos informações do que temos hoje em dia, mas é melhor ainda acompanhar Valéria nessa luta quase cega contra a AIDS e tudo que veio junto dela.

Mari 07/09/2021

Um livro necessário! ?Depois Daquela Viagem? conta a história de vida da autora, Valéria, que contraiu o vírus da AIDS depois de uma viagem, aos 16 anos. Além de dissertar sobre os desígnios de qualquer adolescência feminina, este livro também é importante ao abordar o vírus do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis e seus estigmas, mostrando como é fácil sua contração, bastando apenas a desinformação e o descuido! Desmistifica também seus preconceitos, mostrando que do mesmo jeito que pode acometer a qualquer um, independente de sua orientação sexual ou de uma vida sexual ativa, também é possivel viver uma vida longa e saudável com o vírus, se descoberto o mais rápido possível com atenção ao seu tratamento, não sendo excludentes as possibilidades de um casamento e filhos? aí a indubitável necessidade de sempre fazer exames ao longo da vida, e estar ciente da sua saúde, mantendo em segurança não só a si próprio como os demais! O vírus da AIDS é perigoso por poder ser omisso no organismo por muito tempo, porém o tabu sobre o tema não torna ninguém imune! Sua discussão precisa estar presente em todos os âmbitos de maneira ampla e bem articulada, especialmente em momentos de surto da doença, como atualmente no Brasil! cuidem-se ????
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Sentir-se sozinha quando se está sozinha é ruim. Mas sentir-se sozinha quando se está com alguém é infintamente pior.?

Paola365 26/08/2021

Não faz muito o meu tipo de leitura, mas foi uma experiência legal com não-ficção, fazia tempo que eu não lia nada assim.

Felipe Oliveira 06/08/2021

Esse livro me marcou.
Tenho uma história afetiva com esse livro. Na adolescência eu acabei o escolhendo na biblioteca do colégio por obrigação e descobri o prazer pela leitura. Acabei ele no final de semana e queria sempre ler mais.
Acho um livro de extrema importância para os adolescentes, por abordar a história de uma garota q no início de sua vida é contaminada com o vírus HIV, nos fazer refletir e viver esse momento juntamente com ela.

alinenotalien 30/07/2021

Continua sendo um livro necessário
Revirando algumas caixas aqui em casa, me deparei com algumas apostilas e livros didáticos velhos e, surpresa, surpresa, um exemplar de Depois Daquela Viagem, recebido da escola em que estudei. Lembro-me que comecei a ler e abandonei no meio do caminho e o livro ficou esquecido. E cá estou eu hoje, resenhando essa autobiografia tão necessária, principalmente para os jovens.

Valéria Piassa Polizzi conta como contraiu o vírus HIV aos 16 anos, os desafios e preconceitos que ela teve que enfrentar ao longo do caminho, a falta de humanidade dos especialistas da época, que fizeram com que Val associasse a AIDS com uma palavra: morte. A autora ainda conta todo o caminho para a aceitação e superação.

Não tem como não se emocionar com a história de Valéria. Os perrengues que ela passou, os preconceitos, a desumanidade dos médicos, a certeza de que ela iria morrer em decorrência do HIV... Engana-se quem acha que pelo livro ter uma linguagem coloquial não torna a leitura mais emotiva.

Depois Daquela Viagem ainda é um livro extremamente necessário, deveria ser lido por todos os jovens. Deveria ser entregue em todas as escolas, na verdade. O livro é essencial para a quebra do preconceito contra as pessoas soropositivo (porque ainda existe preconceito contra elas, pasmem), além de transmitir a importante mensagem de que se deve usar camisinha ao manter relações sexuais.

É um livro que me marcou muito, e recomendo a leitura à todos, principalmente aos mais jovens.

Thai 23/07/2021

Totalmente importante
Eu li Depois Daquela Viagem quando estava no nono ano, hoje tô entrando na faculdade, e ainda é um dos meus livros favoritos. Um dos mais marcantes. É uma autobiografia que tenho certeza absoluta que a eu do passado não teria lido se não fosse pelo meu maravilhoso professor de literatura. E, falando nisso, acho que é uma experiência totalmente válida pra entrar nas listas de leitura dos colégios e de qualquer pessoa. Principalmente nos dias atuais.
Considerando que a nossa sociedade é cheia dos achismos, que a cultura do cancelamento tá tão em alta quanto o negacionismo, essa obra é um ótimo exemplo pra entendermos que erros acontecem. Talvez, esses erros se traduzam em situações que podemos controlar. Ou, talvez, sejam coisas que estão fora do nosso controle. Mas a grande questão é o quê você faz com isso e que ser diferente não é o fim do mundo. Tampouco te torna uma pessoa ruim. Além disso, infelizmente ainda falta muita informação e disseminar tópicos necessários nas escolas ou fora delas é importante, existem coisas que não podem negligenciadas. Educação sexual entra nesse contexto, por isso mais um motivo pra ler.
Enfim, super recomendo, aliás esta leitura é fluída e enfatizo que propõe reflexões importantíssimas. Incluindo a questão dos pré-conceitos. Fora que, de todas essas morais que a autora propõe, a minha coisa favorita pareceu um tapa na cara. Mas de um jeito positivo. Valéria me ensinou que tudo é polissêmico, especialmente a vida, e seria um grande desperdício deixar de viver por temer julgamentos alheios.

Mari 18/07/2021

Eu Gostei muito!!
O livro tras assuntos muito importantes, a importância de preservativo... A leitura é envolvente, cheio de surpresas, viciante!! Super indico!

Malu 12/07/2021

Aquele típico livro com linguagem adolescente, simples, fácil de ler mas com uma temática super atual e necessária. A leitura é fluida e nos faz refletir sobre pré conceitos. É lindo a forma como Valéria consegue renascer com uma doença que muitas vezes é considerada como incapacitante. Super recomendo a leitura.

rafaella 10/07/2021

ótimo livro!
toda a discussão a cerca do HIV (ainda mais numa época onde era um assunto tão tabu e cheio de preconceito pelo público geral) é muito interessante. é muito bom também ver o quanto que, embora ainda haja preconceito, a conversa e os tratamentos evoluíram nos tempos atuais.
por ser um pouco mais antigo, tem alguns poucos elementos de fora de toda a questão da HIV e da AIDS que não envelheceram lá muito bem, mas mesmo assim é uma leitura que vale muito a pena!!

Eduarda513 07/07/2021

Legalzinho
Eu nunca tinha lido uma autobiografia, descobri que até gosto, mas não é meu forte, prefiro romances.
O jeito que ela conta a história dela, disperta interesse no leitor, pelo menos, foi assim comigo.

jansxuxus 29/06/2021

outro livro que eu tive que ler pra escola e adorei. eu não sabia muito sobre AIDS além da prevenção e foi muito interessante saber o que uma pessoa soropositiva pensa, como leva a vida. a escrita da valéria é sensacional, parece que eu estou conversando com uma amiga mesmo, super leve e fácil de ler, recomendo pra quem tá em ressaca literária, é um ótimo livro pra voltar a ler.

Bea 28/06/2021

Sério, sem palavras para esse livro!! Li por indicação do meu professor mas esse livro ganhou meu coração! A escrita é super gostosa, te prende muito e tu sente como se tivesse conversando com a própria Valéria! E com ela tu aprende a viver tua vida como se fosse o último dia da tua vida, tu aprende que mesmo com uma doença que pode te matar amanhã, não podemos ter medo de viver, e ela ainda te ensina a viver sem medo do q os outros vão pensar. Valéria te ensina a viver!!!! Depois daquela viagem é um livro que todos deveriam ler!??

Mariduana 27/06/2021

Resenha - Mariana
Li para a escola e, por isso, minhas expectativas eram bem baixas. Porém, me surpreendi com o livro. Valéria tem muita dificuldade em aceitar que tem AIDS e a trama gira basicamente em torno dessa auto aceitação. O estilo da obra (diário, relato de vida) não é o que eu costumo ler, já que não gosto muito. Mas a escrita é tão fluida que nem percebi...
Enfim, é um livro bom mas não recomendo muito porque existem livros bem melhores.