Depois daquela viagem

Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi

Resenhas - Depois Daquela Viagem

Thais Verdan 23/04/2024

Fatos reais
Eu li este livro na escola, entre 2001 e 2003. Lembro que gostei tanto, que até reli. No livro a autora conta a história dela; a história de contrair HIV na 1° relação sexual, com o 1° namorado e ter que aprender a conviver com a doença. ?

davidionisio 10/04/2024

Uma história comovente e ao mesmo tempo cômica.
O livro se propõe a educar e orientar principalmente o público mais jovem, e por isso a leitura se torna fácil e prazerosa, já que ao longo da história, é como se você estivesse numa conversa íntima com a autora.
Apesar do conteúdo delicado, a Valéria Piassa se utiliza do bom humor pra trazer leveza ao tema e para relatar sua experiência sendo uma pessoa soropositiva na década de 80/90, uma época marcada por estigmas acerca do vírus HIV.
É um livro surpreendente e que sugere, num geral, que passemos a enxergar as pessoas pra além de nossas concepções e preconceitos. Sugere que sejamos mais humanos uns com os outros e, principalmente, com nós mesmos.

Daphine 28/03/2024

...
Eu vou voltar, eu vou voltar
Eu vou voltar a ser feliz
Eu quero ser mais calmo
Eu estou cuidando de mim mesmo
Eu vou sonhar, eu vou sonhar mais uma vez
Porque se o sonho acabou
Não é um sonho velho
Que vai acabar comigo

Jojo 27/03/2024

Eu sabia q n era minha vibe, mas quis tentar msm assim
Não é a primeira vez q essa história surge para mim. Na verdade, muito tempo atrás, uma prima minha indicou essa leitura, porém não tive vontade de ler. Até que, em 2023, ganhei o livro de presente, ele ficou alguns meses parado na estante e agr resolvi ler, mesmo sabendo que não é meu tipo de leitura.
O livro é uma perspectiva de vida de uma pessoa com AIDS e tem muitas reflexões, algumas eu concordei, outras não.
Lá pela metade do livro, eu cansei da história. A protagonista insistia em ser teimosa e imatura (depois ela melhora), incomodando a leitura. Terminei me arrastando, mas terminei.
Em geral, tem reflexões interessantes, mas eu sabia q não seria um livro que eu aproveitaria completamente.

gothscent 10/03/2024

Depois daquela viagem
Ela nos ensina que apesar de possuir o vírus da AIDS ela é uma pessoa assim como todas as outras. mesmo com o preconceito das pessoas ela se mostra forte e resiliente, o que será importante pra ela futuramente.

Fernanda2594 08/03/2024

Fantástico
Esse livro é simplemente incrivel, uma verdadeira obra, tão perfeito que o li em apenas três dias. A história de Valêria é muito comovente é me fez questionar oque gostaria para meu futuro a obra toda, recomendo para todas as pessoas e desejo que você tbm tenha se apaixonado pela valêría e seus amigos. ?

Lívia 08/03/2024

Importante
Livro muito importante, principalmente por ter sido publicado em uma época com tanto preconceito sobre a AIDS. Ele mostra como realmente é a vida de quem tem AIDS, a vida mesmo, pois não é só sobre morte que se trata!!!
Achei algumas partes chatinhas e a Valéria tbm é bastante infantil em algumas cenas, mas entendo, de certa forma.

Pri 02/02/2024

Primeiro livro que li na vida, aos 13 anos
É fascinante como certos livros conseguem deixar uma marca duradoura em nossa memória. A abordagem do tema AIDS em minha adolescência certamente proporcionou uma experiência de leitura impactante e reflexiva. A experiência de ler sobre esse assunto naquela fase da vida, mesmo com tão pouca compreensão pessoal do tema, trouxe reflexões profundas e impactantes. Essa leitura influenciou minha perspectiva sobre saúde e relacionamentos, foi algo realmente significativo.

Mateus.Risso 28/01/2024

Uma mulher corajosa escrevendo um livro corajoso
Lembro de ler esse livro no ensino fundamental e de ficar impactado com o poder que ele tem. As descrições da Valéria sobre sua vida me marcaram tanto que acabei comprando novamente o livro (perdi aquela versão que li no 7° ano) somente pra reviver sua trajetória.

Através de uma escrita informal, Valéria nos conta como foi sua experiência com o HIV em uma época onde a doença era sinônimo de prazo de validade. Todo o medo, lutas internas, orgulhos, vaidades e embates medicinais são retratados através da visão de uma jovem que tem como única missão parecer "normal" perante a sociedade.

Os choques de geração são constantes do livro. Muito duro descobrir que jovens dos anos 80 não tinham acesso ou conhecimento sobre os benefícios do preservativo e formas de se cuidar. Uma verdadeira aula de educação sexual, tema extremamente importante na vida de jovens e adultos até os dias de hoje.

Senti falta de alguns "detalhamentos" no livro, mas nada que tire o brilho e o poder que essa obra emana. Indico a leitura rápida a todos aqueles que querem se sentir gratos pelo dom da vida ou precisam de inspiração para continuar vivendo.

lorraynne.bs 24/01/2024

Depois daquela viagem ??
"AIDS. A AIDS mata. É o mal da humanidade. É mórbida, é deprimente, é horrível. Vamos acabar com a AIDS. Como é que se pode levar uma vida normal ouvindo isso toda hora, lendo isso em todos os lugares? Como é que eu posso pensar em seguir uma carreira, casar, ter filhos, construir qualquer coisa que seja, sendo associada a todas essas coisas horríveis?
Mas acho que o doctor jamais entenderia isso. As vezes, nem eu mesma entendia. Fiquei quieta sem dizer nada."

No livro autobiográfico acompanhamos a história da Valéria, que descobriu ter aids aos 16 anos, após ter relações com seu primeiro namorado, que era abusivo.
   Apesar de ter contraido a doença aos 16 anos, ela só descobriu com 18 anos quando foi fazer um exame de rotina, antes de seguir viagem aos Estados Unidos.
   Durante o livro vamos nos emocionado a cada página, a linguagem é muito acessível e é impossível não ter empatia pela Val, que vai aprendendo a viver no mundo pós descoberta dessa doença, que na época era ter uma sentença de morte, além da falta de informação e o preconceito da sociedade.
   A autora busca com o livro conscientizar adolescentes e também adultos sobre a educação sexual, que ainda hoje é um tabu para a sociedade. É fundamental termos políticas que levem o conhecimento sobre sexo para as escolas, não para ensinar práticas sexuais, mas sim de prevenção, por que segundo a própria Valéria Piassa a sua imaturidade sobre essas questões à levou a transar sem camisinha, mudando todo seu destino.

Destaque ao trecho simples, mas que me destruiu literalmente: "É, acho que já não havia muita esperança. Lembro que antes de ir àquele médico, no caminho de ida, minha mãe havia feito uma promessa de parar de fumar. Agora, no caminho de volta, ela acendia um cigarro."

Tefinha 23/01/2024

Importante, mas cansativo em alguns momentos.
A história nos faz refletir e também se conscientizar, porém, achei um pouco cansativo, principalmente nos momentos em que ela ficava lembrando da infância e tal. Achei desnecessário render tanto tempo (em mais de um capítulo) nas recordações da infância.

Yasmin 23/01/2024

Aquela velha história de que livro bom é livro que é passado adiante.
Ganhei esse livro de uma amiga da família, ela me deu com tanto carinho e disse que leu quando tinha minha idade. Então resolvi que ele seria minha primeira leitura de 2024. E não me arrependo.

Não é o tipo de leitura que tô acostumada, mas ele é direto, fala as claras e não é uma lição de moral. É a menina contando como contraiu o vírus da AIDS e tudo que se passou em seguida. As idas aos médicos, os preconceitos não só dá sociedade mas tbm dos médicos, de como ela queria ser tratada por eles como gente e não só como um pedaço de carne cheio de vírus (e quando ela falou isso eu me arrepiei dos pés a cabeça.) É triste saber que ainda hoje temos profissionais da saúde incapazes de serem tocados pela dor do outro. que acham que aquela pessoa não passa de mais uma.

Teve uma parte que me marcou muito foi que ela disse que no Brasil os panfletos e quando ela ia ao médico só se falava que "quem tinha AIDS ia morrer. tinha uma estimativa de meses ou alguns anos, mas não passaria disso" e quando ela foi para os EUA estudar ela acabou indo ao médico lá e lá os panfletos já eram diferentes eram sobre "Pessoas que *vivem* com AIDS, que trabalham, constroem família". Outra foi uma médica que ela consultou que disse pra ela sonhar grande, fazer planos para dali alguns anos, mas ao mesmo tempo não deixar nada para depois, viver o agora e aproveitar. E isso serviu tanto pra ela quanto pra mim! Ter objetivo na vida é o que nos impede de morrer num quarto escuro, mas aproveitar o agora é o que faz a vida valer a pena. Quem sabe se amanhã ou depois estaremos aqui?

Uma outra parte que eu amei foi quando ela faz uma metáfora sobre você fazer um bolo sem estar marcando o tempo e você fazer um bolo com o tic tac do relógio dizendo que seu tempo está acabando. No fim das contas, você acaba gastando o mesmo tempo, mas com o tic tac te lembrando a todo momento que seu tempo está no fim, vc se enrola, o ovo cai no chão, a farinha suja tudo, vc vigia o relógio o tempo todo ao invés de se concentrar no que realmente importa que é fazer o bolo. E assim foi com ela quando descobriu a doença. Estava o tempo todo achando que tinha alguns meses e vigiando o relógio da vida o tempo todo sem prestar atenção de que *estava* viva. De que tinha vida e tinha muito o que viver ainda.

Enfim, esse livro me tocou de um jeito especial. É uma leitura rápida e direta. Parece mais um bate papo com a autora. Ela contou a verdade nua e crua e isso é tão importante. Queria que todo adolescente se interessasse por essa leitura. Não acho que tenha sido a intenção da autora dar lição de moral em ninguém, mas o tanto de coisa que tirei desse livro de aprendizado não é brincadeira não!

Lety 18/01/2024

Leitura rápida e cativante, baseado na história real da autora, um livro que me prendeu do início ao fim

Isabelle333 15/01/2024

Já li este livro 3 vezes é meu preferido da estate. A primeira vez que o li o terminei em apenas um dia,super recomendo a cada palavra você consegue sentir a dor da autora e como isso a tornou forte!!!

PaulaSilva88 09/01/2024

Faz anos que li este livro, lembro bem da minha época de manhãs na escola e as tardes na biblioteca, é o primeiro livro que tenho na memória de ter lido inteiro e ter ficado fascinada pela história, um dos livros que me fez leitora.