Depois daquela viagem

Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi

Resenhas - Depois Daquela Viagem

Isinha 27/01/2021

Já faz um tempinho que li esse livro, mas é muito bom e maravilhoso
Leiam

analeferro 11/01/2021

Reflexões.
Talvez seja sobre isso que o livro seja, ao menos foi o que me deixou de recordação desse livro que li acho que já tem dois anos. Foi uma biografia prazerosa de ler e me instigou a pensar um pouco sobre a vida no geral, sobre saber priorizar o tempo e aproveitar o máximo possível.

Mari Formiga 31/12/2020

Esse livro é cheio de reflexões. Tem horas que a autora vem e te mostra a realidade nua e crua das situações da vida. Eu gostei bastante!

Gabi 28/12/2020

para fazer pensar
Esse livro e exatamente importante para nossa geração, a maneira que é escrita e muito atual, e uma leitura facil

r_enataf 23/12/2020

Depois da terceira vez
Quando li este livro não passava de uma adolescente de 20 anos do qual me tocou, indiquei para amigos a leitura e todos tiveram o mesmo sentimento. Na 2ª percebi mais detalhes do que da 1ª o tal do amadurecimento e na 3ª só posso reafirmar que é um livro que levarei pra vida. É um livro que meus filhos conhecerão é um livro que continuarei indicando. Eu amooo!

Geovane 15/12/2020

Uma das minhas melhores leituras!
Este livro caiu no meu colo. Sabe aquele livro que você nunca ouve falar, mas quando da de cara com a capa ele chama atenção e você quando vê já esta abrindo as páginas e lendo? Pois é. Foi assim.

Acredito que esta foi a minha leitura mais rápida de 2020. Desde o início a Val, foi me cativando e fui me adentrando cada vez mais na sua história. Tenho certeza que em algum momento todos os leitores se identificaram com a Valéria, com suas angústias, medos, dúvidas. Pois enfim, ela é uma pessoa comum. Como eu, como você.

Relutei em não pesquisar mais sobre a vida dela antes de terminar o livro. E o final me surpreendeu e emocionou, como poucos livros que li durante minha vida. Saber que no fim tudo deu certo e que ela está até hoje convivendo com vírus e ensinando as pessoas.

marianasampaio0 10/12/2020

....
Livro com uma pegada mais teen, muito fácil de ler e com uma mensagem muito importante.

Lu 28/11/2020

Na adolescência quis ler esse livro, mas acabei deixando pra lá. Agora, depois de adulta, achando que seria uma linguagem muito boba, me surpreendi. A história é muito boa e nos faz refletir bastante.

Rosângela 22/11/2020

Imprescindível a todos que anseiam por conhecimento.
Este livro é sensacional, um relato verdadeiro, de um drama que ainda nos aterroriza que é o vírus HIV, Valéria é muito honesta em sua dissertação, não fala somente do vírus, mas do preconceito, que os portadores ainda tem que lidar.

Asenate Brasil 21/11/2020

Esse livro me marcou na escola, li ele como paradidático e q história fantástica da Valéria. Resolvi reler esse ano e parecia ser a primeira vez que eu o lia. Chorei, ri, me emocionei de novo. É incrível acompanhar a trajetória de uma adolescente diagnosticada com AIDS num momento em que a única coisa q se sabia da doença era matava. A linguagem tbm é muito simples, parece uma conversa. Super indico essa autobiografia.

Ally 22/10/2020

Depois daquela viagem
Eu não imaginaria que essa autobiografia poderia ser tão impactante na minha vida.

Essa é a história de Valéria Polizzi, que começou a ser contada em 1999, aos seus 23 anos de idade.

Valéria convive com o vírus da AIDS desde que teve sua primeira relação sexual, dentro de um relacionamento abusivo, aos 16 anos.

Sua história é uma fonte de grande inspiração, é um ensinamento pra vida.

Esse livro me trouxe questionamentos que me tiraram da minha zona de conforto - agradeço imensamente a minha madrinha querida por ter me apresentado - aqui nós conseguimos enxergar o preconceito, enxergamos a dor, os desafios, a difícil aceitação, enxergamos também a beleza do ser, do compartilhar, a amizade, a família, o valor da vida e a aceitação da morte como única certeza absoluta.

A princípio, vemos uma menina forte e também ingênua, que sempre encara de frente seus desafios, porém, não consegue acreditar que a vida pode ser boa carregando o vírus da AIDS, que na época era sinônimo de impureza e morte.

No entanto, sua percepção sobre si mesma vai se transformar, quando ela decide ir para os Estados Unidos estudar inglês.

Chegando lá, ela conhece pessoas e médicos incríveis que a ajudam a se encontrar e entender um pouco do sentido da vida - viver.

Com o passar do tempo, ela volta para o Brasil e chegando aqui, passa por situações muito difíceis, que nos  emociona e nos faz refletir.

Então, após tanto aprender, ela resolve ensinar. Mostrando a todos os médicos, amigos, familiares e leitores que todas as pessoas são GENTE/HUMANAS e merecem respeito, e que mesmo com inúmeras dificuldades, ainda há tempo para se alegrar e dividir momentos bons com quem se ama.

Por fim, o livro nos mostra como as pessoas podem  evoluir e mudar seus pensamentos de uma forma positiva, sempre procurando mostrar que o melhor da vida é o agora, pois o amanhã pode nem existir.

Palavras da autora: ?A vida é uma daquelas coisas tão presentes que passa despercebida. Às vezes nós precisamos quase perdê-la, ou achar que está por se perder, para lhe darmos o devido valor e dimensão. E, ainda assim, não conseguimos entendê-la direito".

Isabella 15/10/2020

"Tem que haver alguma razão. Tem que ter algum sentido. Não é possível a gente ter um corpo que sente, um coração que bate, um nariz que respira, um cérebro que pensa, uma alma que sonha e, no fim, não ser nada."

Gabi Prado 14/10/2020

Incrível, mas com aspectos problemáticos
Eu não preciso nem dizer o quanto este livro é maravilhoso e contribui para a vida de pessoas que não tem acesso ao que de fato é a AIDS, eu, por exemplo, mesmo estando em posição de privilégio, não sabia nem 1/5 da vivência de uma pessoa portadora do vírus HIV e depois deste livro vou estudar sobre o tema. Entretanto, algo me incomodou bastante: as diversas referências racistas durante o livro. Sei que ?Depois daquela? viagem foi escrito em uma época onde o racismo não era tão abordado, mas precisamos rever com responsabilidade oq é dito, para que não se incuta o racismo estrutural na mente das pessoas. Durante o livro a beleza foi extremamente associada ao tom de pele, desde o momento em que se critica a médica pelas tranças ou quando se afirma que a professora é bonita e logo após descreve a cor de pele branca. Para piorar, a maneira com que a personagem principal tem medo da colega de quarto por ela ser negra, a maneira com que dizem que negros nos Estados Unidos são racistas com pessoas brancas, sendo que a essa altura do campeonato sabe-se que não existe racismo reverso. Enfim, o livro é bom, mas esse aspecto deixou a desejar.