A Maldição do Cigano

Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Leila 20/01/2024

Gostei muito da história.
Gostei do final, apesar de eu querer um desfecho menos aberto.
Eu gostaria que tivesse mais uma 50 páginas.
Mas no geral é uma ótima leitura.

Anatalia 18/01/2024

Livro com final esperado, Stephen King sempre mostrando o lado ruim que todo ser humano possui, provando que nem todo mundo é 100% bom ou ruim.

sofia 18/01/2024

"A infelicidade anseia por companhia, e acho que todos temos em nossa natureza um traço de pura mesquinharia tão estreitamente ligado ao nosso lado bom que jamais nos libertaremos dela."
Um fiel 3 estrelas. Apesar de ser um livro que me despertou interesse de cara ele não realmente conseguiu prender minha atenção e foi uma leitura não muito longa mas que me custou meses. Por ser um livro do Stephen King ele, naturalmente, é muito detalhado, especialmente em detalhes que não são de relevância para o desenvolvimento da história, porém do meio para o fim do livro os acontecimentos voltam a se tornar interessantes e inclusive muito bem escritos. O livro tem ótimas críticas e são muito bem abordadas com o desenvolvimento do problema. Algumas pessoas não se agradam com o final, mas eu particulamente não consigo imaginar ele terminando de outra forma além de se encaixar perfeitamente no desenvolvimento.

Liliana 14/01/2024

"Quando vocês se vê sendo apagado quilo por quilo, como uma complexa equação sendo apagada do quadro negro linha por linha e cálculo por cálculo, isso produz algo em seu senso de realidade. Sua própria realidade pessoal, a realidade em geral.
Ele tinha sido gordo ? não volumoso, não com alguns quilos a mais, mas decididamente gordo como um porco. Então, passará a corpulento, depois a apenas mais ou menos normal (se é que realmente havia tal coisa ? de qualquer modo, os três patetas da Clínica Glassman achavam que havia), depois a magro. Agora, contudo, a magreza começava a deslizar para um novo estado: o esquelético. O que viria depois disso? Definhamento, supunha ele. E, em seguida, algo que ainda pairava além dos limites da imaginação."

Junior 08/01/2024

?É fácil acusar, fácil querer vingança. Entretanto, quando analisamos as coisas em detalhes, começamos a ver que cada evento é ligado a outro evento; que as coisas às vezes acontecem simplesmente porque têm de acontecer.?

iammoremylrds 07/01/2024

Uma obra macabra, pessimista e muito sombria com diversos elementos bem explorados além do plot ser muito interessante, uma história rápida de se ler, mas difícil de ser digerida, trazendo reflexões sobre a justiça e críticas mt pertinentes!

lys 05/01/2024

"?Sinto um puco de pena de você, não muito, mas um pouco"
Olá pessoas, cansadas da impunidade no Brasil? Que tal um livro onde, mesmo achando que saiu impune de seu crime, nosso querido protagonista (ou nem tão querido assim) verá a justiça sendo feita com as próprias mãos, no caso com as mãos de um velho cigano? =)

"Era como se alguém [...] estivesse usando uma louca e sobrenatural borracha sobre ele, apagando-o, quilo a quilo."

Nessa história o advogado Bill Halleck atropela uma mulher, que vai de arrasta pra cima. Porém, com a ajuda de alguns conhecidos, ele sai impune de seu crime ou será que não? Um cigano, então, joga uma maldição nele. Agora Bill, um obeso de 113kg, está perdendo peso cada vez mais rápido e se tornando aos poucos uma monstruosidade cadavérica.

"?Acho que deveria engordar um pouco ? disse a jovem."

Dá para sentir empatia por esse cara? Não. Em nenhum momento o protagonista consegue se arrepender de fato pela cagada que fez, ele insiste que a cigana atropelada tem tanta culpa na história quanto ele e que, portanto, o cigano lhe lançou uma maldição descabida.
Eu atropelo e mato uma pessoa por ser negligente no volante, uso dos meus contatos para sair impune do crime e um cigano mulambento acha que tem direito em me lançar uma maldição, que coisa não?

"?Parece assustado [...] É tarde demais para ficar assustado, homem branco da cidade"

A leitura é fluida e gera cuiriosidade para saber até que ponto o advogado irá definhar ou se ele conseguirá se livrar dessa. É claro, com minha grande torcida para que ele definhe até não haver distinção entre ele e um esqueleto desses de laboratório. Ah ah

O final é muito bom, mas deixa uma dúvida: Alguém sabe o número desse cigano? Ele faria o maior sucesso aqui no Brasil.

"Todo mundo paga, mesmo por coisas que não fez. Nada de quites."

Zé Guilherme 04/01/2024

Uma doce maldição.
Uma obra clássica do mestre para começar o ano. Já conhecia a história por conta do filme dos anos 90, mas escrevendo como Bachman, o King consegue evocar uma voz mais brutal e grotesca para narrar as desventuras do nosso protagonistas em busca da cura para uma maldição cigana.

Sombrio, pessimista e macabro. Uma receita certa para mais uma joia do King.

Cintia264 04/01/2024

A maldição do cigano
O livro traz a história de Billy Halleck, um advogado obeso que, após atropelar e matar uma velha cigana, é declarado inocente e, ao sair do julgamento, recebe o que parece ser uma maldição.
     Ao decorrer da história, acompanhamos a busca desse advogado pelo cigano que lhe lançou a terrível maldição.
   Será que realmente vale a pena fazer qualquer coisa para acabar com a maldição?

Essa história traz um suspense acompanhado de uma leve pitada de horror.
   Como a maioria das histórias do Stephen King, o meio da história traz
uma leitura lenta que se torna mais rápida ao final.
   O final dessa história, assim como o começo, deixa um pouco a desejar, o que faz com que esse livro não seja considerado uma grande história de suspense e horror.

Sara.Jessica 02/01/2024

Boa história
3,5/5
História sem tanta barriga e com um plot bem interessante. Final condizente com o que a história foi o tempo todo: uma incessante tentativa de resolver um problema e apenas conseguindo um maior em seguida.

Thi 29/12/2023

Até onde vai a justiça? Depois de atropelar uma cigana e não ser devidamente punido, Bill tenta descobrir o que está acontecendo com ele.

Gabriel1994 27/12/2023

Minha opinião sobre A Maldição do cigano
A ideia da história é boa o desenrolar legalzinho e o fim um pouco triste e inesperado, esse foi o segundo livro do Stephen king que eu li e eu gostei, tem umas cenas que eu literalmente ficava sem acreditar no que estava lendo de tão inesperado que era, mas é um livro bom.

Nathália 27/12/2023

Esse livro é o puro suco da ansiedade. Quando você acha que as coisas podem ?melhorar? (e coloque muitas aspas nisso), o rumo da história simplesmente puxa seu tapete.
O declínio físico do protagonista é acompanhado de um estrago mental e emocional ainda maior, e talvez essa seja a verdadeira maldição.
King tem narrativas melhores, mas essa aqui também é um de seus acertos. Não é assustador, mas bastante angustiante, e isso já é o suficiente para prender o leitor.

Paloma.Rocha 26/12/2023

Médio
Bill Halleck um dia em que se deixa levar por uma distração no trânsito e atropela uma velha cigana. Conseguiu sair ileso por conhecer as pessoas certas, mas ?ganhou? uma maldição de um cigano que o viu e falou ?mais magro? a partir daí ele começou a emagrecer sem explicação, e sem parar também. O que o fez viver um grande terror.
A história é bem ok, mas o final não surpreendeu rs

MARTA CARVALHO 26/12/2023

O advogado Bill Halleck, ao voltar de uma festa com a esposa, se envolve em um acidente que acaba na morte de uma velha cigana. Saindo do Tribunal, ao ser liberado sem nenhuma penalidade pelo ocorrido, esbarra com um velho cigano, pai da falecida, que o amaldiçoa tocando seu rosto e pronunciando apenas uma frase: mais magro.
O emagrecimento desproporcional de Bill causa espanto e preocupação em todos, e a sua busca por solução acaba levando a descobertas que envolvem outras pessoas nessa maldição.
A escrita do King é sem comparação: viciante, sendo que, mesmo sendo um livro curto, tem trechos bem monótonos, mas com reflexões interessantes sobre corrupção nos meios jurídicos, responsabilidades, culpa, preconceito e vingança.
Gostei bastante do final e ao descobrir que havia um filme (1996), baseado no livro, corri para assistir e mesmo com algumas pequenas mudanças, foi bem fiel a obra, adicionando algo que eu também queria ter acrescentado.
Recomendo, mas sem muitas espectativas.