A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 25/02/2023

Doido
Os livros que o King escreveu sob pseudônimo tem uma aura diferente, as coisas são mais cruas, ele vai direto ao ponto.

Nesse aqui, a gente só quer saber quanto tempo vai demorar pra ele emagrecer tanto que vai desaparecer.

Bill é amaldiçoado por um velho Cigano, e apesar de não levar isso a sério vai perceber dia após dia de que isso é real, ele acorda cada dia mais magro, e vai lutar do jeito que pode para reverter isso.

Se eu tiver que escolher entre o final do livro e do filme, eu prefiro o do filme, é muito mais impactante.

beatriz 15/02/2023

Leitura bem mais ou menos pra mim. estava esperando horrores, mas o livro me entregou bem pouco. nem parece que tem menos de 300 páginas, uma enrolação sem fim. capítulo com quase 1h de duração, gente, que isso?!
não gostei da premissa da maldição de ciganos, achei que o tema foi trabalhado de forma relativamente superficial e pejorativa. o melhor capítulo quanto a isso é o do ex-policial. ele parece ter um pouco mais de discernimento em relação a isso. nos deixa uma reflexão bacana sobre vingança e justiça.
alguns capítulos são bem interessantes, mas no geral é uma leitura morna. não consegui me apegar a nenhum personagem, quase todos insuportáveis e egoístas. a morte de um determinado personagem me pegou MUITO, mas ok.
final interessante, quebrou totalmente a expectativa do Billy. um tiro verdadeiramente saído pela culatra. no mais, recomendo para que tirem as próprias conclusões!

Sem estante 14/02/2023

Arrastado
O livro tem uma premissa muito boa, porém as coisas demoram a engatar. A maldição de Billy leva nossa curiosidade a seguir em frente, mas só mais pro fim que o livro melhora.

Portanto não é um livro ruim, é no máximo um livro bom.

Sousa 04/02/2023

Surpreendente
Que livro maravilhoso. Mais uma vez Stephen King me surpreende com sua história cheia de reviravoltas e surpresas que me deixaram assim?? a cada pagina desse livro e que me deixou assim?? no final kkkk. A historia conta a vida do advogado bem sucedido Willian depois de ter atropelado a filha de um sigano e sua luta para desfazer uma maldição lançada contra ele,mas não se iluda essa história não é contos de fadas e um beijo não vai salva-lo. O final vai te surpreender e te deixar impactado,assim como eu fiquei.

Hiego 01/02/2023

Com uma rotina tranquila, bem casado, o advogado Bill Halleck não tinha muitos problemas na vida. A não ser o peso. Mas por nada no mundo dispensaria os dois ovos com bacon do café da manhã ou os pacotes de Doritos diariamente devorados. Tudo iria mudar drasticamente naquele maldito dia. A velha cigana se pôs em seu caminho e Bill não conseguiu parar o carro. Ao mesmo tempo em que as rodas esmagavam a velha, a vida de Halleck começava a ser destruída. Considerado inocente pela justiça humana, não pôde fugir à maldição soprada por Taduz Lemke, o patriarca dos ciganos, na saída do tribunal. "Emagrecido", praguejou o velho. A partir desta dia, os 111 quilos de Bill passam a ser sugados vertiginosamente. Se não conseguir deter a maldição cigana, em pouco tempo Bill não será mais do que um feixe de ossos.

Viviane 28/01/2023

Um dos mais intensos que ja li do King, um livro tenso, instigante como devem ser os livros do King.

Sadie 25/01/2023

Escrita, tema e desenvolvimento muito bons, assunto que prende o leitor no entanto o final deixou a desejar no meu ponto de vista por não abranger o mesmo tratamento aos responsáveis por lançar tal "maldição " e por novamente coisas desagradáveis retornarem à mesma pessoa.

arasss 21/01/2023

Esse eu demorei quase 1 mês pra ler. Não por ser ruim, fator ambiente mesmo.
A escrita do King é muito boa, te leva pra junto do enredo de forma você se pega boa parte do dia pensando sobre o que vai acontecer, quando, onde e se afinal, haverá justiça??
Acho que essa Inclusive é a grande questão do livro "Justiça pra quem? Não estamos quites".

Ps: o capítulo do Ginelli foi mto cansativo. Fora isso, obviamente, melhor que o filme.

Fernanda1156 13/01/2023

Que Maldição viu... que história
Billy está obeso e come compulsivamente, sua mulher Heidi é uma fumante também compulsiva. Billy atropelou uma velha cigana que veio a óbito e está acreditando que um velho cigano, pai da mulher atropelada lançou uma praga nele, Billy está emagrecendo sem nenhum esforço e comendo a mesma quantidade e atéuma quantidade muito maior do que comia, mas estáemagrecendo... ele e a esposa colocou na cabeça que tem alguma coisa errada e que ele deveria ver um médico e fazer um check-up, a esposasuspeitade câncer, mas Billy sabe muito bem que é uma maldição...
Gente no início do livro achei meio parado porque não acontecia muita coisa o cara só ia emagrecendo mesma, mas quando chega no meio da história a coisa muda e começa a ficar bem interessante e o final, meus amigos, que final. Então foi mais uma leitura do mestre King que não decepciou e que recomendo demais da conta!!!

@viajeira.literaria

Vini Olivon 08/01/2023

A MALDIÇÃO
Incrível a percepção de justiça que esse livro passa.

Acabei a última linha da história com a reflexão de que o que muitas vezes é justo pra você e satisfaz seu "senso de justiça" não necessariamente será justo para a outra pessoa ou então de um ângulo diferente.

Lucas T 05/01/2023

Mais magro

"Emagrecido", sussurra o velho cigano de nariz carcomido para William Halleck, quando ele e sua esposa Heidi saem do tribunal. "Emagrecido". E antes que Halleck possa recuar, o velho cigano estira o braço e acaricia-lhe a face com um dedo retorcido.

Foi dessa forma que Stephen King iniciou A Maldição do Cigano (1984), embora tenha sido publicado originalmente sob o pseudônimo de Richard Bachman, esse romance juntou todas as características que também podem ser encontradas em obras mais clássicas do autor, portanto, poderia facilmente ser identificada como sendo um livro do King.

Trata-se de uma história bastante peculiar e muito criativa. Aqui o autor vai falar dos ciganos e suas maldições. Mais precisamente, uma maldição que fará nosso obeso protagonista emagrecer compulsivamente, não importando o quanto ele consuma calorias, seu peso vai diminuindo gradativamente até chegar ao 'peso zero'. E quando isso acontecer, bom, ele morrerá.

"William Halleck estava dirigindo tranquilamente com sua esposa Heidi no banco ao lado. Quando repentinamente uma velha cigana apareceu em seu caminho e o fez perder o controle do carro. Ele não pôde parar a tempo e a acertou em cheio, matando a velha cigana na mesma hora. Aproveitando-se de sua condição de advogado, William foi absolvido de qualquer acusação, saindo do tribunal completamente ileso. Mas, no mesmo dia, um velho cigano cruzou seu caminho e lhe lançou uma terrível maldição "emagrecido"; que o fará perder peso descontroladamente, até a morte".

O que nos temos é uma intensa corrida contra o tempo, pois William precisará encontrar o velho cigano onde ele estiver e o convencer a retirar essa maldição. Mas não será tão fácil quanto ele pensa, pois os ciganos são ardilosos e sabem quais são as intenções de Billy. Eles o desprezam profundamente por atropelar a matriarca cigana, mesmo que acidentalmente. Portanto, convencê-los a retirar a maldição não será uma tarefa tão fácil assim.

O interessante é que Billy não foi o único amaldiçoado, pois houveram muitas pessoas envolvidas no atropelamento da velha; o advogado que o defendeu recebeu um castigo tão ruim quanto, pois sua pele começou a virar uma espécie de couro animal, com escamas brancas e rígidas; o juiz que o inocentou recebeu um castigo ainda mais doloroso, sua maldição foi ter a pele completamente destruída por espinhas e furúnculos purulentos. Algo totalmente repulsivo.

E nesse cenário trash King vai construindo sua narrativa, colocando o protagonista sob uma situação completamente desesperadora: ele vai morrendo (emagrecendo) mais a cada dia. E ainda tem a incerteza em relação aos ciganos e suas maldições, pois ele em nenhum momento sabe se de fato irá encontrar os ciganos e nem se conseguirá livrar-se desse terrível castigo.

É um ótimo livro pra quem gosta de terror e realismo fantástico.
Martins 06/01/2023minha estante
Bom dia, meu amigo! E que bela resenha, hein... mas onde foi que vc comprou esse título?

Lucas T 15/01/2023minha estante
Olá, meu amigo. Muito obrigado! Comprei esse exemplar em um sebo através do aplicativo Shopee. Fico de olho e sempre acabo encontrando algumas raridades iguais a essa.

gabilopeswb 27/12/2022

King sempre nos surpreende com suas tramas, e sabe prender o leitor como ninguém, e com ?A maldição? não foi diferente, o livro conta a história de Bill Halleck, um advogado bem-sucedido e com uma família feliz, até que um dia uma velha cigana cruza seu caminho e ele não consegue frear a tempo. Bill vai a júri, porém na saída do tribunal encontra um velho cigano com o nariz carcomido que lhe lança apenas a frase: mais magro. Desde então, sua vida vira de ponta cabeça, e tudo vai ladeira abaixo incluindo seu peso, então Bill parte para o seu objetivo de quebrar a maldição do cigano. (ps: isso tudo não é nenhum spoiler, pois já se encontra nas primeiras páginas do livro).

Sabe aquele livro que você nem sente as horas passando de tão gostosa que é a leitura? Esse livro é assim. Embora seja um livro de terror a leitura consegue ser leve e envolvente, e mesmo a escrita sendo leve ele consegue manter o suspense e a curiosidade, nos deixando ansiosos para acabar o livro.

Além da temática do livro ser superinteressante já que envolve coisas do oculto, maldições etc, esse livro também traz principalmente a reflexão sobre o que é justiça? Quais são os pesos e medidas corretos que se deve usar para punir alguém? O que define o que é justo ou a punição correta: a intenção, a dor, a ausência da dor, o sofrimento do apenado? Qual é a medida correta para tudo isso? Em polos opostos, ambos terão suas razões.

Esse também é um livro sobre amizade, sobre lealdade, eu não teria como deixar de falar sobre Ginelli, que com certeza foi o meu personagem favorito, ri demais com ele, com seu humor ácido e jeito decidido. Uma figuraça!!!

O final, não somente ele, mas o livro como um todo é muito surpreendente, vai te deixar pensando sobre o livro e sobre a vida por vários dias. Recomendo muito esse livro, principalmente agora para quem está de férias e quer se divertir sem perder a qualidade esse livro é maravilhoso

laurinhalag 27/12/2022

Como sempre, o autor se preocupa com os mínimos detalhes, escreve muito bem e desenvolve maravilhosamente a história proposta. Teve vários pontos que eu não curti tanto, muitos que acredito estarem ligados à época em que o livro foi escrito. Fe forma geral, foi um bom conto de ?terror? para passar o tempo

Fernanda631 25/12/2022

A maldição
A maldição foi escrito sob o pseudônimo Richard Bachman utilizado por Stephen King e foi publicado anteriormente como A Maldição do Cigano em 19 de novembro de 1984.
"Mais magro". Além de ser o título original do livro criado por Stephen King, são as palavras que o velho cigano professa sobre Bill Halleck. Após um momento de uma distração insensata ao volante, Bill acaba atropelando uma cigana que vagava distraída por entre os carros, matando-a prontamente. Com amigos no ramo e bastante conhecido na cidade Billy Halleck sai ileso, até mesmo sem alterações na pontuação de sua carteira. Valendo-se então da amizade de um juiz que adorava os seios de sua mulher e deveria ter-se acusado impedido (de julgar o caso), Bill escapa ileso de qualquer acusação. Ao sair do tribunal, porém, ele é confrontado pelo velho cigano, pai da cigana atropelada, que lhe toca o rosto e pronuncia as palavras já citadas.
Bill é um homem gordo com seus 111 quilos, e a cada dia vê seu corpo esvaindo pela balança de forma incômoda e assustadora. Certo de que estava sob a roga de uma maldição proferida pelo cigano velho, e longe de ter qualquer pessoa que acreditasse no mesmo que ele, Bill parte numa corrida desenfreada contra o tempo para reencontrar o velho cigano e convencê-lo a retirar a maldição e salvar a própria vida.
Criativo, mas às vezes cansativo para alguns "A maldição" reflete situações em que a sociedade está acostumada a fazer justiça com as próprias mãos quando a justiça comum falha. Os personagens são criados sob a ótica de que tudo pode acontecer com qualquer um e por isso mesmo o sentimento da raiva está bastante presente neles, levando-os a atitudes impensadas, de ambos os lados.
A Maldição traz a justiça feita com as próprias mãos a partir do momento em que a tal justiça dos homens falhou. Após atropelar e matar a velha cigana a partir de uma distração peculiar enquanto dirigia, Bill Halleck se valendo da velha amizade com o juiz quanto da má vontade das pessoas para com os ciganos. Inocentado, ele recebe o toque das mãos do velho pai cigano em seu rosto seguido da frase “mais magro” como já citei.
Billy um nada discreto cara de 111 quilos, começou a emagrecer de forma assustadora, mesmo comendo normalmente e ingerindo muitas calorias. Dia após dia, os quilos se esvaem, independente do quanto ele coma. Não há medicina, não há remédio, não explicação. De repente, sem fazer dieta ou exercícios, passa a perder mais de um quilo diariamente. No começo o emagrecimento é visto como uma coisa boa – emagrecer é bom, não é? – mas depois a idéia de uma doença grave lhe passa pela cabeça, porém tudo parece estar bem com o corpo de Billy.
Até que ele tem de encarar o fato de que foi amaldiçoado e que irá emagrecer continuamente até morrer. Acreditando então agora ter sido vítima de uma maldição rogada pelo velho cigano do tribunal, Bill parte em uma corrida contra o tempo para salvar sua vida, pois o tempo esta acabando e ele já percebeu.
Como ele vai convencer seu médico e até mesmo a sua família de que não está doente, que na verdade é tudo culpa de um cigano que o amaldiçoou? Sua mulher e seu médico, não acreditam em uma possível maldição, e sim acham que sua perda de peso é devido a uma anorexia nervosa psicológica, então ele terá que agir sozinho se quiser quebrar essa maldição e se salvar.
Aqui King aponta o que o ser humano tem de pior, e até que ponto pode se chegar para alcançar objetivos na vida, nos fazendo refletir sobre os limites éticos de cada um. King também levanta a questão sobre a justiça dos homens e o fato de ela nem sempre ser realmente justa.
Uma vingança mais poderosa do que a cadeia o espera após cruzar o caminho de Taduz Lemke, o velho cigano de 109 anos que é o patriarca de um grupo de ciganos que se movimenta pela costa leste dos Estados Unidos.
O cigano Lemke mostra que se pode sim fazer justiça com as próprias mãos, e o que é melhor, sem sujá-las. A obra que o nosso querido autor que escreveu sob o pseudônimo de Bachman é recheada de adrenalina, não só aquela fantasia assustadora que conhecemos e amamos, mas uma verdadeira corrida contra o tempo, em que cada segundo é precioso.
A gente vê que as pessoas são sujas em tudo que é lugar, não só na vida real. Claro que Billy não atropelou de propósito, mas foi imprudente e não sofreu nem uma punição da justiça por ser amigo dos homens que o julgou.
Característica principal das obras assinadas por Richard Bachman, os personagens são sempre levados a atitudes extremas seja por situações inesperadas e muito desespero na mente ou por conta de situações do mundo que os rodeia. Em outro aspecto, todos estão sempre à mercê do passar do tempo. Cada minuto a menos os empurra mais um pouco à beira do precipício. Ambos os protagonistas estão lutando contra o relógio para atingir seus objetivos. Neste caso, a história de Bill Halleck tem uma adrenalina bem maior, afinal sua vida está se esvaindo de forma desenfreada.
Quando Stephen King escreve com esse pseudônimo é melhor que os leitores abandonem todas as esperanças de um final feliz. A escrita de Richard Bachman é violenta e sangrenta na medida certa, é incrível como parece se tratar de outro escritor e não de Stephen King.
King não deixa de fora, contudo, seus passeios pela natureza humana. A maldição lançada pelo velho cigano e a busca por salvar a vida de Bill não o impedem de transferir seu desespero em forma de ódio para outras pessoas. A insana busca pelo cigano vai modificar, ou fazer aflorar, o verdadeiro Bill. Ele não sairá ileso desse livro, e ao final teremos um desfecho coroado com a ironia das ironias. Mordaz, ferino e irônico, Stephen King solta sua gargalhada sarcástica na conclusão do livro, e nós leitores que temos que assistir calados e sem sermos capazes de fazer absolutamente nada a não ser acompanhar como King nos vez desmoronar outra vez em um dos melhores finais que já escreveu.
O livro tem toques de terror, mas eu consideraria mais um suspense em si muito bem trabalhado. Resumindo A Maldição do Cigano conta a jornada de Billy Halleck que não via um cigano desde a infância e é amaldiçoado por um e ainda por cima têm de convencer esse cigano a perdoá-lo por assassinar um membro de sua família, antes que Billy Halleck morra.
A Maldição é o tipo de livro que precisamos nos entregar ao desespero dos personagens para extrair toda sua qualidade. É uma história alucinada que brinca com nossas crenças sobre o velho ditado do “aqui se faz, aqui se paga”. É King puro e é Richard Bachman em essência!
"A maldição" é um livro em que podemos de fato assumir para nós o desespero dos personagens onde tudo parece jogar contra. A maldição tem um enredo extremamente envolvente e fácil de atrair o leitor, cada vez que terminamos um capítulo ficamos ansiosos para ler o próximo.