A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Isabella843 30/05/2022

Altos e baixos
Como fã do King, sempre é uma ótima experiência ler os livros que ele escreve, e com esse as expectativas estavam altas, principalmente porque gostei bastante da sinopse. Porém, tive algumas decepções aqui.

O livro tem muitos altos e baixos, em determinados momentos está bom, em outros é completamente arrastado ao ponto de eu ter tido vontade de abandonar. Não me apeguei com nenhum personagem especialmente (exceto o Ginelli, que achava de certa forma, interessante) e eu queria chegar logo ao final só pra descobrir o que iria acontecer. Claro que existem momentos em que as cenas são boas e descritas de forma envolvente. Porém, acho que o autor não conseguiu manter um ritmo bom nesse livro. As cenas que ele vai perdendo peso são interessantes e também as que ele investiga sobre a maldição, e na reta final o livro têm uma mudança relativa de ritmo, mas tirando isso a maioria das cenas são monótonas.

Não curti o final, achei que foi muito sofrimento e cansaço pra no final acontecer aquilo...mas enfim, não é um livro ruim, só não foi nem de longe um dos meus favoritos do King.
CPF1964 24/06/2022minha estante
Era uma vez uma leitora chamada Isabella.....

Isabella843 25/06/2022minha estante
:/ mistura de final do curso na faculdade/estágio tá me impedindo de ler...

Isabella843 25/06/2022minha estante
:/ mistura de final da graduação/estágio tá me impedindo de ler...

Isabella843 25/06/2022minha estante
fico tentando arrumar tempo pra conseguir ler, mas não tem kkkkkk

CPF1964 25/06/2022minha estante
Parabéns ! Começo de uma nova etapa na sua vida. Te desejo muito sucesso.

Isabella843 25/06/2022minha estante
Ah, obrigada. Desejo o mesmo pra você!

Isabella843 25/06/2022minha estante
Mas estou com saudade das minhas leituras haha

CPF1964 25/06/2022minha estante
Entendi... A leitura não atrapalha o trabalho. O trabalho é que atrapalha a leitura....?

Isabella843 27/07/2022minha estante
É desse jeito! ???

Kei 14/12/2009

Justiça (Pode conter spoilers)
Mais um dos intrigantes romances (por convenção, acho difícil usar a palavra 'romance' para um livro chamado A Maldição do Cigano, mas tudo bem) do universo existente na mente de Stephen King. É uma leitura agradável em palavreado e vocabulário, uma leitura típica do gênero dele, descritivo na medida certa - nem mais, nem menos -, mas que em cada palavra, carrega uma ambientação densa, como uma floresta fechada.

Contando a história de Billy Halleck, um gordo e proeminente advogado de uma cidade do Maine, que após uma infeliz 'aventura' (não é a palavra mais exata, acreditem) sexual acabou por atropelar uma velha cigana, a história mostra, primeiramente, um pouco da sujeira que existe por debaixo dos panos. Não nos livros, mas debaixo dos panos de toda a realidade ao nosso redor.

Inocentado de qualquer culpa por um crime que, no íntimo, Billy sabia ser culpado, tudo que a mente dele podia raciocinar, depois de algum tempo, era naquela palavra e no nariz esburacado do velho cigano: "Emagrecido", ele disse.

Ao redor do singular (ou nem tanto) Billy Halleck e dos ainda mais singulares acontecimentos sobrenaturais que passam a ocorrer com ele e com outros que foram envolvidos na investigação e julgamento do seu caso, a história se desenvolve e, mais do que vários outros livros, mostra traços facilmente reconhecíveis da nossa realidade. A culpa - interna e externa -, a raiva, a sujeira, a vingança e a justiça, com diversas faces e perspectivas.

Justiça, por fim, é um conceito com o qual é inevitável se confrontar ao entrar na pele de Billy, ou mesmo na pele de muitos outros personagens. O que ela é, o que visa e, no fim, quem é o certo.
Alguns, como Billy, dirão que "é como tem que ser", outros, como Ginelli, acreditarão em uma espécie de fatalismo consequente e, por fim, aqueles como Lemke, acreditarão apenas que a justiça foi feita. Talvez.

Ou, talvez não.
Felipe Lamerck 06/03/2012minha estante
Uma resenha bem legal !!

RaphaellaKaoana 03/08/2012minha estante
Não gostei, pois resenha tem uma crítica pessoal e opinião e aqui há apenas um resumo que se encontra atrás do próprio livro, mas em outras palavras... =/

Kei 05/08/2012minha estante
Raphaella, a resenha tem, sim, uma opinião pessoal, mas isso não a desqualifica. Creio que uma resenha deve ter um toque pessoal, crítico, do contrário perde o seu propósito. É justamente esse toque que faz dela levemente diferente do resumo que fica atrás do livro, justamente por isso: porque atrás do livro há um resumo, não uma resenha.

Jackie Sabino 19/02/2013minha estante
Kei, gostei demais da sua resenha (sim, é uma resenha). A sua última frase resume o livro em poucas palavras... muito bom!

Wagner 31/01/2014minha estante
Muito boa sua resenha!

Geovana 15/03/2021

A maldição
Galera fui com muita sede ao pote.
Essa foi a primeira obra do Stephen King que eu li então esperava muito pq ele e o mais famoso do gênero de terror.
Só que eu meio q matei a minha experiência pq acabei sacando o q ia acontecer no final do livro..
Mesmo eu sabendo o q ia acontecer e um livro muito bom e fiquei feliz de ter começado por esse.
Tiago 01/04/2021minha estante
Não desista de ler SK. Quando ele acerta ele acerta em cheio. Dica: Leia Misery

Geovana 02/04/2021minha estante
Não vou desistir do SK, estou lendo agora Salem e gostando..

Tiago 03/04/2021minha estante
Salem é bom também, mas lembro que só engata no meio do livro. Quero ver sua opinião depois.

Geovana 03/04/2021minha estante
Confesso q Salém engatou mais pra mim, quando eu fui ler A maldição espera ver o SK q todos falavam o gênio do terror.
Já Salém quando o garoto desaparece a partir daí tive o gostinho do SK q eu esperava.

Tiago 03/04/2021minha estante
Um das coisas que aprendemos sobre o SK é que ele prepara muito o terreno pra depois engatar a história.

Gii.assis 30/06/2023

Simplesmente incrível ?
Típico do King!!
Traz várias reflexões sobre o caráter humano e até onde o homem pode chegar pra conseguir algo, além de deixar bem claro que pra TUDO tem um preço ?
Linguagem fácil e envolvente, rápido de ler. História super diferente e bem elaborada, sensacional. ???
Emyllaynny.Freitas 30/06/2023minha estante

eu amooo ???

Jorisdana 01/07/2023minha estante
Amoooo

Gustavo Rodrigues 14/12/2022

Premissa muito boa, desenvolvimento meio lento e final excelente. Aí um resumo do que é isso livro ?

As premissas do King são, quase sempre, muito atraentes. Imaginar que um cara não para de perder peso, independente da quantidade de comida ingerida, por conta de uma maldição é algo que chama a atenção.

O início é bom mas logo a história toma um ritmo meio lento. Até uns 60% o negócio anda bem devagar, porém ver o protagonista definhando a cada página aguça muito a curiosidade e te faz encarar esse ritmo mais lento com mais agilidade.

A coisa anda mais rapidamente a partir de uns 70%, engatando a quinta marcha perto dos 85% pra frente. O final é muito bom, digno de explodir a cabeça ?

Mas, sendo bem fiel a minha crítica, não posso dizer que o livro é muita coisa além de bom. O final eleva o nível, mas também não tanto ao ponto de ser um livrão ?
Marcy 14/12/2022minha estante
Até hoje me coço quando lembro da descrição de Cary ???

Gustavo Rodrigues 15/12/2022minha estante
Hahaha sim!! A descrição é bem feita ao ponto de dar agonia

Felipe.Mainarti 18/03/2024minha estante
Livro muito bom...acho ele um dos menos comentados do SK...do meio para o final ficou um pouco lento, mas o desenvolvimento dos personagens é bem legal

Kaliane 01/05/2024minha estante
Curti bastante, fiquei o tempo inteiro obcecada com a perda de peso, acho q isso foi o melhor. Realmente é meio lento e tem muitas descrições, mas o final compensou.

Diego Rodrigues 23/12/2020

Mais Magro!
Bill Halleck é um advogado bem sucedido que vive com sua esposa e filha na cidade de Fairview. Aos 36 anos e pesando 113 kg, Bill é um potencial candidato a sofrer um ataque cardíaco em uma eterna guerra contra a balança. Mas, numa bela manhã, ao subir na balança e constatar que perdeu 2 kg, a felicidade de Bill é obscurecida por uma sombra que surge no fundo de sua consciência. Há alguns dias, ele atropelou uma idosa, mas tudo bem, era apenas uma cigana. Em uma cidade pequena como Fairview esses nômades não têm vez. O policial que atendeu a ocorrência só queria vê-los pelas costas e o juiz, que por acaso joga golfe com Bill nos finais de semana, se encarregou do resto. A justiça dos homens falhou, mas existem outros meios de se fazer justiça. Quando saía do julgamento do qual foi inocentado, Bill foi surpreendido por um velho cigano de nariz carcomido que o tocou e disse apenas duas palavras: "mais magro!" Aqueles 2 kg perdidos foram só o início de uma terrível maldição e agora Bill precisa correr contra o tempo antes que morra de inanição.
"A Maldição" foi publicado pela primeira vez em 1984, sob o pseudônimo de Richard Bachman. Com um estilo de narrativa mais seco e direto ao ponto, o livro apresenta alguns problemas e, claro, não foi publicado pelo pseudônimo à toa, destoa das outras obras do King. O livro é curto e não temos aqui todo aquele desenvolvimento de personagens e ambientação que é característico do autor. O ritmo se assemelha a um thriller, mas tem os seus tropeços. O desespero de Bill em busca de respostas enquanto perde peso sem parar, as tensões e os dramas familiares que surgem, o mistério que acompanha o bando de ciganos, tudo isso vai bem até que surge um personagem meio Stallone e aí, na minha opinião, a coisa desanda. O livro volta as estribeiras no final e entrega uma boa conclusão, mas não é o suficiente para salvar o restante da obra. Por fim, "A Maldição" é um livro que trata da forma como lidamos com os sentimentos de culpa e de vingança. Por ser uma leitura curta e rápida, vale a pena para conhecer um pouco do material que King escreveu como Bachman, mas não é uma leitura memorável.

site: https://discolivro.blogspot.com/
kaloskagathos 23/12/2020minha estante
Estava ansioso para ver tua opinião. Pra mim aquele mafioso salvou o livro kkkk, o resto foi muito chato, o Billy se hospedando em tanto hotel que eu nem sabia mais onde eu tava, uns personagens nada haver se intrometem na história, o drama familiar é muito chatooo - a mulher dele com o médico, os três patetas, etc. Eu não consigo entender como tem gente que dá nota máxima pra esse livro, absurdo, acho que é por causa do final empolgante.

kaloskagathos 23/12/2020minha estante
Estava ansioso para ver tua opinião. Pra mim aquele mafioso salvou o livro kkkk, o resto foi muito chato, o Billy se hospedando em tanto hotel que eu nem sabia mais onde eu tava, andando pra frente e pra trás igual pescoço de galinha, uns personagens nada haver se intrometem na história, o drama familiar é muito chatooo - a mulher dele com o médico, os três patetas, o policial jacaré etc. Eu não consigo entender como tem gente que dá nota máxima pra esse livro, absurdo, acho que é por causa do final empolgante.

kaloskagathos 23/12/2020minha estante
E aliás, King tem uma mania de ficar colocando uns personagens nada haver no meio da história, tem uns 3 ou 4 livros dele que isso me incomoda.

Diego Rodrigues 23/12/2020minha estante
King tava meio perdido nesse livro, o que eu achei um saco foi a ação toda ocorrer em segundo plano enquanto o Bill dormia e depois ter que ficar aguentando o mafioso contando tudo pra ele. Sem contar que o cara parece o Rambo haha

Maiara 06/05/2017minha estante
Também de lembrei desse filme kkkk ???

Jaqueline.Ferraz 12/05/2017minha estante
ahahaah muito parecido.

Giovanna.Lisboa 08/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante de trocas?

Henrique Evangelista 16/07/2016

A maldição - simplemente incrível
Billy Halleck é um advogado obeso que atropelou acidentalmente uma cigana desatenta que atravessava uma rua, mas foi inocentado. Ao término da audiência, um velho cigano, como vingança, toca em Billy e diz: “mais magro.”

Com o passar dos dias, o advogado começa a perder muito peso sem ter explicações. Ele se vê atormentado devido ao encontro com o cigano e tem de procurá-lo para que a maldição seja cancelada.

É um livro incrível com grandes reviravoltas e personagens marcantes. Um final nada previsível.
Jonathas 16/07/2016minha estante
Um dos melhores do King.

Henrique Evangelista 16/07/2016minha estante
Sim!!! Li em um dia de tão bom. Tornou-se meu segundo preferido. Só perde pra Jogo perigoso. Haha :)

Saulo.Morais 08/09/2016minha estante
Assisti o filme, pretendo ler

Aline Teodosio @leituras.da.aline 30/01/2018

Billy Halleck é um bem sucedido advogado, que em dado momento atropela uma velha cigana. No tribunal, entretanto, ele é inocentado e o velho cigano, como forma de justiça, o amaldiçoa: "emagrecido". Billy, então começa a perder peso e aí começa a batalha para sobreviver.

Em sua busca para livrar-se da maldição, várias reflexões perpassam em nossas mentes: até que ponto somos culpados por nossos atos? O destino ou o acaso podem ser responsabilizados? Até que ponto a justiça é realmente justa? É possível viver em paz com a culpa nas costas? E a vingança? Será ela capaz de apaziguar uma dor? Achei interessante que uma história de terror suscitasse tantas reflexões. E é justamente isso que torna um livro instigante para mim.

Quanto à escrita em si, o livro começou com um bom ritmo, mas como toda obra de King, em algumas passagens a leitura torna-se arrastada e cansativa devido às longas divagações do autor. Mesmo assim, foi uma boa leitura. Ah, e o final... Inesperado. Gostei.
Cássio Costa 30/01/2018minha estante
Não tinha idéia que este livro fosse tão reflexivo. Que interessante.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 30/01/2018minha estante
Nas verdade eu tiro reflexão de quase tudo que eu leio.. Rsrsrs Mas ele levanta algumas questões para pensarmos, sim.

Cássio Costa 31/01/2018minha estante
Ótimo, gosto obras reflexivas. Depois vou ler. obrigado pela dica.

Humberto 04/04/2014

Leitura desconfortável e massante. A editora Objetiva só visou lucro, nenhum conforto para o leitor.
O conto começa oco e termina vazio.
Muito me admiro em ser um conto de STEPHEN KING.
Giovanna.Lisboa 08/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante?

Humberto 11/12/2018minha estante
Giovanna.Lisboa, aceito a troca. O que você tem?

Humberto 29/01/2019minha estante
Sim, aceito. Desculpe a demora em responder.É que sou meio chucro neste treco. (computador)

Fernando Lafaiete 13/12/2017

A Maldição: O peso de encarar as consequencias de nossos atos.

A Maldição é o tipo de livro que reforça categoricamente o dom de Stephen King em contar histórias. É um enredo bem simples e uma história curta, mas que ainda assim, aborda temas bem interessantes.

Publicado anteriormente como A Maldição do Cigano, a narrativa girará em torno de Billy Halleck, um advogado obeso que durante o retorno para casa, acaba atropelando e matando uma cigana. Durante o processo de julgamento, ele acaba sendo inocentado pelo juiz que nada mais é do que um dos seus amigos mais íntimos. Na saída do tribunal, ele se depara com um cigano idoso, que não aceitando o resultado do julgamento, acaba amaldiçoando-o.

Aos poucos vamos acompanhando todo o imbróglio que surge com esta maldição. O personagem central vai emagrecendo em uma velocidade absurda e juntamente com isso, passa a ser visto como uma pessoa desiquilibrada por simplesmente acreditar que tudo é fruto de uma possível praga jogada por um cigano.

As 80 primeiras páginas são bem entediantes e é onde nos deparamos com a tão temida prolixidade de King. Esta técnica de escrita do autor, me fascina e me irrita na mesma proporção. Ao mesmo tempo que eu acho este vício narrativo excelente para a construção e solidificação dos personagens e da narrativa em si; também considero um problema para a questão imersiva da leitura tão importante para grande parte dos leitores.

Entretanto, mesmo diante deste possível problema, o desenvolvimento da história compensa as primeiras páginas. A Maldição irá retratar o processo de aceitação e anulação da culpa. Grandes questões também envolvendo preconceitos e a conceitualização de justiça e injustiça permeiam toda a narrativa.

Os personagens são muito bem trabalhados e o desfecho é simplesmente incrível. O autor cria um suspense palpável que sustenta a ansiedade do leitor em querer saber o final da história. Stephen King brinca com os nossos sentimentos nos fazendo amar e odiar os personagens em momentos diversos.

O livro em questão foi publicado originalmente em 1984 pelo pseudônimo de Richard Bachman e ganhou posteriormente uma adaptação em 1996. Apesar de ser um livro muito bom, não o considero como sendo um dos melhores livros do autor. Gostei da leitura, mas considero Misery, Cujo e Escuridão Total sem Estrelas livros bem superiores.

Stephen King assombra, incomoda, irrita e fascina várias pessoas. Sendo ou não não um escritor prolixo e você gostando ou não do rei do terror, acredito que vale a pena investir em suas histórias. Pois ler King é um processo que entrega um resultado bastante positivo. Ele é o tipo de escritor que não é possível ler com indiferença.

Nota final: 4.5
Lucas.Costa 14/12/2017minha estante
Estou com esse livro e será a próxima leitura! Bela resenha!

Fernando Lafaiete 14/12/2017minha estante
Valeu Lucas... Ele é bem legal, apesar de não ser o melhor do autor. Espero que goste quando o ler. Assim que tiver lido, volte aqui e divida sua opinião comigo. :)

Lucas.Costa 16/12/2017minha estante
Com certeza!!

Paulo.Henrique 11/09/2020

Impossível para de ler!
Desde o início do livro a leitura fluiu demais, eu não conseguia para nem de pensar nesse livro, a todo tempo acontece um fato novo, que você quer saber no vai se suceder. Realmente é um livrão, a gente sente na pele do personagem principal, sente a aflição dele. Todos os personagens são bem construídos e aquela característica que já tinha ouvido falar de Stephen King foi me apresentada nesse livro e com muita maestria, a facilidade que ele tem de colocar pessoas normais com vidas normais em situações extraordinárias.
Paulo.Henrique 11/09/2020minha estante
parar*

NayLyra 30/09/2020minha estante
Sensacional e com um final... ?

Paulo.Henrique 30/09/2020minha estante
Final de explodir a cabeça.

Mário H. 10/08/2017minha estante
Concordo com você em não ter gostado do final, pelo simples fato de não ser o que queríamos, ou do jeito que queríamos.
Mas daí a dizer que ele fez de qualquer jeito, é uma falta de respeito com esse grande escritor, ele retratou um humano, alguém que estava desesperado com o que podia ter acontecido com a filha, ficou vago sim, jogado não.

Joao Renato 05/09/2017minha estante
Jogado sim. Como eu disse, ele passou o livro inteiro lutando para se livrar daquilo, e mudou de ideia rápido demais. O final foi feito apressadamente, tudo passa rápido demais. Então sim, ele fez de qualquer jeito. Ainda mais o King, prolixo mais que tudo.

kaloskagathos 13/03/2020minha estante
Cara, se eu não tivesse lido tua resenha eu não entenderia o final desse livro. É verdade, o King decide jogar tudo na cara e acabar logo com o livro, de modo que você fica atônito. Depois de ler o final pela 2° vez entendi que o Billy se arrependeu e se entregou.

kemi 12/01/2022

stephen king você me paga
sinceramente? é um livro okay. uma pessoa me presenteou e aí decidi que ia ser meu primeiro dele e foi adequado, porém não recomendaria como primeiro king. na verdade quase não recomendaria em geral, mas se você tá absolutamente sem fazer e afim de passar raiva com um livro que você não vai conseguir largar, vai em frente.

o que me segurou na história foi o fato que o king escreve muito bem: a escrita prende muito, é bem fluida e rapidinha. tinha um capítulo de 20 infernais FOLHAS e ainda assim eu não conseguia parar de ler.
sobre o plot: não teve furos ou planejamento ruim, pelo contrário, é bem amarradinho. o problema é só que não me pareceu interessante o suficiente pra ler 300 páginas sobre isso. algumas coisas também pareciam bem convenientes pra trama do personagem (tipo uma certa amizade dele) e o king tem a mania de se referenciar nos próprios nervos e isso é particularmente me dá nos nervos (uma coisa é o cervantes fazer em dom quixote de um jeito brilhante, mas não gosto dessa referência de cultura pop nos livros em geral, gosto pessoal mesmo) que
o personagem principal é DETESTÁVEL e eu não tenho certeza se o autor queria que ele fosse tanto assim.
também tem MUITOS preconceitos e estigmas vindo tanto dos personagens quanto da trama em si e do próprio king (fui pesquisar e aparentemente esse preconceito dele é uma coisa recorrente rs então essa coisa de ser lá dos anos 80 não foi uma desculpa que colou forte pra mim) e é uma coisa que fica te incomodando o livro todinho.

não consigo dar uma nota alta mas não pareceu muito justo ser muito baixa. ele é bem escrito e bem planejado, porém em uma base de racismo e um assunto que poderia ter sido bem melhor abordado. as 3 estrelas acabam sendo pela boa experiência de leitura, e não por um bom livro.
Lip 12/01/2022minha estante
Esse livro é bem escrito. Essa questão do Preconceito vem da época que o livro foi escrito, tanto que se tu for ler os mais recentes (de 2000 ate hoje, ele cita mais coisas referentes aos LGBTQIA+ e muito menos racismo, machismo e tals. Esse se eu não me engano é final dos anos ou começo dos 90, não lembro agora. Mas de outra chance ao King, garanto que vale a pena.

kemi 12/01/2022minha estante
de 84 acho. deu pra ver que era mto o pensamento da época (tinha até personagem abertamente usando cocaína? que ele até repreendeu) mas como o plot foi todo em cima disso pra mim não foi tão aproveitável. mas eu sem sombra de dúvidas vou dar outra chance kkkk foi uma porta de entrada esquisita mas foi uma!

Victor Hugo 07/02/2022minha estante
eu super concordo com você, tive as mesmas sensações com a leitura

Wilgner 27/02/2021

O livro mostra uma trama boa, mas achei a história meio que parada em uns 60% do livro. As melhores partes tem o ponto forte de prenderem o leitor e fazerem com que ele continue querendo saber o que vai acontecer. Não achei o final ruim como vi muitas pessoas falando, mas mesmo sendo um livro curto acho que demorei na leitura.
Douglas 27/02/2021minha estante
Eu gostei muito e não lembro de ter tido essa sensação de que a história parou um pouco.

Meu problema com o final é que - pra mim - ele anula a jornada toda.

Preciso reler.

Wilgner 02/03/2021minha estante
Acho que também vai da questão que eu estava num momento de ler muitos livros bons e como esse não era naquele mesmo pique eu estranhei e não consegui ler mais rápido, como se tivesse algo me prendendo.