Aos dezessete anos

Aos dezessete anos Ava Dellaira

Resenhas - Aos Dezessete Anos

Ana 18/03/2020

Ótimo!
O livro tem uma história linda, a leitura é super fácil! Super recomendo!

Pri 20/03/2020

Mais um perfeito...
Ava Delaira tem uma escrita profunda e leve na mesma proporção, aos dezessete anos é envolvente e maravilhoso, com temas sérios que nos fazem refletir!

Julieta sem Romeo 28/03/2020

de partir o coração
este livro te faz se sentir próxima das personagens, das injustiças da vida de cada uma
teve partes em q eu queria gritar com as personagens, abraçar outras
toca em assuntos como a expectativa dos pais sobre os filhos (e como estes podem impô-las, bem estilo disney de ?não, pai/mãe, é >seu< sonho), racismo, relacionamentos em geral

emillebraga 09/03/2021

Sincero e arrebatador.
Gostei muito, muito mesmo do livro. Me surpreendeu por abordar questões tão importantes e, não de uma forma rasa e desconexa da realidade de muitas pessoas, mas de uma forma que em outros livros acaba por não serem tão bem desenvolvidas. Adorei o fato de intercalar a narração entre a filha e a mãe e de perceber como a relação entre elas tinham pendências que precisavam ser resolvidas e, mais do que isso, compreender suas ações - pois, mesmo que a gente fique meio poxa porque você tá fazendo/fez isso kkkkkkk a gente compreende o que motivou cada uma. Além disso, tem umas passagens MUITOOO boas que me fizeram refletir demais. Só não dei nota máxima porque achei que uma parte, pontual do livro, se desenvolveu muito rápido para um enredo que até então tinha sido tão detalhado. Recomendo muito o livro, foi uma surpresa muito boa para mim!

affectionpvs 11/09/2021

ainda bem que li o livro com 0 expectativa pq assim nao me emocionou mt, achei ele bem parado, e enrolou bastante na parte da angie, as partes da marilyn sao maravilhosas, ela é maravilhosa, apesar disso fiquei mt triste pelo oq aconteceu com o james

Ana.auto 16/11/2021

Para refletir e amar
Não tenho palavras para descrever a experiência que foi essa leitura. "Aos dezessete anos" aborda as inseguranças que nos acompanham e a nossa insignificância, e imensa importância, no mundo; enquanto, simultaneamente, faz uma dura crítica ao racismo e ressalta a importância de conhecer suas origens, pois elas são uma parte significativa de quem somos e de quem seremos.
Uma das melhores leituras do ano. Leiam. Só leiam.

Mafê 06/01/2022

Como já diz o título, essa é a idade das prptagonistas duas histórias que acompanhamos aqui, histórias essas que na verdade são uma só...

?Aos 17, Marilyn viveu um grande amor e engravidou de sua filha: Angie, que agora já com 17 vai atrás da história de seu pai. O livro intercala a narração entre presente e passado, nos apresentando as vivências de Marilyn, as consequências de suas decisões e como elas influenciaram na vida de sua filha agora.

?Angie é uma jovem negra, criada apenas pela mãe branca, que se vê em uma vida isolada: a mãe que é sua única companhia, além da melhor amiga, faz o melhor, mas por vezes não percebe o preconceito que a adolescente sofre, nem as dores da ausência de uma família. Além disso, ela passa pelo término do relacionamento com aquele que era seu melhor amigo e pelas confusões já próprias da idade, se questionando sobre seu futuro.

?Marilyn anos atrás vivia essas mesmas confusões, vivendo com a mãe abusiva e o tio alcoólatra e racista, até que conhece os vizinhos do andar de cima e se apaixona por James!

??Ambas as jornadas tem amor e dor de sobra! Mas são um retrato fiel da realidade, nos confrontando com o machismo, assédio e racismo perpetuados e como tantas pessoas são afetadas diretamente por esses males.

?O único ponto negativo que me salta a vista é a escrita arrastada, em muitos momentos a vontade foi de largar a leitura, especialmente na 1° metade. Mas ainda bem que não fiz!

Classificação etária: +16
Gatilhos: racismo, menção a abuso sexual, abuso parental, machismo.

Kaprãn 15/01/2022

Com uma escrita muito fluida vai nos prendendo do início ao fim e quando vc percebe está totalmente envolvido.

MarcellaDaliane 22/02/2022

Uma surpresa positiva
Quando comecei a ler tinha pouquíssimas expectativas, imaginava que seria mais um clichê que em poucos dias já não lembraria mais, porém achei o livro a coisa mais fofa.
Vemos os acontecimentos na vida de uma mãe é uma filha com 17 anos, dois pensamentos diferentes, épocas diferentes e metas diferentes. Algumas lágrima ameaçaram cair no final, que pra mim foi impecável.
Sem sombra de dúvidas indico para qualquer pessoa.

alinetiemi 11/03/2022

A escrita fluiu super bem pra mim, acho que li até mais rápido do que esperava.
Outro livro da autora, que traz gatilhos tensos, mas muito reais.
Acompanhamos 2 histórias, da Marilyn e da Angie, que são mãe e filha, e passam por momentos tensos.
O final é emocionante, aborda um assunto pesadíssimo, porém muito necessário.

leticiaegomes 22/03/2022

“Se você olha para o mundo de longe, pensando numa pessoa em sete bilhões, ele parece pequeno. Mas, de perto, para as pessoas que o amam... sua vida significa tudo.”

O livro foi um pouco cansativo pra mim, mas a história realmente foi ótima. Digo um pouco cansativo porque não estava fluindo nada a leitura de jeito nenhum, tanto que deixei ele de lado por alguns meses, mas dei uma nova chance e em cinco dias finalizei a leitura. A história é mostrada de dois pontos de vistas e épocas diferentes, o que nos faz enxergar como a Marilyn no fim dos anos 90, e sua filha, Angie nos dias atuais. A história é basicamente sobre a Angie descobrir sobre seu passado, e a Marilyn superar esse mesmo passado. Vale a leitura.

AnaLiz 30/03/2022

Angie e Marilyn
Confesso que esperava um pouco mais do livro, não sei se é porque li muito devagar, mas acho que poderia ter sido uma leitura melhor.
A história é brilhante e te prende, porém é um pouco confusa, você não compreende completamente o que está sendo narrado, não deixa de ser um livro bom, que aborda temas importantíssimos atualmente, como o racismo e a violência.

sky 10/04/2022

emocionante e sensível
Angie foi uma personagem que eu achei difícil de gostar mas depois que eu entendi um pouco dela me rendi completamente.

Marilyn foi a personagem mais complexa já que aparecia no presente e passado, todos os assuntos abordados na trama dela foram muito sérios mas não tratados com muita profundidade por parte da autora.

um livro com uma família afetada emocionalmente pelo racismo e violência policial, mais uma vez a escrita da autora me fez emergir na história.

Raíssa 23/04/2022

"Aos dezessete anos"- Ava Dellaria
Livro incrível! Conta a história de uma menina que cresce sem a figura paterna e que em determinado momento percebe a falta que aquilo fez em sua vida.Sua mãe ,ainda sem ter conseguido superar a perda do amor de sua vida, tenta afastar essa realidade de sua filha aproveitando bastante a vida e fazendo com que sua filha não perceba as diferenças que existe em sua vida.O livro mostra também como é a vida de uma menina que sofre racismo e como ela lida com isso.A protagonista está sempre querendo descobrir mais sobre a sua história e sua descendência.
O livro é dividido em partes,em alguns capítulos é a história da mãe da protagonista e em outros capítulos é a história da protagonista.

Titi 06/06/2022

Esse livro me destruiu e me reconstruiu tantas vezes que eu sou incapaz de contar, me trouxe tantos sentimentos diferentes que eu me perdi nas palavras.
Uma escrita leve, com um desenvolvimento muito bom, e uma história que me fez chorar por um bom tempo. Eu amei.