Aos dezessete anos

Resenhas - Aos Dezessete Anos

Aline @issoateparecemagia 23/08/2018

“ Aos Dezessete Anos “
4,2/5♥

“Acho que crescer é algo que continua acontecendo, que está sempre acontecendo, pelo menos quando se tem uma vida honesta.”

Aos Dezessete Anos é o novo Young adult da autora de Cartas de amor aos mortos.
E conta a história de Angie e Marilyn. Mãe e filha. Passado e presente. Aos Dezessete anos.

Angie só tem sua mãe como família, mas nunca se sentiu completa, por nunca ter conhecido seu pai, e por ser negra e sua mãe branca, ela sempre sentiu que precisava se conectar com seu pai, mesmo que fosse através das histórias por sua mãe, porem para Marilyn sempre foi difícil falar sobre James.
Mas Angie não desiste, e quando encontra uma foto de seu pai e de seu suposto tio, ela decide ir a Los Angeles atrás de seu tio. No entanto, lá ela vai descobrir que a vida é bem mais complicada do que ela imagina, e descobrir bastante sobre si mesma e sua família.

Em retrospecto temos o ponto de vista de Marilyn no passado, quando conheceu James. A vida dela não era fácil, já que também viveu sem pai, precisou morar na casa do tio de favor junto com a mãe enquanto fazia testes para comerciais, uma coisa que sempre odiou fazer, mas era controlada por sua mãe.

Essa história mexeu muito comigo porque me identifiquei muito com a Marilyn, no fato de ter tido também uma gravidez aos dezessete anos, foi fácil me conectar com ela e sua história.
Os capítulos narrados pela Angie não me envolveram muito, ela era egoísta e até mimada, chegava a ser chato o quanto ela pensava que era só uma em sete bilhões no mundo...
quando sua mãe na mesma idade já tinha um certo empoderamento, mesmo que silencioso e que foi crescendo ainda mais com o tempo.
Descobrir o que aconteceu com o pai de Angie foi bem angustiante, é cruel a forma como o racismo ainda é presente pleno século XXI.
Mas essa é uma história com temas reais e necessários e mesmo que a leitura tenha sido um pouco arrastada no início ainda assim indico muito.

“- Sou meio sem graça.
- É nada. Ninguém é. Todo mundo tem um universo inteiro dentro de si.”

site: https://www.instagram.com/issoateparecemagia/

Falando em livro... 28/08/2018

Uma trama emocionante e instigante | Resenhada por Thais
Conheça Marilyn e Angie, mãe e filha que viram a vida mudar aos dezessete anos.

Marilyn viveu uma vida difícil ao lado de sua mãe, que insistia em torná-la uma modelo famosa. Mas tudo que ela queria era ser uma adolescente normal, vivendo o primeiro amor, se divertindo, tirando fotos, que era uma de suas paixões, se formar no ensino médio e ir pra faculdade. Na verdade, seu maior sonho era ir para uma faculdade bem longe de casa, pois acreditava que essa seria a solução para alcançar sua liberdade. Ela vive seu primeiro amor quando conhece James, é a partir daí que sua vida muda por completo.

Angie, filha de Marilyn, agora com dezessete anos, é o completo oposto da mãe. A jovem estuda, tem seu amor e não se vê obrigada a ser modelo. No entanto, vive as sombras do passado de sua mãe, um passado que Marilyn esconde a sete chaves. A garota sempre acreditou que o pai estava morto, mas encontrou algo que a levou a desconfiar do contrário. E é através de uma fotografia que Angie resolve se aventurar em busca de respostas sobre suas origens.

Aos Dezessete Anos retrata uma linda história baseada no amor. Um amor vivido da melhor maneira possível dentro dos limites impostos pela sociedade, marcado por uma tragédia escondida e com tanta dor, mágoas e culpas como bagagem. Fala sobre uma garota que busca uma parte que falta em si mesma. Fala sobre o relacionamento de mãe e filha, sobre família, sobre preconceitos. A trama é emocionante, apaixonante e te prende do começo ao fim. A autora consegue te inserir em cada página, fazendo de você um pedaço daquela história.

Para saber mais, leia a resenha completa no blog.

site: http://www.blogvirandoapagina.com.br/2018/08/resenha-aos-dezessete-anos-ava-dellaira.html

Ana 31/08/2018

Cartas de Amor aos Mortos fez muito sucesso na época em que foi lançado, isso porque a autora teve uma criatividade enorme para desenvolver o enredo do livro. Obviamente todo mundo estava super ansioso pela próxima obra dela, provavelmente com expectativas beirando o céu. Bom, pelo estilo da escrita de Ava Dellaira, eu já imaginava que seria uma leitura muito fluida e rápida, mas eu não tinha mínima noção de que Aos Dezessete Anos seria infinitamente melhor do que o seu livro de estréia.

O enredo dessa história é bastante simples: narrado em terceira pessoa sob dois pontos de vistas diferentes e em épocas diferentes, conhecemos a vida de Marilyn e Angie, mãe e filha que, assim como diz a contracapa do livro, viram a vida mudar completamente aos dezessete anos. Quando tinha essa idade, Marilyn viveu um romance rápido e intenso com James, mas ninguém sabe o que aconteceu para que ela resolvesse criar sua filha sozinha.

Angie não sabe praticamente nada do passado da sua mãe e não tem ideia de quem foi seu pai, já que Marilyn diz para ela que James morreu em um acidente de carro. Porém, Angie quer conhecer um pouco mais de si mesma e isso se intensifica quando ela encontra uma foto dos seus pais juntos no fundo de uma gaveta. A partir daí, Angie liga alguns pontos e descobre que talvez James ainda esteja vivo, e vai fazer de tudo para encontrá-lo.

Cada capítulo é narrado sob o ponto de vista de uma das protagonistas, ambas com 17 anos. Assim, sabemos pelos olhos de Marilyn como ela conheceu James, como eles se apaixonaram e se envolveram — uma história maravilhosa, diga-se de passagem —, bem como tentamos entender como foi o fim de tudo, pelos olhos de Angie. A maior parte da história se passa em Los Angeles, que é onde Marilyn morou na adolescência e é onde Angie tenta encontrar o seu próprio passado.

Marilyn é branca e loira, enquanto James e toda a sua família são negros. O que eu mais amei nesse livro é o choque de realidade que Ava Dellaira transmite. Fica extremamente claro que os brancos são privilegiados. E para quem acha que isso é ficção, coisa que só acontece em livro, tenho uma notícia muito ruim para dar, viu... As coisas que acontecem com James e Angie, que é negra, só acontecem porque eles são negros e isso me deixa MUITO frustrada e triste. Eu chorei muito, mas muito mesmo com tudo em Aos Dezessete Anos.

O racismo no Brasil é muito presente e vem de um passado que eu não me orgulho nem um pouco. Mas se você se surpreende com o que acontece aqui, pode ter certeza que nos Estados Unidos as coisas são bem mais complexas. Não precisa nem ir muito fundo para entender o que é a supremacia branca: a Ku Klux Klan, por exemplo, foi uma organização racista secreta que nasceu no final do século 19 nos Estados Unidos e era movida pelo ódio contra os negros. Acreditem ou não, apesar de ter muito menos força atualmente, a KKK ainda existe.

Nunca pensei que sentiria o que senti com esse livro desde que li O Ódio Que Você Semeia, que também fala sobre racismo. A escrita de Ava Dellaira beira o melancolismo, e isso também ajuda a transmitir a injustiça por trás dos atos das pessoas. Além disso, de uma forma ou de outra, é um livro que fala sobre amor de um jeito muito simples, quando retrata o relacionamento entre Marilyn e James, bem como o relacionamento entre mãe e filha, que para mim é o maior e mais bonito amor que existe no Universo.

Eu amei a forma como Ava Dellaira conduziu Aos Dezessete Anos, amei de todas as formas possíveis. Me apaixonei pelos personagens, pelo romance entre James e Marilyn, pela determinação de Angie. Muitas coisas tristes acontecem aqui, coisas que eu nunca vou sentir na pele, mas que mexem muito comigo e me deixam mal — e que abalam qualquer pessoa que tenha o mínimo possível de empatia e amor no coração. É por isso que histórias assim devem ser contadas, é por isso que todo mundo tem que ler esse livro maravilhoso.

site: http://www.roendolivros.com.br

Viih 13/09/2018

- Aos Dezessete Anos é um livro com uma história dura, real, bonita e triste em partes iguais, e que me deixou completamente apaixonada por seus personagens e por sua profundidade. Uma história delicada sobre encontrar suas raízes e definir seu futuro. Amei muito e super recomendo para todos os fãs de YA, especialmente aqueles que gostam de uma pegada mais madura.

dayukie 22/09/2018

"(...)
Confesso que fiquei tão ansiosa quanto Angie para que todo mistério em torno do pai dela se resolvesse logo e tudo fosse esclarecido, a trama tem uma carga emocional muito grande, veremos o quanto Marilyn foi forte para criar sua filha sozinha mediante tudo que ela passou enquanto era jovem, é possível que Angie herdou da mãe, todo força que ela possuiu para seguir seus sonhos, coisas ruins acontecem, mas somos capazes de tirar algo bom disso tudo, a autora conseguiu passar essa mensagem perfeitamente ao nos apresentar as lembranças felizes da infância de Angie.
Me tornei uma grande fã da autora desde que li seu livro "Cartas de Amor aos Mortos", quando tive conhecimento do livro “Aos Dezessete Anos”, não esperava encontrar nada diferente do primeiro livro que li, e só confirmei o que já sabia, foi incrível! Ela tem o dom de nos tocar com suas tramas muito bem escritas, personagens bem desenvolvidos, as emoções, alegrias, descobertas, enfim, todo pacote completo que um excelente livro tem.
A capa me ganhou logo de cara, super bem trabalhada e com elementos que remetem a história, não encontrei nenhum erro ortográfico, diagramação e a arte impecáveis, super recomendo a leitura!"

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/y5moiw

Camila | Book Obsession 26/09/2018

Eu sabia que em se tratando da Ava Dellaira, teria pela frente uma leitura impactante e repleta de emoções.

Aos dezessete anos traz a história de duas personagens, Marilyn e Angie, mãe e filha.

Angie está atrás de respostas sobre seu passado. Sua mãe sempre se esquivou de lhe conceder muitos detalhes sobre sua vida e ela sempre ficou em dúvida, querendo mais informações sobre o que realmente aconteceu com seu pai.

Sabendo apenas que sofrera um acidente de carro, Angie cresceu e está prestes a sair de casa para uma aventura em busca de conhecer mais sobre esse homem que encontrou em meio as fotos de sua mãe e sua jornada se torna bastante reveladora, mas também dá espaço para a jovem viver experiências e aprender mais com o turbilhão de sentimentos que invadirá sua vida, assim como algumas descobertas que mudam completamente seu destino.

“— Sou meio sem graça.

— É nada. Ninguém é. Todo mundo tem um universo inteiro dentro de si.”

Marilyn desde cedo precisou se mudar junto com sua mãe, que vivia empurrando-a para a carreira de modelo e tudo mais que ela pudesse fazer para se tornar uma grande estrela, mas a jovem nunca almejou esse tipo de vida e agora elas precisam dar um tempo na casa do seu tio para conseguirem se estabilizar, afinal a grana já está acabando e o sonho de Marilyn é completar dezoito anos e seguir para uma universidade, saindo do controle de sua mãe e de ter que viver uma vida sem uma residência fixa.

"Ela não sabe quanto tempo vai ter, mas, agora, está aqui, entre os vivos. Consciente e respirando. Desperta, num mundo violento e marcado por horrores imagináveis, crueldade e bondade, maravilhas e muito amor."

Hospedada na casa de seu tio, Marilyn conhece James e logo se apaixona. Quem diria que encontraria seu primeiro em meio ao caos que é a vida delas. Os dois passam a se relacionar e curtir cada momento que podem, mas algo mudará completamente o rumo da história desse casal e trará consequências até os dias atuais.

“Marilyn olha para o rosto da filha e pela primeira vez a vê nele - a garota que deixou pra trás. Pela primeira vez, enxerga que, para compreender Angie, precisa compreender a si mesma.”

Resenha completa: https://bit.ly/2NFabeY

site: http://www.bookobsessionblog.com/2018/09/resenha-aos-dezessete-anos-ava-dellaira.html

Ana 18/03/2020

Ótimo!
O livro tem uma história linda, a leitura é super fácil! Super recomendo!

affectionpvs 11/09/2021

ainda bem que li o livro com 0 expectativa pq assim nao me emocionou mt, achei ele bem parado, e enrolou bastante na parte da angie, as partes da marilyn sao maravilhosas, ela é maravilhosa, apesar disso fiquei mt triste pelo oq aconteceu com o james

Ana.auto 16/11/2021

Para refletir e amar
Não tenho palavras para descrever a experiência que foi essa leitura. "Aos dezessete anos" aborda as inseguranças que nos acompanham e a nossa insignificância, e imensa importância, no mundo; enquanto, simultaneamente, faz uma dura crítica ao racismo e ressalta a importância de conhecer suas origens, pois elas são uma parte significativa de quem somos e de quem seremos.
Uma das melhores leituras do ano. Leiam. Só leiam.

MarcellaDaliane 22/02/2022

Uma surpresa positiva
Quando comecei a ler tinha pouquíssimas expectativas, imaginava que seria mais um clichê que em poucos dias já não lembraria mais, porém achei o livro a coisa mais fofa.
Vemos os acontecimentos na vida de uma mãe é uma filha com 17 anos, dois pensamentos diferentes, épocas diferentes e metas diferentes. Algumas lágrima ameaçaram cair no final, que pra mim foi impecável.
Sem sombra de dúvidas indico para qualquer pessoa.

alinetiemi 11/03/2022

A escrita fluiu super bem pra mim, acho que li até mais rápido do que esperava.
Outro livro da autora, que traz gatilhos tensos, mas muito reais.
Acompanhamos 2 histórias, da Marilyn e da Angie, que são mãe e filha, e passam por momentos tensos.
O final é emocionante, aborda um assunto pesadíssimo, porém muito necessário.

leticiaegomes 22/03/2022

“Se você olha para o mundo de longe, pensando numa pessoa em sete bilhões, ele parece pequeno. Mas, de perto, para as pessoas que o amam... sua vida significa tudo.”

O livro foi um pouco cansativo pra mim, mas a história realmente foi ótima. Digo um pouco cansativo porque não estava fluindo nada a leitura de jeito nenhum, tanto que deixei ele de lado por alguns meses, mas dei uma nova chance e em cinco dias finalizei a leitura. A história é mostrada de dois pontos de vistas e épocas diferentes, o que nos faz enxergar como a Marilyn no fim dos anos 90, e sua filha, Angie nos dias atuais. A história é basicamente sobre a Angie descobrir sobre seu passado, e a Marilyn superar esse mesmo passado. Vale a leitura.

AnaLiz 30/03/2022

Angie e Marilyn
Confesso que esperava um pouco mais do livro, não sei se é porque li muito devagar, mas acho que poderia ter sido uma leitura melhor.
A história é brilhante e te prende, porém é um pouco confusa, você não compreende completamente o que está sendo narrado, não deixa de ser um livro bom, que aborda temas importantíssimos atualmente, como o racismo e a violência.

sky 10/04/2022

emocionante e sensível
Angie foi uma personagem que eu achei difícil de gostar mas depois que eu entendi um pouco dela me rendi completamente.

Marilyn foi a personagem mais complexa já que aparecia no presente e passado, todos os assuntos abordados na trama dela foram muito sérios mas não tratados com muita profundidade por parte da autora.

um livro com uma família afetada emocionalmente pelo racismo e violência policial, mais uma vez a escrita da autora me fez emergir na história.

Raíssa 23/04/2022

"Aos dezessete anos"- Ava Dellaria
Livro incrível! Conta a história de uma menina que cresce sem a figura paterna e que em determinado momento percebe a falta que aquilo fez em sua vida.Sua mãe ,ainda sem ter conseguido superar a perda do amor de sua vida, tenta afastar essa realidade de sua filha aproveitando bastante a vida e fazendo com que sua filha não perceba as diferenças que existe em sua vida.O livro mostra também como é a vida de uma menina que sofre racismo e como ela lida com isso.A protagonista está sempre querendo descobrir mais sobre a sua história e sua descendência.
O livro é dividido em partes,em alguns capítulos é a história da mãe da protagonista e em outros capítulos é a história da protagonista.