O Dueto Sombrio

O Dueto Sombrio V. E. Schwab

Resenhas - O Dueto Sombrio

Bookarina 06/09/2021

Fantástico
Final muito satisfatório para essa duologia. Gostei muito dos novos personagens e elementos que a autora trouxe pra esse livro, assim como a evolução dos personagens que já conhecíamos.

A.Maia 01/03/2020

O Dueto Sombrio #2
O segundo e último volume desta distopia incrível traz elementos sombrios e tensos, tudo está literalmente a ponto de explodir. A narrativa começa mostrando como e onde Kate está e quais os seus conflitos. Com Kate fora de Veracidade, cidade mais populosa de monstros, August se torna mais poderoso, calculista e frio. Contudo, os dois protagonistas vão precisar se unir novamente e a volta de Kate revela a existência de um novo monstro que age de maneira misteriosa; é como se ele conseguisse despertar o monstro interno de cada um. Destacando o quanto as aflições internas podem ser piores que as externas.

Me senti meio perdida ao iniciar esta leitura. Acabei demorando para entrar em sincronia com os capítulos e, enfim, entender os acontecimentos com os integrantes da história os quais estão mais sérios perante suas tomadas de decisão! O enredo se aprofunda mais no que foi introduzido no livro antecessor, como se ganhasse mais autonomia e se espalhasse ao longo das aventuras.

Uma leitura forte e dinâmica, passa mensagens importantes destacados situações do cotidiano, como o quanto caos gera ainda mais caos. Me conectei mais com este segundo volume do meio para o fim, talvez pela leitura ser mais desenvolvida e também por já conhecer a trama. Entretanto, o desfecho desta duologia me despedaçou de maneira a ressaltar, ainda mais, as mensagens que todo o contexto contempla.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Emma 17/03/2022

Então...
Livro arrastado, final bomba.
Dei três estrelas por respeito a criatividade da senhora Schwab porque de longe não é um livro ruim, mas algumas decisões que ela tomou eu não consigo aceitar e tá tudo bem.

Vini 20/01/2023

Decepcionou um pouco
Depois do primeiro volume maravilhoso e com um final que te deixa com vontade de ler o próximo imediatamente, confesso que esse não atingiu todas as expectativas.
Pra começar que esse livro tem umas 100 páginas a mais que o primeiro, mas não acontece tanta coisa.
No começo, a gente é apresentado a um grupo de personagens que são carismáticos e que parece que vai ter alguma importância, porém no decorrer da leitura eles são completamente esquecidos.
A trama principal gira em torno de um novo monstro que surge e que ta causando problemas, mas é outro que ficou sem um desenvolvimento próprio.
Fora os vilões nesse livro, no qual um deles tem um ponto de vista que basicamente não acrescenta em nada pra história, senti que eles não tiveram bem um propósito.
O final é triste? É triste. Mas o epílogo em específico não me agradou, pq a autora poderia ter ido por outro caminho, poderia não ter deixado a história tão em aberto, e como não vai ter mais livros nesse universo, é um pouco frustrante não ter um final satisfatório.

Mesmo com todos esses poréns, um ponto muito positivo pra mim foi a forma como foi trabalhado a mete dos protagonistas, como eles ficaram após os eventos do primeiro livro, os traumas que eles carregam, coisa que não acontece na maioria dos livros de fantasia, principalmente com jovens.
A evolução dos dois foi muito boa, você consegue se apegar mais ainda neles, e sinto que se tivesse mais um livro desse universo seria maravilhoso.

Maria Eduarda 16/05/2021

Leitura fluida e personagens instigantes
Kate e August mostraram que não somos definidos por uma única ação, somos muito mais que isso, somos melodia, harmonia e ritmo, que juntos formam uma música única e especial , assim como esse livro.

VeronWinter 20/11/2022

um livro que te cura ao mesmo tempo que destrói
Melodia Feroz é a causa, e Dueto Sombrio é a consequência: todos os fios deixados soltos no primeiro foram atados nesse último livro da duologia.
E assim como os nós, meu coração também se apertou. Victoria Schwab sempre consegue me deixar devastada com seus livros, os personagens são reais, eles tem defeitos e traumas e agem como pessoas reais. Talvez por isso suas mortes sejam ainda mais dolorosas.
Esse livro deixou uma marca em mim que nenhum outro foi capaz de deixar, então se você estiver em dúvida se deve ou não: leia.

Dann 26/11/2021

tô chorando e não é pouco
esse livro destruiu minha vida, eu não imaginei que as coisas fossem assim.
quando comecei, achava que seria apenas um pós confronto e a história de alice e sloan seria resumida em alguns capítulos, mas me enganei demais.a
pensava que kate e august nunca mais se veriam, que kate seguiria de cidade em cidade tentando acabar com seus monstros; enquanto august teria seu arco sendo somente sobre sua tentativa de ser humano.

Victoria Schwab foi perspicaz, me ludibriou.

Prefiro não escrever mais que isso, ou seria apenas um textão de choro sobre o final deprimente e como me senti afetado com isso.
abbyy 29/11/2021minha estante
acabei de terminar esse livro eu to psicologicamente destruida nunca fui feliz

Queria Estar Lendo 31/07/2018

Resenha: O Dueto Sombrio
O Dueto Sombrio é o volume final da duologia iniciada em A Melodia Feroz. Escrito pela grandiosa V.E. Schwab e publicado aqui pela Editora Seguinte - que cedeu o exemplar para esta resenha - é um fim melancólico e sombrio para uma história cujos monstros nasceram da própria humanidade. Da falta dela.

Essa resenha vai conter alguns spoilers do primeiro volume.

A sequência se inicia alguns meses depois da partida de Kate para longe de Veracidade e de todas as lembranças e pesadelos que deixou para trás. August é agora um respeitado líder da força tarefa responsável pela caça aos monstros que habitam a cidade, marcado pela dureza e pelas consequências das suas escolhas. Kate, à distância, se tornou uma caçadora temida em meio aos poucos moradores de Prosperidade que sabem sobre a existência dos monstros.

Quando uma nova criatura espreita as noites turbulentas desse mundo marcado pela violência, Kate entende que a única maneira de ajudar é voltando para sua casa - e confrontando tudo a assombrou e ainda assombra.

"Ela sabia de algo mais: havia dois tipos de monstros, o tipo que caçava nas ruas e o que vivia dentro da sua cabeça."

Se eu tivesse que definir O Dueto Sombrio em poucas palavras seria mais ou menos assim: não dá pra largar.

A partir do momento em que você inicia a leitura, pare a sua vida porque você não vai querer deixar ela de lado. Schwab estabelece um ritmo frenético desde a primeira página, intercalando os pontos de vista de Kate, August, de Sloan - o principal antagonista da história - e, por fim, do novo monstro. Com o cenário já estabelecido no primeiro volume, aqui a palavra-chave é consequência. As consequências de crimes, de escolhas, de abandonos, da violência, acima de tudo.

Os monstros desse mundo são gerados por atos violentos, e todos os personagens carregam um pouco disso dentro deles. Especialmente Kate - a mais fascinante dentro da trama desse livro.

"Violência gera violência, e atos monstruosos geram monstros."

Aterrorizada pelos acontecimento do fim de A Melodia Feroz e perseguida por eles a cada passo que deu para longe de Veracidade, Kate confronta o novo monstro e é a única capaz de entendê-lo. De ver o que o move. De ouvi-lo e vislumbrar um pouco através dos seus olhos. Kate e o monstro são um espelho um do outro; ela, tentada pela violência, pela fúria, por pequenas sensações que a colocam em um caminho de caos e destruição - um caminho sem volta. Ele, uma sombra, muita incerteza e quietude.

O confronto silencioso entre a Kate e o monstro e suas escolhas é fascinante. Enche a trama de tensão. A personagem é aquilo que conhecemos: a garota corajosa, sem farpas na língua, disposta a tudo para fazer a coisa certa. Mas o que é esse tudo? Até onde Kate está realmente disposta a ir pelo pouco que ainda resta? Sua relação com Veracidade e com August são as únicas bússolas a guiá-la; seu verdadeiro norte, a ordem para todo o pandemônio que ela vive.

"- Segura firme na raiva, na esperança ou no que quer que faça você seguir lutando."

A aura que O Dueto Sombrio estabelece em seus protagonistas é de melancolia e terror, acima de qualquer coisa. Terror do desconhecido e do conhecido, tristeza pela realidade tenebrosa em que vivem e pela esperança que ainda cultivam. Schwab entrega isso tão bem que foi impossível não sentir desespero e nervosismo e aquela necessidade gritante de ouvir um "vai ficar tudo bem", ainda que nada no cenário incline nessa direção.

"- Você pode afastar um corsai com luz e tirar as presas da boca de um malchai, mas como deter a canção de um sunai?"

August, por outro lado, já está abraçado pelas sombras. Para cumprir seu papel na força tarefa e ser o soldado exemplar, o líder em quem todos podem confiar, ele aceitou sua máscara monstruosa e a usa como parte de uma armadura. O August doce e gentil que buscava a humanidade acima de qualquer coisa ainda existe, mas está escondido. Silenciado.

Com a chegada de Kate, no entanto, vislumbres dele se assomam e sombreiam o monstro. Com Kate, August é tudo de humano, representa o coração e a alma que ele sabe que não tem.

Em contraponto a esses dois, temos Sloan. Um monstro por completo, guiado pela cobiça e pelo desejo da violência. Um líder cruel e assustador que usa a lábia e sua presença aterradora para perseguir e orquestrar. O que o move é a sede de sangue, de poder, de caos - e, considerando o cenário horroroso em que todos eles vivem, nas noites marcadas por urros e por tragédias, Sloan sabe como mover suas peças para criar um jogo perfeito.

Além deles, personagens secundários enriquecem a trama e se erguem como pilares e como indivíduos próximos aos protagonistas. A família de August - Henry e sua liderança, Emily e sua seriedade, Ilsa e a doçura tão oposta à sua existência monstruosa - é importante para ele, mas está ali como a parte mais humana da história. A que não lida com o desejo de violência, que existe para resistir.

"A noite estava cheia de monstros, e ele precisava caçar."

Uma adição interessante foi a do sunai Soro - um monstro nascido de uma grande catástrofe, tal como August. Muito mais conciso e menos tentado do que o garoto que conhecemos, mas ainda assim menos medonho e mais próximo de um humano.

Como eu mencionei ali em cima, O Dueto Sombrio não é um livro alegre. Não tem muito espaço nele para revolução e esperança - pequenos espaços, sim, e essenciais para o desenvolvimento da trama. Mas ele é muito mais construído em cima das sombras e do medo e de questionamentos; o que faz de um humano um monstro? Qualquer ato violento? O que aproxima um monstro da humanidade? Qualquer ato gentil? São críticas sutis e discussões geniais que se encaixam com perfeição em toda a trama, que fecham a duologia com perfeição.

A edição da Seguinte, como sempre, é maravilhosa. Eu sou completamente apaixonada pelas capas desses livros e ergueria um pedestal para venerá-las se pudesse.

"- Estou disposto a me entregar às trevas se isso mantiver os humanos sob a luz."

No mais, para quem quer se aventurar em uma Fantasia densa e inquietante, com personagens caóticos que carregam muita fúria e muitos traços humanos, A Melodia Feroz e O Dueto Sombrio são a pedida perfeita. Eu, com certeza, vou indicá-los para todo mundo por muito tempo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/07/resenha-o-dueto-sombrio.html

Isa.fernandes 25/06/2021

Esperava mais ...
O que me chamou atenção nesta duologia foi a metáfora de violência desenvolvida pela autora. A cada ato uma consequência monstruosa.
Foi difícil continuar a leitura , porque eu estava no meio de uma ressaca literária. Contudo a escrita é super fluida e envolvente.
Sinto que a autora pecou em alguns pontos, deixando de explorar o universo. E os personagens cresciam e regrediam logo em seguida.
A duologia monstros da violência além de ter uma trama incrível é o reflexo de como vivemos em meio a violência.

Sopinha cobalthorn 05/05/2021

Este livro quase me matou.
Eu de v.e schwab nos agradecimentos. Sério eu me apaixonei pelos livros dela esse ano e recomendo pra todos, essa duologia é incrível e entrega tudo que vc possa imaginar em apenas dois livros. O background, o plot (n teve muito plot twist assim surreal algumas coisas eram previsíveis mas assim outras simplesmente acabaram comigo), o desenvolvimento de personagens surreal em tão pouco tempo. Kate e August>>>>>>>>>> inclusive vou fazer cosplay de Kate pq a gente é parecida ihulll(a ilusão mas ok) enfim eu chorei e tive 3889 tipos de colapsos mas amei serio. É uma serie mais Y.A da autora mas nem parece, recomendo muito

Ray 04/06/2021

Caramba. Caramba! Que livro foi esse?
Como eu havia dito na resenha do anterior, eu tinha me decepcionado bastante com o enredo, com o quão mal explicado era o universo ou como os personagens eram mais superficiais. Mas nesse livro, a V.E Schwab pegou tudo que tinha errado no primeiro volume, e transformou em algo muito maior. A estratégia dela de trazer a narrativa do vilão foi um acerto, um dos geniais. Era tudo muito distante quando víamos apenas a visão dos protagonistas, porém ela trouxe mais profundidade para o lado mal da cidade. Além disso, Kate e August foram mil vezes mais bem trabalhados e desenvolvidos nessa continuação. Os traumas e as guerras contra eles mesmos dentro das suas próprias cabeças tornaram-se mais compreensíveis, mais palpáveis. Eu consegui aqui me conectar com os medos e as angústias deles, coisa que não aconteceu antes. E o ritmo frenético da história não deixou a desejar! Não houve um só momento onde me vi entediada ou percebi a leitura mais lenta, pelo contrário, era porradaria atrás de gritaria, e isso a autora soube escrever muito bem. O final chegou a me desesperar! Faltando 40 páginas para acabar e eu percebia que nada estava se resolvendo, mal sabia eu... E taí a surpresa que eu esperava. Reclamei que não havia me surpreendido no livro anterior, então levei um tapa na cara nesse. Nunca esperaria aquele final, e nunca esperaria ficar triste com ele, entretanto só assim percebi que tinha me apegado ao universo e aos protagonistas. Em geral, me agradeço por ter continuado a duologia, esse livro superou minhas expectativas!

Gab 13/06/2021

eu sei q tudo vai dar errado e as feridas vão inflamar
To fazendo essa resenha 3 dias depois de ter terminado, porque a dor é grande demais.
Esse livro fecha a duologia, e pra ser sincera eu não esperava muito, apesar de gostar bastante de A Melodia Feroz, mas a Victoria Schwab me surpreendeu mais uma vez, e eu amei o livro, achei até mesmo melhor que o primeiro.
Como sempre, a escrita da Victoria é super fluída, e nesse livro, e a maneira como ela coloca as palavras, dá pra vc sentir a angústia, a ansiedade, a felicidade (que quase não tem ?) dos personagens.
O único problema é que NÃO TEM GENTE FELIZ, a Victoria é alérgica a felicidade e todo mundo desse livro ou saí com sérios problemas psicológicos ou morre, não tem meio termo. E agora eu preciso de 10 sessões de terapia pra esquecer o que aconteceu aqui ?

Bruna 29/06/2021

Nhe
Ai, eu gostei tanto do primeiro livro. Esse qqui deixou a desejar em muuuuitos sentidos.
O final foi de matar kk
Aiai dor