O Dueto Sombrio V. E. Schwab

Resenhas - O Dueto Sombrio

drago 04/07/2021

O Dueto Sombrio
Adorei a forma como esse livro se desenvolveu. Achei muito interessante a trama criada, mas acho que tal deveria ser abordada em mais de um livro, acho na verdade poderia ser o plot de toda uma série de livros, pois foi algo curioso e que não foi tão bem desenvolvido por se tratar do assunto de um só livro.

Gostei bastante dos novos personagens introduzidos e a forma de escrita de Victoria continuou a me prender bastante. Foi uma ótima leitura, eu mergulhei de cabeça na história e me prendi bastante.
Acho que a única coisa que não me agradou foi essa abordagem da trama do livro, achei que foi pouco aproveitada, mas no geral ela foi boa e deu gás à minha vontade de ler o livro e saber como seria o desfecho.

Outro ponto positivo foi a melhor descrição das cenas de conclusão. No livro anterior eu comentei sobre uma das cenas que deveria ser de extrema importância e foi tratada de forma tão breve que me pareceu perder esse peso para o final do livro, isso não aconteceu com esse. Gostei bastante do desfecho que inclusive me despertou diversos sentimentos (assim como o resto da leitura).

No geral, indico essa duologia pra quem prefere histórias de fantasia mais curtas.

maria12857 18/01/2022

Esse livro me destruiu
Acabei o livro no meio da madrugada surtando. O universo é incrível, a crítica e o aprendizado em dois livros é muito bem feito. O casal principal acabou comigo, simplesmente formados em química. Os personagens cresceram bastante, gostei de ter tido um intervalo de alguns meses entre o primeiro e segundo livro e o reencontro deles, sério, sem palavras. Com certeza vou ler outros livros da v.e schwab esse ano, é uma autora que já tem um lugar separado na minha estante

Patricia Lima 14/10/2019

O Dueto Sombrio
O livro é bem legal, e só, ele foi exatamente no mesmo estilo do primeiro livro e acabou sendo uma série mediada pra mim.

O primeiro livro foi feito pra dar uma introdução desse mundo, sobre os monstros e tal, então por isso que eu pensei que esse segundo livro fosse bem melhor.

Até tem uma coisa bem empolgante, que no início era meio confuso, mas quando revela o que está acontecendo, você fica bem animado pra ler, mas acabou tudo sendo bem simples, sem nada muito surpreendente.

O livro não é ruim, mas pela premissa que ele tem, que são esses monstros criados por atos de violência, a autora poderia ter aproveitado mais e colocado coisas mais impressionantes de acompanharmos.

Acho que tive a mesma sensação com a duologia da guardiã de histórias, nós temos um universo muito criativo e cheio de coisas a serem exploradas, mas a autora meio que não da corda pra nossa curiosidade sobre esse mundo.

Laura 03/02/2021

A resenha ?eu nunca vou me recuperar? resume bem como me senti depois de ler esse livro. Tudo nele é bom e bem escrito. Sinto que é um dos livros que faria as pessoas gostarem de fantasia.

redbirdlett 21/02/2021

destruidor de psicológicos
minha dica para vocês que vão ler ou estão lendo esse livro: não se apeguem a ninguém, é sério, a victoria fez o favor de acabar com a vida de todos os personagens que eu estava gostando.

vamos lá...
a escrita da victoria continua sendo impecável, e eu estou muito mais ansiosa para ler tons de magia agora. a história é... traumatizante kkkkkj. nesse livro Kate e August enfrentam seus demônios, que estão pegando bem pesado com eles, enquanto lutam para salvar Veracidade de toda essa monstruosidade.
por mais que a história seja muito boa, a autora bem que podia ter explorado muitas outras coisas como a amizade de August e Colin, a amizade de Kate e Os Guardiões, as outras cidades, a doença de henry e etc. eu bem que esperava um reencontro de Kate e seu grupinho, o que, infelizmente, não aconteceu.

Os recomendo ler com uma garrafa de água ao lado pois, uma coisa que é certa do livro te trazer, é a desidratação. Eu simplesmente chorei toda a água que bebi e mais um pouco, os personagens não tem paz, esses monstros não largam do pé de ninguém. invejo as pessoas que conseguiram sair de veracidade pois nada acabou bem para a cidade, muito menos para os cidadãos.

ainda estou em estado crítico de desespero, por isso a resenha tão cheia de rodeios e tristeza, mas não deixem de ler essa continuação; por mais que tenha muita coisa ruim acontecendo, recebemos também mimos do nosso casal prodígio e foi isso que me manteve sã.

obrigada vic, novamente você me mostrou que não devo me apegar tão facilmente as pessoas, elas sempre se vão. eu admiro sua força, senti sua tristeza lendo os agradecimentos, esses (esse) não foi um livro fácil de engolir.

maria. 13/01/2022

PERFEITO
acho que não posso começar essa resenha sem usar as palavras da própria V.E. Schwab: ?Esse livro quase me matou. Sempre digo isso, mas juro que desta vez foi para valer. Mas isso não quer dizer que não o amo ? afinal, os livros só podem nos machucar se gostamos deles?

ok, preciso confessar que não gostei muito do primeiro volume. coisas demais do universo para entender e não tinha conseguido me apegar tanto à Kate e ao August. mas Dueto Sombrio veio para trazer TUDO. tudo, tudo

mundo absolutamente bem construído? sim!! arcos de desenvolvimento PERFEITOS para os protagonistas? com certeza!!! uma escrita angustiante, tocante e fluida, apesar de pesada? ÓBVIO!!!! e lágrimas até não poder mais? também, claro!!!!!!

Dueto Sombrio é uma obra de arte. é perfeito. corrijo-me, é ABSOLUTAMENTE PERFEITO, em caps lock

podia passar horas e horas falando de tudo que eu adorei nesse livro, mas quero destacar só um ponto: a escrita. AI, GENTE. a escrita de Schwab é sempre poética, profunda e tocante, mas ela consegue se superar todas as vezes. o tom sombrio e melancólico com um fundo de esperança teimosa e dor me matou. eu tô acabada de tanto ter chorado

é incrível. de verdade, MUITO incrível e vale a pena demais
mon_i 13/01/2022minha estante
quando eu terminei esse livro fiquei literalmente chorando por meia hora

Mari Ribeiro @oqueamarile 18/11/2021

Um final incrível para a duologia
"A violência gera violência e atos monstruosos geram monstros". Essa é a frase que resume a duologia Monstros da Violência.

Seis meses após os acontecimentos de A Melodia Feroz, Kate e August estão tentando encontrar o lugar deles nesse cenário distópico. Enquanto Kate está tentando fugir do seu passado caçando monstros em uma nova cidade, August está tentando se encaixar como chefe na Força Tarefa dos Flynn.

Dessa forma os protagonistas aqui estão bem mais adultos e maduros do que no primeiro livro, as reflexões que o August tem sobre a humanidade e seus conflitos internos por ser um monstro e ter que assumir esse papel, e ao mesmo tempo parte dele ainda almeja ser um humano, são verdadeiros tapas na cara. Eu acho incrível como a Schwab consegue fazer o leitor refletir através da visão do August.

Kate descobre um novo tipo de monstro além daqueles que nos são apresentados no primeiro livro (isso não é spoiler) e acaba voltando para Veracidade a fim de alertar sobre esse monstro que até então é mais poderoso do que tudo o que eles já viram antes.

E apesar da Schwab ter expandido a parte fantástica da duologia, esse livro é muito mais sobre o desenvolvimento do arco dos protagonistas (e vale ressaltar que o arco da Kate foi sensacional) e também sobre o conflito entre Sul e Norte, do que sobre a fantasia. E de certa forma, o surgimento desse novo monstro e como passa a funcionar a dinâmica dos personagens a partir disso também acaba trazendo reflexões ao leitor.

O final desse livro foi chocante, confesso que eu precisei de alguns dias para processar tudo o que aconteceu, mas para a história foi um final muito plausível, aconteceu o que tinha que acontecer. E os agradecimentos da autora deixou um quentinho no coração, porque é real. Cenários distópicos não são sobre finais felizes, são sobre esperança.

Recomendo demais essa duologia e com certeza ela ganhou um lugar especial no meu coração.

cresstaris 08/06/2021

O Dueto Sombrio
não sei como começar... ainda estou abalada pelos acontecimentos desse livro.
achei que foi uma boa continuação para o primeiro livro da duologia, e não ficou atrás em nenhum aspecto.
gostei de ver mais de august e kate e do rumo que os acontecimentos tomaram.
a leitura foi muito fluida, algo que eu conseguia ler por horas sem me cansar.
e toda a ideia do livro, de que não existem pessoas boas ou más me encanta.
estou atônita com tudo ainda, então não tenho muito a acrescentar, mas leiam. leiam leiam leiam.
essa duologia extraordinária ganhou um espaço especial no meu coração.

Arthur Brandão 01/04/2021

Decepcionado
O livro em si é até bom, porém a história se enrolou muito durante vários capítulos e o desfecho se resolveu de forma muito corrida e ainda deixou algumas coisas em aberto.

lala 24/09/2021

"esse livro me matou porque eu o amei."
apenas isso.

Roberta Maruki 16/04/2021

Um continuação um tanto quanto contraditória. Não temos nada acontecendo em 80% do livro. O final foi tão corrido que não dava nem tempo de respirar.
Não sei se passou despercebido, ou a autora não revelou qual foi o segredo de Callun Harker? Não sei qual foi o motivo dos monstros obedecerem a ele.
E os ?amigos? da Kate, qual foi o destino deles? Me parece que a autora só queria jogar alguns personagens novos no meio da história, e não se importou nem um pingo com eles.
Só sei que esse livro ao invés de suprir minhas dúvidas, só me deixou com mais.
Jully Divulga Livros 16/04/2021minha estante
Eu gosto de qqr livro que me disperta emoções... E esse eu chorei horrores, principalmente no fim... Então gostei ????????????

Jully Divulga Livros 16/04/2021minha estante
Mas não posso mentir.... Ele dá umas enrrolada sim ??

rafa 28/01/2021

Então faça a dor valer a pena
Em O Dueto Sombrio temos dois núcleos diferentes que separam os personagens. Depois de seis meses dos acontecimentos de A Melodia Feroz, Kate está em Prosperidade caçando monstros com a ajuda de uma equipe peculiar, enquanto August lidera um dos Esquadrões na FTF na Cidade Sul. Quando um novo monstro aparece e deixa um rastro em Kate, ela acaba tendo que voltar para Veracidade.
Além desse novo inimigo, temos Sloan controlando a Cidade Norte, com Alice, um monstro criado pelos atos de Kate, como aliada.
Os dois protagonistas passaram por mudanças significativas e, mais do que isso, estão em constante dúvida sobre quem são.
Nas primeiras cem páginas, a autora nos apresenta essa nova parte do enredo e, para mim, um dos pontos fortes foi justamente o momento posterior à isso, quando finalmente August e Kate se encontram.
Demorei mais para ler essa continuação e não acho que superou o primeiro volume. O grande novo vilão não é explorado o suficiente e seu final é rápido e não atende as expectativas, assim como o do antigo vilão.
O final pode ser amargo. Em um mundo com monstros e a violência velada, Schwab quis mostrar que há esperanças, mas nem sempre finais felizes.

lila 17/05/2021

No começo, eu estava achando o livro bem interessante, a Kate estava em outra cidade, conhecendo outras pessoas... Mas não acho isso foi tão bem desenvolvido, no final, eu nem sabia se os Guardiões estavam vivos e eu nem soube como funcionavam as coisas em Prosperidade. A expansão do universo, com um novo monstro, com novas cidades, novos personagens, deixou muito a desejar, e a Kate merecia muito mais.
3,5 estrelas porque o começo e o meio foram muito interessantes.