O Ceifador

O Ceifador Neal Shusterman

Resenhas - /////

Dr Bibiano 20/05/2024

Que livro?
Não costumo fazer resenhas. Talvez por pensar que ninguém iria ler, ou talvez por eu não querer declarar uma opinião sobre algo.
Mas, esse livro é muito envolvente. Uma história diferente de outros futuros distópicos. Um livro que te prende. Encanta. E, nos faz refletir sobre a vida e a morte. Recomendo.

be_valentini 19/05/2024

Uma grata surpresa
Estava há um tempo querendo ler uma nova trilogia e me surpreendi muito com este primeiro livro. O cenário da história é muito interessante e inteligentemente construído e contado durando os eventos da história. Apesar de ser um futuro totalmente novo e diferente, você não fica perdido em nenhum momento. O relacionamento entre os protagonistas é satisfatório, acho que poderia ser um pouco mais profundo, mas entendo que é um livro para adolescentes/jovens adultos, e não me incomodou. Estou ansioso para ler o próximo.

Ana Beatriz Arruda 19/05/2024

Finalmente terminei
Começo e fim ótimos, mas o meio se perde e deixa a leitura extremamente maçante. mas nas ultimas 150 paginas tudo ficou melhor, o que me fez aumentar a nota.

Alex.Starick 19/05/2024

A estória se passa em mundo futuro onde a humanidade resolveu todos os problemas fome, miséria, violência, saúde entre outros através de uma espéciede IA, a Nuvem-Cumbulo, mas apenas uma ela não tem jurisdição pra atuar, a morte, que fica a cargo de uma organização humana, a Ceifa, que através  dos ceifadores "coleta" as pessoas utilizando métodos similares a "antigamente". Rowan e Citra se tornam aprendizes do Honorável ceifador Faraday e apenas um será ordenado e partir dai se dá o desenrolar da estória.

É interessante no enredo o mundo utópico em que foi criado e com uma escrita cativante e capítulos diretos que te levam a penetrar e imaginar nesse universo. O romance previsível entre os dois aprendizes é bem desenvolvido e cada um tem sua narrativa  e suas características bem trabalhada que o romance entre eles não atrapalha no desenvolvimento da estória.

Não foi minha primeira vez lendo esse livro mas ainda sim me supreendi com os plots do enrendo, se bem adaptado dá um excelente filme.

Regis 24/05/2022minha estante
Concordo com seu ponto, e espero que tenha um melhor aprofundamento nos próximos.

tinisreading 19/05/2024

Envolvente com gostinho de quero mais
Um dos poucos livros em que tive prazer e fome de mais páginas a cada página que lia. É envolvente e curioso, em cada capítulo você quer saber mais e mais. É um universo para mergulhar e questionar os valores da humanidade.

Nessa distopia, vemos como a imortalidade tendo seus problemas e a superpopulação tendo que ser contida. O autor, com cratividade imensa, criou esse mundo quase-perfeito e os ceifadores ou "anjos da morte" como muitos gostam de chamar, são os protagonistas. Até que ponto um método de matar é considerado crueldade demais?

Vemos um desenvolvimento de personagens de tirar o fôlego com a jornada de Citra e Rowan como aprendizes de ceifadores. Alguns contratempos levaram eles a se separarem e a influência dos ceifadores treinadores se torna marcante e moldadora de suas personalidades.

Alguns eventos eram de se esperarem, mas isso não torna a narrativa chata ou previsível demais, pelo contrário, faz você querer ler imediatamente o próximo livro.

O final foi de pequenas reviravoltas, mas no fundo já sabíamos o que ia ser.

Um livro marcante e viciante, que te faz questionar os grandes valores da humanidade e na sua crueldade que nunca deixará de existir e sempre terá apoio de muitos. Será que somos merecedores da imortalidade? (Spoiler: não.)

isaa.y 18/05/2024

Uma das melhores leituras de 2024!!
Antes de ler, eu estava preocupada desse livro ser que nem minha leitura anterior, que tinha uma premissa muito boa mas não fez bom uso dela. Mas felizmente essa preocupação foi em vão, visto que esse livro explorou de forma incrível esse mundo pós mortal. Adorei a escrita e o desenvolvimento dos personagens, a forma como eles foram apresentados, construídos e desenvolvidos foi brilhante. Achei simplesmente genial colocar uma "página" do diário dos ceifadores ao final de cada capítulo, e amei as reflexões que esses trechos me ofereceram.
O livro foi divido em quatro ou cinco partes, se não me engano, e em cada uma delas o autor fugia da previsibilidade. Uma reviravolta melhor que a outra, sempre levando os personagens a lidar com situações diferentes e fazendo-os aprender com isso. É uma leitura fluída, genial e apesar de ser uma distopia, em vários momentos se mostrou ser bem realista também. Recomendo demais e mal posso esperar para ler as continuações.

~Lira 17/05/2024

Um ótimo livro, pena que não funciona pra mim
Estou na dúvida se leio o segundo ou paro aqui, quem sabe o segundo funcione comigo

Meab 17/05/2024

A morte torna todos iguais.
Por esse livro entendi que é mais agoniante ser imortal do que saber que se pode morrer a qualquer momento. Gostei muito desse livro, mais do que achei que fosse gostar.
A alternância de visão dos personagens é muito legal pra entender como cada um se desenvolveu, por estarem em realidades diferentes, muda totalmente como você vê a atitude dos personagens.
Rowan monstrão... Porém em determinados momentos me deu raiva pelas atitudes de um adolescente que só queria atenção ( por mais que ele seja um adolescente que cresceu sem atenção) mesmo assim, as vezes ele era muito burro. Eu eim...
Citra, por causa do que houve em determinado momento, torci pra ela meter a porrada no Rowan, mas me contentei com o final. ??

Quero muito ler o próximo, mas vi muita gente falando que ficou de ressaca literária por tentar ler um atrás do outro, e como acabei de sair de uma, não vou arriscar.
Porém, entrou no ranking de minha distopia favorita ??.

Isa 16/05/2024

O Ceifador
Tem muitos pontos a serem falados, o primeiro deles é que eu não me conectei tanto com a história, e isso fez com que eu não gostasse tanto e não ficasse chocada com os plots que ocorreram. Senti que minha cabeça já estava esperando o que ia acontecer.

O mundo é bem criado; gostei dos detalhes que o autor descreveu sobre o mundo. Também gostei da forma como ele colocou as páginas dos diários dos ceifadores, o que me trouxe a sensação de humanidade neles. Também gostei bastante da escrita, foi por ela que continuei lendo até o fim.

A leitura foi meio chatinha; o começo foi legal, mas o meio virou rotina, sei lá, ficou muito chato e só aconteceu emoção lá para o final do livro. Como eu já estava cansada, acabei não me emocionando com o final.

Provavelmente vou ler o segundo livro, porque minha curiosidade fala mais alto e também porque sou brasileira e não desisto.

Giseli 16/05/2024

do diário de coleta da ceifadora Anastássia ????
esse é o primeiro livro da trilogia ?Scythe? e apresenta uma visão futurista e distópica de uma humanidade que deu fim a todos os desafios possíveis da existência. imagine um mundo onde a humanidade superou tudo: fome, doenças, guerras e até a própria morte. parece um paraíso, né? mas como controlar a população que continua a crescer sem parar? a resposta está na Ceifa, uma organização de ceifadores responsáveis por ?coletar? vidas de forma controlada

e é nesse cenário que conhecemos Citra e Rowan, dois adolescentes comuns que de repente se veem escolhidos pra um papel que ninguém em sã consciência desejaria: serem aprendizes de ceifador. o dilema moral de ter que aprender a matar pra garantir um equilíbrio populacional é só o começo dos desafios que enfrentam. o que torna a trama ainda mais emocionante é que apenas um deles pode se tornar ceifador

eu amei demais esse universo!!! teve vários momentos de tensão e conflitos. Citra e Rowan são retratados com profundidade, suas jornadas pessoais e transformações são incríveis de se ler. a tensão entre os dois, tanto como competidores quanto como possíveis aliados, é surreal. é importante falar que o foco desse primeiro livro não é romance, mas sim focar em explicar como funciona esse mundo. além disso, essa sociedade aparentemente perfeita tem suas falhas, e a Ceifa, que deveria ser uma instituição justa e ética, está longe disso. cada ceifador tem sua própria visão sobre como realizar seu dever e temos personagens que vão desde os mais benevolentes (como o Ceifador Faraday e a Ceifadora Curie) até os mais sádicos

eu adorei que a autora incluiu as passagens dos diários de coleta de ceifadores consagrados. ela conseguiu amarrar todos os elementos da história de maneira envolvente. o enredo é original, único e inesquecível. já disse que amei??? e as doses precisas de suspense e ação mantêm o leitor preso até a última página. e esse final??? o plot twist? ??

Sweetmoonshine 15/05/2024

Incrível
Eu não tenho palavras pra descrever o que foi essa leitura. Traumatizada com o último livro, eu comecei com menos expectativas e foi maravilhoso (tudo bem que teria sido mesmo com expectativas altas, mas enfim). A construção de mundo, o contextos, os personagens, os plots, os plot twitsts... simplesmente magnífico.

Mah Mac Dowell 15/05/2024

Eu gostei mais do que achei que fosse gostar, em especial mais para o final do livro que tem algumas reviravoltas que eu não estava esperando.
A única coisa é que achei que eu deveria ter sentido mais empatia pelo amor criado, mas não senti, não consegui sentir essa conexão que o livro tentou criar entre os personagens, sinceramente achei que faltou criar mais química entre eles para que o leitor de fato pudesse sentir a possível perda na qual o livro todo girou entorno. Mas gostei das revelações, reviravoltas e do final. Terminei com vontade de ler o próximo.

sofiabrilha 15/05/2024minha estante
desenvolvimento*** errei divas

Juliana 13/05/2024

Excelente
No começo achei meio lento e previsível, bem adolescente. Mas passando da metade, a história engata, a narrativa prende e é completamente empolgante e inédito. Vale a leitura.