Para Sempre Ana Sergio Carmach

Autor(a): Sergio Carmach
Número de Páginas: 336
Editora: Caravansarai

Sinopse

O livro conta a história de acontecimentos que ocorrem em Três Luzes, que fica a história toda envolta de Ana. Mostrando para nós como foi à vida dessa mulher. Levando-nos para acontecimentos ocorridos no passado e voltando para os acontecimentos de agora.

Apesar de Ana ser a principal da história, digamos assim, o autor nos apresenta os outros personagens que fazem com que Ana seja o foco da história, que seriam Nestor, Carlos e Caio. Para você entender Nestor é pai de Carlos, Caio é filho de Ana. Nestor acaba tendo um relacionamento com Ana, e com o decorrer da história esse relacionamento acaba sofrendo algumas mudanças, mudanças estas que fazem com que Ana encontre Carlos filho de Nestor. Carlos é um garoto imaturo e que não pensa em seus atos, ele namora com Cris uma garota educada e considerada por todos os triluzianos uma garota boa. Com o decorrer da história você acaba conhecendo Claúdia que tem um papel muito importante na história também, ela sempre fica ao lado de Carlos para o que ele precisa e nunca duvida da palavra do garoto. Conhecendo ainda o delegado Irineu um cara que tem uma mente brilhante, eu diria assim, além de ter pensamentos impressionantes. Irineu sempre acaba “discutindo” com o Padre Motta que no decorrer da história vai ser um personagem que ninguém esperava.

Sinceramente no começo da história eu não estava gostando muito do jeito de Ana, com o passar da história você começa a conhecer realmente está mulher, começa a entender tudo que ela passou e quais os motivos dela de ter feito o que fez, passando assim acha-la uma mulher forte e determinada.

A história é simplesmente surpreendente, durante o desenrolar da história você vai ficar sabendo de acontecimentos que nem imaginava que poderiam existir, e quando você percebe tudo está ligada uma coisa na outra. O autor nos faz realmente parar para pensar em algumas partes do livro, não por ser complicado ou coisa do tipo, mas sim porque tem algumas coisas que realmente você consegue ligar com sua vida e pensa que talvez você poderia estar fazendo aquilo diferente ou alguém que você conhece pensa daquela maneira que foi descrita na história.

Você vai encontrar na história ódio, traição, paixão, amor verdadeiro, não deixando ainda a desejar em mistérios, reconciliações e com um final extremamente impressionante. A leitura ela não é complicada desde que você esteja prestando totalmente atenção em datas que aparecem durante a história, o que não fica muito difícil. Gostei da maneira com que o autor descreve as cenas, fazendo assim até imaginarmos tudo que está acontecendo naquele momento, imaginarmos todo o cenário e tudo mais.

Com certeza recomendo a leitura deste livro. Você vai se surpreender.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2013/12/resenha-para-sempre-ana.html

GianiPlata 31/03/2013

Para Sempre Ana - Sergio Carmach
Olá Docinhos!
Essa semana li uma história muito bonita!
Uma história que me fez sentir diversas coisas ao mesmo tempo!
Não tem nem como resenhar muito bem sem soltar algum spoiller, pois o livro tem tantos segredos e mistérios que a emoção toma conta do leitor do começo ao fim!
Mas vamos lá! Vou fazer o possível!

Conheci Ana. Uma moça perdida em seus sentimentos, mentiras e esperanças.
Mas vamos do começo!
É Natal e o distrito de Três Luzes está em peso na casa da bela Família Rigotti!
Todos os anos Nestor e Márcia oferecem um grande almoço para amigos e pacientes que tanto os respeitam e os querem tão bem.
Tudo corria as mil maravilhas até que chega Ana acusando Carlos (filho de Nestor) de tê-la engravidado e exige que o rapaz assuma a paternidade da criança.
Carlos entra em pânico, pois sua namorada Cris está presente na festa e o rompimento será inevitável.
Mesmo Carlos explicando que o ocorrido entre Ana e ele foi antes de firmar compromisso com Cris, a moça sai da festa sem olhar para trás.
Carlos fica sem chão... Aquilo não pode acontecer justo agora que encontrou a mulher de sua vida!!! Ele sempre fora tachado como conquistador que se aproveita das boas moças da vila, mas Cris acreditava que ele a amava e que depois que começaram a namorar o rapaz tomaria jeito e seria somente dela.

Carlos exige um teste de DNA! Exame que na época (anos 90), ainda estava em desenvolvimento e por esta razão não era tão preciso e ainda por cima custava muuuito caro!

Nestor vai na frente para verificar o hospital e fazer o pagamento, mas um terrível acidente acontece e a história toma outro rumo....

Em casa, Márcia abre uma carta destinada a seu filho e após uma chocante leitura o faz assumir o filho de Ana sem nem mesmo saber o resultado do exame.
Carlos é contra, mas como é submisso à mãe acaba aceitando. Pouco tempo depois, Ana aparece grávida novamente... Mas Carlos jura que nunca tocou na moça.... Então de quem é esse filho???

A ex namorada muito abalada por todos esses acontecimentos decide ir embora da cidade, mas Carlos a encontra e com a ajuda da irmã de Cris, Cláudia tenta convencê-la de sua inocência, mas o orgulho de Cris fala mais alto e a moça some da cidade em busca de novos horizontes.
Cláudia é a única que parece realmente acreditar em Carlos!
Para ela nada do que já foi dito faz sentido!
E é então que eles começam uma investigação pela verdade!

Será que Carlos é mesmo pai do filho de Ana?!
O que diz essa a carta que Márcia esconde com tanta tristeza e vergonha?
Qual o motivo de tamanho ódio de Márcia que a faz destruir a vida do filho sem piedade alguma?
A única pessoa que parece poder acabar com tudo aquilo é a própria Ana. Até quando irá suportar guardar tantos segredos?

Quando ir a Três Luzes não se esqueça de visitar o ponto de encontro de naves alienígenas!
Este lugar esconde muitos mistérios, assim como toda a história de Ana, Carlos e todos os moradores do distrito.
Aaah e cuidado para não ser pego para participar de uma das infindáveis discussões filosóficas entre padre Motta e o delegado Irineu... Eles nunca concordam e sempre tem algum argumento para contrariar o outro...

Obrigada Sérgio pelo maravilhoso presente que deu a nós leitores!
Essa história realmente me tocou e me arrancou lágrimas de tristeza e de alegria!
Pude sentir a dor de um coração partido e abandonado. E também senti a alegria e o alivio de um tão esperado reencontro.

"Para Sempre Ana" é uma história de segredos da alma, que somente o coração compreenderá!

Paula 06/05/2013

Resenha para o Blog Accio Books
Sinopse:

Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.

Para Sempre Ana - Sergio Carmach

O livro conta a história de Ana, uma mulher que já aparece bem no começo da história, com uma revelação bombástica, que choca os habitantes de Três Luzes, principalmente a família Rigotti. Depois dessa revelação, a vida de Carlos, herdeiro da família, muda completamente, e pra pior. Ele, obviamente, culpa Ana por todo o seu sofrimento.

É fato que Ana, como é explicado na sinopse, mexe com três gerações de homens da família Rigotti. Com Nestor, o “patriarca”, com Carlos, seu filho, e com Caio, que nós já conhecemos no inicío da história, que se passa no ano de 2011. Aliás, todos os capítulos começam com uma data, explicando em que ano se passa a narração.

São várias revelações durante o livro, e cada uma dá uma reviravolta na vida dos protagonistas. Ana é uma personagem que muda completamente, devido à sua evolução como pessoa. Nunca senti antipatia por ela, mas desconfiei que as coisas não fossem bem como ela explicava.

Tem também o padre Motta, que é um personagem que parece ser apenas figurante, mas que contribui muito para a história. Dona Gertrudes, avó de Cris, também esconde vários segredos, mas que não são tão importantes. E mais, a personagem que mais gostei: Cláudia, a irmã mais nova de Cris, que ajudou muito o Carlos quanto à Ana e a revelação que ela fez.

Enfim, são muitos personagens que se revelam importantes durante a história, cada um com a sua participação na vida de Carlos e Ana. O Sérgio construiu muito bem a história. Às vezes estávamos na atualidade, com Caio procurando sua mãe. Às vezes, nos anos sessenta, conhecendo a Ana pequena. E, na maioria do tempo, nos anos noventa, acompanhando a evolução da família Rigotti.

Gostei muito do livro, e recomendo-o demais. A sinopse nos faz pensar num romance, e Para Sempre Ana realmente o é, mas é também um livro cheio de mistérios, ensinamentos e personagens bem construídos, para quem torcemos bastante durante o desenrolar da história.

Karine74 09/12/2013

Confesso que quando comecei a ler esse livro não esperava grande coisa. Porém, depois que me envolvi na história, não consegui mais parar de ler. De fato, terminei a leitura em um único dia, fiquei a tarde toda lendo esse livro. A história é interessante e envolvente, com personagens que inspiram revolta e outros compaixão. Achei o livro bem comovente, e apesar da leitura rápida, realmente gostei da história.

site: http://orquideadepapel.blogspot.com.br/

cristotola 23/08/2011

Para Sempre Ana
Um romance cheio de mistérios que você só compreenderá no final da leitura. Assim é Para Sempre Ana. Em uma cidade mística, Três Luzes, a história se desenrola em três momentos distintos no tempo. Serão três gerações de homens da mesma família e todos unidos à Ana.
A princípio, seu filho Caio parte em busca da mãe desaparecida. Caio, como a mãe, tem uma grande sensibilidade espiritual e recebe ajuda de um padre já falecido na direção que deve tomar em sua missão. Nesse momento a história afasta-se do período atual e começa a descrever a tumultuada vida de Ana e seu relacionamento com pai e filho. O leitor, como os personagens, tem emoções distintas com relação à Ana. A princípio ela parece ser uma aproveitadora que tem um relacionamento com um homem casado.

Para ler o restante da resenha:

Mari M. 03/09/2011

“Para Sempre Ana”: título atraente, história encantadora. Li o livro de forma devagar, perdida entre Três Luzes e Senador Mariano.

Qualidade? Oh, sim. Um livro de extrema qualidade. Porém, é necessário adaptar-se às idas e vindas no tempo que o autor proporciona; e é necessário, também, procurar compreender que a história é confusa, fazendo e desfazendo nós. O quê? Não, não. Não é uma confusão ruim. É uma confusão positiva. Uma confusão que força o leitor a acabar o livro. É quase impossível abandoná-lo. O modo como são descritas as emoções dos personagens faz o coração acelerar. Ao final, apenas um suspiro. E uma sensação, a sensação de que uma mensagem foi transmitida.

Apesar de a princípio parecer, o livro não gira (todo o tempo) em torno da ficção. Pelo contrário, gira em torno da realidade. E se torna tão real, que, quando a parte da ficção chega, torna-se também uma realidade na mente de quem lê.

Caio é um homem que há pouco ainda era um “menino” que perdeu a mãe, Ana. Encontra-se em Três Luzes, cidade em que ocorrera o desaparecimento. Seu objetivo? Encontrá-la. O título conta a misteriosa, confusa e angustiantemente emocionante vida dos Rigotti, família de Caio, além da de outros personagens, que se tornam cruciais na trama.

As dificuldades passadas, as surpresas do destino e a beleza do livro, esses sim são explícitos. É... Impressionante. Um título brasileiro, um bom autor, uma história original; combinados, resultam em “Para Sempre Ana”. O livro aborda questões filosóficas, que vêm a ser importantes no enredo. Não é um livro infantil. Francamente, é necessário refletir ao lê-lo, e não apenas “ler” como se fosse um suco sem polpa. Sucos sem polpa são engolidos rapidamente e sem que a pessoa, que deveria se deliciar, nem ao menos sinta seu gosto.

Ana e Cláudia são as duas personagens mais atraentes. Personalidades fortes. Até teimosas em certo ponto, mas, acima de tudo, determinadas. Os personagens do livro foram bem montados. Agradáveis e, em algum ponto, engraçados, dramáticos. E, ao fim, ficou um quebra-cabeça perfeito. O enredo da história é muito bom. Leitura fácil, deliciosa. Mas, volto a dizer, não deve ser lido da mesma forma que um suco sem polpa é bebido, às pressas e sem que a pessoa se delicie. Recomendo muito esse livro. E então: não quer fazer uma visita a Três Luzes, uma cidade em que o inesperado pode acontecer?

Mais resenhas em : http://livros-devorados.blogspot.com/

@Ravafs 06/09/2011

Resenha do livro "Para Sempre Ana"
Nem tudo é o que parece ser; nem tudo corre como se espera. Os mistérios surgem para transformar a calmaria em agitação. Então... tudo o que você espera acontecer, ou que anda acontecendo, acaba, jogando-o para o alto. E, quando menos se espera, está-se lá, à beira de algo desconhecido. Está-se lá, esperando... Olhando o vazio... Tentando se descobrir... Procurando algo...

A calmaria é misteriosa, a expectativa é grande, as pessoas têm estórias, os mistérios começam a ser desvendados, os fatos se chocam. Mas por onde começar? Onde encontrar Ana? E quem é Ana?

As gerações passam, o mistério ainda estarrece... Família Rigotti, o que ela pôde ou ainda pode fazer? O que houve com as suas gerações que estão envolvidas nesse mistério? E como elas se envolveram? Rigottis, mostrem-nos quem é essa mulher; contem-nos um pouco de suas fábulas. Vamos juntar as peças do quebra-cabeça; talvez a resposta não esteja tão longe.

O mistério assombra aqueles que não se sacrificam para desvendá-lo. Mas os Rigotti, uma das famílias mais conhecidas da cidade, o que teriam com isso? O que estão escondendo ou procurando? Quais são suas ligações emocionais, carnais, espirituais e aventurosas com Ana?

Três Luzes, uma cidade conhecida por ser palco de “estranhos fenômenos”, conta uma estória que faz o leitor viajar pelos anos. Aos poucos, diversos personagens se desnudam de seus contos e de seus jeitos, abrindo a caminhada para o desenrolar da trama. O livro, de tempos em tempos, parece mudar, fornecendo um leque de possibilidades imaginativas, traçando, assim, uma linha em que é difícil se cultivar uma conclusão, mas que o autor maneja com habilidade. A escuridão torna-se claridade e a claridade torna-se escuridão, não sem perspicácia narrativa, mas de um modo que se pode compreender e vivenciar o que se passa nas entrelinhas da estória.

Para os amantes do perfeccionismo e do detalhismo, o livro traz, a cada página, uma visão mais nítida do que está se passando e, assim, mergulha o leitor no que está escondido por detrás de suas frases bem moderadas. O autor oferece diversos pontos de vista das situações vividas. Mas, mesmo detalhando demais, ele prende o leitor, que imagina estar diante da cena ou assistindo a um filme. Coerente e coeso, como deve ser, ainda traz em cada parágrafo a harmonia entre a trama, suas ideias e com a mensagem que quer passar ao leitor. Não desvirtua a estória e traz um bom rebuscamento ao texto, uma de suas artimanhas mais ousadas, o que estimula ainda mais a leitura do livro.

Entre nessa calmaria e desvende a euforia. Descubra onde está Ana e quem ela é. Sinta e viva cada linha contada pelos personagens desse livro. Prenda-se também à misteriosa cidade de Três Luzes e acompanhe o desenrolar da trama contada por Sergio Carmach.

Fernanda 06/09/2011

Resenha: Para Sempre Ana (Sergio Camarch)
Na pequena Três Luzes, conhecida pela curiosa fama de atrair visitantes de outro mundo, outra história, desta vez terrena, faz a cidade ter diversas reações. O foco é a família Rigotti, que por três gerações é conquistada, abalada e apaixonada por Ana, uma mulher diferente, de criação peculiar e cheia de ideais. Ela consegue exprimir diferentes sentimentos entre os cidadãos de Três Luzes, até que, em certo momento, some sem deixar vestígios. E assim começa “Para Sempre Ana”.

A trama, inicialmente, leva o leitor a imaginar um determinado roteiro. Este, porém, desenvolve-se de forma completamente diferente!Existem momentos em que há o sentimento de descoberta, mas, logo em seguida, outro fato ocorre e, assim, o sentimento de incerteza sempre paira no ar. Três homens e três destinos, todos ligados a Ana. Ana, uma forasteira na cidade, inicialmente não é bem quista. Porém, com o avançar das páginas e dependendo da ótica de cada leitor, ela pode ser vista como uma mulher mais humana, que possui diversas facetas, que sofreu, que viveu traumas e experiências não merecidas, que descobriu muito cedo como os seres humanos podem ser a pior espécie criada pelo homem; e que também conseguiu aprender e se superar diante de todas essas adversidades, conquistando não só a sua redenção, mas uma bela história de amor e uma vida que sempre almejou.Inicialmente, existe a presença de um narrador-observador. Para conhecer a resenha completa, visite: http://www.cacadoradelivros.com/2011/09/resenha-para-sempre-ana-sergio-camarch.html

Ilmara Fonseca 21/10/2011

Uma leitura instigante!
Se eu pudesse definir o livro de Sergio Camarch, Para Sempre Ana, com uma única palavra esta seria: Surpreendente. As idas e vindas e reviravoltas desta história fazem desta obra uma criação ímpar e que me conquistou por inteiro. A narrativa de Camarch se passa na pitoresca Três Luzes, uma cidade pequena que tem esse nome pelo fato de ter sido um lugar onde foram avistadas luzes no céu e desta forma, é muito procurada por ufólogos de todas as partes.

A história inicia-se com a chegada de Ana e de seu filho Caio à cidade, especificamente à casa da família Rigotti, de muito prestígio na região. Ana traz consigo segredos do passado que podem fazer ruir as estruturas da tradicional e poderosa família Rigotti. Ela é o centro onde repousam os segredos que unem as três gerações desta família. No desenrolar da trama podemos acompanhar a história de Ana e também dos diferentes moradores da cidade. O passado e o presente andam de mãos dadas e podem contar os misteriosos segredos que pontuam toda a narrativa.

O livro possui uma estrutura cronológica diferente, situando a narrativa em três tempos distintos. Estes tempos interagem no fluxo da história de modo que é preciso estar bastante atento para não se perder. O autor sinaliza cada capítulo com a data, e ainda divide o livro em três partes: Parte I – Impressões Turvas, Parte II – A Alma de uma mulher e Parte III – A sombra do crisântemo.

A escrita de Sérgio é elegante e enriquece a história. Os seus personagens são muito bem caracterizados, e por vezes, nos enganam. Cada capítulo é uma nova descoberta, onde as aparências nem sempre são o que demonstram ser. Os recuos para o passado que o autor nos traz nos permitem compreender o quanto o caráter de uma pessoa e a sua personalidade são moldados pelo que acontece com ela no decorrer de sua história de vida. O livro fala de valores que perpassam a nossa humanidade e nos faz pensar um pouco sobre os comportamentos humanos e as forças distintas que os motivam. É um livro denso, uma história interessante e muito surpreendente. Uma leitura de primeira ordem!

Tamara 09/11/2011

Inesperado
Um livro que me surprieendeu, não imaginava que fosse me prender tanto. Devido ao título não criei muitas espectativas, mas realmente, adorei. Um história cheia de reviravoltas, quando tudo parece que está se resolvendo novo acontecimento surge, como um vento forte, e muda tudo de lugar. Mudei de opinião sobre determinados personagens,que no início me passava a impressão de ser uma coisa e depois me mostrou ser outra pessoa. Odiei e amei a Ana. Ela me fez rever determinados conceitos. Recomendo para quem gosta de uma boa leitura.

Nessa 16/03/2012

Para Sempre Ana
Eu estava muito curiosa para ler este livro, e fiquei super feliz quando o autor Sérgio Carmach aceitou a parceria e me enviou o mini livro!
Gente, eu não sabia muito bem o que iria encontrar neste livro, mas já tinha visto muitos comentários positivos sobre ele!
O primeiro capítulo eu adorei, pois ele dá a abertura para todo o resto. Neste capítulo ele nos conta sobre o nome da cidade, uma lenda, sobre a cidade "Três Luzes", pois apareceu na cidade óvinis.
Gente não quero fazer spoilers, mas para mim a leitura deste livro foi muito intensa. Eu queria logo saber o que iria acontecer.
Confesso que eu esperava um pouco mais do final, acho que criei muita expectativa e isso acabou me prejudicando um pouco!
Também achei o livro um tanto misterioso, assim como a capa que me deixou intrigada desde a primeira vez que a vi e o próprio título. Foi através destes detalhes que realmente me veio a vontade de ler o livro e confesso que me surpreendi!
Achei a história muito bem construída, diferente do que eu costumo ler, mas eu gostei muito e super recomendo essa leitura, vale apena!!

Lilian 23/06/2012

Surpreendente
Com essa palavra que começo a descrever esse livro. Recebi em pdf e tenho certeza que fará parte da minha coleção em breve. Um livro que a principio mostra que será mais um romance qualquer, e foi justamente aí que me surpreendi li em dois dias, pois não consegui abandonar a leitura. A história é cheia de romance, suspense, surpresas e o mais inesperado um segredo revelado praticamente nas últimas palavras. Amei ler e indico a todos que realmente gostam de uma boa leitura.

Vânia Gomes 03/09/2012

Palco de supostas aparições alienígenas no passado, Três Luzes possui uma aura mágica e misteriosa. No entanto, os mais atordoantes segredos dessa cidade estariam mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores? Em meio a esse cenário intrigante, eis que, com um bebê no colo, surge Ana, uma mulher perturbadora à cata de algo. Sua chegada vira do avesso a vida de todos, em especial a dos membros da conceituada família Rigotti e a da doce e provinciana Cris. Quando a busca íntima da forasteira parece finalmente terminada, ela desaparece. E, então, inicia-se uma vibrante procura pela mulher que fez brotar o pior e o melhor no âmago dos triluzianos.

Desenvolto, Sergio Carmach delineia o caráter de seus personagens com sutil realismo. Por vezes, leva os defeitos e qualidades de suas crias ao extremo, mas sem jamais deixá-las caricatas. Ao contrário, seu texto escancara a verdadeira e dual essência humana, fielmente retratada nas aparentes atitudes surreais de alguns triluzianos. E, assim, instiga-nos a transcender as aparências e a abandonar os prejulgamentos moralistas.

Ao mesmo tempo singelo e complexo, luminoso e sombrio, racional e passional, romântico e aventuroso, espiritual e carnal, Para Sempre Ana é um livro que nos envolve por completo. Seria clichê dizer que prende o leitor até a última página, mas… acontece. A trama surpreendente e bem amarrada é talhada para virar um belo filme, daqueles inesquecíveis. Aliás, é uma deliciosa experiência lê-lo como se estivéssemos realmente diante de uma tela de cinema.