Para Sempre Ana Sergio Carmach

Resenhas - Para Sempre Ana

Sam 29/07/2011

Books and Other Things - Resenha: Para Sempre Ana
Recebi Para Sempre Ana do próprio autor, Sérgio Carmach, para resenha. Infelizmente, não poderei ficar com o livro, porque o escritor não tem exemplares suficientes para todos os blogueiros parceiros. De qualquer jeito, já valeu muito à pena só ter lido essa história maravilhosa.

O livro conta a história de Ana, uma mulher que já aparece bem no começo da história, com uma revelação bombante, que choca os habitantes de Três Luzes, principalmente a família Rigotti. Depois dessa revelação, a vida de Carlos, herdeiro da família, muda completamente, e pra pior. Ele, obviamente, culpa Ana por todo o seu sofrimento.

Leia o resto da resenha em: http://livroseetecetera.blogspot.com/2011/07/resenha-para-sempre-ana.html
Luzia Barbosa 02/08/2011minha estante
Muito bacana sua resenha, Samantha. Achei interessante o trecho meio filosófico que você destacou. Você teve um motivo especial para fazer essa escolha?

dana 07/09/2011

Para Sempre Ana: Um novo com cara de antigo
A trama de "Para Sempre Ana" parte do anúncio de uma suposta paternidade, que ameaça a fama da respeitada família Rigotti e o amor de um casal, além de trazer o risco de que verdades há muito tempo escondidas sejam reveladas. Quando isso acontece, uma série de outros fatos, e segredos, acabam surgindo. Mas, quem é o culpado? O que, de fato, está acontecendo? “É uma longa história...” E essa é a história contada no livro.

Desde o início, o leitor é atraído pela curiosidade, porque há sempre algo para descobrir. Isso ajuda para que o livro seja equilibrado: ao mesmo tempo em que traz um caso semelhante aos de séries policiais, trata de questões mais profundas. Aliás, esse é um livro que se destaca por ir além da ideia de ser apenas uma história, pois parece querer mostrar e explicar questões comuns da vida. Durante toda a leitura, o que está acontecendo está sendo explicado, mostrando que cada personagem tem seus motivos, e quais são esses motivos, ajudando a entender suas ações. O livro tem tanto esse teor explicativo, que explica até fatos simples, como quando o personagem gosta ou deixa de gostar da comida de acordo com seu humor. Esse é um artifício constantemente usado, mas que costuma aparecer sem maior alarde, apenas colaborando para o clima da história. Esse exemplo representa bem como a narração segue, seja em casos pequenos assim ou nos maiores e mais importantes.

Um outro ponto interessante que não se pode deixar passar é a discussão entre ciência e religião. O livro todo apresenta essa dualidade de visões, seja na própria fala de personagens ou explicando certos acontecimentos, que para uns foram causados por alienígenas e para outros por espíritos. Seja pelo método científico ou com o auxílio de Deus, os personagens acabam encontrando as respostas. Isso é interessante porque - mesmo parecendo aleatório, apenas para embalar as discussões - acaba por representar a história com base em pontos de vista e dar uma conclusão à questão. O próprio final do livro pode ser explicado tanto por um quanto por outro lado.

Essa história de religião contra ciência parece um pouco antiga, mas pode dizer muito sobre o livro, ou sobre seu público adequado. Este provavelmente não é um livro amado entre os jovens, não por uma suposta falta de capacidade deles para gostar de algo sério ou de assuntos profundos, mas porque o livro trata de uma questão da vida de gerações mais antigas. Atualmente, a vida com liberdade é parte do cotidiano dos jovens, algo distante da vida regrada e padronizada de seus pais. O cuidado exagerado com as aparências é algo mais antigo. Hoje em dia esse modelo está sendo quebrado, e é justamente isso o que o livro faz: mostra personagens totalmente dentro desse modelo, mas analisa o que acontece com um ponto de vista atual, como um modo de pensar alternativo ao dos personagens que serviu de caminho para encontrar a verdade – e a felicidade.

Na verdade, até o modo de escrever do autor pode afastar os jovens. Em parte porque lembra um pouco o de antigos escritores brasileiros, causando certo preconceito com toda a história. E, também, porque a escrita é contida, muito preocupada com o que seria “correto”, afastando-se da narração próxima ao cotidiano a que os jovens leitores estão acostumados. Contudo, até mesmo esse estilo de escrita do autor cai bem ao livro, também ajudando a criar o clima da história.

"Para Sempre Ana" é um livro que lembra um pouco os mistérios de livros de Sidney Sheldon, Agatha Christie e até mesmo de séries policiais americanas, mas tudo isso com um clima mais quente, como “contando histórias de vida”. O autor consegue criar uma trama intricada e interessante. E mesmo o seu modo de escrever, que pode assustar aqueles acostumados a textos livres e próximos do cotidiano, consegue cair bem à história do livro. "Para Sempre Ana" é como aquela pintura bem feita, com direito a toque final, que o autor respira fundo, olha a obra finalizada, e diz: “Está pronta!”

Ju 22/01/2013

Para Sempre Ana, de Sergio Carmach
"Sou livre, pois aprendi a distinguir o paraíso fantasioso do paraíso real".
Caio, em Para Sempre Ana

"Para Sempre Ana" é o primeiro livro de Sergio Carmach.

Já adianto que não direi uma palavra a mais sobre a história. Contentem-se com a sinopse ou leiam! E eu recomendo a segunda opção, com certeza! :)

Eu não gosto de ler livros aos poucos. Gosto de me sentar, abrir um livro e só largá-lo depois de terminar a leitura. Com "Para Sempre Ana" não foi assim.

Isso é um mau sinal? Absolutamente não. É que nunca tinha me deparado com um livro como esse, que precisa ser degustado pacientemente. Parecia que o livro de repente me dizia: "Entre nas regras do jogo!! Veja quanto tempo essas personagens levaram para descobrir segredos muito bem guardados!! Espere a sua vez! Tudo tem seu tempo!". E eu precisava interromper a leitura. Demorei a aceitar isso, mas o livro pede essas pausas.

Ele não é escrito em um tempo linear. Mas o autor soube como apresentar cada lembrança e desvendar cada mistério na hora exata. Eu fiquei aflita enquanto lia, queria saber o final logo, mas isso foi culpa da minha ansiedade apenas! rs... Não era uma aflição ruim, era uma aflição no estilo "quero mais, agora!".

É muito legal a mensagem que o livro passa, da importância do amor na vida de todos nós. O amor traz a redenção. A não-aceitação deste, a perdição. Tem romance e mistério na medida certa! Enfim, é um livro que merece ser lido. Mais do que isso, é um livro que todos merecem ler!

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/03/resenha-para-sempre-ana.html
Lua 23/03/2013minha estante
Suas resenha sempre me deixam com muita vontade ler haha já ouvi algumas falarem bem e até suspirar por esse livro. No entanto não me interessei, sempre achei a capa muito bonita e agora é que li a sinopse e sua resenha. Adorei o fato de ter um pouco de mistério e ao mesmo tempo pregando que todos precisam de amor.

Dani 27/03/2013minha estante
Eu entendi perfeitamente o que você quis dizer com ler até terminar a leitura, também sou assim, e quanto mais leio mais aflita fico para saber do final rsrsr Todas as resenhas que li de Para Sempre Ana falam de muito mistérios e não revelam nada rsrsr Céus, será que esse livro vai me matar? HAHAHHAHAHA

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Pois eu preciso me render ao amor. :D

;)

Baah 13/04/2013minha estante
bem interessante esse livro, um tema forte que chama atenção

Thaís 14/04/2013minha estante
Ja ouvi falar algumas vezes deste livro mas nunca li uma resenha tão perfeita.. Não sei pq mas tenho uma sensação boa com este livro, é como se simplesmente a capa dele me desse paz!

Vanessa Vieira 07/09/2011

Para Sempre Ana_Sergio Carmach
O livro Para Sempre Ana, de Sergio Carmach, se passa no distrito de Três Luzes, na cidade de Senador Mariano. O distrito provinciano é bem conhecido e reza a lenda que o local foi visitado por 3 OVNIS e é através desse relato que surgiu o nome Três Luzes. Tudo se inicia com o jovem Caio, que chega na cidade à procura de sua mãe Ana, desaparecida por mais de 10 anos, e que traz a tona muitos fatos sobre o passado dos moradores dessa região.

Há muito tempo atrás, em um dos banquetes de Natal da família Rigotti, organizado pelo patriarca Nestor, surge uma moça desconhecida e não convidada para a festa, Ana. Ela alega que tem uma criança de Carlos, filho de Nestor, e quer obrigá-lo a assumir a paternidade deste filho a todo custo. Porém, Carlos namora Cris e a ama profundamente, não querendo nenhum vínculo com Ana, e duvidando que seja o pai dessa criança. A partir desse dia, Ana acaba mudando o destino dos que estiveram presentes nesse banquete, ficando eternizada na memória de todos.

A estória é contada através de três gerações da família Rigotti, sempre permeada com muito romance, mistério, segredos e revelações cabulosas. A vida de Carlos deu uma volta de 180º com os últimos acontecimentos, e por mais que ele ame e queira Cris, ela não acredita nele. Ele conta com a ajuda de Cláudia, irmã de Cris, para provar que é inocente do que lhe culpam e conquistar a confiança e o amor da moça. Através desse ínterim, muitos segredos são revelados e o véu que cobriu a cidade por muitos anos, é rompido, causando dor, alegria, mágoa e perdão e sobretudo, muita comoção.

Os acontecimentos da cidade ocorreram na década de 60 e agora, em 2011, serão debatidos, encarados de frente e por conseguinte, solucionados. Uma trama bem elaborada e sintetizada, que conjuga em uma estória inteligente e repleta de sentimentos. O autor soube enlaçar o destino de cada personagem, de uma forma sábia e bem definida, destacando a importância de todos e deixando todos bem focalizados, bem amarrados no contexto. Uma verdadeira viagem por Três Luzes, em meio a muito misticismo, segredos de família e fatos polêmicos. Altamente recomendado!

Zilda Peixoto 08/12/2011

Para Sempre Ana
A estória se passa no distrito de Três Luzes, uma pacata cidade que cujo dito popular tem esse nome porque alienígenas costumavam visitar a cidade com suas naves.
Como toda cidade pequena, Três luzes é um lugar pacato e sem muitos acontecimentos extraordinários. Devo destacar a maneira como o autor descreve o comportamento e os costumes de seus moradores. Conheceremos a tradicional família Rigotti composta por Nestor_ um renomado médico; Márcia _ a esposa, sempre muito simpática e Carlos, o filho intransigente e imaturo. Outra figura emblemática que conheceremos é Padre Motta que esconde muitos segredos. Carlos namora Cris, a bela professora da cidade. É numa confraternização de Natal, que a família Rigotti passará por uma transformação que mudará definitivamente suas vidas.

Nesse momento,conhecemos Ana que surge com uma criança no colo e afirma que Caio é filho de Carlos. A partir desse momento, Carlos fará de tudo para provar que não é o pai dessa criança.
Todos os personagens escondem muitos segredos. E o autor vai revelando cada um desses segredos aos poucos. Um deles por sinal, me deixou perplexa, com tamanha criatividade do autor.(Cheguei a pensar : Mas,isso não pode ser possível! )
Fiquei abismada com a revelação de tais segredos. E senti muita raiva de Ana no início da estória.Mas, como todos nós sabemos, ninguém é tão bom quanto parece e nem tão mal quanto pensamos. Todos os personagens são muito bem construídos.

Até o momento eu só vinha lendo livros que desde o começo me agradavam muito. E Para Sempre Ana foi o único que logo no início, fiquei com o "pé " atrás. Talvez por querer que as coisas acontecem rápido demais, sendo assim, achei que não me agradaria muito com a estória. Paguei com a minha língua..rsss... Para Sempre Ana é aquele tipo de livro que prende muito a sua atenção, que descreve os fatos em seu mínimos detalhes. Com uma narrativa cheia de mistérios, ela vai nos prendendo a cada parágrafo. Estou sendo muito sincera, no início não gostei muito, acho que pelo tom dramático demais que o livro possui.

Todos os sentimentos são lançados sobre Ana. Amor e ódio transitam sobre o personagem. No início a odiamos, mas no fim chegamos a torcer por ela, já que Ana é uma grande vítima.
Devo destacar que Sérgio é um autor brilhante, ele constrói diálogos riquíssimos, cheios de vocábulos inteligentes e bem concatenados.
Como eu li o mini-livro que ele estava oferecendo aos blogueiros, tive muita dificuldade com sua leitura devido à letra ser muito pequena. Mas, isso não impossibilitou que eu continuasse com a leitura.

Você irá se apaixonar pela escrita de Sérgio, pois ele utiliza-se de termos bem formais e palavras por vezes rebuscadas.Eu gosto muito desse tipo de escrita, sempre muito rica e criteriosa.
Bem,eu recomendo e muito o livro e gostaria de agradecer ao autor pela oportunidade de amar e conhecer Para Sempre Ana.

Foram muitas as passagens que me agradaram no decorrer da leitura, mas irei destacar apenas uma que nos deixa bem à par do que esperar de um livro tão lindo e cheio de segredos e mistérios:
Como aprendizes da vida, todos nós temos a oportunidade de amadurecer pela experiência, de transformar as vivências amargas de outrora em tirocínio, o que nos torna, em geral, imunes às recidivas de velhos males. Mas existem espíritos de índole frouxa, capazes de cair nas mesmas armadilhas por inúmeras vezes. Mesmo um árduo esforço consciente da parte deles pode não ser suficiente para livrá-los de antigas e arraigadas tendências. Carlos, recorrente em suas atitudes e omissões quando o assunto é paixão, talvez seja um desses miseráveis. (pág. 119)

Josy-chan 25/11/2011

Resenha
Já dizia Carlos Drummond de Andrade “Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer.”
Acredito que essa frase define exatamente o que senti lendo esse livro.

Sérgio, o autor, entrou em contato comigo através do Skoob, convidando-me a participar de um projeto: Círculo de autores leitores. Admito, assim que seu nome apareceu no meu Skoob, digitei o título do seu livro do Google procurando resenhas, e fui tentar definir se eu tinha, ou não, interesse em ler.

A primeira vista, Sérgio me lembrava dum autor apaixonante da minha adolescência, Érico Veríssimo. O que havia em comum? A forma de narrar histórias de cidades do interior, de uma maneira humana e sensível.

Bom, sabendo o que as resenhas diziam, eu precisava ler realmente a obra, não?

O que aprendi? Nunca julgue um livro pela capa, e um autor por uma sinopse. Sérgio não era nem igual, nem parecido com Érico. Todavia, tinha algo que talvez o aproximasse do meu querido autor de Cruz Alta: a genialidade de contar uma história boa, sem máscaras ou eufemismos.

E é isso que Para sempre Ana é: uma boa história.

Para sempre Ana se passa num vilarejo pacato e sem grandes atrativos, Três Luzes, na qual vemos, num primeiro momento, duas classes distintas de pessoas compartilhando uma festa promovida pelo médico local: Um padre e um delegado antagônicos no quesito religiosidade, um casal de médicos que vive uma vida de aparências, uma velha professora que acredita viver no paraíso e um artista frustrado, impedido de viver sua arte. Todos ali possuem seus segredos que o autor sabiamente vai desvendando conforme as páginas vão sendo viradas.

Todavia, à primeira vista, tudo normal.

Dentro desse ínterim é que Ana, a mulher que dá título ao livro, surge majestosa e roubando a cena. De cara, já notamos a importância que ela terá dentro do enredo da vida da família Rigotti. Amante, musa, mãe. Simplesmente Ana.

O personagem que mais se interliga com Ana é Carlos, com quem ela vive um grande amor. Este último, antes, tem um namoro com a futura professora local, e é apaixonado por ela, Cris. Entretanto, Ana surge (com um filho nos braços, Caio), exigindo que Carlos assuma a paternidade da criança em frente de toda a comunidade (e, assim sendo, em frente de Cris, a paixão do nosso “herói”).

Conforme a obra vai sendo desenvolvida, vamos notando que Ana mantém em suas mãos segredos que sequer posso mencionar, já que não é minha intenção estragar a surpresa do livro. Mesmo assim, é gritante o domínio que Sergio possui de toda a obra. Ele SABE realmente o que está se passando, não apenas com a mente, mas também com o sentimento de cada um dos seus personagens, que de tão comuns, são extremamente humanos.

Ana, especialmente, me fascinou, intrigou, me fez torcer desesperadamente por um bom final para ela. Talvez porque eu visualizei-a o tempo todo como uma vítima da vida. Faltou, claramente, uma base sólida familiar para aquela menina não cair nas “armadilhas” da lábia do mundo. Ela foi má durante boa parte de sua existência? Sim, foi. Mas, foi boa também. Ou seja, ela foi humana, com todas as nuances que a humanidade exige.

E Cris, a suposta vilã? Admito que achei um pouco forçada essa tentativa de dar nuances de extrema maldade a moça, principalmente se considerarmos que ela foi, sim, a vítima. E nesse vítima, leia-se tudo. Cris representa muito mais o estereotipo da mulher brasileira, que não quer deixar-se enganar. Sinceramente, que idiota acreditaria em Carlos depois de tantas "provas"? Gostei da personagem, mas acho que seu final deveria ter sido mais... digno.
Terminando o ciclo das personagens femininas (não vou citar as demais, mas cada uma teve um destaque merecido na obra), cito Claudia como a unica que me causou antipatia nata. Primeiro as perseguições a Ana, e depois o julgamento dos sentimentos da irmã. Enfim, não gostei dela COMO PERSONAGEM... mas claro, na história, Sérgio deu um show.
O final da obra deixa a cada um o direito de dedução...

É muito difícil resenhar esse livro sem deixar claro seus segredos. E o livro de Sérgio tem muitos. Alguns me surpreenderam, outros nem tanto. Mas, em suma é: QUE OBRA MAGNIFICA. Dá orgulho saber que algo tão bem feito vem de um autor nacional.

Eu indico MESMO. É um verdadeiro clássico da nossa literatura. http://fic-lovers.blogspot.com/2011/11/resenha-para-sempre-ana-sergio-carmach.html

R. Peroma 20/03/2012

Para Sempre Ana.
Uma historia rica em detalhes, que nos leva aos grandes extremos do comportamento humano, nos fazendo trilhar através da vida de seus personagens pelos campos do amor até ao ódio, das paixões arrebatadoras ao egoísmo completo, da perversidade humana aos nobres sentimentos de perdão e compaixão.
Tudo isso envolto em narrativa cativante, que despertar o ansioso desejo de deslumbrar o final da trama.
Para Sempre Ana, um livro que vale apena ler.

Rogério Peroma

Lineh 19/11/2011

Resenha: Para Sempre An
Eu amo histórias que como a desse livro que você vai desvendando o passado dos personagens e acaba dando uma de detetive e me surpreendi por ser uma história tão bem feita e planejada ,
realmente me surpreendi com os detalhes bem colocados do autor e a história que foi montada de uma maneira muito criativa e o que mais me surpreendeu foi que os personagens são bem diferentes de mim e ao mesmo tempo iguais todos buscando sempre a felicidade .
O autor dividiu a história em três partes , na primeira nós descobrimos sobre o passado dos personagens, a segunda parte revela segredos enormes capaz de chocar qualquer um e a terceira parte bom é ai que está a melhor parte.
Posso considerar o Sergio um dos meus autores favoritos primeiro porque ele escreve muito bem ,segundo porque ele fez uma transição de tempo perfeita sem fazer com que o leitor se perca na leitura e terceiro porque os personagens dele são simples,
imperfeitos e humanos além do mais todo humano erra e ele conseguiu retratar isso perfeitamente em seu livro .

Fabio Shiva 15/04/2014

R&R Piano Bar
Uma história envolvente, contada com muita sensibilidade e elegância. Logo nas primeiras páginas já fica evidente para o leitor que Para Sempre Ana reserva muitas e boas surpresas!

Uma das coisas que mais gostei nesse incrível livro do Sergio Carmach foi uma técnica que eu não conhecia, e que o autor utilizou com muita propriedade. Na falta de um termo melhor, decidi batizar essa técnica de R&R Piano Bar! Explicando: o Reconhecimento e a Reviravolta são os principais recursos para tornar uma trama interessante, desde que surgiu no mundo a arte de contar histórias. Aristóteles estudou e definiu muito bem esses recursos em sua Poética, e de lá para cá o Reconhecimento e a Reviravolta continuam funcionando que é uma beleza!

Mas não custa nada dar uma melhoradinha no que já está bom. Talvez seja essa a medida da originalidade de um autor: o modo como cada um consegue contar uma história de um jeito próprio e único, a partir de elementos comuns a quase todas as histórias. E essa foi, a meu ver, a marca da grande originalidade de Sergio Carmach: a R&R Piano Bar!

Pois então. Geralmente o Reconhecimento (quando um ou mais personagens tomam conhecimento de algo novo e importante para a trama) e a Reviravolta (como o próprio nome já diz, uma guinada inesperada nos rumos da história) aparecem cercados de muita fanfarra, muita pompa e circunstância. Pois é tarefas das mais difíceis, para um escritor, ser casual ou circunspecto com suas pepitas (os pontos mais fortes de uma história, as sacações geniais que levam o escritor a querer escrever aquela determinada história, para começo de conversa). Então o usual é que essa dupla tão célebre, Reconhecimento & Reviravolta, apareçam na história com muito destaque, sendo antecedidos por expectativa e seguidos por recordatórios e reflexões.

Mas não é isso o que ocorre em Para Sempre Ana. Exibindo um autocontrole invejável de seus talentos, o autor consegue apresentar suas reviravoltas e reconhecimentos de forma bem suave, sutil, às vezes quase imperceptível. Não foram poucas vezes em que o impacto de determinada revelação na trama só foi me atingir algumas páginas depois, como uma bomba de efeito retardado! Isso sim é que é um belo exemplo de autor que usa e abusa da subtil art of understatement (frase lapidar de Ed McBain sobre o ofício de escrever que ainda carece de uma precisa tradução)! E daí eu ter batizado esse incrível recurso que aprendi com o Sergio Carmach com o título de R&R Piano Bar!

Viva a nossa literatura nacional!

Valorize o escritor brasileiro!

***///***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

***///***
ANUNNAKI Mensageiros do Vento

MANIFESTO Mensageiros do Vento

Renata CCS 18/09/2014minha estante
Adorei sua resenha, Fabio. O livro já foi para minha estante virtual!

Camila 11/02/2012

Para Sempre Ana
Intrigas, mistérios, paixões, traições, surpresas, revelações e conturbadas relações familiares são as principais marcas de PARA SEMPRE ANA, uma estória muito bem articulada e totalmente livre de maniqueísmos.

Três Luzes, como toda boa cidade pequena, é cercada de boatos e maledicências. Às vesperas do Natal, durante uma celebração promovida pelo Doutor Nestor Rigotti, a aparição de Ana com o filho nos braços provoca um grande rebuliço na vida dos habitantes da cidade, especialmente na de Carlos, que vê neste fato o fim de seu noivado com Cris. Porém, nem tudo é o que parece. Grandes enganos são construídos sobre falsas aparências e pré-julgamentos podem causar estragos irreversíveis no futuro.

Ana acredita que o reconhecimento da paternidade do filho, Caio, lhe trará o lar que tanto almejou na infância. Assim, nessa busca compulsiva, ela erra, mente, camufla e acaba sendo alvo do julgamento dos triluzianos. Somente após muitos anos de amargura e obstinação, é que a personagem se supera e paga com generosidade toda as humilhações sofridas, conquistando não só a admiração da cidade como o amor de Carlos.

"É certo não deixar nossos sonhos se converterem em ilusões, mas também não devemos abandoná-los ao sabor da maré. Ao contrário, é necessário apontar-lhes o rumo em direção a destinos firmes e reais, ainda que tal travessia seja repleta de tempestades. Se alguns deles naufragarem no caminho, paciência. O importante é a consciência de tê-los dirigido com diligência e confiança. Eu denomino essa jornada de felicidade."

(página 311)

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, com tantas nuances, revelações e passagens de tempo, o autor foi muito astuto na criação de uma trama engenhosa, cheia de reviravoltas e estórias interligadas, onde todos os detalhes têm uma razão de ser que o leitor, no entanto, só descobre capítulos a frente. Aliado a isto, a muito bem apropriada narrativa em terceira pessoa nos permite obter diferentes perspectivas acerca de um mesmo acontecimento, segundo a visão de cada personagem, tornando o texto ainda mais interessante.

PARA SEMPRE ANA é uma leitura fluida e apaixonante, o tipo de leitura que instiga o leitor até o último momento. E do meu ponto de vista, é a inexistência de heróis, mocinhos ou vilões o elemento que melhor garante o envolvimento do leitor com a trama, uma vez que no livro de Sergio Camarch somos apresentados à personagens cheias de defeitos, medos e fraquezas que, na maioria das vezes, falham tentando acertar, bem como acontece na vida real.

Outro ponto que merece destaque é a linguagem formal, porém de fácil entendimento da qual Sergio lança mão em PARA SEMPRE ANA. O livro está precisamente situado nos limites que separam o rebuscado do inacessível, possuindo uma narrativa inteligente, prazerosa e de fácil assimilação, concomitantemente.

Sem dúvida nenhuma, PARA SEMPRE ANA é literatura nacional de ótima qualidade. Leitura altamente recomendada!

AndreLSarausa 13/11/2011

Resenha - Para sempre Ana
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2011/11/resenha-para-sempre-ana.html

O livro conta a historia de Ana( mentira que é de Ana...Achei que era do Roberto..)Ficaram surpresos né?UAU!O livro chama Para sempre Ana, e conta a historia da Ana...RSRS.
Não gente, eu estou só brincando....

O livro conta a historia não só de Ana, pois a historia dela, só é contada depois e incluída no meio do livro.
É sobre um cara que está numa festa, na casa dele, e chega uma mulher que diz que está com o filho que pertece a ele.Com isso a namorada rompe com ele, todos ficam chocados, mas ele garante que o filho não é dele...E faz de tudo para provar.
Quando ele ia fazer o DNA, o pai dele morre, e mãe fica arrasada.
Depois vários mistérios vão sendo descobertos...

Eu acho que o autor deve ter colocado um painel na parede, escrito os nomes do persongens e colado.Depois pegado uma linha e ligado eles conforme eram parentes.Não é possível!
Cada hora você descobre que mais alguém é parente do outro...Um esconde que o padre é seu irmão, o outro esconde quem é sua filha, a irmã se passa pela outra..é um negocio complicado...rsrs......
kitsune1977 27/05/2012minha estante
aparentemente é a 1ª resenha sincera q leio sobre esse livro...até agora me pareceu q, ou o livro é excelente ou estão todos puxando o saco do autor por causa da promoção, o q é estranho pq ele não exigiu q se falasse bem sempre e sim q falassem algo sobe a obra.

Marcia Lopes 09/10/2012minha estante
Puxa, eu amei esse livro. Há anos que não leio uma história tao boa quanto escrita.Talvez ñ estejamos falando do mesmo livro rs

Viviane 17/01/2012

Para Sempre Ana | Blog Razão e Resenhas
Para começar a falar de "Para Sempre Ana " o que mais me chamou a atenção foi a maneira bucólica que o escritor descreveu a cidade interiorana onde se desenrola a vida dos personagens.
Eu, como autêntica mineira do interior, jeito de falar até meio caipira, meio que fui sugada para dentro de Três Luzes uma cidade hora mística, hora simplesmente uma cidadezinha como qualquer outra. Mas não se deixe enganar.
Tudo que parece típico e tradicional em Três Luzes não passa de "fachada", sombrias situações vão se desenvolvendo nessa trama sensacional do escritor Sergio Carmach. De contendas religiosas entre dois moradores até os dramas de vida de um casal de médicos aparentemente normais.
Todos possuem suas mazelas e segredos, que o autor vai nos destrinchando página a página.
A trama é tão bem amarrada e bem contada que começamos a ler e não queremos mais parar, é tensa, é quase real, como se os personagens fossem sair das páginas e bater a sua porta.
Vou falar de Ana, o pivô dessa trama ,mulher misteriosa, mãe solteira, detentora de segredos de três gerações da família Rigotti.
Ana e seus amores, mulher forte,carrega consigo como que uma "caixa de pandora",omo se levasse em suas mãos as almas das pessoas de seu passado, e presente, quando lerem vão entender porque escrevi isso.
Ela chega a cidade com seu filho nos braços, exigindo que Carlos, filho dos Rigotti assuma a paternidade da criança. Carlos, envolvido emocionalmente com Cris, uma professora, se vê nesse escândalo(?) frente a comunidade e sua namorada .
À partir daí as coisas vão ficando mais sinistras, os personagens vão ficando mais abrangentes, a trama se desfiando como um novelo de acontecimentos indescritíveis.
Os personagens de Sergio não são alegóricos, eles tem sentimentos, tem vida e como eu disse antes, isso nos deixa com sensação se estar lendo fatos reais.
Por Ana ,a protagonista, senti raiva, nojo, pena, e depois compreensão, e quando penso nela, em tudo que passou, sinto que faltou alicerce na vida dela enquanto criança, deve ter sido aquele tipo de menina que não teve abraços o suficiente, não teve afeto da forma como o afeto tem de ser dado.
Todos os personagens de Carmach são muito bem construídos, cada um com sua importância devida e não me alongarei falando de cada um, senão corro o risco de falar demais.
É uma história rica de detalhes, você consegue saborear cada segredo desvendado, não deixa pontas soltas, então para o leitor isso é um desfecho delicioso. Recomendo esse livro sim, feliz por ter tido o prazer de lê-lo.

Razão e Resenhas

Viviane

Lu. Franzin 25/03/2013

Para Sempre Ana... É para Sempre!
Resenha:

Terminei de ler Para Sempre Ana de Sergio Carmach e sinto-me extasiada com a grandeza de sua obra. Para Sempre Ana, vai ficar para sempre marcada em mim, como uma força desmedida e avassaladora.

Ana é um nome de grande importância na minha vida, uma das pessoas que mais amo carrega essa graça, e não pude deixar de fazer os comparativos da Ana do Sergio, com a minha. O que me causou um grande e inestimável prazer ao perceber que a coragem das duas se assemelham e se completam ao mesmo tempo.

A “Ana” da obra, fez-me odiá-la e depois ama-la. Assim como todos os outros personagens que surgiram pelo caminho. Nestor, Márcia, Cris, Carlos, Claudia... Todos eles em algum momento cometeram erros grosseiros e sombrios e depois receberam sua redenção. Algumas mais amargas, outras mais comedidas.

Quando a sinopse do livro diz que: “Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história”, não há apenas um trocadilho de palavras aí, e sim uma sugestão de que o que esperamos das páginas seguintes pode sim vir a acontecer (e acredite virá!), mas também pode trazer grandes efeitos colaterais e até mesmo, dispor de novos tormentos para nossos queridos personagens que vão se enroscando numa teia enredada com maestria e criatividade pelo autor.

Não posso acrescentar muito, pois acabarei por entregar algumas das tramas da história que devem ser percebidas no contexto e não pelas palavras de uma resenhista. O que posso dizer é que Para Sempre Ana, tem um encanto tão surpreendente, que desperta sensações em nós, leitores, e nos embala como em uma cadeira de balanço, ora sobre uma linda tarde de verão, ora sobre a mais sombria tempestade de inverno.

Por vezes, me peguei tendo o pensamento: “Mas será o impossível? Logo agora que tudo ia bem?” e a raiva e descrença me açoitaram. E por muitas outras vezes precisei de um copo com água para acalmar-me quando outros acontecimentos chocantes e inacreditáveis permeavam a vida de Ana e Carlos.

Engana-se quem julga a capa, o nome e a sinopse como um romance fictício. Existe muito mais em Para Sempre Ana do que a turbulenta, e muitas vezes injusta história que envolve os protagonistas dessa trama. O autor mostra-nos o preço da mentira, o peso da culpa e os sacrifícios da omissão. Mostra também que o perdão é para os fortes, que o amor não tem tempo e nem tamanho, que a esperança é algo a ser regado constante e arduamente, e que a fé não deve ser tratada com desrespeito e descrença.

Sei que não contei nada sobre o livro e que esse texto mais parece minha opinião propria sobre a obra (eu sei, todas as resenhas são!). Não nego que essa tenha sido a minha intenção, e devo justificar que, caso mencionasse algum acontecimento, ou explicasse algum comportamento ou caracteristica dos personagens, quando chegasse a vez do leitor, ele seriamente me criticaria. Todo o contexto, os personagens, as descrições, as intrigas e resoluções estão muito ligadas entre si, tornando impossivel a minha menção a qualquer uma delas.

Caro leitor, não tente adivinhar o que "pode ser", não tente imaginar o meio mais atribulado e nem desenhar com giz de cera o final mais colorido e bonito para nossos protagonistas! Afirmo com toda a certeza que há nessa apaixonada pelos livros, de que nunca, em momento algum, você (leitor) conseguirá imaginar o que acontece nessa obra! Pode até ser que você tenha sorte e descobrir um ou outro segredo, mas aposto que não chegará nem perto da real e chocante verdade que cerca o enredo da história de Sergio Carmach.

Recomendo sem duvidas, sem receios e sem rodeios. Esta é uma obra que deve ser sentida, guardada, presenteada, mimada e mais uma vez, ou duas, ou duzentas vezes: LIDA!

Lu. Franzin

*Nota. - Todas as resenhas expostas nesse blog são de minha autoria e responsabilidade, elas expressam a “minha” opinião pessoal a respeito dos livros lidos. Não é meu interesse denegrir a imagem de nenhum autor, e nem influenciar os novos leitores de maneira negativa ou positiva a adquirirem ou se absterem de alguma obra.

Érica 27/09/2011

Resenha Para Sempre Ana - Sergio Carmach

Recebi esse livro pelo próprio autor, Sérgio Carmach, para resenhar. Mas o contato que tive foi com sua esposa Luiza, que se mostrou ser muito simpática e atenciosa.
Preciso ser muito sincera, quando comecei a ler o livro – já nas primeiras páginas tive uma imensa vontade de desistir. Deixei-o de lado por três dias e depois voltei a ler e logo fui absorvida pela história. Ainda bem que isso aconteceu, pois, não me arrependi.

A história se passa no distrito de Três Luzes, um lugar cheio de mistérios e misticismo. O livro conta a história de Ana, que aparece logo no início do livro causando o maior alvoroço. A partir da chegada tal desconhecida em um banquete de Natal realizado pela família Rigotti, a vida de todos nunca mais fora a mesma.

Ana chega, e com ela trás vários acontecimentos e segredos, e você começa a se questiona: “ como ela conseguiu passar por tudo isso?”

Uma palavra sobre o livro:

Surpreendente!

É um acontecimento atrás do outro, uma trama muito bem elaborada, com riqueza nas palavras, um livro que com certeza vai lhe prender com ótimas reflexões.O autor soube criar ótimos personagens e delinear seus destinos de uma forma bem definida.

Parabéns ao autor Sérgio Carmach, pela excelente drama! E obrigada pela oportunidade que me deu, para ler uma incrível história.

O trecho que coloco abaixo — foi de grande valia para mim, me fez refleti e principalmente acreditar que nada acontece por acaso, mesmo os momentos tristes:

“Tudo na vida, mesmo os piores acontecimentos, tem um objetivo maior. Na maioria das vezes, não conseguimos entendê-lo de imediato; em outras, somos capazes apenas de vislumbrá-lo; em raras e abençoadas ocasiões, logo o compreendemos e, assim, aguentamos a dor com resignação. De qualquer forma, devemos sempre confiar no futuro, pois, lá, certamente encontraremos a razão dos males de hoje”.

Altamente recomendo esse livro!

Pah Aleksandra 26/01/2012

[Livros & Fuxicos] Resenha Para Sempre Ana
Resenha do blog Livros & Fuxicos

A leitura de “Para sempre Ana” foi uma agradável surpresa. Repleta de mistérios, a trama nos prende a leitura, incitando nossa curiosidade do início ao fim. Confesso que no primeiro instante apresentei certa resistência quanto ao ritmo da narrativa, o autor mescla elementos do presente com um passado próximo e também, com um passado mais distante, conduzindo assim, a narrativa de uma forma não convencional. Desta forma, demorei a entender o significado das idas e vindas da estória, contudo, logo que compreendi que são essas mudanças de época e cenário que enchem a trama de mistérios, não consegui parar de ler o livro.
Logo de início somos apresentados ao distrito de Três Luzes, cenário peculiar e místico, repleto de crenças populares. Mais do que um palco para uma bela estória, o local é o ponto chave para as mudanças enfrentadas pela família Rigotti, protagonista da trama. Sendo assim, em primeiro instante conhecemos Caio, jovem da família Rigotti que retorna ao distrito de Três Luzes com a esperança de reencontrar sua mãe, Ana, que se encontra há muito tempo desaparecida. Mergulhamos então no passado da família em questão, de forma que o autor, aos poucos, vai apresentando pequenos detalhes que tendem a nos responder a grande questão do livro, a localização de Ana.
Ao lermos sobre o passado da família Rigotti nossa curiosidade vai a mil, pois já sabemos da existência de Caio e do desaparecimento de sua mãe, Ana, mas os detalhes da vida de seus pais, de seus avós, tios e amigos da família, parecem caminhar para uma direção adversa ao presente que já conhecemos, de forma que esse fato faz com que constantemente nos questionemos - Se isso aconteceu, como eles chegaram a determinada situação?.
O gostoso do livro é que ele é narrado como um quebra-cabeça, os detalhes passam a fazer sentindo aos poucos, e ao passo que alguns mistérios vão sendo revelados, novos segredos surgem, gerando novas dúvidas. Por isso, o livro como um todo, é um grande mistério, nada nele é previsível, nada segue um caminho pré-determinado, tudo é infinitamente instigante. Poderia dar mais detalhes sobre a estória, mas com certeza comprometeria a leitura de vocês, afinal, o segredo do livro está nos pequenos detalhes da trama.
Saliento aqui como ponto positivo a escrita do autor. O português é utilizado de uma forma rica, bonita de se ler, e me arrisco a dizer, em alguns momentos, filosófica - Sabe quando você mergulha não só no significado aparente das palavras, mas também, nas diversas definições e sentimentos que elas podem gerar?
Além da escrita, gostei muito da construção do cenário e dos personagens, cada um deles é extremamente humano, real, imperfeito, todos falham, mas só alguns são capazes de se redimir de seus erros, para então, amadurecer e buscar uma felicidade plena, baseada não na perfeição, mas sim, no crescimento interior proporcionado pelos erros e dificuldades vivenciados. E essa é a grande mensagem do livro, o amadurecimento e a felicidade proporcionada pelo dia a dia, de forma que o autor nos mostra com destreza que, nossa jornada, mesmo repleta de falhas, pode nos levar a um futuro repleto de felicidade, a grande questão, é saber escolher por qual caminho trilhar.
Para aqueles que gostam de estórias envolventes e misteriosas, regadas a muito drama familiar, “Para Sempre Ana” é uma ótima escolha de livro.

Resenha completa em: