Para Sempre Ana Sergio Carmach

Resenhas - Para Sempre Ana

Nicole Weiss 25/12/2012

Ana... para sempre!
Como é delicioso ler uma obra bem escrita, sem erros, muito bem elaborada e repleta de personagens intensos, vivendo seus próprios medos, assombrados pelos seus erros e tentando acertos. Sim, o que li não me pareceu apenas uma fantasia elaborada para um “conto de fadas” ou algo escrito para agradar. Foi como acompanhar de perto a vida de cada um desses “seres humanos fictícios”, como se eu os conhecesse por toda a minha vida, como se obtivesse notícias escandalosas de parentes que moram longe.

Os personagens de Sergio são tão intensos que cheguei a amar alguns e a odiar outros. Uns foram admirados e outros, totalmente desprezados. Ruim? De maneira alguma, isso prova o poder que o escritor teve com seu texto. A leitura parecia tão real, que sentimento algum foi deixado de lado.
Do que se trata afinal? De três gerações, conforme explica a sinopse, envolvidas pelos encantos da mesma mulher. Acalme-se, Ana não é tão poderosa assim. Trata-se de amores diferentes, porém, um tão intenso quanto o outro. Vamos da loucura passional até a determinação fraternal e filial. Vemos segredos escabrosos sendo revelados, corações e mentes perdoadas, índoles transformadas; e o que parecia ser bom, torna-se ruim. O acusado é inocente e o inocente... bem, alguns são mesmo inocentes. Outros, nem tanto.
O fato é que Sergio montou uma trama tão bem elaborada que seguimos a leitura em uma teia de aranha intelectual. Começamos por um fio e, quando menos esperamos, temos que enveredarmos em outro subjacente. Junte tudo a uma lógica extremamente inteligente, pulando em períodos de tempos estrategicamente distribuídos em ordem nada cronológica; acrescente boas pitadas de traição, ódio, repulsa, amor, desejo, suspense, mistério; some a tudo isso numerosas teorias materialistas e outras espirituais, dessas que fazem o leitor parar e refletir sobre as palavras apresentadas, e o que teremos? Um livro excelente, bem escrito e instigante a cada frase!
Para Sempre Ana não é para leitores imaturos, não é um livro para quem espera tudo mastigado, explicadinho nos mínimos detalhes. É uma obra impressionante, repleta de filosofias, que nos induz a pensar, a analisar cada cena, a considerar prováveis suspeitos e culpados, a imaginar qual será o desfecho de tudo que, revelo, é inesperado e impressionante.
Se você não quer fundir sua mente com raciocínios fortes, não leia os textos do Sergio. Aliás, aconselho a seguir, então, para a parte de livros juvenis da loja, será mais adequado para quem dispensa desafios mentais.
Agora, se o seu objetivo é ler algo que se aproxima, e muito, da realidade, porém, escrito com primazia em todos os sentidos, essa é uma boa pedida.
Não tenho o que falar sobre a escrita. Juro que tomei como desafio encontrar um erro sequer durante a leitura. Analisei cada linha com olhos de águia. A linguagem coloquial foi exímia até mesmo quando as frases do pequeno Caio, em pouca idade, disparava para seu modo infantil de relatar seus anseios. Nenhum erro! Diante disso, eis que deixo meus parabéns, reconhecimento e orgulho expressos ao escritor, ao revisor e a editora.
Com certeza, Ana ficará registrada “para sempre” em minha memória.
Leitura mais que recomendada, obrigatória!

Ana 21/11/2011

Para Sempre Ana
[....] A Ana do Sérgio Carmach me foi apresentada num primeiro momento como uma personagem qualquer, eu sequer achei que fosse ela a Ana que dá nome ao livro. Apareceu assim meio de repente, sabe, “causando” numa festa de família. E pra mim, é a partir disso que toda a história se desenvolve. O autor nos remete ao passado da família Rigotti – Nestor, Márcia e Carlos - para contar boa parte da narrativa. Os segredos, planos e a evolução das personagens com o passar das páginas alteram toda a imagem que você constrói no início da trama. Como o próprio autor afirma, parece enredo de novela.
A Ana que o Sérgio construiu realmente foi uma surpresa. Uma personagem dotada de humanidade, com muitas falhas, mas de um coração doce, com uma aura mística e uma personalidade que vai te encantando a cada novo fato que você descobre sobre ela. Não é a toa que se torna heroína, que se perpetua em Três Luzes e apaixona não somente Carlos, mas também o leitor.

Resenha completa no blog: http://outracharlotte.blogspot.com/2011/11/para-sempre-ana.html

Allison Feitosa 05/06/2013

Para Sempre Ana - Sergio Carmach
A busca pela verdade nunca foi tão interessante e intrigante!

Em um livro recheado de descobertas, ciumes, relacionamentos familiares, tristeza e com um tom sobrenatural é que Sérgio nos apresenta personagens tão diferentes que nos fazem ficar envolvidos em todo o enredo. O livro é divido em partes, que por mais que tenham um foco diferente, são interligadas por algo. É difícil você não se perguntar: até onde iríamos para conseguir o que queremos?

Conhecemos Ana que digamos ser a peça chave do livro. Confesso que durante a leitura mudei minha opinião sobre ela umas 20 vezes. Não sabemos se ela é a mocinha ou vilã. Inocente ou aquela que está por trás de tudo.

Carlos vivia de maneira bastante liberal. Tinha um relacionamento estável com Cris, até em uma festa que todos só queriam se divertir, aparece Ana jogando uma tonelada de responsabilidades nos ombros de Carlos e de sua família, e para o garoto que só queria curtir, chegou a hora de arcar com as consequências.

Ana insiste em dizer que Carlos é pai de seu filho recém nascido, não engolindo tão fácil a conversa da garota, é exigido um teste de DNA que prove o que Ana alega. A partir daí o autor constrói um enredo onde passamos diversas gerações em busca do pai do filho de Ana. É ai que surge a pergunta x: quem é Ana?

''Não é difícil perceber que os escravos das paixões são vitimados pelo egoísmo dos próprios desejos.''

Contada por diversos pontos de vistas em diversos períodos, Sérgio constrói uma narrativa inteligente e fluente. Vi realmente personagens bastante humanos no livro. Humanos que se apaixonam, que sentem ciúmes, que agem antes de pensar, que são egoístas, que acham que o mundo gira ao seu redor.

O livro tem como cenário o vilarejo de Três Luzes, que desde sempre acontecem coisas (ou dizem acontecer) estranhas e perturbadoras. Aparecimentos de Óvnis e coisas do tipo. Afinal, o ambiente influencia a personagem? É possível o ambiente mudar nossa maneira de pensar?

A vida da família Rigotti dá uma guinada e o autor consegue nos fazer pensar em como nossa vida pode mudar somente pela modificação de alguns detalhes... sempre pensei isso, e confesso que demorei mais para ler o livro porque os relacionamentos existentes nos faz tirar os olhos do papel e olhar para o espelho. Até onde vamos quando temos um mantra? Creio que para conseguir o que queremos, podemos fazer o impossível ser possível. Isso é muitas vezes perigoso, certo?

''Aprendi desde cedo como é triste o destino dos escravos das paixões. Em meu passado, eu os vi causar sucessivas tragédias.''

Fico sempre muito feliz quando encontro um livro nacional de tal magnitude. Não falo isso por o livro ter uma estória bem construída e por ser cheio de reviravoltas. Falo isso pelo modo como percebemos que foi construído. Não sei se conseguirei em algum momento deste comentário mostrar o quanto minha visão sobre a análise de pessoas mudou durante e após a leitura do livro. E acho que por isso considero um livro tão bom. É um texto fácil de ser lido, fluente. Não encontrei erros durante a narrativa, mas por estar tão conectado aos personagens creio que eles poderiam me passar facilmente despercebidos. O livro atravessa décadas e só chegamos ao seu fim no ano de 2011. Ficou curioso? Então não perca tempo e encare Ana neste 5 estrelas.

Dé... 02/07/2011

Vale a pena conhecer...
Sempre que leio um livro de um autor desconhecido fico com um frio na barriga, sem saber o que posso encontrar, tento ler de sem grandes expectativas e fico muito contente quando sou surpreendida por um livro... e mais contente ainda quando esse livro é de um autor nacional.
A história desse livro é simples, mas a forma como foi escrito é envolvente e faz com que o leitor mude de idéia diversas vezes ao longo da leitura... isso porque apesar do livro ser escrito em terceira pessoa, primeiro acompanhamos a história sob o ponto de alguns personagens, após um certo tempo, temos a visão de outros personagens e a história é recontada, fazendo com que todas as conclusões tiradas até ali caiam por terra...
A única crítica que tenho em relação ao livro, é que eu teria apreciado mais se a história se passasse em outra época (o livro é narrado em vários períodos a partir da década de 60 e seu final ocorre em 2011), pois há muitos diálogos que possuem palavras pouco usadas ou até mesmo complexas e achei que isso teria casado melhor se a trama tivesse ocorrido na primeira metade do século XX, nada que atrapalhe a leitura e conforme ela foi evoluindo eu até parei de prestar atenção nesse detalhe.
Nenhum personagem é o que parece à primeira vista e ao longo do livro o leitor muda constantemente de opinião.
O livro é surpreendente, enigmático e mesmo no final, ainda permite que o leitor forme suas próprias teorias.

Essa e outras opiniões estão no www.leituranossa.com.br

Rose 12/03/2012

Neste romance, o autor nos presenteia com uma história bem intrigante. Para vocês terem uma ideia, começamos o livro quase que odiando Ana, como uma verdadeira oportunista. Depois começamos a entendê-la e passamos a gostar dela. E por último terminamos por torcer por ela. Ana vai do inferno ao céu na mesma história. E assim como ela, a sua "rival" que no início simpatizamos, passamos a odiar...

São sensações engraçadas que vão se desenrolando ao ler a história.

O autor dividiu o livro em três partes, sendo que a primeira parte conhecemos a história geral, onde Ana entra na vida de Carlos acusando-o de ser o pai de seu filho e com isso acaba fazendo com que o rapaz termine seu namoro com uma moça que até então era o seu grande amor e se case com ela. Mas Ana não é só a "mãe de Caio", ela na verdade esconde várias histórias que poderiam acabar com a reputação da família de Carlos.

Estes segredos cabeludos só são esclarecidos na segunda parte da história, onde começamos a questionar o que uma pessoa é capaz de fazer para proteger seus interesses. Mesmo que do outro lado esteja uma pessoa a quem deveria proteger e amar, alguns são capazes de tudo para se livrar de um grande "problema"

Na terceira e última parte da história, já cientes de toda a história de vida de Ana, somos brindados com uma reviravolta inesperada e o que é pior, temos certeza que o ser humano consegue ser desprezível e mesquinho.

Ana tem uma vida conturbada, onde o que sempre quis foi amor e uma família, e pagou um preço alto por isso. Quando ela acha que finalmente está completa, eis que seu destino sofre um baque, e o leitor junto com ela. Sérgio fez um final que eu realmente não acreditei, pensei que seria diferente, e acho que todos que leram tiveram esta impressão, mas foi um final que deu um toque especial a Ana, uma mulher que lutou até o fim para ser feliz junto a sua família.

Em uma história que temos mocinhos virando bandidos e bandidos virando mocinhos, conhecemos as várias faces que uma pessoa pode ter, e seguimos a leitura sem saber se confiamos ou não em cada personagem. Aprendemos que nem sempre as coisa são o que aparentam ser, e que devemos dar pelo menos a oportunidade da pessoa falar a sua versão dos fatos. Uma história rica em contrastes e cheia de emoção, fé e amor, que deve ser lida com calma e atenção, mas que com certeza deve ser lida.

Pah Aleksandra 26/01/2012

[Livros & Fuxicos] Resenha Para Sempre Ana
Resenha do blog Livros & Fuxicos

A leitura de “Para sempre Ana” foi uma agradável surpresa. Repleta de mistérios, a trama nos prende a leitura, incitando nossa curiosidade do início ao fim. Confesso que no primeiro instante apresentei certa resistência quanto ao ritmo da narrativa, o autor mescla elementos do presente com um passado próximo e também, com um passado mais distante, conduzindo assim, a narrativa de uma forma não convencional. Desta forma, demorei a entender o significado das idas e vindas da estória, contudo, logo que compreendi que são essas mudanças de época e cenário que enchem a trama de mistérios, não consegui parar de ler o livro.
Logo de início somos apresentados ao distrito de Três Luzes, cenário peculiar e místico, repleto de crenças populares. Mais do que um palco para uma bela estória, o local é o ponto chave para as mudanças enfrentadas pela família Rigotti, protagonista da trama. Sendo assim, em primeiro instante conhecemos Caio, jovem da família Rigotti que retorna ao distrito de Três Luzes com a esperança de reencontrar sua mãe, Ana, que se encontra há muito tempo desaparecida. Mergulhamos então no passado da família em questão, de forma que o autor, aos poucos, vai apresentando pequenos detalhes que tendem a nos responder a grande questão do livro, a localização de Ana.
Ao lermos sobre o passado da família Rigotti nossa curiosidade vai a mil, pois já sabemos da existência de Caio e do desaparecimento de sua mãe, Ana, mas os detalhes da vida de seus pais, de seus avós, tios e amigos da família, parecem caminhar para uma direção adversa ao presente que já conhecemos, de forma que esse fato faz com que constantemente nos questionemos - Se isso aconteceu, como eles chegaram a determinada situação?.
O gostoso do livro é que ele é narrado como um quebra-cabeça, os detalhes passam a fazer sentindo aos poucos, e ao passo que alguns mistérios vão sendo revelados, novos segredos surgem, gerando novas dúvidas. Por isso, o livro como um todo, é um grande mistério, nada nele é previsível, nada segue um caminho pré-determinado, tudo é infinitamente instigante. Poderia dar mais detalhes sobre a estória, mas com certeza comprometeria a leitura de vocês, afinal, o segredo do livro está nos pequenos detalhes da trama.
Saliento aqui como ponto positivo a escrita do autor. O português é utilizado de uma forma rica, bonita de se ler, e me arrisco a dizer, em alguns momentos, filosófica - Sabe quando você mergulha não só no significado aparente das palavras, mas também, nas diversas definições e sentimentos que elas podem gerar?
Além da escrita, gostei muito da construção do cenário e dos personagens, cada um deles é extremamente humano, real, imperfeito, todos falham, mas só alguns são capazes de se redimir de seus erros, para então, amadurecer e buscar uma felicidade plena, baseada não na perfeição, mas sim, no crescimento interior proporcionado pelos erros e dificuldades vivenciados. E essa é a grande mensagem do livro, o amadurecimento e a felicidade proporcionada pelo dia a dia, de forma que o autor nos mostra com destreza que, nossa jornada, mesmo repleta de falhas, pode nos levar a um futuro repleto de felicidade, a grande questão, é saber escolher por qual caminho trilhar.
Para aqueles que gostam de estórias envolventes e misteriosas, regadas a muito drama familiar, “Para Sempre Ana” é uma ótima escolha de livro.

Resenha completa em:

Fábio Siebra 04/09/2011

Para Sempre Ana - Sergio Carmach
O distrito de Três Luzes, localizado na cidade serrana de Senador Mariano, é um lugar outrora muito visitado por pessoas que diziam ser ali um campo de pouso de alienígenas. O próprio nome Três Luzes se deve às supostas aparições de três OVNIs nas noites de lua cheia. O local é elitista, mas com aspectos bem provincianos. É nesse espaço que se desenrola uma trama que fisga o leitor do começo ao fim.

No começo do romance, é apresentado o personagem Caio, que chega ao distrito em busca de sua mãe, Ana, desaparecida há mais de dez anos. No entanto, para que se descubra o que de fato aconteceu com ela, é preciso retornar ao passado.

“Aprendi desde cedo como é triste o destino dos escravos das paixões. Em meu passado, eu os vi causar sucessivas tragédias. A avidez que têm por sentir transforma seus sonhos em ilusões, que, navegando às cegas, aportam em miragens. Mas miragens são efêmeras e frágeis. Desvanecem gradualmente, logo deixando transparecer o vulto da infelicidade, que confunde, atormenta e, finalmente, enlouquece. Não é difícil perceber que os escravos das paixões são vitimados pelo egoísmo dos próprios desejos.”

Em um almoço de Natal promovido por Nestor, patriarca da família Rigotti, todos são surpreendidos pela chegada de uma penetra, de nome Ana. Ela carrega um bebê e diz que o pai é Carlos Rigotti, mudando o rumo do romance entre ele e Cris. A partir desse dia, a vida de Ana se mostra ligada, de forma direta ou indireta, à de todos os personagens que se encontravam naquele evento.

O autor do livro construiu um romance com muita ação nos acontecimentos narrados e, em nenhum momento, a estória se mostra cansativa. Pelo contrário, é empolgante e, a cada virar de página, uma nova descoberta vai levando a mudanças. Numa narrativa objetiva e sem delongas, o autor constrói uma trama cheia de paixões, renúncias, drama e uma pitada de mistério, o que torna o livro atraente e fascinante. Como em um quebra-cabeça, o leitor é convidado a seguir passo a passo a narrativa ao longo das datas. E essas são muito importantes para que se possa entender todo o porquê de Ana ter marcado três gerações de uma mesma família. Todos os mistérios vão sendo revelados e Carlos, com a ajuda de Cláudia, irmã de Cris, vai montando cada peça até descobrir toda a verdade.

A pequena Três Luzes é palco de uma história que começou nos anos 60. No entanto, somente em 2011 é que ela chega ao fim, com a chegada de Caio, da terceira geração dos Rigotti.

O escritor Sergio Carmach consegue segurar o leitor com sua escrita. E o fato da leitura ir direto ao ponto faz de “Para Sempre Ana” um livro que vale a pena ser lido e relido diversas vezes, sem que isso se torne um martírio, mas, sim, um prazer.

Gislaine 03/03/2012

Surpreendente
Eu li Para Sempre Ana há dois dias e a minha intensão era terminar de lê-lo e já fazer a resenha em seguida, mas, quando eu finalmente acabei, as palavras sumiram e eu não consegui pensar num bom início para essa resenha, já que todos os elogios me parecem poucos para essa história que tanto me conquistou.

No início eu relutei ler porque não gostei muito das primeiras páginas e ainda não tenho uma impressão muito boa delas mas até sei o porquê: estava sendo difícil me adaptar com as idas e vindas entre passado e presente e precisei ler umas dez páginas tudo de novo. Foi quando eu comecei a reler que a leitura finalmente engrenou e então fui levada de tal forma para dentro da família Rigotti, senti toda a raiva do Carlos, temi pelo seu namoro com a Cris, adorei a Cláudia e depois tudo mudou de figura.

Eu não posso falar sobre o enredo da história pois qualquer detalhe pode se tornar spoiler então preciso medir as palavras enquanto vou lembrando de como fiquei enquanto lia. Eu tive diversos sentimentos ao ler essa história e a narração em terceira pessoa (que ainda não é a minha favorita) é um dos pontos altos desse livro, já que sem ela não daria para ter tantas idas ao passado.

Pois bem... Para Sempre Ana me tirava do mundo real aqui em Porto Alegre/RS e me fazia viajar para a mística Três Luzes, onde a história se desenrolava. Eu, sinceramente, ainda não entendo porque Três Luzes tem a definição "mística" pois não percebi isso durante a leitura. A possível aparição de ETs não foi o suficiente para essa definição.

Um detalhe muito positivo nesse livro são os personagens verdadeiros: amam e odeiam, são altruistas e egoistas, não ficam sendo apenas o bom ou apenas o mau. Mas o que mais se destaca é como uma pessoa pode ser egoísta e deixo aqui de exemplo a Márcia, mãe de Carlos. Ela muda em diversas partes do livro e eu paro de ama-la em segundos e passo a desejar sua morte, literalmente. Uma mulher que beira a histeria e ,depois de encontrar um antigo colega de faculdade, parece tomar prumo. Ela não é minha personagem favorita, com certeza, mas merece grande destaque.

Agora vem a parte do se eu recomendo ou não... É claro que eu recomendo e deixo uma dica: se entregue por completo para esse livro e não tenha medo de odiar certos personagens e os amar depois! ;) E claro: Sérgio, muito obrigado por me dar o prazer de ler o seu livro, ele vai ficar na minha memória para sempre, com certeza na minha lista de favoritos.

Confira outras resenhas clicando aqui: http://jeito-inedito.blogspot.com/

Nath @biscoito.esperto 10/02/2012

Belo.
Profundo.
Doce.
Triste.
Tocante.
São os cinco melhores adjetivos que definiriam o livro Para Sempre Ana.
Belo, pois mostra diversas histórias de amor - dos mais diferentes ângulos possíveis, das formas mais diferentes, porém sempre o amor, puro e simples. É meio paradoxal dizer que o amor é simples, mas ele é. Nesse livro ele é. E ao mesmo tempo muito, mas muito controverso.
Profundo, pois tocou a minha alma. De verdade. Me peguei sorrindo, chorando, torcendo pelas personagens conforme a história se desenrolava. E que história.
Doce, pois me fez realmente aprender a gostar e aceitar as coisas do jeito que elas são. Mas espera, o que o livro ser doce tem a ver com isso? Bom, o livro mostrou diversas situações em que eu não perdoaria a pessoa se ela fizesse isso comigo. Mas o livro mostrou-me que a alma de uma pessoa é muito mais bela, profunda e doce. As pessoas, por trás das ações, tem sentimentos e motivos, que muitas vezes não são vistos. Para Sempre Ana me mostrou isso de forma doce. De forma suave.
Triste, pois, como já dito, flagrei-me chorando em diversas passagens do livro. Choro de agonia, de expectativa, de tristeza mesmo. Mas uma tristeza bela, profunda e doce. Porém triste.
E tocante. Muito tocante. De maneiras controversas. O livro me fez ver o ponto de vista de cada personagem, e mesmo os que estavam errados/fizeram algo errado me mostraram seus motivos e sentimentos, sua agonia e seu tormento interior. Mostraram isso de forma tão bela, profunda, doce e triste que senti-me tocada por seus anseios, seus sentimentos, seus motivos.

O livro conta a história de Ana, uma moça que perdeu a mãe cedo e aparece grávida numa festa particular da família Rigotti, dizendo estar grávida de Carlos, o filho de Márcia e Nestor. Com essa revelação misteriosa, ela acaba desencadeando uma sucessão de acontecimentos que passam entre o limiar no sobrenatural e do real, onde revelações que nunca deveria ser ditas são trazidas a tona.
A cidade onde se passa a história, chamada Três Luzes, foi muito bem utilizada na história. Com um número bom de personagens, cada qual com suas próprias características únicas e personalidade inconfundível, fazem a gente se apaixonar cada vez mais pela história.
No início, admito, achei a história muito forçada, muito novela das seis. Porém, já no terceiro capítulo, comecei a me sentir envolvida na história, querendo descobrir os mistérios. Confesso que só me apaixonei mesmo pelo livro quando a história de Ana começou a ser contada. E que história!
A principio eu não gostei de Ana: chata, intrometida, chegou pra estragar a felicidade do povo. Porém minha opinião sobre ele mudou no decorrer do livro, sendo que no final eu era tão apaixonada por Ana quanto qualquer outro personagem.
Ana começou para todo mundo - até para mim - como um indesejada, e no final... ela surpreendeu.
Que final foi aquele?
Juro, foi um final tão perfeito que... Que fez com que Para Sempre Ana entrasse na minha lista de livros favoritos para sempre.

Um livro que não me marcou só pelas mistérios e pelas reviravoltas (e que reviravoltas!), mas sim pelo teor de filosofia dentro dele. Aprendi muito com ele.
Vai ficar para sempre na minha memória - e na memória de qualquer um que lê-lo.

"Muitos acreditam: os eventos importantes da vida precisam realizar-se em determinado momento, haja o que houver. Assim, uma morte ocasional por acidente não deixaria de ocorrer se a pessoa ficasse em casa ou resolvesse sair a pé para se divertir com os amigos. No primeiro caso, a partida poderia acontecer após uma queda de escada.; no segundo, em um mal súbito. De um jeito ou de outro, não haveria como escapar, pois o universo das escolhas triviais terrenas não mudaria o destino já traçado, talvez até pela própria vítima, no contexto infinitamente mais relevante do mundo transcendente"
206
Coloquei essa parte pois já tive pensamentos assim (principalmente assistindo/lendo Death Note - é um exemplo besta, maaaas...).

"Entenda: não importa o quão grande é o caldeirão de felicidade em que se vive. Basta uma gota de veneno para gorar todo o caldo".
306
Acho que todo mundo já leu essa citação do livro, mas coloquei ela ainda assim.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Érica 27/09/2011

Resenha Para Sempre Ana - Sergio Carmach

Recebi esse livro pelo próprio autor, Sérgio Carmach, para resenhar. Mas o contato que tive foi com sua esposa Luiza, que se mostrou ser muito simpática e atenciosa.
Preciso ser muito sincera, quando comecei a ler o livro – já nas primeiras páginas tive uma imensa vontade de desistir. Deixei-o de lado por três dias e depois voltei a ler e logo fui absorvida pela história. Ainda bem que isso aconteceu, pois, não me arrependi.

A história se passa no distrito de Três Luzes, um lugar cheio de mistérios e misticismo. O livro conta a história de Ana, que aparece logo no início do livro causando o maior alvoroço. A partir da chegada tal desconhecida em um banquete de Natal realizado pela família Rigotti, a vida de todos nunca mais fora a mesma.

Ana chega, e com ela trás vários acontecimentos e segredos, e você começa a se questiona: “ como ela conseguiu passar por tudo isso?”

Uma palavra sobre o livro:

Surpreendente!

É um acontecimento atrás do outro, uma trama muito bem elaborada, com riqueza nas palavras, um livro que com certeza vai lhe prender com ótimas reflexões.O autor soube criar ótimos personagens e delinear seus destinos de uma forma bem definida.

Parabéns ao autor Sérgio Carmach, pela excelente drama! E obrigada pela oportunidade que me deu, para ler uma incrível história.

O trecho que coloco abaixo — foi de grande valia para mim, me fez refleti e principalmente acreditar que nada acontece por acaso, mesmo os momentos tristes:

“Tudo na vida, mesmo os piores acontecimentos, tem um objetivo maior. Na maioria das vezes, não conseguimos entendê-lo de imediato; em outras, somos capazes apenas de vislumbrá-lo; em raras e abençoadas ocasiões, logo o compreendemos e, assim, aguentamos a dor com resignação. De qualquer forma, devemos sempre confiar no futuro, pois, lá, certamente encontraremos a razão dos males de hoje”.

Altamente recomendo esse livro!

Glau 28/10/2011

Para Sempre Ana
Tudo se passa em Três Luzes, uma cidade bem pequena. A família Rigotti é conhecida por todos e como acontece na maioria das cidades pequenas, tudo o que acontece com eles, todos ficam sabendo.

Em uma comemoração de natal na casa dos Rigotti surge uma moça, que não foi convidada para a festa, chama Ana. Em seus braços ela carrega um bebê. Ao ver Ana, Carlos, filho dos Rigotti, tenta escapar dela de todas as formas, mas não adianta. Ana vai até seu encontro e exige que assuma a criança, que segundo ela é fruto de uma noite que passaram juntos na comemoração do aniversário da cidade.

Carlos fica desesperado, como contará a noticia a família e principalmente a namorada, por quem está perdidamente apaixonado. Ele sabe que se contar a Cris que dormiu com Ana na noite da comemoração o namoro estará acabado, pois foi a mesma noite em que começaram a namorar.

Como Ana não consegue convence-lo a assumir o filho, ela se dirige até a mesa onde estão seus pais e sua namorada com a avó e conta tudo.

Nestor, pai de Carlos, ao ver Ana fica meio desconcertado será que ele já a havia visto antes? O mesmo acontece com sua esposa, a garota te lembra a alguém, mas quem??

Carlos exige DNA, não acredita que o filho seja seu e Ana não se opõe ao exame.

Chega o dia do exame, Nestor vai a capital antes de todos para procurar uma clinica confiável e ter certeza que tudo ocorrerá da melhor maneira possível. Mas ao voltar para casa sofre um acidente e acaba falecendo.

A vida dos Rigotti muda totalmente. Carlos nunca viu o resultado do DNA, mas por algum motivo sua mãe o obriga a assumir a criança e a viver um casamento de aparências com Ana.

A todo momento a estória nos surpreende, varias revelações são feitas e quando você acha que tudo ficará bem, algo acontece. Sua opinião pelos personagens também muda muito, você começa gostando de alguém e no final acaba odiando.

O livro é separado por datas, pois volta ao passado varias vezes para poder esclarecer algumas coisas, mas a forma como o autor escreve e também pelas datas que se encontram no inicio de capa capitulo, você não fica perdido, pelo contrário, faz você admirar o autor por conseguir explorar tanto a estória e no final fazer encaixar tudo perfeitamente.

Ah, apenas para deixarem vocês curiosos, Ana está ligada a 3 gerações com os Rigotti...

www.startread.com.br

Rayra Mirelem 25/01/2012

Resenha do blog Books Lovely - http://www.rayramii.com/2012/01/resenha-para-sempre-ana-sergio-carmach.html

O livro em si, trata-se da misteriosa historia de Ana, passando ao percorrer da historia por datas diferentes.

Como da para perceber no primeiro capitulo do livro, um dos personagens está à procura de Ana, que está desaparecida há muitos anos. Mas como fará ele para encontrá-la? Será que ela depois de todos esses anos ainda estará viva?

Então o autor volta ao passado, na cidade de Três Luzes e constitui toda a historia de Ana, da família Rigotti e dos personagens ligados a ela. Será aí que veremos toda a trama, as mentiras e os mistérios que envolvem o povo de Três Luzes. Quando tudo parece estar resolvido, acontece algo que pode e muda tudo, e então ficamos na expectativa, pois a cada página, a historia toma novos rumos.

Não posso contar muito sobre o livro, pois tenho medo de falar algo revelador.

É até um pouco difícil de falar sobre esse livro, porque ele é praticamente perfeito. Todos aqueles que lêem minhas resenhas, me conhecem, e tal, compreendem o quanto é difícil para mim gostar 100% de um livro.

Para Sempre Ana, me prendeu de tal forma, que eu me imaginava no cenário da historia, tinha horas que eu me imaginava na pele dos personagens, sentia suas aflições e felicidades. É encantador quando um livro consegue mostrar isso.

Adorei todos os personagens. Um por um, e acho que o autor soube muito bem como anexa-los a historia. Gostava muito de Ana, e desde o começo do livro sempre torci por ela.

Um dos milhares de pontos positivos do livro, é que o autor esclarecesse tudo, cada historia, não deixando assim duvidas para os leitores.

Perdi o fôlego ao ler o livro, principalmente no final, estava muito ansiosa para saber que fim levaria aquela brilhante trama. Ele é um livro que tem muitas reviravoltas, quando você pensa que esta tudo resolvido, aparece algo realmente bombástico.

Sei que já disse isso mais repito novamente, que fico muito contente, pois vejo que a cada dia que passa os livros nacionais ganham mais espaço na literatura. Mais sei também que infelizmente muitas pessoas, fazem uma certa descriminação com os livros dos nossos autores nacionais.

Para Sempre Ana, é um livro que com certeza ficara guardado na memória, e você não esquecerá tão cedo.
Eu indico e recomendo esse livro, e tenho a absoluta certeza de que vão amar, assim como eu.

"... tudo na vida, mesmo os piores acontecimentos, tem um objetivo maior. Na maioria das vezes, não coseguimos entendê-lo de imediato; em outras, somos capazes apenas de vuslumbrá-lo; em raras e abençoadas ocasiões, logo o compreendemos e, assim aguentamos a dor com resignação."

Paula Juliana 19/11/2013

Resenha: Para Sempre Ana - Sergio Carmach - Autor Parceiro. Classificação: 5/5 ♥ Favorito
''Aprendi desde cedo como é triste o destino dos escravos das paixões. Em meu passado, eu os vi causar sucessivas tragédias. A avidez que têm por sentir transforma seus sonhos em ilusões, que, navegando às

Me apaixonei por Ana. O livro é poético e misterioso, nos ganha pela curiosidade e nos segura nas páginas até seu super final. O livro é surpreendente, o Autor nos leva a conhecer a vida dos personagens entre o passado e o presente da história. No começo foi meio difícil para mim me localizar, mas logo peguei o ritmo e embarquei nessa viagem para a cidade Três Luzes. Não é uma narrativa linear, mas é diferente e nós ficamos montando teorias na nossa cabeça (Me deixou louquinha!).

''– Diga aqui, meu rapaz – solicita o padre esbaforido, sem se
importar a quem chama. – O que você pensa da realidade?
– Acho a realidade... um tormento – hesita. ''

Os personagens são bons, intensos e bem diferentes. Gostei de Caio, Marcia, Claudia, Gertrudes; Não muito de Cris (Mimada!).
Logo no começo da história conhecemos Caio, Filho de Ana, que esta a procura de sua mãe. Depois voltamos no tempo e vamos parar na casa dos Rigotti, onde esta tendo uma comemoração e vemos o dia em que Ana vai até Carlos para cobrar dele o reconhecimento do filho. E dai a narrativa é uma loucura. Integrante e surpreendente, dividida em três partes e deixando a gente muito curioso.

Confissões, Perdão, Traição e Reviravoltas, Para sempre Ana foi uma grata surpresa para mim. Me surpreendi com a Escrita do Autor e a forma bonita que ele molda as palavras, sendo uma história elaborada que temos que ir entendendo e compreendendo aos poucos. Inesquecível e Emocionante!!
Super Indico!!

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Babih Bolseiro 03/09/2011

"Para Sempre Ana", de Sérgio Carmach
Tudo começa na provinciana cidade de Três Luzes, situada em um verdejante e instigante vale, alvo de especulações e mistérios. Uma rede de mentiras e intrigas, que ronda a vida de três gerações da família Rigotti, leva Caio, um garoto precoce e persistente, após cuidadosos planejamentos, a procurar Ana, sua mãe, há mais de uma década desaparecida.

Ana... Era apenas soar esse nome e os triluzianos postavam-se a “comentar” sobre a desgraça da vida alheia. A bela jovem, cujas feições traziam saudosas e amargas lembranças, conheceu ainda criança o sofrimento de amar e não ser amada.

E quem algum dia não sofreu por amar? O amor nem sempre é um mar de rosas, principalmente quando certas pessoas, incomodadas com esse sublime sentimento vivenciado pelo próximo, fazem com que a palavra humanidade muitas vezes perca o seu literal sentido. Ana - meiga e solitária, bela e desesperada - influencia três homens em aspectos diferentes, fazendo brotar em seus corações as emoções mais elevadas e, também, as mais odiadas.

Nestor Rigotti sempre foi conhecido como um bom e respeitável médico, que, por infelicidade, teve um filho irresponsável e namorador.

Carlos Rigotti nunca quis seguir os passos de seu pai e, quando jovem, envolve-se em situações que complicam ainda mais sua vida, já tão desestruturada.

Caio Rigotti, por sua vez, apesar de ter vivenciado tantas amarguras, nunca se deixou abater pelo conformismo. E é com essa filosofia de vida que o adolescente segue o paradeiro de sua mãe.

No decorrer dessa jornada, por medo, oportunidades serão perdidas; por egoísmo, uma vida será mutilada; e, por amor, não haverá desistência. A busca por Ana acaba revelando situações inexplicáveis e inadmissíveis, nas quais egos inflados e imagens a preservar se confrontam com a solidão e o desejo de formar uma família.

No início, a rápida troca de contexto temporal pode causar certo incômodo, mas o grau de envolvimento dos personagens torna a leitura atenciosa e indispensável. E, sem sombra de dúvida, o livro escrito por Sergio Carmach inflige tensão ao leitor no desfecho do enredo.

De uma forma harmoniosa e compassada, e sem tornar a leitura exaustiva, Carmach aproveita as pequenas brechas do silêncio dos personagens para sutilmente aprofundar as emoções sentidas por eles.

“Para Sempre Ana” é uma obra na qual as palavras vão sendo esculpidas de forma ritmada e no momento certo, o que resulta em uma gentil e silenciosa invasão no consciente do leitor, fazendo com que este surpreenda-se e reflita sobre a dinâmica e os temas abordados no decorrer da narrativa.