Para Sempre Ana

Para Sempre Ana Sergio Carmach

Resenhas - Para Sempre Ana

Thalita 03/02/2012

Resenha no blog Cantinho de uma garota :3
A história é dividida em 3 partes, na primeira ~ Impressões turvas ~ são narrados os momentos iniciais da história, conhecemos os personagens principais ( Ana, Carlos, Cris, Márcia e Nestor ) e ficamos sabendo de forma superficial os fatos que envolvem o nascimento de Caio, filho de Ana. Tenho que confessar que fiquei completamente envolvida com o livro a partir do primeiro capítulo e a parte 01 foi uma das que mais me enganou, me fez sentir raiva de personagens que no final acabaram sendo fantásticos e me fez gostar de personagens que no final acabaram sendo uma completa decepção.

Na segunda parte ~ A alma de uma mulher ~ é onde estão os acontecimentos mais incríveis da história, ficamos conhecendo o passado de Ana e gente aconteceu tanta coisa, a reviravolta foi tamanha que eu não tenho palavras para descrever ! Praticamente tudo que é dito na parte 01 a partir daqui toma caminhos completamente diferentes do que o leitor possa imaginar.

A terceira é ultima parte ~ À sombra do crisântemo ~ guarda um final maravilhoso para a história ! Um final repleto de ação, revelação de segredos bombásticos e muito amor !

Para Sempre Ana sem sombra de dúvidas é um dos melhores livros que já li ! O Sergio conseguiu fazer o leitor viajar entre passado e presente de forma que ele não fique perdido, de uma forma que de 5 em 5 páginas que ele tenha que voltar para ler algo por que não entendeu. A forma de narrar do Sergio é magnífica ! Fiquei completamente apaixonada haha'.

O livro é completamente surpreende, nada, eu repito, nada do que imagina é realmente da forma que é. Os personagens no decorrer da história vão sofrendo metamorfoses enormes ! Aqueles que você acha que são os bons da história acabam se revelando os maus e os maus acabam se tornando bons e isso acontece não só no núcleo principal da história ( Ana, Márcia, Carlos e Nestor ) acontece também com os personagens quase que secundários ( Irineu e Padre Motta ) , digo eles são secundários no sentido de não aparecerem tanto na história, mas graças a eles a história sofre grandes mudanças no seu caminho. A lógica de Irineu é fantástica! Tão fantástica que ele se torna um dos meus personagens favoritos :x rsrs'.

Creio que não posso mais dar grandes detalhes da história sem que acabe dando um tremendo spoiler, por isso recomendam que leiam esse livro. Não creio que vocês vão ter grandes dificuldades com a leitura, afinal ele te prende do começo ao fim, você começa a ler e quanto termina abre-se uma enorme cratera dentro de si por saber que não terá mais que ficar pensando sobre o caso Ana Rigotti, que o mistério foi finalmente solucionado.

Resenha presente em ~ http://cantinhodeumagarota.blogspot.com/2012/01/para-sempre-ana-sergio-carmach.html

Paula 06/05/2013

Resenha para o Blog Accio Books
Sinopse:

Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.

Para Sempre Ana - Sergio Carmach

O livro conta a história de Ana, uma mulher que já aparece bem no começo da história, com uma revelação bombástica, que choca os habitantes de Três Luzes, principalmente a família Rigotti. Depois dessa revelação, a vida de Carlos, herdeiro da família, muda completamente, e pra pior. Ele, obviamente, culpa Ana por todo o seu sofrimento.

É fato que Ana, como é explicado na sinopse, mexe com três gerações de homens da família Rigotti. Com Nestor, o “patriarca”, com Carlos, seu filho, e com Caio, que nós já conhecemos no inicío da história, que se passa no ano de 2011. Aliás, todos os capítulos começam com uma data, explicando em que ano se passa a narração.

São várias revelações durante o livro, e cada uma dá uma reviravolta na vida dos protagonistas. Ana é uma personagem que muda completamente, devido à sua evolução como pessoa. Nunca senti antipatia por ela, mas desconfiei que as coisas não fossem bem como ela explicava.

Tem também o padre Motta, que é um personagem que parece ser apenas figurante, mas que contribui muito para a história. Dona Gertrudes, avó de Cris, também esconde vários segredos, mas que não são tão importantes. E mais, a personagem que mais gostei: Cláudia, a irmã mais nova de Cris, que ajudou muito o Carlos quanto à Ana e a revelação que ela fez.

Enfim, são muitos personagens que se revelam importantes durante a história, cada um com a sua participação na vida de Carlos e Ana. O Sérgio construiu muito bem a história. Às vezes estávamos na atualidade, com Caio procurando sua mãe. Às vezes, nos anos sessenta, conhecendo a Ana pequena. E, na maioria do tempo, nos anos noventa, acompanhando a evolução da família Rigotti.

Gostei muito do livro, e recomendo-o demais. A sinopse nos faz pensar num romance, e Para Sempre Ana realmente o é, mas é também um livro cheio de mistérios, ensinamentos e personagens bem construídos, para quem torcemos bastante durante o desenrolar da história.

Mila F. @delivroemlivro_ 21/01/2012

Uma Ana e três gerações
Para Sempre Ana, Sergio Carmach, Rio de Janeiro: Caravansarai, 2011, 336 pág.

“Para Sempre Ana” do escritor carioca Sergio Carmach vem contar a história de uma mulher chamada Ana que participa de três gerações da família Rigotti. Uma mulher misteriosa, com um passado misterioso, numa cidade chamada Três Luzes cheia de mistérios e fatos estranhos.
Sergio Carmach descreveu uma mulher muito forte e que é cheia de esperança, que luta para conseguir realizar seus objetivos. Não obstante, o livro é dividido em três partes em que na primeira parte Ana é pintada por Carmach como uma mulher motivada pela vingança. Confesso que essa primeira parte Ana se tornou para mim uma personagem detestável, mas da segunda parte do livro em diante Ana me cativou.
Carmach escreveu uma trama bem desenvolvida cheia de reviravoltas e mistérios envolvendo Nestor Rigotti, Carlos Rigotti e Caio Rigotti, ademais, quase todos os personagens envolvidos tem alguma relação com Ana e a família Rigotti.
A forma como o autor escreve a história também é fascinante, ele tem um jeito particular de narrar que cativa o leitor, uma linguagem culta e ao mesmo tempo cativante. Como falei o livro é dividido em três partes (Parte I: Impressões Turvas; Parte II: A Alma de Uma Mulher e Parte III: À Sombra do Crisântemo) que são imprescindíveis e bem contadas, em cada uma delas mistérios e resoluções de mistérios são expostos de uma maneira simples e coerente.
Uma das coisas interessantes neste romance é que cada um dos personagens esconde alguma coisa e quando são descobertos estes segredos as histórias vão se ligando de uma maneira incrível.
Um livro misterioso e agradável entremeado de sutis fatos sobrenaturais, com certeza indico a todos!

Camila Márcia

Andressa 01/03/2012

Para Sempre Ana - Sergio Carmach
Já tinha visto em alguns blogs resenhas do livro Para Sempre Ana e sempre tive vontade de conhecer a obra do autor nacional Sergio Carmach. Tendo agora lido o livro, posso afirmar o potencial de nosso autor, que conseguiu uma trama que envolve bastante o leitor, algo difícil em muitos livros que já li. Ele conseguiu com que eu entrasse completamente na história, que contém uma mistura muito bem empregada de romance e mistério. Me senti ligada com os personagens de uma forma especial, torcendo para que tudo se resolvesse e que esses mistérios fossem logo desvendados.

A história começa com três momentos diferentes que aguçam nossa vontade de saber sobre o transcorrer de cada uma. O primeiro ocorre em 2011, onde um garoto está a procura de sua mãe desaparecida. O segundo se dá em 2000, onde um detetive de Três Luzes, cidade onde se passa toda a história, encontra um de seus presidiários morto, através de suicídio. O último, afinal, se passa em 1993, onde uma garota aparece com um filho nos braços, revelando a todos que Carlos Rigotti é o pai. Também é dividida em três partes, onde na primeira são introduzidas quase todas as tramas principais deixando a maioria dos mistérios no ar, na segunda Ana conta sua história, e a terceira abrange tanto a parte do suicido na cela, quanto à do garoto e sua busca.

Algo interessante quanto à trama é que em momentos no meio da história podemos pensar que todos os mistérios já foram desvendados e que a partir daí a história só se ajeitará. Não podemos perceber o quanto estamos enganados, já que uma vez alguns desvendados o autor consegue encaixar mais temas ainda não esclarecidos e que só o serão nos últimos capítulos.

O que talvez tenha me incomodado um pouco, mas que possui seu lado bom é a forma como o autor narra a trama. É muitas vezes utilizado um vocabulário um pouco mais formal ao que estou acostumada a ler, tornando a leitura um pouco mais lenta, já que algumas palavras até desconhecia. O lado bom disso é podermos aprimorar nossa linguagem, um pouco limitada nos dias atuais.

A personagem que me mais me agradou, não por ser a principal, mas sim por mostrar uma fortíssima personalidade e quase todos os medos e anseios de uma mulher, foi Ana. Com certeza foi a personagem mais complexa do livro, e a que mais consegue ensinar algo não só ao leitor, como aos próprios personagens. Uma mulher que consegue amar e perdoar sem se sentir forçada a isso, e de coração. Quanto aos outros personagens, pude perceber um crescimento na personalidade de cada um deles, tanto primários como secundários. Um amadurecimento real, que ganha forma junto com o tempo da narrativa.

O modo como acontece o desfecho da história me deixou muito surpresa. Sérgio mistura muito bem os três primeiros momentos do livro em uma trama única, que abrange todos os personagens, mesmo que às vezes de um modo indireto. Foi um final que eu não esperava em momento nenhum, já que antes o autor passa uma idéia de algo completamente diferente.

Com uma história que conseguiu me fazer sentir uma variável de sentimentos diferentes, como curiosidade, alegria e emoção, Sergio conseguiu elaborar uma magnífica história.Com certeza recomendo a leitura!

Amy 17/01/2012

Introdução
Sergio Carmach é parceiro do Macchiato e disponibilizou gentilmente um minilivro para que esta resenha fosse feita. A sinopse me intrigou. Gosto de tramas que envolvem várias gerações. A premissa já desenvolve uma grande parcela da estória e cumpre o que promete. Envolve de maneira com que em poucas páginas, fique entregue aos mistérios e segredos dos habitantes de Três Luzes.

Narrativa
Sergio elabora uma narrativa muito intrigante e amarrada. Pois a cada capítulo algo novo e surpreendente é desvendado. A sensação é a de uma radionovela – o vento da noite,as discussões entre alguns personagens - evocam sensações mesmo que não tenham a grande intensão de serem sonoras . Os diálogos evocam surpresa.

A narrativa não é linear, ela vai e volta constantemente. Porém, tudo é bem especificado. Há uma lógica interessante nessas indas e vindas na vida desses personagens. Que são muitos, porém cada um tem sua particularidade bem delineada. É uma teia de relacionamentos no qual há muitos segredos (enlouquecedores) e confissões por parte dos mesmos.

Momento Macchiato
Não colocarei o quote dessa vez, pois a paginação é diferente do livro (li o minilivro). Porém, é o momento em que Cláudia entrega a carta – do Nestor Rigotti para o filho, Carlos Rigotti – a Ana. A personagem Ana, fiz questão de desenhá-la menor do que ela realmente era. Pois era um momento de muita tensão e no qual ela aparentemente sentia-se diminuída e envergonhada.

Considerações Finais
O que me agradou muito, foi o fato de que nenhum personagem é bom ou mal. Não há esse maniqueísmo muito comum nesse tipo de narrativa. Todos têm seus motivos e momentos. A ambientação da trama é muito convincente. A cada página somos transportados para aquela encantadora cidade.

Confesso que de início Ana não me parecia alguém muito agradável, mas aos poucos foi surpreendendo com seus segredos e sentimentos que são encantadores e corajosos, em sua maioria. Ana é corajosa e guerreira, pois nem tudo é o que parece (como havia dito, no começo Ana me parecia alguém frágil e coitadinha).

E esse jogo de mistério e ações surpreendentes que permeiam a trama e fazem com que Para Sempre Ana, seja uma boa leitura para todos que apreciam o gênero. Pois tem a oferecer momentos rápidos e sufocantes em contraste com momentos longos e proveitosos.

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/30-para-sempre-ana-sergio-carmach

Jacqueline 26/01/2012

publicada originalmente em www.mybooklit.blogspot.com
Detalhar muito a história do livro, seria revelar demais e tirar o mistério que a trama envolve, por isso tentarei ser sucinta em minha resenha, para que o mistério não se perca.
Para sempre Ana é um livro que possui uma história envolvente desde as primeiras páginas. Quando comecei a ler, não conseguia parar e tentava criar teorias para todos os fatos, embora o final tenha sido imprevisível e isso é o que torna a trama surpreendente.

A narração não é linear. Confesso que no início eu fiquei um pouco perdida com as datas, mas logo após eu já estava acostumada. O livro é narrado em terceira pessoa, e no começo conhecemos Caio, um jovem que chega a cidade de Três Luzes em busca de sua mãe.
Depois somos apresentados a família Rigotti, onde Nestor comemora a noite de natal com uma festa em sua residência, com sua esposa Márcia e seu filho Carlos. Na festa estão presentes as figuras mais conhecidas da cidade: o padre Motta, o delegado Irineu e sua esposa Clara, a professora Gertrudes e sua neta Cris, que é namorada de Carlos e outros moradores de Três Luzes.Tudo acontece na mais perfeita normalidade, quando uma misteriosa mulher aparece na festa , exigindo que Carlos assuma a paternidade de seu filho.
E a partir daí, a trama de desenrola do jeito mais inimaginável possível.

Regado a muita intriga, confissão, traições, perdão, surpresas e reviravoltas, Para sempre Ana é um romance que possui uma trama bem elaborada, que consegue fisgar o leitor nas primeiras páginas.
Com uma linguagem rebuscada e um mistério que é desvendado pouco a pouco, ligando todos os pontos da história de maneira congruente, Sergio escreveu um romance arrebatador, com uma história cativante e inesquecível.
Super recomendado!

Mari 17/01/2012

Esse livro conta a estória de uma lenda que supostamente ocorreu em uma cidade pequena e tranqüila, como uma cidade de interior mesmo, que se chama Três Luzes. Ela tem esse nome devido a algumas pessoas afirmarem que ali era um campo de pouso utilizado por alienígenas.
Tudo começa em um almoço de Natal realizado na casa dos Rigotti, uma família conhecida da cidade, pois o pai, Nestor, é um famoso pediatra local.
Carlos é um garoto novo, sem muitas responsabilidades e também imaturo, um típico filho de papai que conquista as moças da cidade pela sua conversa atraente.
Uma moça com um bebê chega à festa à procura de Carlos, filho de Nestor. O rapaz, que é comprometido com uma das netas de dona Gertrudes, fica tenso e muito preocupado com a presença dela.
Essa moça, Ana, faz uma revelação que deixa os familiares de Carlos tensos. Assim começa toda a estória, que no decorrer do livro se mostra repleta de revelações.
Após essa primeira revelação, a vida de Carlos muda de uma forma que jamais voltará a ser como antes.
O autor Sergio soube fazer uma estória bem diversifica e repleta de revelações, que o leitor jamais descobrirá nas primeiras páginas. O autor usou palavras mais formais, tornando assim o livro mais formal no meu ponto de vista, que gostei muito.
Enfim, agradeço ao Sergio pela oportunidade de ler esse livro, que indico a todos que querem uma boa leitura. Gostei bastante da estória, apesar da capa não ter me chamado muito a atenção.

Juan.Silva 28/01/2012

[RESENHA LITERÁRIA] Para Sempre Ana - Sergio Carmach
Opinião Inicial
Quando me deparei com a capa desse livro e com as poucas palavras nela dita, tive certeza de que queria muito conferir a história do livro, afinal, o mistério já começa pela capa propriamente dita.

Visão Geral
Para Sempre Ana é uma mistura quase perfeita entre uma narrativa misteriosa e um enredo semelhante a de uma novela repleta de reviravoltas, suspense e partes de tirar o fôlego. É um pouco difícil descrever o livro, pois qualquer detalhe contado, pode se tornar um grande “spolier” fazendo assim futuros leitores descobrirem os segredos da história antes do tempo.

A maior parte da trama acontece na cidade de Três Luzes, cidade onde os mitos sobre seres de outro planeta são constantes desde a origem da cidade, e gira em sua maior parte em torno da personagem Ana, que é a maior responsável por todas as reviravoltas, surpresas e cenas de suma importância para a história. No início, Ana está grávida e acusa Carlos, membro da família Rigotti, como pai da criança, daí se desenrolam fatos e relatos capazes de prender até a última página.

No início a leitura do livro me foi totalmente complicada, as primeiras páginas não despertaram o meu interesse, de modo que lia e ficava esperando loucamente que as coisas mudassem. E mudou. A partir de um dado momento, a leitura fluiu perfeitamente e me envolvi completamente na história, que muda a perspectiva a cada minuto.

A organização dos capítulos é em grande maioria por datas. Em vários momentos se conta mais de uma vez determinada

situação, porém, com uma visão diferente. Isso acaba dando um toque de Dejavú em meio a história do livro.

Como conheci e Adquiri
Conheci o livro por meio do site do autor, acabei formando uma parceria com ele e essa resenha é o fruto dela.

Direto das Páginas
Enquanto lia as últimas páginas, fiquei encantado com um poema, veja a baixo um trechinho dele:
"Eu tive sorte. Minha mente não vive nessa ilusão torturante. Sou livre,
pois aprendi a distinguir o paraíso fantasioso do paraíso real.
É certo não deixar nossos sonhos se converterem em ilusões, mas também não
devemos abandoná-los ao sabor da maré."

Pitaco Final
Sergio Carmach é um dos novos autores brasileiros que sem dúvida alguma merece todo o prestígio possível, Para Sempre Ana é uma obra simplesmente viciante, um dos muitos títulos nacionais que devem ser lidos, sem dúvida alguma.

Ana Crisinah 12/12/2013

RESENHA – PARA SEMPRE ANA
Autor(a): Sergio Carmach
Número de Páginas: 336
Editora: Caravansarai

Sinopse

O livro conta a história de acontecimentos que ocorrem em Três Luzes, que fica a história toda envolta de Ana. Mostrando para nós como foi à vida dessa mulher. Levando-nos para acontecimentos ocorridos no passado e voltando para os acontecimentos de agora.

Apesar de Ana ser a principal da história, digamos assim, o autor nos apresenta os outros personagens que fazem com que Ana seja o foco da história, que seriam Nestor, Carlos e Caio. Para você entender Nestor é pai de Carlos, Caio é filho de Ana. Nestor acaba tendo um relacionamento com Ana, e com o decorrer da história esse relacionamento acaba sofrendo algumas mudanças, mudanças estas que fazem com que Ana encontre Carlos filho de Nestor. Carlos é um garoto imaturo e que não pensa em seus atos, ele namora com Cris uma garota educada e considerada por todos os triluzianos uma garota boa. Com o decorrer da história você acaba conhecendo Claúdia que tem um papel muito importante na história também, ela sempre fica ao lado de Carlos para o que ele precisa e nunca duvida da palavra do garoto. Conhecendo ainda o delegado Irineu um cara que tem uma mente brilhante, eu diria assim, além de ter pensamentos impressionantes. Irineu sempre acaba “discutindo” com o Padre Motta que no decorrer da história vai ser um personagem que ninguém esperava.

Sinceramente no começo da história eu não estava gostando muito do jeito de Ana, com o passar da história você começa a conhecer realmente está mulher, começa a entender tudo que ela passou e quais os motivos dela de ter feito o que fez, passando assim acha-la uma mulher forte e determinada.

A história é simplesmente surpreendente, durante o desenrolar da história você vai ficar sabendo de acontecimentos que nem imaginava que poderiam existir, e quando você percebe tudo está ligada uma coisa na outra. O autor nos faz realmente parar para pensar em algumas partes do livro, não por ser complicado ou coisa do tipo, mas sim porque tem algumas coisas que realmente você consegue ligar com sua vida e pensa que talvez você poderia estar fazendo aquilo diferente ou alguém que você conhece pensa daquela maneira que foi descrita na história.

Você vai encontrar na história ódio, traição, paixão, amor verdadeiro, não deixando ainda a desejar em mistérios, reconciliações e com um final extremamente impressionante. A leitura ela não é complicada desde que você esteja prestando totalmente atenção em datas que aparecem durante a história, o que não fica muito difícil. Gostei da maneira com que o autor descreve as cenas, fazendo assim até imaginarmos tudo que está acontecendo naquele momento, imaginarmos todo o cenário e tudo mais.

Com certeza recomendo a leitura deste livro. Você vai se surpreender.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2013/12/resenha-para-sempre-ana.html

jacdeoliveira 16/01/2012

Uma história com muitos segredos e revelações...

A história deste livro é um pouco diferente do que estamos acostumados a ler. Bom, o distrito de Três Luzes é um lugar um pouco estranho, e um pouco atrasado, digamos assim. Ele tem esse nome pois segundo alguns as vezes pode-se ver luzes no céu, e muitos acham que são alienígenas fazendo uma visita, mas na verdade é que luzes estranhas aparecem de vez em quando.
Logo conhecemos uma família normal, a família Rigotti (Nelson, Márcia e o filho Carlos que namora a jovem Cris) e o Padre Motta. Todos estão muito felizes pois é Natal, então o clima é dos melhores só que então surge Ana junto com uma criança (de colo) e diz que o pai da menina é Carlos e que ele tem que assumir a criança.
Bom, a partir deste momento a família começa a revelar seu lado verdadeiro, todos os segredos começam ser revelados aos poucos e tudo o que Carlos mais quer é provar que não é o pai da criança.

Todos nós temos segredos, querendo ou não, não é verdade? E confesso que fiquei um pouco chocada com os segredos que essa história estava escondendo.
Quando li a sinopse, achei que o livro teria a história um pouco diferente, que seria parada e que não pudesse me conquistar tanto, mas me surpreendi quando comecei a chegar mais a fundo na história.
Muitos devem estar pensando muito mal de Ana, mas peço que não pensem mal dela até que leiam a história.
Gostei bastante do modo como Sérgio nos conta a história. O livro ganhou minhas 4 estrelinhas, bem merecidas.
E como não quis contar spoiler, farei um breve comentário, o final é maravilhoso! Não imaginei que o final seria como foi! Um livro ótimo e super recomendado.
Acredito que todos deveriam ler!

PLAYLIST: Adele - Someone like you

Dani Fuller 05/09/2011

Uma boa reflexão sobre as pessoas, sobre o mundo e sobre a vida.
No começo de “Para Sempre Ana”, o leitor pode desconfiar do rumo que a história terá. Pode até mesmo ficar confuso com os personagens e suas ambiguidades. Se, antes da leitura, o foco era algum outro gênero literário, a primeira impressão acabará não sendo das melhores. Ou, simplesmente, seu início deixará mesmo a desejar. Em dado momento, a narrativa faz um tipo de jogo, fazendo crer que algo sobre extraterrestres ou religião poderia estar relacionado com a trama. Porém, o aspecto espiritual é muito individual. Cada pessoa fica livre para interpretar as questões apresentadas do jeito que preferir, embora o autor insista em tentar explicar tudo o que cada personagem pensa, e o porquê de pensarem assim, causando um desconforto nos que não veem necessidade desse tipo de imposição.

Após um início incerto - mostrando como funcionavam nas cidades pequenas as relações humanas, com pessoas muito fofoqueiras sabendo tudo sobre todos (ou tentando de alguma forma) e como isso acabava por controlar o comportamento de alguns, sobretudo daqueles possuidores de uma posição mais elevada na sociedade - há uma mudança de foco. E a história passa a ser explicada pelo ponto de vista de Ana. A partir desses capítulos, inicia-se uma reviravolta na trama, o que ganha definitivamente o leitor. Depois das idas e vindas pelas épocas, pode-se conectar as pontas propositalmente soltas. Um artifício muito inteligente quando bem empregado.

Em relação aos protagonistas, Carlos e Ana, não é permitida uma identificação maior. Eles possuem personalidades difíceis, e talvez até exageradas, contrastando com Cláudia e Caio, que prendem o leitor de imediato. Jorge, entretanto, incomoda. Seria mais aceitável uma maior participação dele ao longo dos acontecimentos. Quanto aos demais, só é possível sentir indiferença ou odiá-los, e com todas as razões identificadas no livro.

Na história, é mostrado como as pessoas nunca são o que parecem ser. E que, às vezes, confiar totalmente em alguém pode ser errado, mesmo essa pessoa sendo o pai ou a mãe. Destaque-se o trecho seguinte, que exemplifica exatamente essa questão: “(...) divaga acerca da natureza perversa do ser humano, de como criaturas egoístas sempre destroem a felicidade alheia – e, por vezes, até a delas próprias – ao buscar a satisfação de suas paixões." A resolução no desfecho é impressionante. Nela, está concentrada a maior carga espiritual do livro. Causará opiniões controversas, as quais, por fim, estarão todas certas e também erradas. Dessa vez não serão dadas as explicações necessárias para o entendimento geral, ficando cada um responsável pelo que pensar e acreditar.

Recomenda-se a leitura. Mesmo que o livro não vire o primeiro da lista, definitivamente deve estar nela. A construção da história manteve seu propósito e conseguirá prender sua atenção até o fim. E com certeza não será em vão, pois muito do que for lido continuará em você, como uma boa reflexão sobre as pessoas, sobre o mundo e sobre a vida.

Arte do livro / Capa e interior ★★★★
Tempo de leitura / Narrativa ★★★
Objetivo / Impacto ★★★★

Rapha 02/03/2012

Surpreenda-se com a literatura Nacional: Para Sempre Ana
A cada nova leitura fico ainda mais encantada com nossa literatura, é impressionante como nascem talentos em nossa em terra. Sérgio Carmach é mais um que chegou para agraciar a turma dos Autores Nacionais.

Para Sempre Ana é um livro carregado de teor emocional e até psicológico. Um livro que por mais resistência que você tenha ao iniciar a leitura, acabará se rendendo à estória incrivelmente bem escrita, à trama original, aos personagens bem construídos e ao enredo, que é simplesmente viciante.

Ao iniciar a leitura somos transportados a mística cidade de Três Luzes, chamada assim devido a uma lenda local. A pequena cidade é palco dos misteriosos e surpreendentes acontecimentos que cercam a família Rigotti. É por lá que Caio Rigotti resolve começar as buscas por sua mãe, Ana Rigotti, desaparecida há muitos anos.

Escrito em 3ª pessoa o livro mostra diferentes pontos de vista sobre seus personagens e os inusitados fatos que vão surgindo. Eu, que já disse preferir narrativas em 1ª pessoa, estou me tornando fã deste tipo de escrita, dá pra ter uma visão mais ampla e sob diferentes olhares acerca das situações. Falando em narrativa, Sergio Carmach tem um jeito bem peculiar de escrever, aliás o livro não é composto por uma ordem cronológica, ele se inicia em 2011, retorna a 2000 e no capítulo seguinte se encontra em 1993, isso pode até parecer confuso, mas na verdade, acredito que foi o grande trunfo de Carmach.

Não posso deixar de falar sobre as inúmeras reflexões que o livro nos possibilita... “é incrível como o mundo dá voltas!” é o que iremos concluir. No decorrer da leitura também podemos observar muitas frases inspiradoras. A que mais gostei foi:

“De fato, a verdadeira felicidade interior é uma força poderosa: dá aos seres a incrível capacidade de relevar absurdos e semeia o perdão nas situações mais adversas.”
Pág. 205

O livro é maravilhoso, mas tenho que fazer uma pequena reclamação: gostaria de mais explicações para o “grand finale”, achei vagas as informações a nós passadas. Isso não afeta em nada o quanto eu gostei da estória, mas fiquei com um gostinho de quero mais.

Sérgio Carmach, parabéns por tão distinta obra! Espero, sinceramente, poder ler mais obras suas.

Leitura mais que recomendada, obrigatória! ;)

CONFIRA OUTRAS RESENHAS EM: http://rapha-doceencanto.blogspot.com

Anna 11/02/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
Comecei a ler Para Sempre Ana com um certo receio. Como esperava muito do livro por ter uma personagem com o mesmo nome que o meu, o começo da história começa a acontecer muita coisa, e coisas que nos deixam confusas com explicações que achamos pela metade.... (mas calma).

Foi na segunda parte do livro que eu comecei a devorar este romance. A trama passa a ficar mais complexa do que estávamos imaginando. Três Luzes a cidadezinha aonde se passa a história começa a se tornar parte de algo maior. mais sobrenatural.
Com o misticismo de alienígenas que servia para encanto da cidade, o livro começa a ter um ar sobrenatural sem ser.
Um dos pontos mais preciosos de Para Sempre Ana, talvez seja a particularidade do Sérgio de criar um temperamento, uma personalidade para cada personagem e manter elas de uma forma que parecemos imaginar o que cada um é capaz, pois nos sentimos íntimos dos personagens. Conseguimos identificar as personagens de parentes/ de pessoas do nosso dia a dia.
Conhecemos Ana's, Cláudia's, Carlos's, Caio's, Cris's em todo o lugar, e isso nos faz nos apegar.

Eu encontrei um sério problema no livro. Eu não conseguia compreender se odiava a Ana, ou a amava esta mulher, e lhes digo, só consegui mesmo descobrir na ultima parte.
Meu livro ficou cheio de Pos-it e marcações de quotes lindas. Para Sempre Ana é lindo e me surpreendeu.
Realmente eu não poderia imaginar que aquele livro com começo leve mas cheio de tramas poderia acabar dessa forma tão bonita.

Mais um ponto a favor é que Sérgio não esquece de colocar nenhum ponto em cima dos is da história. TODOS os mistérios são resolvidos, e muitas vezes são resolvidos duas vezes para até chegar a verdadeira versão da história.

Sérgio brincou com personagens fortes, e isso poderia ser perigoso, mas ele conseguiu completar a sua missão com sucesso, Para Sempre Ana é um livro que dá vontade de indicar, e ler mais vezes.

A diagramação do livro é simples, em folha branca e não encontrei erros visíveis, apenas dois probleminhas de letras manchadas, com toda certeza na hora da impressão, mas que não interfere em nada no livro, com certeza algumas pessoas nem iriam notar.

GianiPlata 31/03/2013

Olá Docinhos!
Essa semana li uma história muito bonita!
Uma história que me fez sentir diversas coisas ao mesmo tempo!
Não tem nem como resenhar muito bem sem soltar algum spoiller, pois o livro tem tantos segredos e mistérios que a emoção toma conta do leitor do começo ao fim!
Mas vamos lá! Vou fazer o possível!

Conheci Ana. Uma moça perdida em seus sentimentos, mentiras e esperanças.
Mas vamos do começo!
É Natal e o distrito de Três Luzes está em peso na casa da bela Família Rigotti!
Todos os anos Nestor e Márcia oferecem um grande almoço para amigos e pacientes que tanto os respeitam e os querem tão bem.
Tudo corria as mil maravilhas até que chega Ana acusando Carlos (filho de Nestor) de tê-la engravidado e exige que o rapaz assuma a paternidade da criança.
Carlos entra em pânico, pois sua namorada Cris está presente na festa e o rompimento será inevitável.
Mesmo Carlos explicando que o ocorrido entre Ana e ele foi antes de firmar compromisso com Cris, a moça sai da festa sem olhar para trás.
Carlos fica sem chão... Aquilo não pode acontecer justo agora que encontrou a mulher de sua vida!!! Ele sempre fora tachado como conquistador que se aproveita das boas moças da vila, mas Cris acreditava que ele a amava e que depois que começaram a namorar o rapaz tomaria jeito e seria somente dela.

Carlos exige um teste de DNA! Exame que na época (anos 90), ainda estava em desenvolvimento e por esta razão não era tão preciso e ainda por cima custava muuuito caro!

Nestor vai na frente para verificar o hospital e fazer o pagamento, mas um terrível acidente acontece e a história toma outro rumo....

Em casa, Márcia abre uma carta destinada a seu filho e após uma chocante leitura o faz assumir o filho de Ana sem nem mesmo saber o resultado do exame.
Carlos é contra, mas como é submisso à mãe acaba aceitando. Pouco tempo depois, Ana aparece grávida novamente... Mas Carlos jura que nunca tocou na moça.... Então de quem é esse filho???

A ex namorada muito abalada por todos esses acontecimentos decide ir embora da cidade, mas Carlos a encontra e com a ajuda da irmã de Cris, Cláudia tenta convencê-la de sua inocência, mas o orgulho de Cris fala mais alto e a moça some da cidade em busca de novos horizontes.
Cláudia é a única que parece realmente acreditar em Carlos!
Para ela nada do que já foi dito faz sentido!
E é então que eles começam uma investigação pela verdade!

Será que Carlos é mesmo pai do filho de Ana?!
O que diz essa a carta que Márcia esconde com tanta tristeza e vergonha?
Qual o motivo de tamanho ódio de Márcia que a faz destruir a vida do filho sem piedade alguma?
A única pessoa que parece poder acabar com tudo aquilo é a própria Ana. Até quando irá suportar guardar tantos segredos?

Quando ir a Três Luzes não se esqueça de visitar o ponto de encontro de naves alienígenas!
Este lugar esconde muitos mistérios, assim como toda a história de Ana, Carlos e todos os moradores do distrito.
Aaah e cuidado para não ser pego para participar de uma das infindáveis discussões filosóficas entre padre Motta e o delegado Irineu... Eles nunca concordam e sempre tem algum argumento para contrariar o outro...

Obrigada Sérgio pelo maravilhoso presente que deu a nós leitores!
Essa história realmente me tocou e me arrancou lágrimas de tristeza e de alegria!
Pude sentir a dor de um coração partido e abandonado. E também senti a alegria e o alivio de um tão esperado reencontro.

"Para Sempre Ana" é uma história de segredos da alma, que somente o coração compreenderá!